[Tópico] Overclock a Q9550

DRAM Voltage ....................... [1.90]

mete 2.2 que estabilizão logo

Se fosse assim tão fácil, não tinha eu o problema. :-D

1.90v é com o CPU a 3.6Ghz e rams a 1063Mhz. Com o CPU a 4.0Ghz e as memórias mesmo abaixo dos 1000Mhz (943Mhz) :confused:, nem com 2.20v lá vai, por isso é que acho estranho.

O problema é mesmo esse, algo está a escapar, se fosse falta de voltagem, já tinha isto resolvido há muito.
 
Última edição:
O teu problema não é nas memórias.

As minhas memórias são iguais e fazem os 550 (1100mhz) sem problemas. Um dos kits que tenho chega praticamente a 600 o outro faz 585 salvo erro, com a voltagem a 1.9v, atenção que as memórias praticamente não fazem overclock por se dar mais voltagem.

Quais as voltagens e parâmetros que estás a utilizar na bios.

Para meter o fsb a 470-475 já tens de aumentar voltagens além do vcore, tipo nb, fsb.

Penso que essa board não gosta do divisor 1:1.
 
Esses 943 é com as memorias a 1:1 ou 5:6 ?

Tem estado em divisor 5:6.

O teu problema não é nas memórias.

As minhas memórias são iguais e fazem os 550 (1100mhz) sem problemas. Um dos kits que tenho chega praticamente a 600 o outro faz 585 salvo erro, com a voltagem a 1.9v, atenção que as memórias praticamente não fazem overclock por se dar mais voltagem.

Quais as voltagens e parâmetros que estás a utilizar na bios.

Para meter o fsb a 470-475 já tens de aumentar voltagens além do vcore, tipo nb, fsb.

Penso que essa board não gosta do divisor 1:1.

Lógico que sim, é necessário aumentar voltagens, mas por mais que suba a voltagem do NB, FSB, PLL, e até das ram´s, as memórias pouco tempo depois dão erro.

O CPU está perfeiramente estável, corre IBT, Lynx e Prime 95 em small e large FFT´s, sem nenhum problema. Mas, basta colocar a correr o Memtest ou o Blend do Prime95 que puxa mais pela ram, é erro na certa.

Daí que, ache que seja das memórias, visto que, o CPU está estável.

Por exemplo, para 3.8Ghz e ram a 1075Mhz, já usei estas voltagens absurdas, e mesmo assim, as memórias dão erro passado um tempo nesses programas. A jogar BC2 por exemplo, passados poucos minutos, a imagem e som congelam e tenho de sair do jogo.

CPU Voltage ........................ [1.25000v]
CPU GTL Voltage Reference (0/2) .... [0.635]
CPU GTL Voltage Reference (1/3) .... [0.670]
CPU PLL Voltage .................... [1.54]
FSB Termination Voltage............. [1.34]
DRAM Voltage ....................... [2.1]
NB Voltage ......................... [1.32]
NB GTL Reference ................... [0.650]
SB Voltage ......................... [1.10]
PCIE SATA Voltage .................. [1.5]
 
E se desceres para 1:1, ficando a 800 e tal, continua a dar erros ?

Sim, já experimentei também CPU a 3.8Ghz (448 FSB) e memórias a 896Mhz para ficar com 1:1, e mais cedo ou mais tarde, dá erro no Memtest e no Blend do Prime.

Já não sei mesmo o que fazer, parece obra do diabo isto. O estranho é que, coloco o CPU a 3.6Ghz (424 FSB), e memórias a 1063Mhz com apenas 1.90v e já fica tudo sem problemas.

Com o CPU acima disso, nem as consigo estabilizar abaixo dos 1000Mhz. Ou há aqui alguma coisa que estou a fazer de muito errado, ou então é o PC que está possuído. :-D

Quando tinha o Q6600 a 3.2Ghz, as ram´s estavam a 1066Mhz, e também tudo a 100%.
 
