• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

torre 300/400€

miguelc23

Membro
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
300/400€
compra para ir sendo feita nos próximos meses

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
pc completo/upgrade

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
n/a


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
esta nova torre é para substituir uma velha torre cá em casa e que servia para uso comum de todos, mas foi sendo encostada mas agora dava jeito para os trabalhos escolares da mais nova.
Contém uma motherboard asus M2N-X Plus, uma ATI radeon X800 XL numa caixa em que a fonte tem uma etiqueta de 420W e está aplicada no topo desta. Tem um upgrade de há algum tempo que é um adaptador wireless Asus PCI-G31, que talvez dê para aproveitar.
É tudo o que me lembro/consigo saber das suas características .


6) Vais fazer Overclock?
não


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa - se possível aproveitar esta caixa


b. Processador - talvez AMD pela relação qualidade preço (?)


c. Motherboard - semelhente à que mencionei para que seja possível ser aplicada nesta caixa. Com a tradicionais entradas para teclado e rato para poder aproveitar os periféricos antigos


d. Memória RAM - 8GB serão suficientes (?) não sei sobre velocidade e latência


e. Gráfica - alguma em conta apenas para rodar uns filmes em HD e sup


f. Armazenamento - SSD sem dúvida, talvez de 256GB seja suficiente.. caso seja necessário mais tarde adiciona-se um HDD extra


f. Drives - não sei se será necessário. a que está nesta torre, pelo que me lembro, já tinha muitos problemas em abrir e fechar, e já é muito antiga, não deve dar para aproveitar. também não sei se será preciso ter uma interna.
Uma externa de boa qualidade é uma boa opção para que possa ser usada numa outra torre que tenho sem drive.


g. Fonte - silenciosa seria agradável. não sei mais sobre esta matéria. suficiente para os componentes a aplicar


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
objetivo seria aproveitar os antigos, que têm as entradas tradicionais. VGA no caso do monitor

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Se possível aproveitar o adaptador wireless

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
não

11) Contexto, comentários adicionais.
alguma sugestão sobre o que fazer com os componentes antigos é bem vinda
 
Última edição:
Compra isto:

AMD Ryzen 3 2200G/2400G ~ 85€/125€
MSI B450M PRO-VDH Max ~ 67€
Team Group Vulcan Z 2x8GB DDR4 3200MHz CL16 ~ 65€
Western Digital 500GB Blue 3D ~ 58€
Seasonic Core GC 500W ~ 60€

Total: ~335€/375€

Depois, adquires um adaptador PCIe para PCI (~7€), ou outro adaptador wireless (15€-25€) (será a melhor opção).

muito obrigado pelas dicas.
estive a dar uma vista de olhos a cada componente que mencionas, e aparece-me uma questão sobre o disco. Pelo que vi, o modelo que dizes existe 2 diferentes tipos. aquele que para mim é mais comum e o outro tipo pente de memória ram.
Estes dois tipos de discos lembrou-me que como a caixa é antiga, não terá slots especiais para os discos SSD que considero mais comuns. Então pergunto se a motherboard tem o slot para o outro tipo de discos, pois estive também a ver a specs dela e não consegui perceber se sim ou não.
mais uma vez obrigado
cumprimentos
 
Referia-me ao 2.5". O SSD é leve, pelo que consegues fixá-lo bem sem adaptador, mas, se te fizer muita diferença, arranjas um a ~1-2€.

De qualquer modo, a motherboard também suporta M.2.
 
*UPDATE*

Boa noite,
ainda não dei por concluído este tópico, não tendo ainda comprado todos os componentes para esta torre pretendida.
Seguindo os conselhos aqui dados, já comprei há uns meses a board (MSI B450M VDH), o disco (WD 500GB Blue) e a fonte (Seasonic Core GC 500W), ficando-me a faltar de mais importante o processador e a RAM.
Agora estou decidido a dar por concluído este assunto e comprar os restantes componentes, mas para isso queria saber se ainda mantêm a mesma opinião em relação a todos componentes recomendados, visto que já se passou algum tempo e visto que já tenho alguns adquiridos.

Tenho um 'quê' que tem a ver com a minha torre que é composta da seguinte forma:
Board: MSI X470 gaming plus
Processador: AMD 7 2700X
Gráfica: NVIDIA GeForce RTX 2060
RAM: 2x8GB G.Skill TridentZ DDR4 -3200MHz CL16


Isto para dizer que estou a pensar, ao comprar um processador e uma RAM, fazer um Update à minha torre e concluir, a que será para a minha irmã, com os componentes que tirar da primeira.

