[Tópico Oficial] Xiaomi Mi Robot Vacuum (informações e links 1º post)

Tens o aspirador ou pensas comprá-lo?

  • Já tenho e estou muito satisfeito

  • Já tenho e estou insatisfeito

  • Estou a pensar comprá-lo

  • Prefiro o Roomba 980 ou o Neato Botvac Connected


Results are only viewable after voting.
Bem, depois de quase 1 ano com a chinesa (V1) a trabalhar cá em casa, deportei-a. Fica aqui o meu feedback.

Inicialmente dei-lhe um uso muito limitado, quase só a usei na cozinha e no piso dos quartos. A nível de aspiração não tenho nada a apontar, fazia o trabalho de forma bastante satisfatória, e isto numa casa com 4 gatos de pelo comprido e uma criança de 3 anos, o que não é tarefa fácil.

No entanto, cedo percebi que a minha casa não era nada robot friendly. Inicialmente tinha medo de deixar o aspirador sozinho, visto que tenho o vão das escadas para a garagem completamente desprotegido já que a grade fica muito acima da altura do aspirador. Um queda na zona mais alta seguramente seria o fim da chinesa.
Depois ela ficava presa em todos os tapetes cá de casa, porque quase todos tinham franjas, e a escova enrolava-se toda naquilo. Na sala de jantar, sem tapetes, o robot parecia ficar desorientado e parecia encontrar uma parede no meio, já que nunca passava de um lado para o outro. No entanto este último problema desapareceu subitamente, provavelmente após alguma actualização.

Na sala tinha ainda mais um problema. As cortinas estavam um pouco compridas demais, e era mais uma armadilha para a pobre asiatica. Tudo isto fez com que apenas desempenhasse as suas funções nos quartos e na cozinha, e, mesmo assim, nunca de forma autónoma, já que existiam sempre algumas coisas a "arranjar", como as taças da comida e àgua dos gatos, que ela gostava de "passear" pela cozinha, ou os cordões de uns sapatos esquecidos no quarto, ou mesmo a franja da colcha da cama se esta última não estivesse feita.

Entretanto compramos tapetes novos, de pelo curto e sem franjas (por gosto e não por causa da chinesa), colocamos cortinas novas, desta já com a medida certa, mas a chinesa resolveu entrar em greve. Começou a dar erro nos sensores laser, como se estivessem presos (não me recordo do número do erro), e recusava-se a andar.

Contactei a GB, e, inicialmente, enviaram-me um vídeo com alguns passos para tentar resolver o problema. Como implicava a abertura do aspirador, perguntei como ficava a situação da garantia se efectuasse esse procedimento. Responderam-me que era melhor enviar o aspirador de volta para eles. Após múltiplos contactos, já que a morada que me forneceram (em Alicante) não era o suficiente para a transportadora efectuar a entrega, lá chegou a chinesa às mãos deles (dia 25). No dia 26 dizem-me que já o tinham recebido e estavam a tratar do retorno do mesmo... Hein??? Dizem que o repararam, mas pareceu-me um bocado rápido demais, espero não ter mais problemas já de seguida...

De referir que os portes para Espanha ficaram por minha conta (26€ pela Nacex, mais barato que a estimativa dos CTT).

Depois deixo feedback a ver se a preguicite lhe passou ou se a vou ter de repatriar outra vez.

Bem, hoje finalmente dei como finda a saga, por isso cá vai a descrição do final, espero que possa ajudar alguém que passe por situação semelhante.

Após receber o aspirador de volta, liguei-o, muito rapidamente, para verificar se estava vivo. Ligou, e logo uma coisa me saltou ao "olho". O gajo estava a falar Inglês... ora a chinesa aprendeu a falar inglês???
Mas como se estava a queixar de falta de bateria, deixei para outro dia o tira teimas... Entretanto encontrei na caixa a folha de RMA, e, para minha não surpresa, não era a minha folha...
Ainda assim, deixei a coisa assim, para já, até ter tempo de configurar e testar o aspirador, mas já com uma ronha a moer por dentro.
Passados uns dias, fui fazer o teste e fiquei completamente fulo. O aspirador vinha avariado, com uma avaria completamente diferente da que o meu tinha... Não andava, ficava parado e não saía do sítio até dar erro.

Bem, enviei uma mensagem imediatamente à GB, anexando um vídeo com o problema. Recebi de volta uma mensagem a pedir para enviar um vídeo com o problema ...:facepalm:
Respondi que ja tinha enviado, e anexei, ou tentei anexar, o RMA que vinha com o aspirador. Não sei porquê mas nunca consigo anexar ficheiros, mesmo cumprindo todas as restrições deles. Lá foi por dropbox.

Depois de me pedirem mais uma série de fotos da caixa, e dos códigos do aspirador, ofereceram-me 200$ usd na conta, mais pontos. Recusei, apenas aceitava a devolução integral do valor pago, ou um aspirador em perfeitas condições de funcionamento.

Anuiram, devolver-me-iam 299 usd, para a conta paypal, se lhes reemviasse o aspirador. Eu pagaria os custos de trasporte, mas eles reembolsariam mais tarde. Ok, venha de lá o dinheiro, antes que se arrependam.

Após enviar o aspirador, enviei mensagem a informar o facto, a data, e com o link de seguimento e a factura dos custos. Responderam-me a perguntar a data de envio e o link de seguimento :facepalm: estou a falar com bots, seguramente.

Recebi o retorno, mas não eram os 299 usd que tinham falado, mas sim o valor exacto que eu tinha pago... OK, não é o que foi acordado, mas é justo. Enviei mensagem a perguntar pelos custos de envio, que não tinham sido reembolsados.

