[Tópico Oficial] Xiaomi Mi Robot Vacuum (informações e links 1º post)

Tens o aspirador ou pensas comprá-lo?

  • Já tenho e estou muito satisfeito

  • Já tenho e estou insatisfeito

  • Estou a pensar comprá-lo

  • Prefiro o Roomba 980 ou o Neato Botvac Connected


Results are only viewable after voting.

Pheux

Power Member
Xiaomi Mi Robot Vacuum

YIwwFHm.jpg


Key specs e links úteis
* Cortesia do @Nandeco, não custa nada agradecer-lhe! :) *


Colocar as vozes do aspirador em português (Android)

Eu vou apenas partilhar os sons que criei, o tutorial é do npirtube e tem um vídeo no YouTube.
Resumidamente:
Instalar uma das versões MiHome do npirtube (Eu usei a 5.4.14) - isto é necessário para extrair o IP e o Token: Ver este vídeo

Depois têm que fazer download do programa que ele tem neste video e ver o video, é bastante simples. Ver este vídeo

É só colarem a pasta com os sons que eu criei e que vou partilhar com vocês, no voicepacks.

Link das vozes em Português:
https://www.dropbox.com/s/dleomeuuvbm4uo1/pt_Catarina.rar?dl=0


Mudar as escovas e filtro do aspirador
  1. Upgrades
    Upgrade ao depósito de modo a proteger mais os filtros HEPA e aumentar a sua durabilidade, bloqueando a maior parte do cotão e objectos maiores. Os filtros HEPA não podem ser lavados.

Materiais necessários:
  • Rede Malha de Aço (Rede mosquiteira de aço inoxidável)
  • Cola UHU PataFix

Imagens:

rsz_1img_20161202_121904_zps2x78ywxg.jpg
rsz_img_20161202_121942_zpswey3vimc.jpg
rsz_img_20161202_121848_zpsbdhyaz6s.jpg
rsz_2016-12-04_11-35-23_zpsy6qhehmr.jpg
rsz_img_20161202_122018_zps2yll2knw.jpg


Depois da malha estar adaptada, para lavar, é só tirar o filtro HEPA e lavar o depósito com a malha.


  1. Adaptação da escova lateral do Romba.
    Tal como podemos ver no video do Life Hack do Xiaomi, a partir do minuto 3:42 ele começa a adaptar as escovas laterais do iRobot Roomba 500/600/700. A meu ver a grande vantagem é que estas são muito mais baratas (eu comprei 6x 6-Armed side brushes em licitação no eB** por 2.03€), têm mais braços e são ligeiramente mais compridos, resultando assim, na minha opinião, para uma melhor e mais barata limpeza ;)

Materiais necessários:
  • 1x Armed side brushes for iRobot Roomba 500/600/700 560 570 630 650 760....
  • 1x Parafuso e porca M4 (na imagem é um parafuso 4x20 mas pode ser maior...)
  • Alicate
  • Fonte de calor (isqueiro, fogão...)
  • Faca com bico para acabamentos.
rsz_img_20170109_181821_zpso804z2zb.jpg
rsz_2017-01-09_19-03-19_zpsrksg0e6b.jpg
rsz_img_20170109_164923_zpsfxwufsqx.jpg
rsz_img_20170109_180257_zpsmyo09via.jpg



Para adaptarem é muito simples, com a ajuda do alicate aquecemos o parafuso e a porca uns segundos.
Depois fazemos pressão com a porca para alargar a cavidade da escova do romba.
depois com a ajuda duma faca retiramos o excessos.
Agora pegamos na escova de origem do xiaomi e com a ajuda do alicate retiramos o seu parafuso (desapertando).
Se com o calor o furo da escova do romba tiver fechado ou o parafuso não caber, com a faca abrimos/alargamos...
Voalá!



Comportamento entre Cadeiras:
https://drive.google.com/open?id=0B6DsW0PbUqnoQUlHZlQ2azNTV0k


MiHome e Resultados da Limpeza (Antes e Depois)

rsz_screenshot_2016-11-26-17-36-46-127_comxiaomismarthome_zps58hvtlon.jpg
rsz_img_20161210_191038_zpsquye3g0p.jpg
rsz_img_20161210_194351_zpsggrvtbe8.jpg

Limpo sempre no modo strong e quase sempre em full power mode.


