Xbox Xbox One X - Tópico Oficial

Não diria isso.
Em jogos que estejam capados a 30 fps, ou a 60 fps, teremos o mesmo limite.
Mas na maior parte dos jogos estes não mantém os 30 ou 60 fps. Apesar de o CPU da Scorpio ser muito fraco, ainda é um pouco melhor do que o da X1.
Por causa disso, muitos jogos irão manter-se mais próximos dos 30 constantes.
É verdade que a maior parte dos jogos a X1 correm a 30 fps. Mas na Scorpio, ter 30 fps constantes será muito melhor do que na X1 com 30 fps com quebras.
Só por isso, já será uma boa melhoria, para não falar da qualidade gráfica extra.


Tipo,0,5 ghz ainda é alguma fruta. Se era preferível mais,ou uma arquitectura diferente.Sim.

Se vai dar para fazer o salto para 4K?Baseado na folga que a demo do Forza 6 mostrou mesmo com umas adições agressivas novas,parece que sim.

Há algumas tarefas que podem ser transferidas para o GPU, mas não são todas. O CPU continuará sempre a ter um papel muito importante.
A Scorpio é um sistema muito desequilibrado, com um GPU bastante potente, mas com um CPU muito limitado.
Isto é uma máquina feita claramente para os 4K a 30 fps.


Isto é uma maquina para fazer o salto de 1080p para 2160p,em jogos de consolas(e por isto entenda-se uma mistura de presets low,medium e o ocasional high quando é festa na freguesia). Foi o que foi dito no artigo da Gamasutra com o Spencer. A malta que vai sacar coisas como o que vimos no video do Forza 6(ultra settings do pc,adição de efeitos metereologicos/ciclo dia-noite dinamicos) é a malta com umas valentes maozinhas/dinheiro no bolso da MS/brio do caraças. O framerate a que estiver na consola base e o framerate a que vai correr na Scorpio a 4K.Unica maneira de mexer no framerate é ficar quieto na resolução.
 
Tipo,0,5 ghz ainda é alguma fruta. Se era preferível mais,ou uma arquitectura diferente.Sim.

Se vai dar para fazer o salto para 4K?Baseado na folga que a demo do Forza 6 mostrou mesmo com umas adições agressivas novas,parece que sim.

Isto é uma maquina para fazer o salto de 1080p para 2160p,em jogos de consolas(e por isto entenda-se uma mistura de presets low,medium e o ocasional high quando é festa na freguesia). Foi o que foi dito no artigo da Gamasutra com o Spencer. A malta que vai sacar coisas como o que vimos no video do Forza 6(ultra settings do pc,adição de efeitos metereologicos/ciclo dia-noite dinamicos) é a malta com umas valentes maozinhas/dinheiro no bolso da MS/brio do caraças. O framerate a que estiver na consola base e o framerate a que vai correr na Scorpio a 4K.Unica maneira de mexer no framerate é ficar quieto na resolução.

Como disse na primeira frase, os jogos limitados a 30 fps na X1, continuam limitados a 30 na Scorpio e os limitados a 60, ficam a 60.
Isto porque as melhorias a sério são apenas do lado do GPU. A Scorpio é apenas uma máquina para correr os jogos da X1 a 4k nativos, ou muito perto disso.
O CPU não é preciso para aumentar resolução do ecrã, por isso a MS limitou-se a dar um pequeno overclock, o que já não é mau, pois em vários jogos vai ajudar a manter os fps mais perto do objectivo.

http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2017-project-scorpio-tech-revealed
http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2017-the-scorpio-engine-in-depth

Estes artigos da DF explicam parte do que é o APU da Scorpio, não vou fazer copy-paste do que eles escreveram mas aqui tens a razão para dizer que o que escreveste é falso.

Quanto ao Bristol Ridge não traria vantagens para a consola, usaram os Jaguar Cores para manter compatiblidade com a X1, se fossem mudar de arquitectura e esquecer a X1 iam usar Raven Ridge com Zen+Vega, a questão é que a MS diz nesse artigo que com o custom work ao nível do metal conseguiram o mesmo salto de performance ou muito perto do que usando Raven Ridge, agora resta esperar, a única prova que temos é o port do motor do Forza 6 a correr a 4K60 na Scorpio.

