[Projector] Topico Oficial - XGIMI Z6 Polar -

Silver-Eye

Power Member







Página oficial:
https://www.xgimi.com/en/Z6-Polar-1080p-home-theater-projector.html#/specification

Revendedores oficiais:
Amazon
Outros

Preço de compra:
447 Euros - Em altura de promoções - 10.11.2018 - Garantia 2 anos - Espanha

Caracteristicas tecnicas:

:

Features

  • 1920 x 1080 native resolution
  • HDR 10
  • 27 PET
  • Square pixel structure
  • 4-channel optical path design
  • Motion compensation technology
  • Fast auto-focus function
  • Sensitivity HD camera lens
  • Keystone correction software
  • DRI technology
  • Built-in Harman Kardon speakers
  • High-transparency coated glass lens
  • Enclosed lens design
  • Mstar 838 CPU
  • Mail-T820 GPU
  • 2GB storage
  • Active shutter 3D vision technology
  • Dual-band 2.4/5G Wi-Fi
  • Supports MIMO double transceiver
  • HDMI (ARC) interface
Optical

  • Display technique: DLP
  • 3D support
  • Luminance: 500–700 ANSI
  • Standard resolution: 1920x1080
  • Compatible resolution: 4K
  • Projection
  • Projection ratio: 1.2:1
  • Keystone correction: (vertical) ±40°, (horizontal) ±40° (2D)
  • Projection method: Forward, backward, hang
System

  • CPU: Mstar 6A838 Cortex-A53
  • GPU: Mali-T820MP4
  • RAM: 2GB
  • Storage: 8GB
  • System: GMUI 3.0
  • Mirroring display: XGIMI Assistant, Airplay, DLNA
Ports

  • Input ports: DC, HDMI ARC support, 2x USB 2.0
  • Output port: Headphone
  • Wi-Fi: Dual-band 2.4/5GHz, 802.11a/b/g/n/ac
  • Bluetooth: Bluetooth 4.0
Physical

  • Noise: < 28dB
  • Power dissipation: 65W
  • Power: AC100–240V, 50/60Hz Other parameters
  • Dimensions: 7.5 x 7.5 x 1.8 in (19.3 x 19.3 x 4.8 cm)
  • Weight: 4.3 lbs (1.97 kg)
Included
  • Power plug
  • Power cable
  • Remote control
  • Handbook
  • Registration card
  • XGIMI’s limited warranty


Unboxing e Reviews:

https://www.projectorcentral.com/xgimi-z6-review.htm

 
Última edição:
Projector "Low Cost" XGIMI Z6

O porque deste projector ?

Ora bem, começou como uma pequena curiosidade e um desejo sobre o mundo dos projectores.

Mas não tendo espaco para um projector "a sério " e não querendo destruir a conta bancária, comecei a observar o mundo dos chamados projectores "Low Cost".

Infelizmente, a maior parte dos que vejo, tem dimensões menos desejaveis, para aquilo que eu precisava, visto que a sua colocação, seria em uma mesinha de cabeceira num pequeno quarto.

A visualização diurna, não foi caso de muita preocupação, pois a minha utilização é mais noturna, como tal, os Lumens podiam ser mais reduzidos.

Portanto, pontos chave que foram preenchidos:

* Estética - ou o projector seria temporário
* Estética - divórcio à porta
* Estética - "acidentes" poderiam acontecer
* Tamanho Reduzido
* Que tivesse um "minimo" de qualidade de imagem



O projector, para aquilo que se destina, cumpre em todos os aspectos.

Equipamento utilizado no Projector:

Imagem:

Leitor Media Player: Zidoo Z9s
Mi Box S - ligada ao HDMI IN do Zidoo
Xbox One S

Som:
Ligacao bluetooth directa do Zidoo Z9 ao amplificador - Nobsound NS 10g Pro - Q acoustics 3010 - video em breve.

Análise:

De referir, que a emissão de imagem do projetor foi diretamente contra uma parede branca, sem qualquer tipo de preparação ou tela. O pj também não ficou centrado, mas sim colocado na lateral do quarto, dando imagem a nível central, utilizando "keystone correction". Assim sendo, e pelos avisos da companhia, o 3D deixa de funcionar.


Imagem


Para um leigo como eu, bastante boa. Vários settings no PJ:

Brilho
Contraste
Nitidez
Saturação de cor
Modo de cor (normal/quente/frio)
Ajuste de cor por ponto RGB
Ajuste de Gama + ponto de RGB

Bem configurado, as cores são vivas, o contraste e o brilho, fortes. Como tudo, e' preciso ter atenção para nao se perder detalhes.

Este PJ realmente "brilha com qualidade" ao passar conteudo 4k/UHD. Mesmo ao fazer downscale para 1080p, e' consideravelmente visível o aumento de qualidade.

De referir que o PJ esta a sensilvemente 2.4 metros da parede, e a imagem mostrada nas fotos tem sensivelmente 99". Seria maior, mas a insistência por parte da "Maria" que a Tv tinha de estar ali, fez-me perder valiosas polegadas.

Pontos negativos:

- Não permite criação de vários sets de imagem (por exemplo noite/dia).

- O HDR não esta correto (mapeamento). Ao passar um ficheiro com HDR10, as cores ficam desprovidas de qualquer tipo de brilho. Existindo hipótese, aconselho a não utilização do HDR, com a anulação desta passagem, no equipamento de origem. Pois o PJ não tem essa opção. Podem sim, voltar a calibrar todo o PJ para melhorar a imagem, mas perderão as configuraces previas.


