[Tópico] Overclock a Q9550

Tenham noção que cada setup é basicamente único.

As voltagens necessárias vão depender de muitos factores, como cpu, board, memórias, configurações na bios, etc

Por exemplo PL's mais baixos vão dar performance mas também vão exigir maiores voltagens.
 
Tenham noção que cada setup é basicamente único.

As voltagens necessárias vão depender de muitos factores, como cpu, board, memórias, configurações na bios, etc

Por exemplo PL's mais baixos vão dar performance mas também vão exigir maiores voltagens.

Sim estou ciente disso, mas era só pa ter uma ideia, já que ele tem a mesma board que eu.
 
Aqui fica a configuração da Bios:

Ai Overclock Tuner ................. [Manual]
CPU Ratio Setting .................. [Auto]
FSB Frequency ...................... [424]
PCIE Frequency ..................... [100]
FSB Strap to North Bridge .......... [Auto]
DRAM Frequency ..................... [DDR2-1063Mhz]
DRAM Clock Skew on Channel A1 ...... [Auto]
DRAM Clock Skew on Channel A2 ...... [Auto]
DRAM Clock Skew on Channel B1 ...... [Auto]
DRAM Clock Skew on Channel B2 ...... [Auto]


DRAM Timing Control: Manual
1st
CAS# Latency : 5
RAS# to CAS# Delay : 5
RAS# Precharge : 5
RAS# ActivateTime : 15
RAS# to RAS# Delay : Auto
Row Refresh Cycle Time : Auto
Write Recovery Time : Auto
Read to Precharge Time : Auto

2nd
Read to Write Delay (S/D) : Auto
Write to Read Delay (S) : Auto
Write to Read Delay (D) : Auto
Read to Read Delay (S) : Auto
Read to Read Delay (D) : Auto
Write to Write Delay (S) : Auto
Write to Write Delay (D) : Auto

3rd
Write to Pre Delay : Auto
Reado to Pre Delay : Auto
Pre to Pre Delay : Auto
All Pre to Act Delay : Auto
All Pre to Ref Delay : Auto

DRAM Static Read Control ........... [Auto]
DRAM Read Training ................. [Auto]
MEM. OC Charger .................... [Auto]
Ai Clock Twister ................... [Auto]
Ai Transaction Booster ............. [Auto]
____________________________________

CPU Voltage ........................ [1.19375v]
CPU GTL Voltage Reference (0/2) .... [0.630]
CPU GTL Voltage Reference (1/3) .... [0.670]
CPU PLL Voltage .................... [1.52]
FSB Termination Voltage............. [1.26]
DRAM Voltage ....................... [1.90]
NB Voltage ......................... [1.22]
NB GTL Reference ................... [0.630]
SB Voltage ......................... [1.10]
PCIE SATA Voltage .................. [1.50]
____________________________________

Load-Line Calibration .............. [Enable]
CPU Spread Spectrum ................ [Disable]
PCIE Spread Spectrum ............... [Disable]
CPU Clock Skew ..................... [Auto]
NB Clock Skew ...................... [Auto]
CPU Margin Enhancement ............. [Optimized]
 
CPU Voltage ........................ [1.19375v]
CPU GTL Voltage Reference (0/2) .... [0.630]
CPU GTL Voltage Reference (1/3) .... [0.670]
CPU PLL Voltage .................... [1.52]
FSB Termination Voltage............. [1.26]
DRAM Voltage ....................... [1.90]
NB Voltage ......................... [1.22]
NB GTL Reference ................... [0.630]
SB Voltage ......................... [1.10]
PCIE SATA Voltage .................. [1.50]

hmm praticamente igual à minha config, só k não mexi nas voltagens GTL, melhora alguma coisa mexer nessas voltagens?
 
Última edição pelo moderador:
hmm praticamente igual à minha config, só k não mexi nas voltagens GTL, melhora alguma coisa mexer nessas voltagens?

Eu acho que ajuda a conferir mais estabilidade ao CPU, principalmente quando em OC.

Uns gostam de usar essas voltagens, outros não, não há nada como testares por ti e veres se notas diferença ou não.

Muita gente diz que, se usar as voltagens manuais no GTL, que depois não tem de usar tanto vcore no CPU, verdade ou não, não sei... nunca experimentei.
 