Vê lá se no artigo tens alguma das melhorias do CPU explicadas? Tens melhorias na cache? Tens melhorias no branch predictor? Tens um fetch/decode/execute mais largo? Tens novas instruções? Nada disso. Apenas uma frase de PR a dizer que tem melhorias.

Olha bem para a Intel e para a AMD. São as duas principais empresas a fabricar chips na ISA X86 e mesmo assim apenas conseguem melhorias de 10-15% de IPC a cada iteração, dentro de uma micro-arquitetura. Netburst, teve sempre pequenas melhorias a cada iteração, até a Intel dar o salto para o Conroe. O Conroe teve apenas uns 10% de melhoria de IPC com o Penryn. Mesmo atualmente, na micro-arquitetura Core apenas temos melhorias de 10-15%. O mesmo se passou com a AMD. Apenas quando se muda de micro-arquitetura é que vemos saltos consideráveis de IPC, sendo um bom exemplo o salto do Bulldozer para o Ryzen.

Mas tu achas que a MS, uma empresa de software, sem experiência a desenhar CPUs X86, que vai melhorar o Jaguar ao ponto de fazer qualquer diferença em termos de IPC, estás muito enganado.
Mas se achas mesmo que essas melhorias milagrosas existem, prova-o. mostra bem o que melhorou e não me venhas com frases de PR para atirar areia para os olhos. A contar com a MS ainda andávamos a espera do cloud computing para fazer a X1 mais poderosa do que a PS4.

E compatibilidade entre Jaguar e o Bristoll Ridge não é problema, graças ás maravilhas da ISA X86. Tecnicamente, a compatibilidade entre esses 2 APUs nunca foi problema, ainda por cima sendo ambos da micro arquitetura Bulldozer.

BTW, tu não eras um daqueles que há uns meses atrás dizia que a Scorpio ia usar o Ryzen?
 
Última edição:
Como disse na primeira frase, os jogos limitados a 30 fps na X1, continuam limitados a 30 na Scorpio e os limitados a 60, ficam a 60.
Isto porque as melhorias a sério são apenas do lado do GPU. A Scorpio é apenas uma máquina para correr os jogos da X1 a 4k nativos, ou muito perto disso.
O CPU não é preciso para aumentar resolução do ecrã, por isso a MS limitou-se a dar um pequeno overclock, o que já não é mau, pois em vários jogos vai ajudar a manter os fps mais perto do objectivo.


Foste tu que disseste que era uma maquina para 4K e 30 fps. Eu fiz a ressalva de ser uma maquina para 4K e que o framerate vai sempre depender do framerate da versão base. 4K ou dobrar framerate. Os developers vão ter de escolher ou um ou o outro. Ou podem ser inteligentes(e para a malta que faz jogos para pc não é nenhum sacrifício nenhum já que muito poucos jogos no pc tem lock a 30 fps) e criar dois modos para os jogos que são 30 fps(4K/30fps ou 1080p/60fps).Os que são 4K/60fps tem 0 incentivo para mexer no que quer que seja. Mas verdade seja dita esse tipo de jogos(60fps no hardware base) não são tão comuns.
 
Foste tu que disseste que era uma maquina para 4K e 30 fps. Eu fiz a ressalva de ser uma maquina para 4K e que o framerate vai sempre depender do framerate da versão base. 4K ou dobrar framerate. Os developers vão ter de escolher ou um ou o outro. Ou podem ser inteligentes(e para a malta que faz jogos para pc não é nenhum sacrifício nenhum já que muito poucos jogos no pc tem lock a 30 fps) e criar dois modos para os jogos que são 30 fps(4K/30fps ou 1080p/60fps).Os que são 4K/60fps tem 0 incentivo para mexer no que quer que seja. Mas verdade seja dita esse tipo de jogos(60fps no hardware base) não são tão comuns.

Sim, mas apenas porque a maioria dos jogos da X1 são a 30 fps. Jogos a 60 fps na X1 são a excepção, não a regra.
Por isso, creio que a ideia da Ms com a Scorpio é apenas a de correr os mesmos jogos a 4k e talvez umas pequenas melhorias, estilo o que vemos na PS4 Pro.