Ou seja, o que tenho em mente, é comprar um novo processador para substituir o Ryzen 7 (tenho andado a ver o Ryzen 9 5900x e 3900x para isso) e aproveitar o 7 para a torre que tenho incompleta. Mas não tenho certeza de compatibilidades com o que já tenho comprado.

Resumindo, o que queria saber era se acham que vale a pena fazer essa substituição de processador ou se vale mais substituir a RAM ? E qual, substituindo o processador, a RAM mais indicada para a torre nova que pretendo montar ?

Aguardo atentamente as vossas opiniões, estando aberto a diferentes sugestões
agradecendo desde já todas as que possam surgir
 
*UPDATE*

Boa noite,
ainda não dei por concluído este tópico, não tendo ainda comprado todos os componentes para esta torre pretendida.
Seguindo os conselhos aqui dados, já comprei há uns meses a board (MSI B450M VDH), o disco (WD 500GB Blue) e a fonte (Seasonic Core GC 500W), ficando-me a faltar de mais importante o processador e a RAM.
Agora estou decidido a dar por concluído este assunto e comprar os restantes componentes, mas para isso queria saber se ainda mantêm a mesma opinião em relação a todos componentes recomendados, visto que já se passou algum tempo e visto que já tenho alguns adquiridos.

Tenho um 'quê' que tem a ver com a minha torre que é composta da seguinte forma:
Board: MSI X470 gaming plus
Processador: AMD 7 2700X
Gráfica: NVIDIA GeForce RTX 2060
RAM: 2x8GB G.Skill TridentZ DDR4 -3200MHz CL16


Isto para dizer que estou a pensar, ao comprar um processador e uma RAM, fazer um Update à minha torre e concluir, a que será para a minha irmã, com os componentes que tirar da primeira.

Ou seja, o que tenho em mente, é comprar um novo processador para substituir o Ryzen 7 (tenho andado a ver o Ryzen 9 5900x e 3900x para isso) e aproveitar o 7 para a torre que tenho incompleta. Mas não tenho certeza de compatibilidades com o que já tenho comprado.

Resumindo, o que queria saber era se acham que vale a pena fazer essa substituição de processador ou se vale mais substituir a RAM ? E qual, substituindo o processador, a RAM mais indicada para a torre nova que pretendo montar ?

Aguardo atentamente as vossas opiniões, estando aberto a diferentes sugestões
agradecendo desde já todas as que possam surgir

Boa noite,

Desculpem repost e insistência.. alguém para feedback ?
Andei a ver processadores e como opções possíveis tenho o Ryzen 9 5900x e o Ryzen 7 5800x... acham que vale a pena fazer a troca na primeira torre e usar o Ryzen 7 2700x na torre que estou a querer fazer agora ?
Se sim, que RAM usar nessa segunda torre ?
E já agora, que caixa, HDD e placa de Wireless recomendam para completar ?

Obrigado

PS.: reparei também que estes possíveis processadores para troca não incluem cooler.. alguma sugestão para aqui também ?
 
Esse ryzen não tem gráfica integrada pelo que terias que comprar também uma gráfica para poder usar o computador

Bom ponto, obrigado
Isso ajuda-me a decidir por não trocar o processador, pelo menos para já.
Assim sendo, que caixa, processador, RAM, HDD e Placa de wireless recomendam para a board (MSI B450M VDH), o disco (WD 500GB Blue) e a fonte (Seasonic Core GC 500W) que já tenho ?
Isto visto que já não encontro o AMD Ryzen 3 2200G nem o 2400G à venda. E as RAMS que vejo parecidas com esta (2x8GB G.Skill TridentZ DDR4 -3200MHz CL16) ao preço dito, são 2x4GB e não 2x8GB.

Obrigado pela atenção
 
Bom ponto, obrigado
Isso ajuda-me a decidir por não trocar o processador, pelo menos para já.
Assim sendo, que caixa, processador, RAM, HDD e Placa de wireless recomendam para a board (MSI B450M VDH), o disco (WD 500GB Blue) e a fonte (Seasonic Core GC 500W) que já tenho ?
Isto visto que já não encontro o AMD Ryzen 3 2200G nem o 2400G à venda. E as RAMS que vejo parecidas com esta (2x8GB G.Skill TridentZ DDR4 -3200MHz CL16) ao preço dito, são 2x4GB e não 2x8GB.

Obrigado pela atenção
Bom dia,
Por favor, desculpem insistir
 
Boa tarde,
tenho andado a ver e cheguei a este processador como alternativa:
amd Ryzen 5 5600G , Funciona na board que tenho (MSI B450M VDH), certo ?

