[Tópico] Overclock a Q9550

a 4.0 com 1.36 ja tas mesmo no limite da voltagem segundo o que a Intel diz.
nao consegues menos Vcore??
eu consegui 4.0 e tenho-o a 4.0 com 1.3
 
os aconselhados recomendados são os que a intel disponibiliza. Atenção que os 71ºC são temperatura do "CPU" e nao dos cores(que é mais elevada)
claro que com bom cooling se forem até uns ~1.45v nao deve haver espiga, desde que nao abusem no vPLL.
Se compensa ou não o ganho em MHz acima/a partir de um determinado vcore, já entra um bocado na opinião de cada um
 
Decidi explorar um pouco as potencialidades deste meu Q9550.

Meti-o a 4Ghz e andei a reduzir o vcore. Isto é o resultado.



Esta pic foi tirada após 5 minutos de prime95 nos 4 cores.

Notei logo que a temperatura em idle e em full baixaram.

Mais tarde vou ver se dá para baixar mais, mas por agora quero é fazer alguma utilização de dia a dia para ver como é que ele se porta. Não me apetece estar agora com umas horas de Prime 95 nele.
 
Puff, não faz, pois estou a reduzir a voltagem. Vai é haver uma altura em que não vai ficar estável, ou nem arrancar por não ter voltagem que chegue.
 
se fizer os 4 GHz estáveis com a tensão da pic já é bastante bom :)

corre uns 10 rounds de IBT com stress máximo, é mais rapido que horas de prime/orthos e mais fiável
nao te assustes é com as temperaturas
 
Corri o IBT, com 5 runs, e não deu erros. Mas as temperaturas chegaram a certa altura aos 75Cº.8|

Sempre que corro o IBT fico com o coração nas mãos por causa das temperaturas que aquilo obtém, mas lá que é uma forma rápida de verificar a estabilidade, lá isso é.

Creio que está comprovado que está estável quanto baste. Para 4Ghz num Quad Core, creio que é um bom resultado.
Ainda vou tentar baixar mais um pouco a voltagem.
 
Corri o IBT, com 5 runs, e não deu erros. Mas as temperaturas chegaram a certa altura aos 75Cº.8|

Sempre que corro o IBT fico com o coração nas mãos por causa das temperaturas que aquilo obtém, mas lá que é uma forma rápida de verificar a estabilidade, lá isso é.

Creio que está comprovado que está estável quanto baste. Para 4Ghz num Quad Core, creio que é um bom resultado.
Ainda vou tentar baixar mais um pouco a voltagem.

tens um bom vcore, mas como tens as outras voltagens? PLL, FSBvoltage, NB..etc?
 
Até há pouco tinha-os em Auto, e como a minha MB não diz estes valores, não sei os que estavam.

Mas agora coloquei-os manualmente e comecei por:
PLL: 1.50V
FSB voltage: 1.20
NB voltage: 1.20
Memória: default

Já corri um IBT com estes settings e não deu erros.

Creio que o PLL e as memórias estão no valor de origem e os restantes com mais 0.10V

Que acham?
 
Até há pouco tinha-os em Auto, e como a minha MB não diz estes valores, não sei os que estavam.

Mas agora coloquei-os manualmente e comecei por:
PLL: 1.50V
FSB voltage: 1.20
NB voltage: 1.20
Memória: default

Já corri um IBT com estes settings e não deu erros.

Creio que o PLL e as memórias estão no valor de origem e os restantes com mais 0.10V

Que acham?

deves ter tido sorte com o teu cpu, eu tenho um igual e a minha board tem o mesmo chipset que a tua, e não consigo ter 4.0Ghz estáveis com essas voltagens assim tao baixas... essas voltagens que tens sao praticamente as que o cpu tras stock para 2.83Ghz
 
deves ter tido sorte com o teu cpu, eu tenho um igual e a minha board tem o mesmo chipset que a tua, e não consigo ter 4.0Ghz estáveis com essas voltagens assim tao baixas... essas voltagens que tens sao praticamente as que o cpu tras stock para 2.83Ghz

Neste momento não estou a 4Ghz. Estou a 3,8Ghz. Apesar de ficar IBT estável a 4Ghz com estes settings, no TF2 dá-me um erro e vai para o desktop. Não sei bem de que é este erro, mas por enquanto fica a 3,8Ghz.

Vou por o PLL em 1,55v então. Obrigado pelo conselho.
 
Back
Topo