Claro que os devs podem escolher se querem apostar em gráficos ou em frame rate. Mas em jogos que dependem um pouco mais do CPU, essa escolha pode não estar disponível, pois o CPU vai causar um bottleneck.
Nesse caso, não adianta ter 6 TFOLPs se o GPU vai estar sempre à espera do CPU.
 
Sim, mas apenas porque a maioria dos jogos da X1 são a 30 fps. Jogos a 60 fps na X1 são a excepção, não a regra.
Por isso, creio que a ideia da Ms com a Scorpio é apenas a de correr os mesmos jogos a 4k e talvez umas pequenas melhorias, estilo o que vemos na PS4 Pro.

Claro que os devs podem escolher se querem apostar em gráficos ou em frame rate. Mas em jogos que dependem um pouco mais do CPU, essa escolha pode não estar disponível, pois o CPU vai causar um bottleneck.
Nesse caso, não adianta ter 6 TFOLPs se o GPU vai estar sempre à espera do CPU.


Era mais só para não haver fios trocados.





https://twitter.com/hardwarezone/status/866976091860107264


Lançamento global day one?
 
Para o que se vai vender, devem ter que chegue para um lançamento global [emoji14]

Savage... :002:

giphy.gif
 
Torak

O CPU da Scorpio não é um simples Jaguar up-clocked como a PS4-PRO, além disso é highly custom tal como o próprio APU, dizer que é muito fraco e pouco melhor que o da X1 é estar a faltar à verdade. Além disso já foi dito pela MS que criaram a consola para evitar ao máximo os bottlenecks que houve na X1.

Não sei se a tua ideia é deitar a baixo a Scorpio mas estas informações falsas e outras que escreveste como a importância do CPU e o gap entre CPU e GPU é má informação, há jogos que dependem mais do CPU outros do GPU, outros da RAM, etc.
O pior de tudo é que ainda não se viu a Scorpio a correr jogos mas já se fala do que não consegue fazer, parece que já sairam os benchmarks ao hardware.

Já não vinha aqui há algum tempo mas não posso ler estes comentários e ficar calado.

Acho engraçado dares mais uma vez de expert ao "torak". Tenho seguido este topico e já uma mao cheia de vezes o torak tem dado informação antecipadamente e contraria a tua que no final demonstra ter razão.

Uma das mais notorias for teres dito que a Scorpio nao ia usar Cpu Jaguar, o torak fartou-se de dizer que era 99,99% impossivel isso acontecer, e quem afinal é que tinha razão?

O cpu é Jaguar não existe volta a dar, é muito fraco como o cpu da xbox one e da ps4 e ps4 pro, sim tem OC mais não é isso que o vai tornar num cpu decente.

Eu sou a favor da PS4 pro e da Scorpio, mas acho engraçado uns defenderem a Scorpio e criticarem a PS4 pro porque segundo uns uma era next-gen e outra apenas um upgrade, isto porque antes de sair as specs alguns daqui juravam que o cpu da scorpio nao seria jaguar e seria muito melhor que ocpu da PS4 pro.
Depois de anunciadas as specs, o cpu jaguar lá deixou de ser para alguns muito fraco, a Scorpio e tanto next-gen como a PS4 pro, ou seja, nenhuma é next-gen, são as duas upgrades. Não faz sentido nenhum criticar a PS4 pro e apoiar a SCorpio. Ou sao a favor das duas como eu, ou são contra ambas, ja que sao as duas o mesmo, um upgrade.

A scorpio é para um nicho tal como a PS4 pro, é para vender muito menos que a Xbox one. Uma next-gen nunca vai ter como objectivo vender a longo prazo muito menos que a antecessora...
 
Última edição:
A diferenca entre a Scorpio e a Pro e a mesma que a One e a PS4. Agora vai ler os posts de ha 4 anos.

Se o Forza consegue correr a 4K 60fps sem quebras, entao nao ha razao para ser o unico. Sim, o motor e optimizado. Porque nao sao os outros? Preguica eu sei, e lixado.
 
Acho que ainda ninguém falou nisto, mas os comandos da Xbox One vão ser compatíveis com a Scorpio?

Pergunto isto, porque tenho uma Xbox One e queria comprar o novo comando (a nova versão), mas só o compro se vier a ser compatível com a Scorpio.
 