Pentes de RAM, acham que encontro 2x8GB por aprox.80/90€ ou vale mais 1x8GB por 60/70€ ? O que recomendam ?

Por fim, para caixa... O que vos parece esta: ATX Kolink KLA-002 Preta ? tem de ser caixa tamanho ATX para a dita board, certo ?

Desculpem pela insistência e ignorância sobre o assunto.
agradeço desde já a ajuda prestada
cumprimentos
 
Boa tarde,
tenho andado a ver e cheguei a este processador como alternativa:
amd Ryzen 5 5600G , Funciona na board que tenho (MSI B450M VDH), certo ?

Funciona, mas não funciona de origem, tens de atualizar a bios da board. Para isso precisas de um CPU da geração anterior. Geralmente fazem-te isso em loja sem cobrar nada.

Pentes de RAM, acham que encontro 2x8GB por aprox.80/90€ ou vale mais 1x8GB por 60/70€ ? O que recomendam ?

Não tenho visto os preços ultimamente, mas comprei à menos de 1 mês crucial ballistix 2x8GB 3200mhz cl16 por 69€.. Com RGB (era promo)...
Compra dois sticks para usufruíres de dual channel, se por questões de orçamento só puderes comprar 1, acrescentas outro mais tarde..


Quanto à caixa não tenho grande opinião em low budget cases. Acho que é uma questão de achares a caixa bonita ou não, eu pessoalmente procuro sempre caixas pequenas e minimamente apelativas esteticamente.
 
Última edição:
Funciona, mas não funciona de origem, tens de atualizar a bios da board. Para isso precisas de um CPU da geração anterior. Geralmente fazem-te isso em loja sem cobrar nada.
isso envolve montar um CPU e desmontar para depois montar este ? Percebi bem ?
não há mais forma nenhuma de atualizar a BIOS ?

Não tenho visto os preços ultimamente, mas comprei à menos de 1 mês crucial ballistix 2x8GB 3200mhz cl16 por 69€.. Com RGB (era promo)...
Compra dois sticks para usufruíres de dual channel, se por questões de orçamento só puderes comprar 1, acrescentas outro mais tarde..
estive a ver e para ter 2 canais, encontrei Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 numa promo.. achas bom material ?

Mais uma vez obrigado
 
isso envolve montar um CPU e desmontar para depois montar este ? Percebi bem ?
não há mais forma nenhuma de atualizar a BIOS ?
Yeps, mas na loja onde compras costumam fazer isso sem stress. Há outras formas de flashar bios, mas só em boards de qualidade superior (bios flash button).

estive a ver e para ter 2 canais, encontrei Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 numa promo.. achas bom material ?

sim, são boas rams... se é a promo por 76.90€ não é o achado do ano mas continuas muito bem servido ;)
As rams de 3200mhz estão constantemente em promo desde que saiu a ultima geração de ryzens. O teu CPU pedia umas de 3600mhz (ainda ficava mais optimizado) mas tendo em conta o teu uso do PC não se justifica a diferença de preço..
 
Yeps, mas na loja onde compras costumam fazer isso sem stress. Há outras formas de flashar bios, mas só em boards de qualidade superior (bios flash button).
o meu problema é já a ter há algum tempo 😪 mas tudo se há-de resolver..

sim, são boas rams... se é a promo por 76.90€ não é o achado do ano mas continuas muito bem servido ;)
As rams de 3200mhz estão constantemente em promo desde que saiu a ultima geração de ryzens. O teu CPU pedia umas de 3600mhz (ainda ficava mais optimizado) mas tendo em conta o teu uso do PC não se justifica a diferença de preço..
bingoo 😅


Muito obrigado pelas validações Duoz
Vou finalmente dar isto por encerrado
 
Não recomendo esse kit.
LPX 3200MHZ CL16 têm bastante problemas e já ouvi imensas queixas de não chegarem aos speeds anunciados.
Isto pode variar de pessoa para pessoa, mas o que não falta é kits bons com preço parecido que sabes que funcionam, tipo As Ballistix, que são E-DIES (acho eu)
 
Não recomendo esse kit.
LPX 3200MHZ CL16 têm bastante problemas e já ouvi imensas queixas de não chegarem aos speeds anunciados.
Isto pode variar de pessoa para pessoa, mas o que não falta é kits bons com preço parecido que sabes que funcionam, tipo As Ballistix, que são E-DIES (acho eu)
tive em conta esta opinião e aptei por umas G.SKILL Trident Z 2x8GB ... iguais às que tenho na minha torre salvo erro
 
Back
Topo