1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Tornar o Vista mais leve

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por nickie, 3 de Março de 2007. (Respostas: 56; Visualizações: 17555)

1. nickie

nickie Power Member

Viva!

Tenho visto por aqui algumas pessoas a dizerem que desligando algumas coisas do Vista este fica a gastar menos memória do que os "habituais" 500/600mb. Alguém tem ideia do que pode ser desligado?

Cumprimentos,

2. blastarr

blastarr Power Member

Podes desligar a Sidebar, por exemplo.

Control Panel -> Windows Sidebar Properties -> tirar o visto de "Start Sidebar when Windows starts".

3. S.T.E.E.L.

S.T.E.E.L. Power Member

É possível ter o Vista a ocupar cerca de 350 Mb de ram (isto com 1Gb de memória, já que parece que quanto mais memória tem mais ocupa).

Desactivei todas as ***** gráficas e mais uns serviços...

edit: não consigo melhor que isto sem comprometer nada que precise...

Última edição: 3 de Março de 2007
  4. RaCcOn

RaCcOn Power Member

podes sempre desactivar os efeitos graficos e assim!
    podes tambem deixarte ficar com o windows XP pois ainda nao encontrei nada de novo no vista que compense passar de um para o outro!alias ate bem pelo contrario...

5. nickie

nickie Power Member

Pois... Eu ainda não instalei o Vista no meu computador (ainda não me chegou). Tenho um T7200 2gb Go7700 512mb. De momento o Xp gasta-me cerca de 300mb de memória em idle (posso ter com menos). A minha eventual passagem para o Vista deve-se essencialmente com a memória. Por vezes uso uma aplicação que necessita que seja reservado 1gb ou mais de RAM por forma a carregar os dados todos e proceder ao tratamento sem recorrer à cache em disco (o que torna os processos mais lentos e dá-me cabo do disco pois fica horas sempre a aceder ao mesmo). O Xp é uma treta na gestão de memória o que significa que não consigo afectar mais de 900mb ao tal programa. Pelo que percebi o Vista corrige esse problema de gestão de memória, mas se para isso tiver a comer uns 600mb só em idle lá se vai a vantagem do vista pelo cano abaixo...

6. RaCcOn

RaCcOn Power Member

Concordo que o vista faz o acesso a memoria de uma forma mais "viavel" se e assim que se pode xamar!ele faz uma melhor gestao da mesma sendo que define prioridades para aceder a mesma!(isto pelo que tenho lido acerca do mesmo) mas sinceramente!por tudo o que vi do vista posso dizerte tudo o que axo do mesmo:
    - Sistema operativo pouco estavel
    - Efeitos visuais?Aquilo que ele faz e so para tapar os olhos aos users!querem um desktop 3D tem Linux + Beryl e isso sim e estavel e com efeitos que se podem xamar 3D consumindo ao mesmo tempo muito menos recursos da maquina
    - Incompatibilidade de Software (Centenas de proramas incompativeis) ja para nao falar da porcaria que fizeram ao fazer com que nao fosse possivel mecher no kernel do windows!pois por exemplo e isto passou-se mesmo comigo, um cliente pediu para lhe instalar o Alcool 120% e como a grande maioria de nos sabemos este cria uma drive virtual para emular as imagens,entao, instalas tudo, tando o windows sempre a pedir confirmaçoes para tudo e mais alguma coisa, ate que numa das vezes que pede permiçao quando aceito da o "ecra da morte" e a maquina reinicia, inicialmente pensei que ate fosse defeito da propria maquina e que fosse do acesso a memoria, a maquina reinicia, qunado acaba de carregar o sistema operativo detecta a dita drive virtual e la da novamente o erro e vai abaixo!resoluçao para o problema: DVD do windows la para dentro, quando este e carregado deparaste com um ambiente de trabalho que nem sei se posso chamar-lhe isso, e uma janela de linha de comandos, sem saber o que fazer digitas "help" e diz q o comando e desconhecido!depois de por acaso meter um pouco o cerebro a funcionar(atençao que funciona a carvao molhado) la consegui resolver o problema!
    o que quero dizer com isto e q de certeza que um user com menos conhecimentos nao se safava mais isto so porque instalou um software que nao era compativel com o vista!
    esquecime de dizer que qunado inicias o windows a Tecla F8 so aparecia as opçoes para iniciar o windows normalemnte ou entao em modo de segurança que dava exactamente o mesmo problema!
    e por estas e por outras que evito de vender Windows vista a seja quem for!e quando alguem me pergunta acerca do assunto a resposta e sempre a mesma!"talvez daqui a um anito ou assim esteja melhor!"

