[Tópico] Overclock a Q9550

Voltages

O problema é que eu agora pus auto e esta com 1.22v, e ate esta mais ou menos:o em principio irei por algures entre 1.25 e 1.35, o cooler é o h50.

Que valor recomendas para o PLL, GTL, NB E SB, e FSB voltage?:D Se faz favor tendo em conta a board p5q3.
 
Boas,

comprei recentemente um Q9550 que supostamente devida funcionar em cada core a 2.83 Ghz. Reparei que no cod4 existiu poucas diferenças de perfomance entre este e um Core2duo. Resolvi então instalar o CPU-Z e diz lá que o core speed está a 2000 Ghz, não era suposto estar a 2.83 Ghz? Tem certas alturas que sobe aos 2.836 Ghz, mas é raro manter-se lá. É a primeira vez que lido com um problema destes, haverá alguma solução para o por a trabalhar á velocidade normal, os tais 2.83Ghz? Será alguma opção em auto que me esteja a escapar?

Obrigado



Cumprs
 
Sobre o desempenho ser semelhante ao teu Core 2 Duo anterior no COD4, acontece porque o COD 4 não aproveita os 4 cores do Q9550. Isto acontece ainda com muitos jogos, sendo que a maioria apenas aproveita 2 cores. Com o tempo começam a aparecer mais jogos a suportar 4 cores.

Sobre a velocidade, isso acontece porque deves ter o Intel SpeedStep ligado. Isto basicamente faz com que o CPU reduza a sua velocidade, seleccionando um multiplicador inferior, para poupar energia. Se ligares um programa que puxe pelo CPU vais ver que a velocidade sobe logo para 2.83Ghz.
 
Sobre o desempenho ser semelhante ao teu Core 2 Duo anterior no COD4, acontece porque o COD 4 não aproveita os 4 cores do Q9550. Isto acontece ainda com muitos jogos, sendo que a maioria apenas aproveita 2 cores. Com o tempo começam a aparecer mais jogos a suportar 4 cores.

Sobre a velocidade, isso acontece porque deves ter o Intel SpeedStep ligado. Isto basicamente faz com que o CPU reduza a sua velocidade, seleccionando um multiplicador inferior, para poupar energia. Se ligares um programa que puxe pelo CPU vais ver que a velocidade sobe logo para 2.83Ghz.

Obrigado pela ajuda.

Esse Intel speedstep dá para desligar, onde o posso desligar?


Cumprs
 
Pretendo desligar só para fazer uns testes, depois pretendo ligar novamente.

Vou ver se consigo desligar.

Obrigado

Posso ja te adiantar que os testes que vais fazer vao te dar o mesmo rezultado com o SpeedStep On ou Off

ps.. se queres mais performance só com Overclock
 
Última edição:
desliguei o Intel speedstep, mas continuo sempre com os cores controlados, em média está sempre a 2.0 Ghz, quando deveria estar a 2.83 Ghz (stock) com ele desligado. Os testes que pretendia fazer era, aumentar a perfomance em jogos, porque neste momento estou com muito menos desempenho que quando tinha um dual core. Mudei motherboard, cpu e windows e por incrivel que pareça tenho pior desempenho que um Core2duo E6320 a nivel de fps
 
Verifica na bios se tens o multiplicador a 8.5 e o FSB a 333 Mhz.

O Q9550 tem uma velocidade superior ao do E6320, e muito mais cache L2, por isso devia ter um desempenho significativamente melhor em jogos, mesmo quando estes não aproveitam os 4 cores.

Mete imagens de todas as tabs do CPUZ, pode ser que dê para nós vermos o teu problema.
 
Boas,

fui á bios confirmar, como já tinha posto, o multiplicador a 8.5 e o fsb a 333 mhz.
Reparei tambem que agora não aparece lá a opção do Intel speedstep, não percebo porque, á bocado consegui desactiva-lo, mas sem resultados, agora nem apareçe lá.

Aqui vão imagens do CPU-Z:





http://img689.imageshack.us/i/97772766.jpg/







 
Última edição:
Falta meteres a tab com as memórias. Verifica se estas estão em dual channel, isto pode significar um bom decréscimo de desempenho.

Nas imagens que meteste, dá para ver que o multiplicador está reduzido automaticamente para 6X, ao contrário de quando o CPU começa a trabalhar em força, ficando a 8.5X.
 
Desculpa, meti 2 screens repetidos ;), ja está lá, a 3ª imagem e segundo está lá, estão em dual.