Consumíveis
É recomendado pelo fabricante substituir estes componentes ao fim deste tempo:



Não se esqueçam que a app sabe o tempo de utilização de cada componente. Quando o(s) subtituirem façam da maneira correcta, dando conhecimento à app.



Exemplo de limpeza:


Review e comparativo entre o Xiaomi e o Roomba 980:




Agradecimentos por manterem o 1º post actualizado: @Nandeco @Agente047 @kronnuz e companhia. :P
 
Última edição pelo moderador:
Visto que vamos passar a ser para aí uns 10 ou mais users com este aspirador, penso que justifica o tópico oficial para discussão do mesmo.

Já agora, agradeço que ajudem a tornar este tópico útil para todos nós e a colocar links de como meter a app em inglês, etc..

Grande abraço! :D
 
Também estou de olho neste aspirador. Parece-me ter uma relação qualidade preço imbatível.

Uma pergunta: alguém sabe se é possível colocar a app iOS em inglês? Ou só dá em Android?
 
Também estou de olho neste aspirador. Parece-me ter uma relação qualidade preço imbatível.

Uma pergunta: alguém sabe se é possível colocar a app iOS em inglês? Ou só dá em Android?
De momento só para Android e tens de ter root no telefone uma vez que é através de um apk não oficial.
Como a comunidade está a crescer pode ser que façam como o Smartwatch e traduzam para inglês daqui a uns tempos.
 
Última edição:
É essa a minha esperança :)
Não tenho o telemóvel rooteado nem me apetece fazê-lo só por causa da App...
Estou em pulgas para que o meu chegue... Mas sei que ainda vai demorar um bom bocado :(
 
O meu já foi enviado. Menos de 24 horas que demoraram a enviar. :D
Aqui as entregas na zona de Leiria costumam ser bastante rápidas, cerca de 7-8 dias úteis em média de acordo com as dezenas de encomendas que já fiz na *****.
 
Última edição:
Compensa a diferença de preço entre o Xiaomi e o V7?

Para mim sem pensar 2x, alias um colega meu tem um V7s e aquilo demora-lhe horas a limpar uma divisão enquanto que o Xiaomi em 1h e meia máximo limpa-me a casa toda.
O algoritmo de navegação é muito mais inteligente o poder de sucção maior, bateria com mais capacidade, app no tlm e agora com remote control etc...

Como já referi no outro tópico varias vezes eu era incapaz de comprar um aspirador com uma navegação random. A investir investe-se numa coisa boa, agora claro cada um sabe da sua carteira.
 
@Nandeco, o aspirador traz comando? Dá para fazer os agendamentos com ele ou apenas com a app?
Estou mesmo tentado aproveitar esta promoção.

Só não gosto da APP em chines e visto que a única forma de ter a mesma em EN é através de root, deixa-me de pá atrás, pois não tenho root no tlm, nem pretendo faze apenas por causa de uma app. Como é que vcs safam-se com a app em chinês? :)
 
@Nandeco, o aspirador traz comando? Dá para fazer os agendamentos com ele ou apenas com a app?
Estou mesmo tentado aproveitar esta promoção.

Só não gosto da APP em chines e visto que a única forma de ter a mesma em EN é através de root, deixa-me de pá atrás, pois não tenho root no tlm, nem pretendo faze apenas por causa de uma app. Como é que vcs safam-se com a app em chinês? :)

Não, o aspirador não trás comando, essa opção apareceu na app no ultimo update mas ainda não experimentei.
Sim dá para fazer agendamentos de limpeza e mandar limpar a qq altura de qualquer lugar que estejas, sempre através da app.

Sem app, ou seja com os botões físicos do aspirador, podes mandar aspirar, parar, ir para a base, mandar limpar uma área pequena, desliga-lo e fazer reset do Wifi

Eu tenho root no telefone da empresa e uso a app em ingles lá mas confesso que em chinês é complicado de navegar. Ainda assim como as opções estão sempre no mesmo sitio deve ser uma questão de habito.


Outra questão, uma vez que tens o Xiaomi Mi Robot, a app funciona bem? Já está disponível em inglês?