Eu acho que ajuda a conferir mais estabilidade ao CPU, principalmente quando em OC.

Uns gostam de usar essas voltagens, outros não, não há nada como testares por ti e veres se notas diferença ou não.

Muita gente diz que, se usar as voltagens manuais no GTL, que depois não tem de usar tanto vcore no CPU, verdade ou não, não sei... nunca experimentei.

Pois dava-me jeito um pouco menos de vcore, não k tenha más temps mas quanto menos vcore melhor:P, tenho de experimentar então.

Thanx reiszink;)
 
Outra coisa que estão sempre a esquecer-se, é que o vcore não é a unica voltagem que influencia o calor e outras coisas que não gostamos muito no OC. Os cpu's modernos tem controlo de muitas voltagens internas e de ligação ao exterior, principalmente nos novos 1366.
 
Boas, consegui 3.6 estavel com 1.22vcore no meu C1. as temps andam nos 77 nos cores em IBT e 60 tembem nos cores em prime95. é o maximo que consigo com este cooler. ainda tentei ir a 3.8 mas as temps iam a 98º e voltei atras outra vez
 
Boas pessoal.

Até agora, andava com o CPU a 3.6Ghz com 1.17v como está num post mais acima. Mas, queria puxar um pouco mais, a 3.8Ghz já consegui encontrar estabilidade a 1.23v, mas queria os 4.0Ghz, tenho é receio das voltagens, visto que, para 4.0Ghz preciso de ultrapassar os 1.30v

Pelas informações da Intel, o CPU deve aguentar sem problemas até 1.36v, mas serão voltagens acima dos 1.30v viáveis para o dia a dia, com refrigeração a ar?

Vale a pena sobrecarregar o CPU com tanta voltagem, ou deixar estar a 3.6Ghz ou pelo menos os 3.8Ghz?
 
Última edição:
Boas pessoal.

Até agora andava com o CPU a 3.6Ghz com 1.17v como está num post mais acima. Mas, queria puxar um pouco mais, a 3.8Ghz já consegui encontrar estabilidade a 1.23v, mas queria os 4.0Ghz, tenho é receio das voltagens, visto que, para 4.0Ghz preciso de ultrapassar os 1.30v

Pelas informações da Intel, o CPU deve aguentar sem problemas até 1.36v, mas serão voltagens acima dos 1.30v viáveis para o dia a dia, com refrigeração a ar?

Segundo a Intel, o máximo absoluto para um Quad de 45mn é 1.45v... Esse valor que referes é um valor compreendido entre mínimo e máximo, sendo o 1.36v aceite enquanto máximo, para o CPU funcionar a stock. Eu tinha aqui um PDF com isso, mas agora não o encontro... :\

EDIT:

Na página 17, tens os máximos em termos de voltagens, segundo a própria Intel. ;)

http://download.intel.com/design/processor/datashts/318732.pdf
 
Boas pessoal.

Até agora, andava com o CPU a 3.6Ghz com 1.17v como está num post mais acima. Mas, queria puxar um pouco mais, a 3.8Ghz já consegui encontrar estabilidade a 1.23v, mas queria os 4.0Ghz, tenho é receio das voltagens, visto que, para 4.0Ghz preciso de ultrapassar os 1.30v

Pelas informações da Intel, o CPU deve aguentar sem problemas até 1.36v, mas serão voltagens acima dos 1.30v viáveis para o dia a dia, com refrigeração a ar?

Vale a pena sobrecarregar o CPU com tanta voltagem, ou deixar estar a 3.6Ghz com pelo menos os 3.8Ghz?

Desde a voltagem que esteja dentro do limite imposto pela marca não te preocupes muito com isso. Tens é de controlar as temperaturas, desde que não passe dos 80ºc sistematicamente estás em segurança. (poderia ser até 90ºc, eu é que pessoalmente gosto de baixar um pouco a parada)

Cumps
 
Segundo a Intel, o máximo absoluto para um Quad de 45mn é 1.45v... Esse valor que referes é um valor compreendido entre mínimo e máximo, sendo o 1.36v aceite enquanto máximo, para o CPU funcionar a stock. Eu tinha aqui um PDF com isso, mas agora não o encontro... :\

EDIT:

Na página 17, tens os máximos em termos de voltagens, segundo a própria Intel. ;)

http://download.intel.com/design/processor/datashts/318732.pdf

Então quer dizer que, usar no dia a dia acima de 1.30v, desde que as temperaturas estejam sobre controlo, não deverá haver grandes problemas?

