Windows Vista Tornar o Vista mais leve

Romani48 usas-te o vlite? ou apenas desligas-te serviços através do windows?

Só serviços e programas de "tweak"... o vlite vai ser o "next step", pois já tive a ver num outro forum que tem uma secção só disso e já tive a ver um gajo que instalou o vista vlited num PC P3 a 1000Mhz com 256Mb e que consumia mt pouco que o pc (alias um portatil tava a dar na boa...) e tb quem conseguiu isto consegue tb coisas destas com o vista :P (NOTA: Aconselho a verem esse link, vão se... "assustar" :p)

cumps
 
superfetch

com o XP o objectivo era manter sempre a memória livre o mais alto possível, para que o SO não necessitasse de usar disco rígido como memória e tornasse tudo, significativamente mais lento.

TUDO MUDOU COM O VISTA! este raciocínio é incorrecto.

A nova tecnologia patente no vista chama-se superfetch e o proposito é usar como chache o máximo de memória disponível do sistema. O Superfetch analisa cada programa executado e carrega na cache partes necessárias à execução do programa, da próxima vez que esse programa for executado, será muito mais rápido pois parte do que é necessário ao carregamento do programa encontra-se na cache e não no disco.

Na prática, o vista vai constantemente procurar usar toda a memória disponível até chegar a 0Mb de free memory!!! as vossas tentativas de aumentar a memória livre são infrutíferas e sem qualquer proveito, pelo contrário.
Parece pior do que realmente é! Memoria cache pode ser imediatamente libertada e usada para carregar um programa... O TASK MANAGER é que faz esta gestão entre a memoria usada para chache a memória usada para execução de programas.


é por esta razão que o windows XP com 2Gb RAM ou 4Gb não exibe ganhos em performance...após 2Gb é irrelevante ter mais memória... no VISTA não! pelo contrario, quando mais memória, mais módulos em cache, mais performance e rapidez.

nos testes que fiz, ao nível da performance, verifiquei que :

XP c/ 2GB = vista c/ 2GB RAM.
XP c/ 2GB = XP c/ 4GB
VISTA c/4GB > 2x XP c/2GB.

se puderem ter 4GB de ram no vista, granto-vos que vão verificar uma performance excelente, bastante superior ao XP!
 
mas nao consegues 1 processo a gastar mais do que 2gb (julgo que é este o limite), e como já dito, é limitado pelos 32bits... ha 1 link no forum d1 apresentação de 1 software de rendering que explica bem isso.
Vista foi feito para usar toda a ram, para maior rapidez. Por isso, estar a libertar ram e mandar para virtual é má ideia.
Já agora, nesse setup de testes de p3 1gb + 256mb ram, qual era o espaço necessário em disco? tou indeciso entre 1 xp (light) ou tlvz 1 vista (light) só pra gaming... mas kt menos espaço em disco melhor.
 
Boas noites a todos.
Por enquanto ainda só mexi no vista muito ao de leve. Ainda nao tive tempo nem oportunidade para lhe fazer um test drive, mas tenho uma duvida que me surgiu, pois foi logo uma das primeiras coisas que tentei procurar e executar, que é o famoso "msconfig". Existe algo parecido no vista já disponível? Tipo um aplicativo nas ferramentas administrativas ou assim que permita controlar quais e a quantidade de programas que ele executa ao iniciar? Sim eu conheço a questão toda de mais memoria física, mais memoria usada para "cache" de programas, mais rapido o sistema, ou quanto mais memoria livre, mais disco ele usa e tal, mas a mim interessa-me desactivar certos programas do vista ou de terceiros que apesar de os querer ter instalados no disco nao me interessa nada ter no arranque a atrasar a maquina.
A mim só me interessa ter o antivirus no arranque e mais nada (excepto aquilo que tem que estar sempre no arranque). O resto, é acessório. A net é o vista que a gere, por isso nao uso nenhum aplicativo externo nem nada.
Agradeço desde já qualquer esclarecimento ou correcção.
Peace
 
Queria tirar uma dúvida com vcs.

Quando instalei o Vista 64bit, apenas e só o SO, no arranque ficava logo a ocupar 60/65% da memória física (tenho 1GB de ram).
Agora meti o 32bit e fica a ocupar "apenas" 40%. Isto tb aconteceu com o resto do ppl?
 
O meu anda pelos 40 ja com office, avast e alguns prog's.

Pelo test drive que ando a fazer tou a gostar bastante, principalmente ao nivel de rede/tcpip uma vez que tenho o kanguru a 640k e com o vista e mto mais rapido :-D
 
Não percebo a questão de o pessoal querer ficar com memoria livre, se tenho 4Gb de RAM quero que o meu SO uso os 4Gb... Pois assim estou a tirar partido do investimento que fiz na RAM. A principal questao é que o pessoal está habituado ao XP e tenta sempre comparar um com o outro, e como no XP a utilização da memoria era muito má, esta-se a cometer o erro de dizer que o windows fica pesado ou lento. Tenho o Vista há uns pares de meses e no inicio tb ia ver quanto tinha de memoria livre e tal, mas reparo que quando executo um programa que precisa de mais ram o SO automaticamente faz a gestão.

Abraço
 
Última edição:
Back
Topo