Tal como ja referi em cima neste momento só em Chines. Sim a app funciona bem.
Quando recebi o aspirador a app era super lenta a responder mas com os ultimos updates tanto da app como do firmware do aspirador está instantânea.
 
Uma informação útil para quem tem desníveis (mini-degraus) entre divisões da casa:
-com um desnível de 1,5cm, não consegue subir, foi preciso colocar uma junta tipo prisma, triangular. Agora sobe bem.
-Com um desnível de 2cm, mesmo com esse prisma tem dificuldades, acho que vou optar por um tapete, que até dá jeito, visto ser a cozinha. Assim sobe para o tapete e daí para a outra divisão.

Já tapetes de cerca de 2cm, não tem problemas em subir.
 
Eu como disse no outro tópico, comprei a mopa para adaptar no Xiaomi, vou testa-la este fim de semana! Assim que conseguir, coloco aqui o relato! Eu não percebi foi como utilizam nos outros aspiradores, é suposto a mopa ir molhada/ensopada?
 
Upgrades
  1. Upgrade ao depósito
Upgrade ao depósito de modo a proteger mais os filtros HEPA e aumentar a sua durabilidade, bloqueando a maior parte do cotão e objectos maiores. Os filtros HEPA não podem ser lavados.

Materiais necessários:
  • Rede Malha de Aço (Rede mosquiteira de aço inoxidável)
  • Cola UHU PataFix

Imagens:

rsz_1img_20161202_121904_zps2x78ywxg.jpg
rsz_img_20161202_121942_zpswey3vimc.jpg
rsz_img_20161202_121848_zpsbdhyaz6s.jpg
rsz_2016-12-04_11-35-23_zpsy6qhehmr.jpg
rsz_img_20161202_122018_zps2yll2knw.jpg

Depois da malha estar adaptada, para lavar, é só tirar o filtro HEPA e lavar o depósito com a malha.


2. Adaptação da escova lateral do Romba.
Tal como podemos ver no video do Life Hack do Xiaomi, a partir do minuto 3:42 ele começa a adaptar as escovas laterais do iRobot Roomba 500/600/700. A meu ver a grande vantagem é que estas são muito mais baratas (eu comprei 6x 6-Armed side brushes em licitação no eB** por 2.03€), têm mais braços e são ligeiramente mais compridos, resultando assim, na minha opinião, para uma melhor e mais barata limpeza ;)

Materiais necessários:
  • 1x Armed side brushes for iRobot Roomba 500/600/700 560 570 630 650 760....
  • 1x Parafuso e porca M4 (na imagem é um parafuso 4x20 mas pode ser maior...)
  • Alicate
  • Fonte de calor (isqueiro, fogão...)
  • Faca com bico para acabamentos.
rsz_img_20170109_181821_zpso804z2zb.jpg
rsz_2017-01-09_19-03-19_zpsrksg0e6b.jpg
rsz_img_20170109_164923_zpsfxwufsqx.jpg
rsz_img_20170109_180257_zpsmyo09via.jpg

Para adaptarem é muito simples, com a ajuda do alicate aquecemos o parafuso e a porca uns segundos.
Depois fazemos pressão com a porca para alargar a cavidade da escova do romba.
Depois com a ajuda duma faca retiramos o excessos.
Agora pegamos na escova de origem do xiaomi e com a ajuda do alicate retiramos o seu parafuso (desapertando).
Se com o calor o furo da escova do romba tiver fechado ou o parafuso não caber, com a faca abrimos/alargamos...
Voalá!

Opcional: Colocar um pouco de vaselina sólida, massa consistente ou óleo na parte que encosta no robot para evitar a ficção e ruídos que isso possa causar.


3. Difusor de fragrâncias
Todos os Filtros HEPA removem mais de 99,97% das partículas alojadas no ar, após esse filtro o ar sai quase "PURO"... Então porque não colocar um daqueles ambientadores para carro 'tipo árvore'? Se a cortarmos ao meio cabe exactamente no sitio onde queremos para pormos o robô a espalhar fragrâncias pela casa... Vamos ao que interessa:

Materiais necessários:
1. Com a ajuda de uma tesoura cortar a o ambientador ao meio;
IMG_20170604_114448_zpstoobfbmu.jpg

IMG_20170604_114903_zps6nmav5qm.jpg

2. Com a ajuda da tesoura fazer um buraco para o atilho passar (vai dar jeito para remover quando necessário o ambientador);
IMG_20170604_122923_zpsqo3cj7ez.jpg

IMG_20170604_114903_zps6nmav5qm.jpg

3. Passar uma das extremidades por dentro do meio das outras das outras cordas de modo a ficar preso (ou dar um nó...);
IMG_20170604_123018_zpsrjza430e.jpg

4. Colocar aqui e neste sentido:
IMG_20170604_115225_zpste9846wt.jpg

5. Passar a ponta do atilho para a ranhura abaixo assim:
IMG_20170604_115349_zps7jtpii4f.jpg

6. PRONTO!
IMG_20170604_115417_zpsrsphu29k.jpg

Obs: Fiquei um pouco desiludido embora funcione bem, o cheiro do ambientador dura pouco tempo, notasse quando ele está em funcionamento mas depois ao fim de pouco tempo passa... Ainda assim considero bom para dissuadir maus odores. Aconselho a substituir o ambientador ao fim de 15 dias (aspiramdo todos os dias - o meu aspira todos os dias +/- 1h)


4. Adaptação mopa
No video do Life Hack do nosso robot vimos um sujeito adaptar a mopa de outro robot no nosso, pois bem, eu adaptei também e o resultado não foi o esperado, pelo contrario, a mopa só servia para acumular cabelos e outras porcarias que assim o nosso robot não conseguia aspirar, desinstalei mal vi a funcionar mas para quem quiser ver fotos...
https://drive.google.com/open?id=0B6DsW0PbUqnoOWFkVTA4ZUsxM1U


Comportamento entre Cadeiras (Vídeo):
https://drive.google.com/open?id=0B6DsW0PbUqnoQUlHZlQ2azNTV0k

MiHome e Resultados da Limpeza (Antes e Depois)

rsz_screenshot_2016-11-26-17-36-46-127_comxiaomismarthome_zps58hvtlon.jpg

rsz_img_20161210_191038_zpsquye3g0p.jpg
rsz_img_20161210_194351_zpsggrvtbe8.jpg


Limpo sempre no modo strong e quase sempre em full power mode (agora = MAX)

Consumíveis
É recomendado pelo fabricante substituir estes componentes ao fim deste tempo:

  • Filter Hepa - Replace After 150h or 3-6 months
  • Side (Edge) Brushes - Replace After 200h
  • Main Brush - Replace After 300h
  • Limpar os sensores* - Cada 30h de trabalho (*ultra som, sensores de precipício e de parede)
Não se esqueçam que a app sabe o tempo de utilização de cada componente. Quando o(s) subtituirem façam da maneira correcta, dando conhecimento à app.


Obs. Link com tudo e mais algumas coisas relacionadas:
https://drive.google.com/open?id=0B6DsW0PbUqnoZG5nVXVnci1VOGs




Communication of DEATH

Após 3 anos a aspirar todos os dias e em turbo/full power venho comunicar a morte do robô.

Sintoma: Desliga subitamente a meio da aspiração, quando colocado na dock liga e diz ter bateria.
Bateria substituída por nova original problema persiste!

Causa provável: Um circuito crowbar/ied actua provocando a interrupção da alimentação pela bateria.
Parece-me causado por desgaste natural e de difícil resolução.

Solução: Um novo?! ;(

OBS: adquiri o Xiaomi Mijia 1S para substituir o Xiaomi Vacuum Cleaner V1.
 
Última edição:
Eu como disse no outro tópico, comprei a mopa para adaptar no Xiaomi, vou testa-la este fim de semana! Assim que conseguir, coloco aqui o relato! Eu não percebi foi como utilizam nos outros aspiradores, é suposto a mopa ir molhada/ensopada?
Eu tenho o V7S e meto a mopa húmida para iniciar é o depósito cheio. O sistema é bastante simples, dois "furo os" na base do depósito e tem um sistema de conta gotas em cada orifício. Aquilo pinga de x em x tempos. Na base do aspirador estão também dois furos para permitir cair em cima da mopa.
 
Back
Topo