Torre [~2500€]

KayaZ

Membro
Boas,
Já tenho em mente o que comprar, mas como é bom ter sempre mais opiniões, aqui vai.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

~2500€ durante esta semana ou a próxima para aproveitar os descontos.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Apenas torre, já tenho periféricos e caixa.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1440p a 144hz, ecrã: MSI Optix MAG342CQR 34" )
b) Trabalho (Developer)
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
6-7 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Pretendo doar o PC atual a uma instituição por isso não vou aproveitar nada. (i7-7700k, GTX1080, etc)

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Dado o contexto atual tenho dúvidas se é mesmo necessário dado o elevado desempenho dos atuais componentes.
De qualquer forma quero ter liberdade para puxar um pouco mais pelos componentes.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

Prefiro a Intel/NVIDIA à AMD porque tive alguns dissabores no passado e tenho muitas dúvidas na durabilidade da AMD.
Apesar disso estou aberto a sugestões se me explicarem o porquê de ser vantajoso.

b. Processador (Intel ou AMD)
> i7-13700k ~ 450€

c. Motherboard (chipset, formato)
> MSI Mag z790 Tomahawk (DDR5) ~ 270€

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> Corsair Vengeance, 6400mhz, c32 ~ 130€

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> RTX 4080 (Não tenho definido qual a marca) ~1400€

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> WD Black SN850x 1TB ~ 90€

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> MSI MPG A1000G ~ 205€

h. Cooler CPU
> DP AK620 Digital ~90€

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não.

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

MSI Optix MAG342CQR 34"

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

Não.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não.

Obrigado desde já pela ajuda!
Kayaz

Obrigado @mata-pombos !

Podes-me explicar a escolha da plataforma da AMD vs o que eu tenho da Intel e das memórias (6000mhz c30 vs 6400mhz c32)?
Fonte Lian Li SFX 750W 80+ Gold Preta -90€
Quanto à fonte, não ficará curta? Tendo em conta o resto do sistema, fans, etc? Pensava que precisava de no mínimo 850w e coloquei uma de 1000w para estar descansado com os 25% de desgaste ao longo do tempo.

Lian Li Lancool 216 ARGB Branca 90€
Já tenho caixa, é uma Lian Li O11 Air mini, mas obrigado pela sugestão!

Cumps

@KayaZ em ***** podes ver a estimativa de watts do sistema.
A fonte deve ser sempre de qualidade (componente mais importante) e com bastantes mais watts para ser mais silenciosa e durar mais tempo bem como permitir upgrades no futuro, mas dependerá sempre do orçamento claro.

8AUUcDK.png

Com o AM5 poderás fazer upgrade ao CPU no futuro quando sair a nova geração. O socket 1700 é um beco sem saída...

Quanto à fonte, não ficará curta? Tendo em conta o resto do sistema, fans, etc? Pensava que precisava de no mínimo 850w e coloquei uma de 1000w para estar descansado com os 25% de desgaste ao longo do tempo.
Uma fonte de qualidade não degasta 25% com o tempo e para o que te sugeri 750w é mais do que suficiente, o cpu é bastante eficiente.

@KayaZ em ***** podes ver a estimativa de watts do sistema.
A fonte deve ser sempre de qualidade (componente mais importante) e com bastantes mais watts para ser mais silenciosa e durar mais tempo bem como permitir upgrades no futuro, mas dependerá sempre do orçamento claro.

8AUUcDK.png

Com o AM5 poderás fazer upgrade ao CPU no futuro quando sair a nova geração. O socket 1700 é um beco sem saída...
Obrigado! Já tinha andado a ver, mas gosto sempre de jogar pelo seguro, daí a escolha por uma fonte com mais potência.
Do que li, o socket am5 também pode "terminar" em 2025 como o da intel com a saída da gen15.
Mas obrigado pela sugestão!

Do que li, o socket am5 também pode "terminar" em 2025 como o da intel com a saída da gen15.
Isto não é verdade aliás a AMD já garantiu pelo menos mais 2 gerações de suporte para o socket AM5 ou seja se comprares uma board agora podes daqui a uns anos dar upgrade para ryzen 9xxx. Enquanto que na intel a 14th gen é o fim do socket.

Back