7. Romani48

Romani48 Power Member

Que exagero!!

Eu por exemplo desliguei alguns serviços que não necessito e tirei alguns programas do arranque, e com AERO e antivirus tenho o vista a ocupar cerca de 300/350 Mb...

eu depois posto uma SS..

cumps

8. Jorge Esteves

Jorge Esteves Power Member

9. Romani48

Romani48 Power Member

usei algumas coisas dai...

10. MoRtYMer

MoRtYMer Power Member

Pelo que andei a ler o vista ocupa bastante memória quando está a correr porque utiliza a memória como cache, à tempo vi um texto de um gajo que com 2gb de ram tinha 6mb livres, isto devido à forma agressiva de como o vista lhe estava a usar a memória para cache.

Eu uso o vista já há mais de 1 mês, e já não vou voltar ao XP (a não ser que haja algum programa do curso que não corra no vista). Quanto à memória no vista normalmente tenho 500mb ocupados.

Quanto a problemas com o alcohol, isso é o que dá não instalar as versões mais recentes dos programas num sistema operativo novo...

A ùnica coisa que perdi com o vista foi alguma autonomia no portatil, mas posso sempre bootar em ubuntu+beryl, para poupar energia. :-D

11. Any

Any Power Member

Uma das coisas que sempre me keixei desde as betas era o SO n desligar o AERO qndo o laptop entrava em modo bateria... sempre ajudava a poupar mais algum tempo de bateria!

12. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

o vista consome toda a memoria que tem..

tens 2 gigas de ram? comigo ta me sempre a mamar 1,2 gigas..

tens 1 giga de ram? provavelmente vai te mamar sempre 600 megas...

para que? para ser mais rapido :) usa isto como cache em vez de usar so o disco rigido...

eu tenho sempre isto com 1 gigas ocupados no minimo e nem noto .. pelo contrario isto a abrir aplicacoes e mais rapido que o XP.. memso por esta razao..
    isto so com o firefox aberto..

Última edição: 7 de Março de 2007
  13. Seavoices

Seavoices Power Member

Ao contrário do que muita gente pensa, se acompanharem o percurso da memória, raramente esse ultrapassa os 600 MB por mais programas que tenhas aberto (exceptuando um hard-test) durante uma utilização normal.

Agora do CPU... já n posso dizer o mesmo!

14. Romani48

Romani48 Power Member

é exactamente o que eu noto....

Pois... mas não é bem assim... Não estas errado! mas pelo percurso que tive durantes as Betas, sei que depois da Build 5000 o Longhorn depois Vista (build 5200) passaram a ter essa opção.. de desligar o AERO.

Só que então a microsoft retira essa opção como defenida (pois pelo o que li ainda pode ser activada apartir de uma opção na registry) a partir da build 5728 (Pré-RTM ou o que algumas pessoas nominaram de RC3). A microsoft baseou se no conceito de "beleza" ou seja o AERO fica bonito, e se as pessoas quiserem poupar bateria, então que nunca o mantenham (o AERO) ligado, pois não é quando a bateria ta quase gasta que vamos nos preocupar com isto, mas sim logo no inicio...

De resto tens sempre a opção que lanças-te :P o Linux...

---------------------

EDIT1: Já agora vejam este exemplo em como o Vista quando quer consegue gastar mt pouco!

EDIT2: Bem sei que não é o vista, mas quem sabe se não pode ser possivel??
    !!!VEJAM AQUI!!!

Última edição: 7 de Março de 2007
  15. lightMC

lightMC Power Member

é exactamente isso! Mas o people gosta mt de dizer que ocupa mt e mt RAM mas é mais rápido a abrir os programas.

16. Romani48

Romani48 Power Member

Então aqui está o prometido! o meu Vista Ultimate com todo o eyecandy, alguns serviços a menos e com um consumo de 234 MB!! :wow::wow:
    :x2:

Faz maravilhas....
    cumps

17. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Agora só falta dizer o que fizestes :D

cumps

18. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

ocupa te 600 megas? provavelmente so tens 1 giga de ram...
    senao ele usava mais de certeza..

mas tambem nao sei qual e a procupacao de isto usar muita ram.. se e para ficar mais rapido ate me podia usar os 2 gigas..

se tenho 2 gigas e para serem usados sem medo lol
    nao e para so usar 1/4 disto. e depois ainda ficar mais lento..

19. Cage57

Cage57 Power Member

Romani como conseguiste por isso assim leve? podes dizer ai?
    Gostava de saber ja k vou isntalar o Vista e gostava de por mais leve.

Partilhar esta Página