Sim, todos os acessórios serão compatíveis. a Scorpio "é" uma Xbox One (vitaminada) e tudo é completamente compatível entre ambos os equipamentos.
Siga a onda...

Project CARS 2 Developer Will Not Hold Back Potential Xbox Scorpio Enhancements Because of PS4 PRO

“We may go higher resolution on Scorpio compared to Pro, or we may keep lower res but increase detail. Again, too early to say, and if we can do something extra on Scorpio easily we will do, we won’t hold it back due to Pro,” he said. The game adopts an improved version of the Madness engine which is scaleable across modern hardware so it’s great to see that the game could potentially utilize the full power of Scorpio, provided the development team decides to do so.

http://gamingbolt.com/project-cars-...-xbox-scorpio-enhancements-because-of-ps4-pro
 
Última edição pelo moderador:
@Torak @systo

Não quero dar nenhuma de expert, apenas dou a minha opinião, já admiti logo após o reveal da DF que errei completamente em relação ao APU da Scorpio, não estou aqui para dar notícias, para isso há dezenas de sites.
O que eu fiz ao afirmar cegamente que a Scorpio teria um CPU ZEN é o que vocês estão a fazer agora a compararem performance e capacidade do CPU da Scorpio com o CPU da X1 como se a consola já estivesse no mercado e com jogos para comparar.

"
On the CPU side, there's been much conjecture that Scorpio would feature AMD's new Ryzen technology - something we thought unlikely, owing to manufacturing timelines, not to mention Microsoft telling us last year that the new console would feature eight CPU cores. All signs point to the upclocked Jaguar cores we find in Xbox One, and Scorpio's CPU set-up is indeed an evolution of that tech, but subject to extensive customisation and the offloading of key tasks to dedicated hardware.

"So, eight cores, organised as two clusters with a total of 4MB of L2 cache. These are unique customised CPUs for Scorpio running at 2.3GHz. Alluding back to the goals, we wanted to maintain 100 per cent backwards compatibility with Xbox One and Xbox One S while also pushing the performance envelope," says Nick Baker.

The new x86 cores in Scorpio are 31 per cent faster than Xbox One's, with extensive customisation to reduce latency in order to keep the processor occupied more fully, while CPU/GPU coherency also gets a performance uplift.

"We essentially moved Direct3D 12," says Goossen. "We built that into the command processor of the GPU and what that means is that, for all the high frequency API invocations that the games do, they'll all natively implemented in the logic of the command processor - and what this means is that our communication from the game to the GPU is super-efficient."

Processing draw calls - effectively telling the graphics hardware what to draw - is one of the most important tasks the CPU carries out. It can suck up a lot of processor resources, a pipeline that traditionally takes thousands - perhaps hundreds of thousands - of CPU instructions. With Scorpio's hardware offload, any draw call can be executed with just 11 instructions, and just nine for a state change.

"It's a massive win for us and for the developers who've adopted D3D12 on Xbox, they've told us they've been able to cut their CPU rendering overhead by half, which is pretty amazing because now the driver portion of that is such a tiny fraction," adds Goossen.


Vocês comparam CPUs de consolas como no PC onde tens a mesma board e diferentes CPUs, tudo o resto não interessa para nada, ganhar performance com brute force na parte do hardware não é o único caminho.
 
@Strangelet PT

Toda a informação que tens aí mostra que é apenas um Jaguar com overclock.
Retiras a conversa de PR e só te sobra a verdade.

Mas se achas mesmo que é possível a MS fazer mais do que uma Intel e AMD a melhorar uma micro-arquitetura a meio da sua vida, explica como.
É que a AMD conseguiu melhorar o IPC dos seus APUs em cerca de 20-30%, desde o tempo dos Jaguar. Mas demorou umas 3 iterações até chegar ao Bristoll Ridge.

BTW, ainda agora temos os devs do Destiny a explicar que o motivo para termos o jogo limitado a 30 fps em todas as consolas é o CPU.

Acho que ainda não percebeste quão fraco é um CPU 2-wide, com 4MB de cache para 8 núcleos, de uma das piores arquiteturas de CPU de sempre da AMD, a correr a baixa velocidade de relógio.
O overhead de uma API não é assim tão elevado ao ponto de mudar este perfil de desempenho. O que verificamos nos últimos tempos é que a perda de desempenho por overhead da API é pequeno.
 
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