Topologias de Redes

Scorpiao

Suspenso
Boas,
alguem mais entendido nestas matérias me poderá dar umas dicas :

Topologias de redes: (Bus, Estrela, Ring e Malha), utilizam obrigatoriamente servidores, ou fica ao critério de cada um ???

Se alguem me poder ajudar , agradeço.

Cumprimentos,

Escorpiao
 
boas...eu dei esta materia há dois anos e já não me lembro muito bem mas pelo que me lembro penso que o uso de um servidor é obrigatório, mas como disse não tenho a certeza posso estar errado.
 
Boas,
As topologias de rede não tem nada a ver com a utilização (ou não) de servidores. Referem-se unicamente à forma como um conjunto de computadores (e outros recursos de rede, que poderão também incluir os servidores), se ligam entre si, para poderem aceder aos recursos que cada um partilha e disponibiliza.
 
Como já foi dito, um servidor não é obrigatório. O servidor serve apenas para centralizar/"fornecer" serviços que venham a ser necessários na rede com o intuito de aumentar a produtividade/satisfazer as necessidades de cada um.

Se crias um file server é porque necessitas que hajam ficheiros centralizados e sempre disponíveis; Se crias um domain controller é porque precisas de ter controlo sobre quem é que acede à tua rede (e não só); Se crias um proxy server é porque necessitas de controlar os acessos à internet (e não só) - e por aí fora.
 
Boas,
As topologias de rede não tem nada a ver com a utilização (ou não) de servidores. Referem-se unicamente à forma como um conjunto de computadores (e outros recursos de rede, que poderão também incluir os servidores), se ligam entre si, para poderem aceder aos recursos que cada um partilha e disponibiliza.

:x2:
 
Back
Topo