• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Torre com Componentes Equilibrados e Fiáveis

rundeploy

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
2500€ máx (monitor incluído).
Compra será feita ao longo do verão e/ou depois de serem anunciadas as novas GPUs da Nvidia.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Torre completa.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (PUBG, Fortnite, CS GO, ROE) (1920 x 1080)
b) Edição video ( Adobe AfterEffects, Premiere )
c) Streaming (twitch, youtube)

6) Vais fazer Overclock?
NÃO.

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Será tudo comprado pela amazon.

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Monto eu próprio.

9) Características Gerais:
O monitor que já tenho: Dell U2515H (25-Inch LCD Monitor, 350 cd/m2, 2560 x 1440 at 60 Hz, IPS, 8ms, HDMI/DP/Mini DP/USB)
Segundo monitor (que vai servir para jogos) por adquirir: Dell AW2518HF (1920 x 1080, 240Hz, Freesync)
- 320€. Não tem que ser necessariamente este, apenas é o que tenho em vista.

Caixa: Thermaltake Core P3 Wall Case 120€ (ou a P5, não sei bem as diferenças ainda)

CPU: AMD Ryzen 2700x (8 cores) ou i7-8700K 3.7GHz (6 cores) ~320€ cada (não sei qual devo escolher)

Motherboard: não faço a mínima, mas sei que preciso que tenha BT. WiFi só se for reliable, se não, não preciso. Não tenho interesse que tenha muitas luzinhas ou RGBs. Seria bom se for com chipset que aceitasse futuros novos processadores, mas sei que isto vai ser algo impossível. Não vou fazer overclock a nada.

GPU: 1080 (que marca ? MSI, Gigabyte, Asus ?) Sei que não vai de acordo com o monitor e não aproveito o Freesync, mas não sei o que há equivalente da AMD e o que vale a pena ter em conta. ~650€
Outra duvida que tenho é se consigo aproveitar os 240Hz com esta GPU, tenho 99% que sim, mas confirmem-me sff.

SSD: Samsung 860 EVO 1TB 230€

Fonte: não faço a mínima, mas tem de ser modular e mais silenciosa possível.

CPU Cooler: Nzxt Kraken water cooling X62, 280mm ou algo a Ar o mais silencioso possível, não sei o que é melhor. Confesso que o WC ainda deixa-me com um pé para atrás e não sei até que ponto a eficiência do WC vs Ventoinha compensa o valor pago e o risco de leaks. ~160€

RAM: 16Gb de umas G.Skill, mas não sei quais exactamente ainda e quantos MHz para que sejam da melhor forma aproveitados. No futuro irei meter +16Gb, quando sentir necessidade. ~250€

Rato: G903 ou G502 (provavelmente o G502 por ser por cabo)

13) Contexto, comentários adicionais.
Pretendo construir um sistema robusto, fiável, o mais silencioso possível, o mais modular possível.

Outras aquisições que não estão incluídas no orçamento:
mic + mic stand
capture card
webcam
audio interface

A principal dúvida é ir para um sistema (CPU AMD + GPU AMD) ou (8700k + 1080 + escolher outro monitor para gaming).
 
É preferivel comprares logo tudo que ires comprando às mijas pois senão ficas ai com os compunentes em casa e nem fazes a minima ideia se funcionam já para não falar que a tendencia dos preços nas próximas semanas é para descer e não subir.
 
Infelizmente vou ter de concordar contigo @fmlp. Pensei nisso hoje e provavelmente não vou ter paciência e compro logo tudo num dia. O que escolher então ?
 
Se vais para streaming ficas melhor servido com o 2700x pois consegues alocar 4 threads para streaming e fica o resto do pc para gaming.
 
As 3 são o principal objectivo. Assumo que o i7 dá 2 a 1 para ryzen sendo assim. 8700k será então . Em relação aos outros componentes/dúvidas ?
 
@mata-pombos , obrigado pelo sugerido. Entretanto questões:
1) Porque i7-8700 em vez de i7-8700K ?
2) Porque esse CPU em vez de NZXT Kraken WC ?
3) Porque 1070 Ti em vez da 1080 ?
3a) Com qualquer uma dessas GPUs consigo aproveitar os 240Hz do Dell AW2518HF ?
4) A caixa será mesmo Thermaltake Core P3 ou P5. Essa ATX fractal tem algo superior as Core P3 e P5?
5) Porque esses 2 SSD da samsung em vez de só um o 860 EVO 1 TB a 230€ ?
6) Porque esse G305 em vez do G502 ?
 
O 8700k no máximo dos máximos consegues 5.0ghz sendo que o performance geral mais realista é 4.8ghz mas para isso precisas de um cooler a custar os olhos da cara e uma motherboard topo de linha ou seja gastas dinheiro escusado apenas para teres mais 0.5-0.7ghz de desempenho pois o 8700 em turbo dá 4.3ghz (o mesmo que o 8700k stock) em todos os cores o que é mais que suficiente para o que pretendes fazer e não precisas de investir tanto em cooling nem em board.
Quanto ao rato diria o G403 (claw/palm) ou o Logitech Pro G (convem dizeres a dimensão da tua mão e o teu grip) se for com objectivo de jogar fps pois o G502 é um rato bem pesado (mesmo sem pesos) e no fim de algumas horas de jogo é algo que se torna notório em termos de cansaso.
 
