[Tópico Oficial] Xiaomi Mi Robot Vacuum (informações e links 1º post)

Tens o aspirador ou pensas comprá-lo?

  • Já tenho e estou muito satisfeito

  • Já tenho e estou insatisfeito

  • Estou a pensar comprá-lo

  • Prefiro o Roomba 980 ou o Neato Botvac Connected


Results are only viewable after voting.
Tenho um V2 (Roborock S50 - versão chinesa) Posso dar o meu feedback sobre este assunto das escadas, ver se me consigo fazer entender...

Se tiver a opção de guardar mapa desligada:
- Meto a aspirar o andar de baixo, ele mapeia e aspira
- Depois quando meto o andar de cima, ele faz reset ao mapa anterior, mapeia de raíz o andar de cima e aspira.
- Quanto às escadas, ele não se atirou das escadas, chegou a beirinha e os sensores fizeram o seu trabalho.

Se tiver a opção de guardar mapa ligada:
- Meto a aspirar o andar de baixo, ele mapeia e aspira e no final guarda o mapa automaticamente.
- Quando o meto a aspirar o andar de cima (com o mapa de baixo guardado), ele parece-me andar um bocado perdido porque pensa que está no mapa do andar de baixo e as divisões e paredes não batem certo. Aqui o que ele faz é criar um novo mapa por cima do mapa anteriormente gravado (do andar de baixo), mas apesar de andar um bocado perdido, aspirou tudo e quando tentou encontrar a base deu erro, normal, não a encontrou porque a base está no andar de baixo. Quando o levei para a base (no andar de baixo), ele apagou o mapa do andar de cima e ficou apenas com o mapa do andar de baixo que já existia, penso que aqui ele faz isto por causa do erro, ao dar erro, não guarda o mapa.
- Quanto às escadas, aqui ele tentou atirar-se das escadas abaixo, a minha teoria é que pelo o facto de ele ter o mapa do andar de baixo guardado, ele detecta a zona das escadas como uma zona onde já esteve, tipo uma zona da sala no andar de baixo por exemplo, ou seja, uma zona onde onde ele já passou e parece-me ir com menos cuidado, um pouco mais rápido até e então manda-se das escadas.
- Quero deixar claro que ele ao sobrepor os 2 mapas, andar de cima e andar de baixo, eles não ficam exatamente por cima um do outro como são na realidade, ou seja, a zona das escadas fica em sítios diferentes no mapa de baixo e no mapa de cima. São 2 mapas sobrepostos sem grande nexo, é claro que ele faz isto pelo facto de quando em o meto no andar de cima, não o meto na mesma zona da casa exatamente por cima da base que está no andar de baixo, mas um dia destes posso testar fazê-lo.

O que tenho feito para aspirar os 2 andares e porquê:
- Quando aspiro o andar de baixo ativo o modo de guardar mapa, gosto de fazer isto porque ele está a maior parte do tempo no andar de baixo onde está a base e nem sempre gosto que ele passe por cima das carpetes para não as desgastar muito com a aspiração e na aplicação faço zonas a vermelho onde não quero que ele vá e assim quando quero usar a mopa, tendo essas zonas a vermelho ele não vai com a mopa para as carpetes.
- Quando quero aspirar o andar de cima (estou a fazê-lo 1x por semana), desativo o modo de guardar mapa, ele limpa o mapa do andar de baixo e mapeia tudo de origem. Como tenho um bocado de medo que ele se atire das escadas independentemente do que disse atrás, coloco sempre alguma coisa a fazer de barreira e assim estou mais descansado e sei que ele não se vai tentar matar.

Na minha opinião, só faltava mesmo a opção de guardar no mínimo 2 mapas e era perfeito porque mesmo que tenha sempre ativo o modo de guardar mapa, o facto de ter as no go zones a vermelho no andar de baixo, inviabiliza a aspiração nessas zonas no andar de cima, não tenho outra hipótese a são ser limpar o mapa.

A feature de definir divisões da casa para mim não é tão importante, mas como utilizador de google home era uma característica top, o poder dizer "ok google, go vacuum the kitchen" e lá ia ele...

Uma das coisas que já me lembrei que podia dar para resolver este problema era ter uma segunda base no andar de cima, mas penso que não deve dar.

Posso ter sido um pouco confuso no que disse, mas se tiverem alguma dúvida perguntem.

Fiz novos testes e cheguei a novas conclusões relativamente ao que tinha dito anteriormente sobre as escadas...

Quero salvaguardar que antes dos testes limpei o mapa, ou seja, ele estava a mapear do zero e limpei os sensores.

