Tópico para (tentar...) descomplicar

Cleophas

Power Member
Viva!

Sou proprietário de uma poderosa (ironia) Point and Shoot Sony S90.

Como já tinha escrito noutro post, pensava dar o salto para um bridge (ou superzoom... não nos prendamos nos conceitos).

Mas, sendo certo que uma dSLR é um salto bastante mais ambicioso, gostaria de saber que dSLR deveria comprar (e respectiva lente que me permita um certa versatilidade), de modo a ter o máximo de funcionalidades possíveis (sei que vídeo será difícil) quando comparada com uma dessa Bridges (Panasonic FZ28 era a minha referência).

Em termos de focagem, como ficaria servido? Uma dSLR tem focagem automática?

Se bem entendo, o Live View é a possibilidade de tirar a foto directamente pelo LCD, como nas P&S, não é?

Obrigado!
 
Última edição:
para ter a versatilidade com uma slr que terias com uma superzoom precisavas ou de uma 18-250 ou duas lentes
em qq dos casos dificilmente ficaria abaixo dos 600/700€

sim liveview é isso mm

qt à focagem sim, é automática excepto em corpos sem motor interno (d40, d40x e d60) com lentes que tb n tenham motor interno
 
Obrigado, adolfo dias.

Não sabia isso do motor interno!

Eu sei que em termos de custo ficaria bastante acima, mas nesse caso que equipamentos aconselharias(m)?

Quanto a estabilização de imagem: depende da máquina ou da Lente?
 
Última edição:
Algumas têm estabilização em algumas lentes (canon, nikon, etc).. Outras têm estabilização no corpo.. (sony, etc..)
 
Com uma lente 18-200mm ou similar perderia muita qualidade? Seria muito mais caro?

O que é o "Grip" (penso que seja o Punho) e qual a importância?
 
Sim perdes alguma qualidade de imagem , Sim é mais cara e pela qualidade de imagem n compensa.
O Grip serve como complemento de energia podendo levar 2 batrias da maquina e tb é mas comodo para quem gosta de fotografar na vertical. para alem de dar estabilidade.

Cumps
 
julgo que o kit com duas lentes fica por 950€ +/-
corpo + 18-200 deve ficar por cerca de 1000€
pelo menos tenho ideia que a 18-200 mais barata custa 500€

alem de ficares com uma lente mais curta ficas tb com uma lente com menos qualidade.
se perde mt ou pouca depende dos teus padroes

o grip é o punho sim. alem de ser melhor para fotografias na vertical adiciona tb algum peso à máquina ajudando a estabilizar e permite a quem tem mão grandes agarrar mais confortavelmente
 
Se nao precisas do salto em qualidade de imagem (ok, precisas-se sempre, mas da pra perceber) em prints grandes e a ISOs altos, uma bridge e preferivel.
A minha FZ18 safa-se tao bem ou melhor que as minhas lentes em algumas distancias focais. Tambem faz mais distancias do que as lentes que tenho agora.

Para teres o mesmo range precisarias de lentes (pelo menos duas) ate ~350mm (crop facto ~1.5) para equiparar a FZ18.


O que fazes numa bridge fazes numa DSLR e ainda mais (video so em novos modelos, caros).
Em termos de estabilizacao, a opiniao mais generalizada e os testes feitos indicam que estabilizacao optica na lente e o melhor. Segundo opinioes de criticos, a Panasonic com o seu MEGA O.I.S. oferece das melhores. A Canon, Nikon, Panasonic e Olympus oferecem esta opcao. A Sony, Pentax e Samsung (=Pentax), oferecem no corpo.
Quando se falar em melhor estabilizacao quer dizer que vais conseguir a mesma exposicao com shutter speeds mais baixas. Isto e bom porque podes tirar fotos sem tripe com menos luz.
Desvantagem, as lentes ficam mais caras (mais pesadas?).
A vantagem de ter no corpo e que podes usar qualquer lente e tens sempre alguma estabilizacao. Desvantagem e que nao podes ir para velocidades tao baixas (fotos tremidas mais provaveis).
Cuidado que nao deves descorar o valor de usar um tripe. Mesmo com estabilizacao, vais precisar dele.