Som


Colunas Hardman Kardon, decentes para o tamanho, satisfazem o ocasional ouvinte
Ligação por jack de 3.5mm
Ligação por Bluetooth


Pontos negativos:

Aqui para mim, e' um dos maiores problemas deste PJ, existe um desincronixacao
e' irritante e agravante, e o PJ não tem setting de "audio delay".

A volta a dar, e' o equipamento ligado ao PJ ter um ser de Audio Delay, ou fazer a ligacao por BL desse mesmo equipamento as colunas desejadas.

Sistema Operativo

Ora bem, baseado no Androide 6.0, não e' de todo algo que utilize, pois já tenho outro equipamento para essa tarefa. O sistema e' relativamente fechado, nas configuracoes na pagina inicial, nem possui "Google Services".

Permite no entanto, o "SideLoad" das apps que queremos por USB. Seja a store "aptoide", plex, MeoGo, etc.

Como referi, nao testei o suficiente para uma analise profunda.. uma coisa e' certo com a utilização destas, o PJ tem tenderia a "aquecer" mais um pouco.

De resto, o UI tem uma apresentacao simplista e de facil de interaccao.

Fotos
do equipamento e projeccao
(para as fotos, foi utilizado um Samsung Galaxy S7 Edge, com todos os "melhoramentos" de fotografia no tlm desligados)








Com Luz no Quarto








Escuridao total:
Star Trek - Into The Darkness - 4k Remux











Blade Runner 2049 - 4k Remux





Guardians of the Galaxy II - 4k Remux




Ready Palyer One - 4k Remux




The 300 - 1080p Remux





Persiana com minimo de luz


Youtube - 1080p e 4k


zero luz


Persiana com minimo de luz




Luz do candeeiro ligada (mesmo em cima do projector) / persiana com um minimo de luz:


Candeeiro desligado, persiana com um minimo de luz


Xbox One S


Persiana totalmente aberta, com o sol a bater



Persiana semi-fechada


Persiana fechada, mas com porta aberta e luz a entrar
 
Última edição:
@Silver-Eye

Muito bom. :D

A pergunta que te deixo é como é a nível de ruido ? Com esse form factor o cooling é passivo ou activo ?

Pergunto isto porque também arranjei um projector para brincar e tirar as minhas conclusões se teria perfil e condições para utilizar um (mas para começar optei por algo realmente low cost, 70 paus e 720p) e tendo ficado impressionado com aquilo que entrega por tão poucos €, o que me incomoda mais é o ruido que lembra uma Xbox 360 (logo não será algo propriamente silencioso) embora imagine que a maioria dos projectores sejam assim mais db menos db.
 
@bseixas

Eu tenho o projector na mesinha de cabeceira, portanto, eu deitado, e sem som algum ouve-se o projector.

Agora, se utilizares as colunas embutidas do pj, o ruido é literalmente "zero" pois o som, "apaga" o ruido.

Se usares umas colunas via Bluetooth, às vezes e apenas por distração o ouço (lá está, está "colado" à minha cabeça uns 45cm)

A forma de refrigeração é activa, e automática, mas dentro um um menu "secreto" podes escolher a velocidade da ventoinha (o que pode nao ser boa ideia).

Estou a utilizar um mini tripé para o PJ, e sem contacto com a mesa, ventilou mais, e está mt mais fresco, logo menos ruido.

Vou tentar fazer um video com o Tlm, a ver se apanha o "ruido".
 
@Silver-Eye

Realmente, tens andado muito calado... ;)

---

Estava a pensar em quando tiver o projector no sitio (F30) em criar um tópico com a experiência do mesmo mas já vi que a malta aqui não é muito adepta de projectores a avaliar pelo pouco movimento aqui pelo tópico e mesmo noutros tópicos relacionados com projectores. :neutral:

Sendo assim o mais provável é depois resumir a coisa num post no tópico dos projectores baratos.
 
@Silver-Eye

Realmente, tens andado muito calado... ;)

---

Estava a pensar em quando tiver o projector no sitio (F30) em criar um tópico com a experiência do mesmo mas já vi que a malta aqui não é muito adepta de projectores a avaliar pelo pouco movimento aqui pelo tópico e mesmo noutros tópicos relacionados com projectores. :neutral:

Sendo assim o mais provável é depois resumir a coisa num post no tópico dos projectores baratos.

Eu gostava de ler esse review! Ando tentado em comprar um projector destes, mas tenho dúvidas se a luminosidade será suficiente e também à espera de uma boa promoção para me motivar...
 
@dprocha

Acho que ainda vai demorar um pouco que não tenho tido tempo nenhum e ainda nem tenho o projector no sitio ou fiz a tela sequer, por este andar só lá para Outubro... :-D

Mas as minhas impressões iniciais com a luz ambiente controlada diria que a luminosidade é suficiente para uma boa experiência, agora se te referes num ambiente mais iluminado neste momento não consigo dizer muito em relação a isso embora não me pareça que estes projectores tenham sido pensados para entregarem uma boa experiência a serem usados nesse contexto.
 
Após este tempo todo , que podes dizer sobre a experiência com este projector? Muito satisfeito?
desculpem a ausencia, mas tenho andado em mudanças..

Sim, bastante... mas...

Acho que pelo valor (+- 500€ ? ) encontras algo superior a nivel de projectores "normais"

Se o tamanho for importante.. este poderá ser uma exelente escolha!
 
Back
Topo