Respondem que não podem devolver, que os custos de transporte ficam a cargo do cliente :grumpy: já estou a começar a fumegar...
Mais meia dúzia de mensagens, a ressalvar que eles tinham dito que devolviam os custos, que foi essa a proposta que aceitei, que nem devia ter pago os primeiros portes, segundo a lesgislação em vigor em Portugal, etc, e eles sempre a dizer que não podiam, que os custos ficavam a cargo do cliente, os prazos de DoA já tinham passado (WFT?) Finalmente lá cederam. Reembolsariam os custos... Mesmo assim passado mais uma semana ainda n tinha o dinheiro, :neutral: depois de ter enviado mais uma mensagem a perguntar que raio se passava agora, lá recebi o dinheiro,menos uma bela comissão do paypal. Não é tudo o que paguei pelos portes (devolveram 30usd, recebi 28usd - 24€, tinha gasto 26€), mas já não tenho paciência para mais.

De ressalvar, quanto ao produto, quando pesquisam na net, encontram vários problemas com ele (V1). No meu caso foi uma avaria dos laseres, que obriga a comprar o módulo inteiro para arranjar que custa mais de 100usd, ou seja, um valor bem substancial comparando com o custo da máquina. Não sei qual a percentagem de aparelhos com problemas, mas eles existem. Fiquei com uma imagem menos positiva da marca, até porque também tenho uns auscultadores BT que se desintegraram (embora tenham sido sujeitos a um tratamento relativamente duro).

Quanto à *****, no fim resolveu-se tudo, mas pelo trabalho e pelas respostas completamente desconexas e sem fio, qualquer compra de valor que corra risco de parar na alfandega está completamente fora de hipotese.
 
Por acaso estou com uns problemas parecidos.
Já não ligava o aspirador à algum tempo à app (não tem sido necessário), e ontem antes de ir para a cama tentei conectar ao mesmo para fazer as actualizações que devem ser mais que imensas.
Ora depois de fazer a ligação ao aspirador, ele chega aos 100% e diz-me que não consegue conectar e que tenho de fazer reset ao Wireless. Fiz isso várias vezes e vai dar sempre ao mesmo.
Já fiz reset também ao aspirador e vai dar ao mesmo. Como não me queria chatear, resolvi ir dormir e ver isso hoje :D
Para já instalei de novo a app e dei as permissões todas quando abri pela primeira vez. Agora quando chegar a casa, tento fazer tudo de novo, mas mesmo assim acho estranho não ter funcionado ontem.

P.S. Eu conseguia conectar-me ao Wireless do aspirador, mas ou depois perdia a ligação, ou chegava aos 100% e pedia para fazer reset ao wireless.

Já funciona.
Bastou instalar a app de novo e consegui à primeira.
Assim gosto :D
 
Boa tarde
estava a pensar comprar um aspirador destes para oferecer à maria agora no natal e andei a pesquisar no ***** e aparecem me estes dois
https://pt.*****.com/robot-vacuum/pp_440546.html?wid=1349303
https://pt.*****.com/robot-vacuum/pp_009816316347.html?wid=1349303#goodsDetail

Alguem me sabe dizer qual a diferença entre a versao "normal " e a "internacional"
 
Tava numa de mandar vir um s50 pro natal mas a quantidade de problemas que aparecem no youtube e afins é alarmante... Mais ainda pela forma como as lojas chinesas tratam as garantias...
 
Tava numa de mandar vir um s50 pro natal mas a quantidade de problemas que aparecem no youtube e afins é alarmante... Mais ainda pela forma como as lojas chinesas tratam as garantias...
Que problemas?

Em quase 200 paginas e com, certamente, mais de 1 dezena de membros do forum com este aspirador, só houve um membro com problemas.

O meu tem 6 meses de muito uso e está impecável, zero problemas.
 
Última edição:
Alguém adquiriu pela loja supostamente oficial da Roborock *****?

Sendo loja chinesa, têm envios a partir da Rússia e Espanha. Alguém sabe se, em caso de devolver em garantia, a devolução é feita pra Espanha ou pra China?
 
Olá a todos,
Tenho 1 Xiaomi aspirador 1ª geração, 1 router da NOS, já tentei de tudo o que li acerca de emparelhar o aparelho por wifi, não consegui.
Set to mainland china,
Mi home app não conecta com o aspirador,
Será do router da NOS?
Cumprimentos.
 
Olá a todos,
Tenho 1 Xiaomi aspirador 1ª geração, 1 router da NOS, já tentei de tudo o que li acerca de emparelhar o aparelho por wifi, não consegui.
Set to mainland china,
Mi home app não conecta com o aspirador,
Será do router da NOS?
Cumprimentos.
O teu aspirador tem ficha europeia ou chinesa?
 
Sim consegui com o servidor mainland China.
Logo vou experimentar com o servidor europeu.
É estranho só ter conseguido emparelhar o aparelho após ter dado permissão GPS para a aplicação.
 
Sim consegui com o servidor mainland China.
Logo vou experimentar com o servidor europeu.
É estranho só ter conseguido emparelhar o aparelho após ter dado permissão GPS para a aplicação.

São coisas do Android.... para pesquisar redes wifi/bluetooth obriga a activar o gps.

Quanto ao aspirador, muito estrnho porque por norma só a versão chinesa permite ligar ao servidor mainland china.

Ou estás a confundir a versão que tens ou são boas noticias. Mas testei no meu V2 e não deu, tenho de usar o servidor europeu :(
 
Back
Topo