1) Porque i7-8700 em vez de i7-8700K ?
6) Vais fazer Overclock?
NÃO.
Não fazendo OC não compensa estares a gastar mais dinheiro num cpu k, board Z e cooler mais caro (de modo a conseguir arrefecer o cpu). Assim podes aplicar esse dinheiro numa gráfica melhor, por exemplo.

2) Porque esse CPU em vez de NZXT Kraken WC ?
4) A caixa será mesmo Thermaltake Core P3 ou P5. Essa ATX fractal tem algo superior as Core P3 e P5?
Possivelmente preço/capacidade de arrefecimento. Com o NZXT estás a pagar um premium pelo estilo/RGB e não tanto pela capacidade de arrefecimento.
O cooler diria que primeiro convém definires que caixa vais comprar. Se avançares mesmo para a P3 ou P5 como dizes, então diria que o melhor seria ir para um AIO por motivos estéticos puramente. Porque em termos de capacidade de arrefecimento e menor barulho, um bom cooler a ar vai ser mais barato, mais silencioso e com a mesma capacidade de arrefecimento.
Na questão da caixa, a Thermaltake tem a desvantagem de ser uma open case e com isso vais ter mais ruído e mais pó a acumular. Se isso não te incomodar, go for it. Mas é uma caixa mais pensada para fazeres uma build mais ao teu gosto no que diz respeito ao cooling (custom em vez de AIO), cabos da fonte e até a gráfica numa posição diferente (como podes ver pelas imagens no google).
Numa caixa tradicional vais gastar menos dinheiro, ter menos barulho no sistema, menos pó a acumular, menos preocupação em deixar o sistema bem coordenado nas cores (se isso te interessar).

3a) Com qualquer uma dessas GPUs consigo aproveitar os 240Hz do Dell AW2518HF ?
Isto não depende só da gráfica mas também de como queres ter os settings dos jogos.
Para chegares aos 240 fps ou até mesmo ter 200 fps constantes, diria que vais ter de sacrificar algum detalhe em alguns jogos (CS penso que não). Mesmo com a melhor gráfica atual, ter os 200 fps constantes vai também depender do cpu e se o jogo está bem otimizado.
 
5) Porque esses 2 SSD da samsung em vez de só um o 860 EVO 1 TB a 230€ ?
Porque o samsung 960 é NVME tens leitura/escrita muito mais rápidas, que é o ideal para edição de vídeo. O outro SSD é capacidade extra para o que bem entenderes.
6) Porque esse G305 em vez do G502 ?
Porque é wireless e para o preço é excelente. O G502 é um excelente rato também mas é pesado e podes não gostar disso.
 
Sim o G502 pesa 120gr sem pesos(os adicionais que podes meter dentro do rato), o G305 pesa 90gr.

Eu por acaso usei o meu G502 com 2 pesos durante muito tempo agora á uns meses para cá sem nenhum peso e nunca achei o rato pesado nem me causou qualquer cansaço ou dor no braço, punho, mão; depende da superfície onde usas o rato também eu por acaso uso tapete "speed" e ratos muito leves são difíceis de controlar, por exemplo o Razer Naga pesa 150gr aproximadamente e muita gente não acha pesado.

Em relação á maquina em si eu se pudesses ia para K e Z com um bom AIO mas tudo depende do orçamento, alias eu pessoalmente ia para um 2700x com uma X470.
 
Eu para mim num PC GAMING o orçamento de uma GPU tem que ser no minimo 30~35% do orçamento total, ou seja numa build de 2100€ no minimo uma GTX 1080 ou até mesmo uma 1080ti, gastar 330 euros em 1 TB de SSD quando se pode ter 1TB por menos 100€, para mim é desperdicio preferia gastar numa gpu melhor esses 100€
 
Ponto perfeitamente válido (mas nem todos seguem essa lógica) mas o pc do OP não será só para jogar logo os tais 330 euros em 2 SSD's até podem ser mais que válidos se ajudarem no desempenho para edição de vídeo.
Depois há também que ver que monitor se vai usar. Ter um monitor abaixo dos 120Hz e depois comprar uma 1080 pode ser exagerado já que uma 1070Ti ou até mesmo non Ti pode chegar para as necessidades do OP.
 
Ponto perfeitamente válido (mas nem todos seguem essa lógica) mas o pc do OP não será só para jogar logo os tais 330 euros em 2 SSD's até podem ser mais que válidos se ajudarem no desempenho para edição de vídeo.
Depois há também que ver que monitor se vai usar. Ter um monitor abaixo dos 120Hz e depois comprar uma 1080 pode ser exagerado já que uma 1070Ti ou até mesmo non Ti pode chegar para as necessidades do OP.

:x2:
 
Eu para mim num PC GAMING o orçamento de uma GPU tem que ser no minimo 30~35% do orçamento total, ou seja numa build de 2100€ no minimo uma GTX 1080 ou até mesmo uma 1080ti, gastar 330 euros em 1 TB de SSD quando se pode ter 1TB por menos 100€, para mim é desperdicio preferia gastar numa gpu melhor esses 100€
1070ti também está quase ao nível da 1080 e ainda deixei margem para ele subir se bem entender. A 1080ti desaconselho completamente: está com o preço super inflacionado e supostamente a 1180 sai a 15 junho.
 
Back
Topo