Fiz uns vídeos para documentar os testes (peço desculpa pela qualidade)

E basicamente conclui que o meu Roborock se quer matar... 2/3 mandou-se das escadas...

E agora eu pergunto:
- será que ele não detecta devidamente o desnível das escadas devido à cor da madeira ser toda idêntica?
- será que se colocar uma fita magnética daquelas que existem junto das escadas, é suficiente para ele não se mandar?
- ou será que é melhor meter sempre alguma coisa a fazer de barreira à entrada das escadas, que é o que tenho feito?
 
E agora eu pergunto:
- será que ele não detecta devidamente o desnível das escadas devido à cor da madeira ser toda idêntica?
- será que se colocar uma fita magnética daquelas que existem junto das escadas, é suficiente para ele não se mandar?
- ou será que é melhor meter sempre alguma coisa a fazer de barreira à entrada das escadas, que é o que tenho feito?

Depois daquilo que disseste anteriormente, fiz o seguinte teste:

Peguei no aspirador (tinha a função de guardar mapa activa), coloquei no quarto a aspirar. Ele não fez mapeamento novo e andou ali meio perdido.

Olhando para a app dava para perceber que ele estava a usar o mapa guardado e como não correspondia à divisão onde estava, ficou meio baralhado

O que é estranho porque isto é algo que fazia semanalmente e nunca tive problemas. Antes, sempre que aspirava, fazia mapeamento novo e só se o mandasse aspirar através do mapa guardado é que ele não fazia mapeamento. Será que foi algo modificado no ultimo update?

Acabei por desactivar a função de guardar o mapa.

Em relação ao cair das escadas, é muito estranho isso! Também testei uma situação semelhante e não tive stress:

https://photos.app.goo.gl/eQ5T7AL4Fk7f9MHBA

Será que tem algum defeito o teu? O meu já o pus em cima de uma cama a aspirar e ele não se suicidou.
 
Um user comentou lá no vídeo a dizer que pode ser daquele desnível inicial onde tem um bocadito de madeira que tem de subir quando chega às escadas. É capaz de ter razão. Tenho que o testar em cima de uma mesa ou assim...
 
Um user comentou lá no vídeo a dizer que pode ser daquele desnível inicial onde tem um bocadito de madeira que tem de subir quando chega às escadas. É capaz de ter razão. Tenho que o testar em cima de uma mesa ou assim...

Pois, de facto não tinha reparado nesse pormenor e pode ser perfeitamente isso, tipo rampa de lançamento para o precipício :P
 
Eu estou a ver se consigo negociar uma nova dock ao vendedor, é por isso que para já não vou abrir.

Mas uma coisa te garanto: aquele som de "alarme de incêndio" (que podes ouvir bem naquele segundo vídeo que postei) vem diretamente da dock do meu v1.
Já desligas te a dock durante uns muitos?... Ligar noutra tomada.
 
Fiz novos testes e cheguei a novas conclusões relativamente ao que tinha dito anteriormente sobre as escadas...

Quero salvaguardar que antes dos testes limpei o mapa, ou seja, ele estava a mapear do zero e limpei os sensores.

Fiz uns vídeos para documentar os testes (peço desculpa pela qualidade)

E basicamente conclui que o meu Roborock se quer matar... 2/3 mandou-se das escadas...

E agora eu pergunto:
- será que ele não detecta devidamente o desnível das escadas devido à cor da madeira ser toda idêntica?
- será que se colocar uma fita magnética daquelas que existem junto das escadas, é suficiente para ele não se mandar?
- ou será que é melhor meter sempre alguma coisa a fazer de barreira à entrada das escadas, que é o que tenho feito?
Robot a querer suicidar se [emoji3][emoji3]... Tens o tratado bem?... [emoji6]

Eu tenho o V1 e já coloquei em cima duma mesa, e portou se muito bem.
 
Robot a querer suicidar se [emoji3][emoji3]... Tens o tratado bem?... [emoji6]

Eu tenho o V1 e já coloquei em cima duma mesa, e portou se muito bem.

O gajo vai doido e manda-se...

Da primeira vez até disse à minha mulher com toda a confiança.. "Ele tem sensores sem stress, mete-o aí em cima a aspirar e vai à tua vida...". Ainda bem que ela não foi na minha cantiga e ficou a beira das escadas a ver o que acontecia...

Alguém usa aquelas fitas que existem para fazer de barreira? Isso é 100% fiável ou é melhor não me meter em aventuras?
 
O gajo vai doido e manda-se...

