• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Torre 1300-1500 EUR

fuuriyoku

Power Member
Antes de mais agredeço aos vários membros do Fórum (sempre que preciso de algo vou lendo, e em muitos casos não precisas de fazer um tópico próprio).

Finalmente ao fim de 20 anos com laptops vou voltar a desktops (finalmente casa própria). Como já não monto nada à muito tempo, muito mudou, e pelo que tenho lido à pequenos detalhes que é preciso ter em atenção e que no meu caso facilmente escapam (daí o tópico). Neste caso em concreto o PC vai ser para a minha esposa, eu devo comprar também, mas para o final do ano, talvez fevereiro (novas Radeon?).

Chamo também à atenção que como vivo na Polónia, os preços são sempre um pouco diferentes, por isso algumas das minhas escolhas.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1300-1500 EUR. Até ao final de julho, posso atrasar, mas seria mesmo apenas se os novos AMD compensarem.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Torre.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução/Hz e o tipo de jogos que vais jogar)
Hogwarts Legacy, Witcher 3, Assassins Creed (basicamente, AAAs de ação/RPG single-player).
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Nada em concreto, mas 3-5 anos. Depende também de como o hardware envelhecer.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
N/A

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Apenas undervolt.

7) Características Gerais:

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
Montech AIR 903 MAX - 371.91 PLN ~ 87.30 EUR
ou
Lian Li LANCOOL 216 - 434.87 PLN ~ 102.08 EUR (justifica-se a diferença?)

b. Processador (Intel ou AMD)
Ryzen 5 7600 - 773.34 PLN ~ 181.54 EUR (cá consegue-se o 7500F 15 EUR mais barato compensa?, o 7700 seriam mais 42 EUR)
+
Thermalright Phantom Spirit 120 SE - 218.9 PLN ~ 51.38 EUR (o Peerless Assassin seria ao mesmo preço um de um vender que teria menos confiança na Amazon, apenas vi a Amazon.pl, mas geralmente não existem entregas para cá... O Phantom Spirit Evo +14 EUR)

c. Motherboard (chipset, formato)
ASRock B650M-HDV/M.2 - 489 PLN ~ 114.79 EUR
ou
MSI B650M GAMING PLUS WIFI - 646.99 PLN - 151.88 EUR (não preciso da wifi, tenho ethernet, justfica-se a diferença? não consegui achar grandes reviews deste modelo, embora seja muito recomendado)

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
Patriot Viper Venom, DDR5, 32 GB, 6000MHz, CL30 (PVV532G600C30K) - 460 PLN ~ 107.98 EUR (Kingstom Fury +7 EUR, G. Skill Ripjaws +8 EUR, por causa do EXPO, pode compensar não?).

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
PNY GeForce RTX 4070 SUPER XLR8 Gaming Verto Epic-X RGB OC 12GB GDDR6X - 2839 PLN ~ 666.43 EUR (Ray Tracing, escolha da minha esposa, teria ido para uma 7900 GRE e poupado uns 70 EUR).

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
Crucial 2TB M.2 PCIe Gen4 NVMe P5 Plus - 479 PLN ~ 112.44 EUR (o SN770N seriam mais 19 EUR, pelo que li a escolha natural seria entre o mais barato dos dois, mas também li que o Crucial tem muito mais RMAs que o WD).

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
Corsair RM750e (2023) - 454.27 PLN ~ 106.64 EUR (vi também a MSI MPG A750GF, 9 EUR mais barata, mas pelo que li faz mais ruído).

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Vai ser preciso, mas mais tarde, para já os de trabalho vão desenrascar.

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)
Dell G2724D, 1440p.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Já tenho o Windows 10 Pro (6€ à 4-5 anos).

11) Contexto, comentários adicionais.

As minhas maiores preocupações, seriam sobre alguma incompatibilidade, por exemplo, o espaço entre o cooler e as rams. Para além disso o ruído, não estou à espera de 35 dB, mas preferia minimizar. Tenho um Acer Nitro 5 com uma 3070 Ti (foi uma compra temporária, vai ser para vender para o final do ano), e honestamente em Auto é encomodativo sem headphones. Em Max mesmo com headphones.

Desde já agradeço todas as opiniões.

A build já está muito boa. Board a Asrock está bem se apenas quiseres uma básica. Deixa o 7600. AMD expo por pouco mais vale a pena. Caixa vale a pena o extra pela lian li. Fonte até a de 650w é mais do que suficiente. De resto está bom.