Pois, o multiplicador tambem já tinha reparado, que mesmo metendo na bios a 8.5, como está, no CPU-Z apareçe sempre a 6x, sendo essa talvez a razão para estar sempre a funcionar abaixo da capacidade total do cpu. Uma das coisas que me mete mais impressao, é que uma vez consegui desactivar o Intel speedstep e agora nem o vejo na bios.
 
o speedstep continua activo, caso contrario o multi estava sempre a 8.5

se trocaste de XP para Seven não esperes que seja o CPU que te faca ter mais performance em jogos, a menos que jogues em DX9 também....
 
o speedstep continua activo, caso contrario o multi estava sempre a 8.5

se trocaste de XP para Seven não esperes que seja o CPU que te faca ter mais performance em jogos, a menos que jogues em DX9 também....

Não, troquei de Vista para o 7, que segundo me informaram é mais leve que o Vista.
Com o Vista e com um Core2Duo E6320, tinha uma perfomance quase 2x superior ao que tenho agora. Penso que o problema é mesmo o CPU não estar no seu máximo, visto ter o multiplicador a 6x.
 
Não, troquei de Vista para o 7, que segundo me informaram é mais leve que o Vista.
Com o Vista e com um Core2Duo E6320, tinha uma perfomance quase 2x superior ao que tenho agora. Penso que o problema é mesmo o CPU não estar no seu máximo, visto ter o multiplicador a 6x.

mas o CPU só esta a X6 quando não estas a puxar por ele, quando uma aplicação necessita de mais, ele passa para X8.5

instala e corre o Prime95 com o CPUZ aberto para veres se ele não passa logo para X8.5

quanto a passares do vista para seven, sabes que o seven ainda esta muito verde em termos de drivers, comparado com o vista.... pode não ser o CPU o causador da perda de performance...
 
Por acaso o Windows 7 está ao mesmo nível que o vista em termos de drivers. Isto porque usam um kernell muito parecido. Aliás, podes usar as drivers do Vista do 7, sem problemas. Aconteceu o mesmo nos tempos do Windows 2000/XP.

jpjpjpjp, o teu CPU parece estar bem configurado. Por isso começo a pensar que seja problema de outro componente do PC.

Mesmo assim, mete agora umas imagens da Bios, para vermos como tens isso configurado.

Diz qual é o resto do teu sistema, especialmente a motherboard.
 
Boas!

Tenho uma board muito parecida com a jpjpjpjp, ele tem uma P5Q Pro Turbo, eu tenho uma P5Q Pro... e comigo passa-se o mesmo! Desliguei na BIOS o Speedstep, e mesmo assim, o CPU em idle faz underclock para 2000MHz. Actualizei, inclusivê a BIOS para a última versão (2102), e continua na mesma!

Já agora, se for possível, pedia-vos que dessem um saltinho ao tópico que criei na secção "OC - Dúvidas", e dessem uma olhada às screenshots das temperaturas que postei. A minha 'situação' está lá explicada, e gostaria de saber se isto do Speedstep tem algo a ver com as temperaturas que eu considero serem altas!

- Link do tópico: http://forum.zwame.pt/showthread.php?p=5519321

Obrigado desde já!
 
Boas!

Tenho uma board muito parecida com a jpjpjpjp, ele tem uma P5Q Pro Turbo, eu tenho uma P5Q Pro... e comigo passa-se o mesmo! Desliguei na BIOS o Speedstep, e mesmo assim, o CPU em idle faz underclock para 2000MHz. Actualizei, inclusivê a BIOS para a última versão (2102), e continua na mesma!

Já agora, se for possível, pedia-vos que dessem um saltinho ao tópico que criei na secção "OC - Dúvidas", e dessem uma olhada às screenshots das temperaturas que postei. A minha 'situação' está lá explicada, e gostaria de saber se isto do Speedstep tem algo a ver com as temperaturas que eu considero serem altas!

- Link do tópico: http://forum.zwame.pt/showthread.php?p=5519321

Obrigado desde já!

O speedstep n tem nada a ver com as temps, desliga-lo só traz desvantagens: maior consumo, maior calor, piores temps, maior desgaste...

N percebo para k kerem desactivar esta excelente feature
 
O speedstep n tem nada a ver com as temps, desliga-lo só traz desvantagens: maior consumo, maior calor, piores temps, maior desgaste...

N percebo para k kerem desactivar esta excelente feature

Exactamente. Não se compreende porque querem desactivar esta opção.
O meu Q9550, mesmo com overclock, tem o Speedspep ligado para gastar menos quando está em idle.
 
Back
Topo