As temperaturas que tenho agora a 3.8Ghz com 1.23v, rondam os 57º/58º de pico no Intel Burn Test, mas raramente andam assim, situam-se a 55º/56 na grande maioria do tempo do teste.
 
Última edição:
Então quer dizer que, usar no dia a dia acima de 1.30v, desde que as temperaturas estejam sobre controlo, não deverá haver grandes problemas?

As temperaturas que tenho agora a 3.8Ghz com 1.23v, rondam os 57º/58º, a correr Intel Burn Test.

A priori não deverá haver problema algum e essas temperaturas são perfeitamente aceitáveis, estando a ar claro... São as mesmas que as minhas aliás, tirando uma diferença de 2 ou 3 graus entre os diferentes cores. ;)

EDIT:

Mais uma vez, invejo o VID desse CPU já agora. A sério... :\
 
Última edição:
Pelo que me disseram, o VID dele até não era assim nada de especial, tendo em conta que é um CPU em 45nm.

O meu tem VID de 1.2500v, não sei se realmente é muito bom ou não.
 
Pelo que me disseram, o VID dele até não era assim nada de especial, tendo em conta que é um CPU em 45nm.

O meu tem VID de 1.2500v, não sei se realmente é muito bom ou não.

Também acaba por ser um bocado de sorte... Eu tenho um que é o E0, que é o stepping mais recente, que precisa de um 1.34v já com tudo afinado manualmente, para aguentar os 3.80Ghz, ao passo que um amigo meu com 1.20v ou 1.22v chega aos 4Ghz, sem loadline calibration, já que o vdroop na board dele é inexistente; Isso é que é valente. :D

Seja como fôr, manda-lhe os 4Ghz para cima que em termos de voltagens e temperaturas, estás mais que na zona segura.
 
Então quer dizer que, usar no dia a dia acima de 1.30v, desde que as temperaturas estejam sobre controlo, não deverá haver grandes problemas?

As temperaturas que tenho agora a 3.8Ghz com 1.23v, rondam os 57º/58º de pico no Intel Burn Test, mas raramente andam assim, situam-se a 55º/56 na grande maioria do tempo do teste.

Tu manda-te à campeão. Tens umas temps muito muito boas!
São coisas diferentes, mas por exemplo eu com o meu i7 930 a 4,0Ghz atinge os 77º com o Linx...

Já tive um Q9550 e não consegui sair dos 3,6 na altura com temps aceitáveis. Também tratava-se de um C1!

Cumps
 
Já me mandei para os 4.0Ghz, mas estou com dificuldades em estabilizar as memórias. Tenho umas G.Skill a 1100Mhz de origem.

Já tentei acima de 1100Mhz, mas dá erros no Memtest e ao correr o Prime95 no modo Blend, mas, até aqui tudo bem, elas podem não dar os Mhz extra já de si. O estranho é que, nem que coloque as memórias abaixo dos 1000Mhz, com o CPU a 4.0Ghz continua a dar erros nas memórias, é estranho.

Se voltar a colocar o CPU a 3.6Ghz por exemplo, posso ter as memórias à vontade a 1063Mhz e até a mais, mas com o CPU acima disso, nem com elas a 943Mhz lá vai.

Se alguém me puder dar uma dica, agradecia. Não é falta de voltagem, que já lhes carreguei bem, seja na ram, seja no NB, etc... Alguma coisa me está a escapar.
 
Já tentaste soltar as latências um pouco...?!

Por acaso não, estão a 5-5-5-15, que são como vêm de fabrica.

Mas acho estranho ser disso, elas pelo menos até à velocidade stock (1100Mhz), deveriam dar com CAS 5, mas nem abaixo de 1000Mhz elas estão a estabilizar.

A velocidade a que está o CPU, vai ter influência nisso? Nunca me aconteceu, todas a memórias que tive, deram as latências e Mhz que indicavam nas especificações, independentemente do CPU.

Mas, vou experimentar a ver, pode ser que resolva alguma coisa.

Obrigado.
 
Back
Topo