@mata-pombos muito obrigado.

Na prática faz muita diferença a board? Considerando que OC, WIFI e RGBs não é algo que interesse. Vamos ser honestos que na realidade não sabemos como vai ser o futuro, e ou o AM5 se extende bastante (como está a acontecer com o AM4, boa escolha da AMD) ou provavelmente numa próxima atualização seria para saltar para AM6 (ou intel qui ça), e é um aumento de 33% no custo.

Já agora, porque pode ser útil para alguém, uma extensa base de dados de motherboards AMD com detalhes da mesmas para facilitar a comparação (apenas deixo o link que achei um forum polaco de hardware, não é meu):
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1NQHkDEcgDPm34Mns3C93K6SJoBnua-x9O-y_6hv8sPs

Aquela RAM supostamente já tem EXPO, a questão é mais a relação entre a mesma e a board, e aqui uma RAM de uma marca de maior renome provavelmente tem vantagem (ainda não achei a lista para as Asrock, mas deve haver algures).

Lian Li então :)

Nesse caso, a fonte CORSAIR RM650 serve, imagino (poupo 22 EUR).

Vi também o cooler da Amazon DE em vez da Amazon PL fica-me mais barato 3.9 EUR mesmo com os portes (peanuts na realidade).

PS: Deixo também a info porque pode interessar ao pessoal de PT em geral, o Amazon Prime em PL está a custar 49 PLN/ano ~ 11.50 EUR. Como sei que o pessoal aqui no forum está a utilizar muito a Amazon de momento, pode ser útil a alguém.

Já achei que G.Skill Ripjaws S5, DDR5, 32 GB, 6000MHz, CL30 (F5-6000J3040F16GX2-RS5K) são suportadas pela board, e mais vale jogar pelo seguro.

Sim, o objectivo é mesmo esse. Este PC é para a minha esposa, e ela não se vai querer chatear com isso. Eu preferia fazer undervolt, se possível, mais por consciência, é desperdiçar energia e gerar calor extra (e barulho!!!).

Para o final do ano devo vender o meu portátil, e comprar uma torre para mim também (provavelmente esperar pelas novas Radeon, que devem ser as que vão demorar mais a sair), e provavelmente aí vou-me esticar mais. Eu jogo mais grande strategy, logo menos gráfica mais CPU. Mas pronto será outra questão.

Mais uma vez muito obrigado!

Estou a pensar em montar um PC a rondar os 1000 euros e também vivo na Polónia, por isso tenho alguma curiosidade em saber de onde são esses preços. É só de uma loja ou várias? Eu normalmente acabo sempre por comparar coisas na Allegro (Smart dá-me jeito) e vou dando uma vista de olhos na Ceneo para compar preços. Mas gostava de saber se existem melhores opções. Obrigado, e peço desculpa em nada contribuir para a pergunta feita.

Um aparte primeiro, as regras do fórum proíbe mencionar lojas.

Nesta build utilizo 4-5 lojas.

Não gosto dessa para coisas de valor. Ao contrário da Amazon em que em geral podes filtrar por produtos vendidos diretamente pela Amazon aí é tudo terceiras partes, logo é mais complicado confiar.

Se procures por zestawy komputerowe, vais achar algumas ideas, no entanto acho que tentam sempre impingir fontes de maravilha (seasonic cx num PC de 10000 PLN!?, 2350 EUR e não investe na fonte?) e coisas da Endorfy (antiga Silentium PC), que pronto eu sei que a marca é PL, mas para mim a falta de reviews que façam uma comparação séria dos produtos deles...

O comparador de preços (agora também vendem) ajuda, no entanto muitas das vezes diz um preço e depois na lista de lojas com produto disponível vais achar uma loja com um preço melhor.

Por exemplo desde que escrevi o a última já achei a board a 455 PLN (menos 8 EUR), enquanto estava a ver se achava noutra loja a gráfica a melhor preço que não estava no comparador.

Agora achei foi a ASRock b650m PG a 509 PLN ~ 120 EUR. Se fosse entre 489 PLN e 509 PLN (menos de 5 EUR) já teria mudado a board (12.5 estou indeciso, provavelmente não me vai ter utilidade prática nenhuma, embora seja considerada uma board melhor).

Podes tentar, como eu, ver se o prime day tem algo de jeito, dúvido no entanto.

Back