Bem, depois de quase 1 ano com a chinesa (V1) a trabalhar cá em casa, deportei-a. Fica aqui o meu feedback.
Inicialmente dei-lhe um uso muito limitado, quase só a usei na cozinha e no piso dos quartos. A nível de aspiração não tenho nada a apontar, fazia o trabalho de forma bastante satisfatória, e isto numa casa com 4 gatos de pelo comprido e uma criança de 3 anos, o que não é tarefa fácil.
No entanto, cedo percebi que a minha casa não era nada robot friendly. Inicialmente tinha medo de deixar o aspirador sozinho, visto que tenho o vão das escadas para a garagem completamente desprotegido já que a grade fica muito acima da altura do aspirador. Um queda na zona mais alta seguramente seria o fim da chinesa.
Depois ela ficava presa em todos os tapetes cá de casa, porque quase todos tinham franjas, e a escova enrolava-se toda naquilo. Na sala de jantar, sem tapetes, o robot parecia ficar desorientado e parecia encontrar uma parede no meio, já que nunca passava de um lado para o outro. No entanto este último problema desapareceu subitamente, provavelmente após alguma actualização.
Na sala tinha ainda mais um problema. As cortinas estavam um pouco compridas demais, e era mais uma armadilha para a pobre asiatica. Tudo isto fez com que apenas desempenhasse as suas funções nos quartos e na cozinha, e, mesmo assim, nunca de forma autónoma, já que existiam sempre algumas coisas a "arranjar", como as taças da comida e àgua dos gatos, que ela gostava de "passear" pela cozinha, ou os cordões de uns sapatos esquecidos no quarto, ou mesmo a franja da colcha da cama se esta última não estivesse feita.
Entretanto compramos tapetes novos, de pelo curto e sem franjas (por gosto e não por causa da chinesa), colocamos cortinas novas, desta já com a medida certa, mas a chinesa resolveu entrar em greve. Começou a dar erro nos sensores laser, como se estivessem presos (não me recordo do número do erro), e recusava-se a andar.
Contactei a GB, e, inicialmente, enviaram-me um vídeo com alguns passos para tentar resolver o problema. Como implicava a abertura do aspirador, perguntei como ficava a situação da garantia se efectuasse esse procedimento. Responderam-me que era melhor enviar o aspirador de volta para eles. Após múltiplos contactos, já que a morada que me forneceram (em Alicante) não era o suficiente para a transportadora efectuar a entrega, lá chegou a chinesa às mãos deles (dia 25). No dia 26 dizem-me que já o tinham recebido e estavam a tratar do retorno do mesmo... Hein??? Dizem que o repararam, mas pareceu-me um bocado rápido demais, espero não ter mais problemas já de seguida...
De referir que os portes para Espanha ficaram por minha conta (26€ pela Nacex, mais barato que a estimativa dos CTT).
Depois deixo feedback a ver se a preguicite lhe passou ou se a vou ter de repatriar outra vez.
Bem, hoje finalmente dei como finda a saga, por isso cá vai a descrição do final, espero que possa ajudar alguém que passe por situação semelhante.
Após receber o aspirador de volta, liguei-o, muito rapidamente, para verificar se estava vivo. Ligou, e logo uma coisa me saltou ao "olho". O gajo estava a falar Inglês... ora a chinesa aprendeu a falar inglês???
Mas como se estava a queixar de falta de bateria, deixei para outro dia o tira teimas... Entretanto encontrei na caixa a folha de RMA, e, para minha não surpresa, não era a minha folha...
Ainda assim, deixei a coisa assim, para já, até ter tempo de configurar e testar o aspirador, mas já com uma ronha a moer por dentro.
Passados uns dias, fui fazer o teste e fiquei completamente fulo. O aspirador vinha avariado, com uma avaria completamente diferente da que o meu tinha... Não andava, ficava parado e não saía do sítio até dar erro.
Bem, enviei uma mensagem imediatamente à GB, anexando um vídeo com o problema. Recebi de volta uma mensagem a pedir para enviar um vídeo com o problema ...
Respondi que ja tinha enviado, e anexei, ou tentei anexar, o RMA que vinha com o aspirador. Não sei porquê mas nunca consigo anexar ficheiros, mesmo cumprindo todas as restrições deles. Lá foi por dropbox.
Depois de me pedirem mais uma série de fotos da caixa, e dos códigos do aspirador, ofereceram-me 200$ usd na conta, mais pontos. Recusei, apenas aceitava a devolução integral do valor pago, ou um aspirador em perfeitas condições de funcionamento.
Anuiram, devolver-me-iam 299 usd, para a conta paypal, se lhes reemviasse o aspirador. Eu pagaria os custos de trasporte, mas eles reembolsariam mais tarde. Ok, venha de lá o dinheiro, antes que se arrependam.
Após enviar o aspirador, enviei mensagem a informar o facto, a data, e com o link de seguimento e a factura dos custos. Responderam-me a perguntar a data de envio e o link de seguimento estou a falar com bots, seguramente.
Recebi o retorno, mas não eram os 299 usd que tinham falado, mas sim o valor exacto que eu tinha pago... OK, não é o que foi acordado, mas é justo. Enviei mensagem a perguntar pelos custos de envio, que não tinham sido reembolsados.
Respondem que não podem devolver, que os custos de transporte ficam a cargo do cliente já estou a começar a fumegar...
Mais meia dúzia de mensagens, a ressalvar que eles tinham dito que devolviam os custos, que foi essa a proposta que aceitei, que nem devia ter pago os primeiros portes, segundo a lesgislação em vigor em Portugal, etc, e eles sempre a dizer que não podiam, que os custos ficavam a cargo do cliente, os prazos de DoA já tinham passado (WFT?) Finalmente lá cederam. Reembolsariam os custos... Mesmo assim passado mais uma semana ainda n tinha o dinheiro, depois de ter enviado mais uma mensagem a perguntar que raio se passava agora, lá recebi o dinheiro,menos uma bela comissão do paypal. Não é tudo o que paguei pelos portes (devolveram 30usd, recebi 28usd - 24€, tinha gasto 26€), mas já não tenho paciência para mais.
De ressalvar, quanto ao produto, quando pesquisam na net, encontram vários problemas com ele (V1). No meu caso foi uma avaria dos laseres, que obriga a comprar o módulo inteiro para arranjar que custa mais de 100usd, ou seja, um valor bem substancial comparando com o custo da máquina. Não sei qual a percentagem de aparelhos com problemas, mas eles existem. Fiquei com uma imagem menos positiva da marca, até porque também tenho uns auscultadores BT que se desintegraram (embora tenham sido sujeitos a um tratamento relativamente duro).
Quanto à *****, no fim resolveu-se tudo, mas pelo trabalho e pelas respostas completamente desconexas e sem fio, qualquer compra de valor que corra risco de parar na alfandega está completamente fora de hipotese.