Eu sei que o pessoal da nikon nao gosta, mas nao me entra na cabeca uma maquina limitada a lentes com motor interno, para fazer focus. Nao recomendo.

Se SLR e mesmo para ti (pensa bem), entao:
Nikon: D80
Canon: 400D
Pentax: K200D
Olympus: E510
Estou a indicar estes porque nao quero que te saia muito caro e porque conheco minimamente.
Estas maquinas comecam perto dos 400 euros e vao ate ~650 (com lente kit).
Depois comprar lentes para ir ate 300-400mm podes gastar ~200 euros ate 600 euros. Isto sem entrar em lentes rapidas e precos nos milhares de euros...
Como podes ver, uma DSLR, mesmo modelos de entrada, podem ficar carotes se quiseres flexibilidade no teu range de distancias focais.

Nem entramos em acessorios...
 
Última edição:
Nunca te sais mal com nenhuma das DSLRs sugeridas ate agora.
Se nao fazes questao na marca, permite-me que sugira:
Pentax K200D
+ Grip +18-55mm + 55-200mm (lentes Pentax) : ~650 Euros (1)
+ 18-55mm +55-300mm (lentes Pentax) : ~780 Euros (2)
+18-250mm (lente Tamron) : ~850 Euros (3)
+18-55mm (Pentax) +70-300mm (tamron)+ 4gb + case: ~625 Euros (4)

e verdade que com o aumentar da flexibilidade da lente em si ha uma perda de qualidade.
Mas as lentes que referi, na sua gama, oferecem das melhores relacoes qualidade preco.
Dentro destas recomendo (4) > (2) > (1)
A opcao (3) sera para o caso especial em que o tipo de fotografia que fazes pede uma lente que faca tudo. Se precisas de menos peso, rapidez, e se nao e conveniente mudar a pente, tudo isto mantendo um range jeitoso.
 
edumad, acho que a recomendar uma canon de entrada é preferível a 1000D à 400D! Além de mais barata tem as suas vantagens!
 
Tens razao. Pensem na 450d, mas como essa ainda deve tar cara, disse a 400d.
Mas a 1000d sendo bem mais nova tem vantagens sim senhor.
 
desculpem a ignorância, mas as reflex tem funções como "face detection", modos pré-definidos, e outras funções que me possam ajudar enquanto não consigo aprender a desenvencilhar-me sozinho com a definição mais avançada de parâmetros?
 
a seguir vais perguntar por "disparo por sorriso"? :lol:

sim tem modos "automaticos", face detection assim de repende n me lembro de nenhuma...
 
:) Embora nunca tenha testado, cheira-me que isso do disparo por sorriso é um bocado parvo!...

Estou quase convencido! Só falta ultrapassar o incómodo de ter de andar com duas lentes e de não ter modo de vídeo...
 
Podes tambem adquirir uma D70s em 2ª mão barata. Em termos de ergonomia é mais confortável de usar e não tens o problema do motor de focagem como acontece com a D40. Pra alem de que deve ficar mais barata que as demais, já encontras corpos de D70s entre os 275 e so 300€ à venda.

Cumps,
michael c
 
desculpem a ignorância, mas as reflex tem funções como "face detection", modos pré-definidos, e outras funções que me possam ajudar enquanto não consigo aprender a desenvencilhar-me sozinho com a definição mais avançada de parâmetros?

:) Embora nunca tenha testado, cheira-me que isso do disparo por sorriso é um bocado parvo!...

Estou quase convencido! Só falta ultrapassar o incómodo de ter de andar com duas lentes e de não ter modo de vídeo...

dadas essas tuas duvidas tv seja preferivel optares por uma superzoom
 
Back
Topo