Última edição:
experimenta mexer no FSB strap. Sim, eu sei que te vai alterar os divisores/velocidades da RAM (e nem estou sequer a fazer contas para saber o que vais ter disponível), mas mexe e logo vês

o meu Q6600 nem arranca com FSB strap a 400, o que acaba por nao ser mau porque supostamente os straps mais apertados dão mais performance clock-per-clock
 
experimenta mexer no FSB strap. Sim, eu sei que te vai alterar os divisores/velocidades da RAM (e nem estou sequer a fazer contas para saber o que vais ter disponível), mas mexe e logo vês

o meu Q6600 nem arranca com FSB strap a 400, o que acaba por nao ser mau porque supostamente os straps mais apertados dão mais performance clock-per-clock

Vou ver isso, obrigado pela dica.
 
Estás com o vcore baixa para 4ghz, na minha opinião.

Qual é o vid do teu cpu??

Para 4ghz utiliza o strap 333mhz e divisor 6:5. Tenta 470 * 8.5 com memórias a 1128mhz 1.9v.

Dependendo do vid do teu cpu, mas deves ter de ir para cima de 1.3*v no vcore, para os 4ghz.

Qual é o PL que estás a usar nas memórias??
 
Estás com o vcore baixa para 4ghz, na minha opinião.

Qual é o vid do teu cpu??

Para 4ghz utiliza o strap 333mhz e divisor 6:5. Tenta 470 * 8.5 com memórias a 1128mhz 1.9v.

Dependendo do vid do teu cpu, mas deves ter de ir para cima de 1.3*v no vcore, para os 4ghz.

Qual é o PL que estás a usar nas memórias??

Isso é muito relativo... Eu como disse na página anterior, tenho um amigo que com vcore de 1.20v ou 1.22v, consegue os 4Ghz estáveis, pelo menos quando confrontado com 12 horas de Prime95 e 30 passagens de LinX. Nenhum CPU é igual.
 
Aquele vcore de 1.25000v, que depois dá 1.23v no Windows, é para o CPU a 3.8Ghz e não 4.0Ghz. Não precisa de mais, porque está estável em IBT e Lynx.

Nestes dias, não tenho tido oportunidade de mexer mais no PC, e por isso, coloquei os 3.6Ghz que tinha primeiro.

Quando voltar novamente à carga, deixo aqui o feedback de com correu.
 
Boas, tenho um Q9550 com o OC que podem ver na imagem (carreguem para ver maior) abaixo representada (ignorem o 3dmark, foi só para não tirar outro screenshot). Queria puxar mais por ele, de modo a que chegue aos 4.0GHZ, mas não estou a conseguir, por isso gostava que me dessem algumas sugestões, se possível. Já agora, tenho o cabo de 4pin ligado à board para alimentar o cpu, se ligar o de 8pin conseguirei mais OC?



Uploaded with ImageShack.us

Cumps
 
pior nao faz de certeza. se tens o cabo até devias ter ligado isso quando montastes

e o teu cpu, apesar de ser um C1, parece escalar bem, e provavelmente até faz os 4.0 GHz sem precisar de muito vcore

mas se tens a fonte do teu my system nao te aconselhava a fazer muito OC
já deve andar nas lonas e provelmente é o que está a limitar
 
Última edição:
Não, já fiz um upgrade, só que ainda não actualizei o my system, mas vou ligar o cabo 8pin... Não tenho a certeza, mas quando tinha as memórias antigas, que eram a 800mhz, conseguia mais oc do que com estas novas a 1066mhz, será que não são as memórias que me estão a limitar?
 
Boas, já liguei o cabo de 8pinos e consegui mais OC. Neste momento tenho o CPU a 4003Mhz (FSB a 471 Mhz com multiplicador a 8.5x e vCore a 1.30625v), já testado e com sucesso no IntelBurnTest em Stress lvl High. O problema, são as memórias, que estão 941Mhz, ou seja, estão mais baixa do que a frequência stock (1066 Mhz), o problema é que a próxima frequência que aparece já é demasiado elevada. Para resolver esse problema, já experimentei reduzir o multiplicador e joguei com o fsb, de modo a que o CPU ficasse a 4000Mhz e as mems a 1066mhz, coisa que consegui, mas o pc não iniciava sequer, resumindo, meti o FSB a 533Mhz (com multiplicador 7.5) e assim o CPU ficava a 4000Mhz aprox. e as mems ficavam a 1068Mhz. O que posso fazer para ter o CPU a 4000Mhz e as memórias a uma frequência igual ou superior a 1066Mhz?

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo