1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Tópico] Overclock a Q9550

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Horus-Anhur, 16 de Maio de 2009. (Respostas: 321; Visualizações: 37310)

1. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Chegou hoje a casa o Core 2 Quad Q9550, mais a Asus P5Q3 e 4Gb de DDR3 10666 da Gskill.
    O resto do sistema ficou igual ao que tinha, incluindo o Thermaltake Big Typhoon para o CPU.

Logo de inicio meti o Windows 7 RC pois pelo que já tinha usado pareceu-me estável quanto baste para OS do dia a dia.

Com o sistema montado tirei a primeira pic:

Infelizmente esta motherboard parece não ter uma opção para colocar o Command Rate a 1T, o que é pena. Ainda não tive tempo para fazer muita coisa, mas corri um 3Dmark 2005 e um 2001.

A default não me parecem mal. De lembrar que a gráfica é um 8800GT.

Ainda deu tempo para tentar um pouco de OC. Fui à bios, aumentei o FSB até chegar aos 3,2Ghz. Entrei no desktop, corri uns 5 minutos de Prime95 nos 4 núcleos e dicidi aventurar-me mais. O resultado foi chegar aos 3,8Ghz.

Todas as opções na AI Tweaker da bios ficaram em AUTO, tirando o FSB que ficou a 448. A voltagem acabou por subir automaticamente para 1.32
    As temperaturas não parecem ter subido muito, mas ainda tenho de confirmar com mais tempo a estabilidade. Mas isso fica para amanhã.:D

2. M3t4l Br0ly

M3t4l Br0ly Power Member

mt fixe
    eu pa seman quero ver se vou buscar um desses brinquedos :D
    ja que vou vender o meu E8500.

3. tenho o meu bicho a 4ghz diarios se estiverem interessados posto resultados

4. rustyballzz

rustyballzz Power Member

porque esperas? :D

Oha ai o meu!

cumps.

Última edição: 18 de Maio de 2009
  5. rustyballzz

rustyballzz Power Member

6. M3t4l Br0ly

M3t4l Br0ly Power Member

em principo amanha ja ca tenho o meu Q9550 mas só 5f secalhar é que o monto.
    pois ainda vou tar ha espera da minha AC5 po meu thermalrigth.
    depois secalhar vou precisar de uma maozinha.

7. sorry vi mal

8. M3t4l Br0ly

M3t4l Br0ly Power Member

aqui ja se tem 4.0 no meu a 1.3 de Vcore :D
    realmente é uma grande bomba
    tou a gostar.
    ainda vou tentar ir para alem dos 4.0 a ver no que da.

Última edição: 20 de Maio de 2009

9. pelo que tenho lido ocorre degradação acentuada no cpu acima dessa velocidade/voltagem

que voltagens estas a dar no nb e fsb/vtt

10. M3t4l Br0ly

M3t4l Br0ly Power Member

loool
    é bem provavel
    mas quanto a isso nao me ralo mt.
    e quanto as voltagens ta tudo em auto.só mexi no Vcore e nas memorias.

11. rav3n

rav3n Power Member

ocorre (principalmente) degradação com PLL e VFSB a mais. muitas vezes esses campos são deixados em auto e como sobem com o FSB nalgumas boards é-lhes atribuidos inadvertidamente a culpa

12. M3t4l Br0ly

M3t4l Br0ly Power Member

Pois por isso é que vi algumas temps assim mais por puxadas.
    mas agora ja ta tudo fixe.
    PLL a 1.56 e NB a 1.21.
    agora sim ja ha temps mais mais agadaveis.

13. Horus-Anhur

Com as mesmas configurações que tinha em cima, corri um SuperPi:

14. M3t4l Br0ly

M3t4l Br0ly Power Member

eu aqui consegui isto.

15. Ja tive um Core2 Quad Q9550... numa ASUS Maximus Formula X38.... OC nele era pra 3,24GHz e só.

Agora subi de nível. :007:

16. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Hum... de que adianta estar sempre a comprar componentes bons e caros e depois não os rentabilizas mais do que se comprasses outros mais baratos ?

17. Horus-Anhur

Realmente, já metias isso com um pouco mais de velocidade. 3,24Ghz é quase a velocidade de origem.:007:

Convém ter um bom cooler no CPU, mas assim rentabilizas melhor o material que compraste.

Já meti o meu a 4 Ghz, e a voltagem subiu automaticamente para 3,6v. Como está a chegar o verão e não preciso de tanto poder do CPU voltei aos 3,8Ghz para o dia a dia. De notar que ainda não tentei o limite máximo....há tempo para isso.

18. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Derreteu a seguir ? :D

1.6v deduzo.

Força aí nos oc's, atenção agora nos quads no verão, vejam as temps nos dias de calor e vejam bem a diferença de temperatura :P

19. TechAddicted

TechAddicted To fold or to FOLD?

:wow:

Eu na altura mais fria tinha 19º idle e 27º em full com a maior parte das fans a 50%, desde que chegou o calor é 25/30 idle e 33/38ºfull com todas as fans ao máximo, as temps variam um pouco porque nestas vagas de calor que tem havido elas aumentam bastante.

Partilhar esta Página