Da primeira vez até disse à minha mulher com toda a confiança.. "Ele tem sensores sem stress, mete-o aí em cima a aspirar e vai à tua vida...". Ainda bem que ela não foi na minha cantiga e ficou a beira das escadas a ver o que acontecia...

Alguém usa aquelas fitas que existem para fazer de barreira? Isso é 100% fiável ou é melhor não me meter em aventuras?

funciona, mas tb podes criar uma barreira virtual na app
 
funciona, mas tb podes criar uma barreira virtual na app

Pois, mas o problema disso é eu não conseguir guardar os 2 mapas separados, piso de cima e piso de baixo.

Para aspirar em cima tenho que limpar o mapa de baixo, ou seja não tenho mapa guardado quando vou aspirar, onde possa meter as barreiras.

Se deixasse guardar pelo menos 2 mapas este aspirador era perfeito.
 
Aqui está um vídeo com a possível anomalia (têm de pôr no volume máximo para ouvir). Aquele ligeiro ruído de fundo de alarme de incêndio vem diretamente da dock:

Neste ouve-se melhor:
Boas, update no meu caso: vendedor recusa-se a arranjar.

Por isso, se alguém tiver por aí uma dock para V1 a mais que diga porque posso estar disponível para comprar.
 
Quanto tempo tem? Compraste onde?
Acho que vai contra as regras do fórum eu dizer a loja.

O aspirador tem pouco mais de um ano (sempre com a dock ligada à tomada, mas só recentemente reparei naquele som - por isso não deve ser defeito de fábrica) - dizem eles que tinha garantia de um ano. Sempre ligado com o conversor tomada chinês. Entretanto descobri que aquilo é um cabo de dois pinos normal que se arranja em qualquer loja de informática portuguesa por 3€ - não precisava de ter o conversor chinês.

Quanto ao bicho em si com mais de 300 horas de aspiração continua impecável. O problema é a dock...
 
O S6 foi anunciado oficialmente no site/Facebook da roborock, sera que ainda demora muito a estar disponível?

Não vejo melhorias que justifiquem um custo extra quando comparando com o S50/S55 e não acredito que o preço dele seja inferior a 450/500€, pelo menos nos primeiros mese, o que o torna num mau negócio quando consegues comprar o S50/S55 abaixo de 350€ e que é basicamente o mesmo aspirador (as diferenças são apenas na app).
 
Não vejo melhorias que justifiquem um custo extra quando comparando com o S50/S55 e não acredito que o preço dele seja inferior a 450/500€, pelo menos nos primeiros mese, o que o torna num mau negócio quando consegues comprar o S50/S55 abaixo de 350€ e que é basicamente o mesmo aspirador (as diferenças são apenas na app).

Tb me parece mais do mesmo com um firmware e app atualizados... Se realmente for para os 450/500€ na minha opinião existem outras marcas que são melhores opções, dentro destes preços.
 
Acho que vai contra as regras do fórum eu dizer a loja.

O aspirador tem pouco mais de um ano (sempre com a dock ligada à tomada, mas só recentemente reparei naquele som - por isso não deve ser defeito de fábrica) - dizem eles que tinha garantia de um ano. Sempre ligado com o conversor tomada chinês. Entretanto descobri que aquilo é um cabo de dois pinos normal que se arranja em qualquer loja de informática portuguesa por 3€ - não precisava de ter o conversor chinês.

Quanto ao bicho em si com mais de 300 horas de aspiração continua impecável. O problema é a dock...

Isso do conversor chinês para ligar a tomada, não tem problema.
Já tentaste ligar noutra tomada?...se já terminou a garantia, eu tentava abrir a dock e ver se descobria de onde vinha essa "apito" ;)
 
Já, já tentei de tudo! Falta só mesmo abrir
Podes mencionar a *****.

Tens de insistir com eles, muito mesmo, mencionar que eles têm de respeitar as leis do país onde vendem (eles têm essa info no site) e que por isso têm de dar 2 anos de garantia.

Insiste, não vais conseguir que reparem, mas podes conseguir um refund porreiro.
 
Boa noite a todos.
Acabei de comprar o Xiaomi Mi Vacuum (V1 penso) e preciso de uma ajuda. Provavelmente já foi aqui discutido, mas é complicado estar a ler 200 paginas de posts.
A minha casa tem 2 pisos, ainda só o usei no primeiro piso, hoje vou usar no r/c. Há alguma forma de dizer ao aspirador em que piso é que está para ele reconhecer mais facilmente a zona a limpar?
Obrigado pela ajuda.
 
Back
Topo