1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Pc Completo Torre com orçamento limitado

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por MikeDays, 27 de Abril de 2009. (Respostas: 26; Visualizações: 1586)

1. MikeDays

MikeDays Power Member

Olá a todos,

aqui vai o questionário:

=============================================
    Inicio do Questionário

1) Qual o orçamento disponível?
    300€

2) Quando vais comprar o computador?
    Dentro de 1/2 semanas

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    Será para o equipar com o Windows XP (já possuo uma licença válida e legal). Deverá ser capaz de correr o Cubase SX 3 (programa para produção musical) com vários plugins sem problemas (não se preocupem com a placa de som).
    Também o utilizarei para outras tarefas como folhas de cálculo e edição de texto, navegar na internet... Jogos à partida não.
    Sei que o orçamento é muito baixo, mas preciso que o PC tenha alguma capacidade de processamento e memória. Para isso não me importo de abdicar de gráfica, armazenamento e drives.

5) Marca de processador
    Estava a pensar em Intel.
    6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    Em breve (uns meses provavelmente...). O computador não poderá ter muita coisa, devido ao baixo orçamento. No futuro pretendo adquirir pelo menos mais memória RAM e outro disco de maior capacidade.

7)
    Preferes alguma marca?
    Quanto ao processador, já referi Intel (no entanto, se me convencerem estou disposto a comprar AMD). Quanto à board, ouço sempre falar bem das ASUS, mas não tenho nenhuma preferência em especial.

8) Processador
    a. Estava a pensar no Intel Core 2 Duo E7400 2.8GHZ 3Mb 1066Mhz (119,90€), porque conheço quem tenha este processador e corra os programas que eu também pretendo utilizar sem problemas. No entanto estou aberto a sugestões.
    9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)

Não sou muito entendido no que diz respeito a gráficas. O único jogo que raramente jogo é o AssaultCube (que corre em praticamente tudo, acho eu).
    Por isso pode bem ser uma gráfica integrada, ou qualquer coisa bem barata, dentro do orçamento.

10) Memórias
    a. DDR2, estava a pensar numa placa de 2GB a 800Mhz (vi uma da Kingston a 23,90), se der para o orçamento. Depois no futuro quando juntar dinheiro compro outra e fico com 2x2GB. Se for puxado para o orçamento lá terá de ser 667Mhz.
    11) Motherboard
    a. ATX
    i. Low budget
    Vi esta: Motherboard Asus P5KPL-AM G31 SK775 FSB1600(OC)/DDR2 (44,5€) com gráfica integrada. O que acham? É demasiado fraca?

12) Disco Rigido
    a. Só 1 disco

b. Raid
    não​
    c. Tamanho do(s) Disco(s)
    i. 120Gb ou 160Gb. Quero poupar no disco para poder apostar mais nos restantes componentes.

13) Drives
    Tenho um leitor/gravador de CDs IDE, será que é possível ligá-lo a este computador ou é uma tecnologia demasiado obsoleta?
    Senão, sugiram-me por favor um gravador de DVD barato. Se o orçamento não chegar abdico deste componente e vou-me safando com pens.
    14) Necessitas de Fonte?

Sim, é outro dos componentes que não sei escolher.

15) Necessitas de Caixa?

Sim. A estética não interessa muito, pode ser uma muito barata. Se isolar minimamente o som, melhor. Apenas me interessa que tenha portas USB à frente (creio que todas terão hoje em dia).

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    Não, apenas a torre.​

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    O mais barato possível. Se for física, na zona do Porto.

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Estava a pensar na PowerOn ou ***** porque os preços são razoáveis. No entanto, se ficar mais barato numa loja on-line ou conhecerem alguma no Porto com bons preços digam por favor. Estou também disposto a comprar um ou outro componente em segunda mão se o preço for bom.

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Não.

20) Vais fazer Overclock?
    Não.

21) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?

Em casa (a não ser que a montagem na loja seja gratuita).

Fim do Questionário

O que eu vi para já (não sei se será uma boa configuração para o orçamento, daí que precise da vossa ajuda):

Processador Intel® Core 2 Duo E7400 2.8GHZ 3Mb 1066Mhz BOX (€119,9)
    Memória KINGSTON KVR800D2N6/2G DDR2 2048MB 800MHz CL6 (€23,9)
    Disco Samsung 160Gb 7.200RPM SATA II 8MB (HD161HJ) (€35,9)
    Motherboard Asus P5KPL-AM G31 SK775 FSB1600(OC)/DDR2 (€44,5)

Total: 224,2

A motherboard penso que tem gráfica integrada, mas não faço ideia se é razoável ou se há alternativas melhores para o preço. Com esta configuração restam-me portanto cerca de 75eur para caixa, fonte e, se der, drive de DVD.

Agradeço sugestões :)

2. MikeDays

MikeDays Power Member

Obrigado pela config cmrosado. Parece-me óptima, tenho só algumas dúvidas.

1. A motherboard que me sugeriste tem apenas 2 slots para memória RAM, não é? Ou seja, se eu puser 2x1GB de RAM e depois quiser actualizar para 4GB tenho de substituir as 2 placas, não?
    2. As memórias que me sugeriste são melhores do que a que eu referi porque são CL5 em vez de CL6, certo? (já agora, o que significa CL?)
    3. Com esta gráfica integrada da board poderei ligar um LCD utilizando a porta DVI sem problemas?
    4. Um dico com 8Mb de cache apenas é pouco? Nota-se grande diferença de 8 para 16?
    5. Os preços das lojas que me apresentaste são óptimos, e eu nem as conhecia... Já estive a ver e é-me relativamente fácil deslocar-me a essas lojas (principalmente a de Gaia porque moro perto). Achas que compre a caixa e o gravador na design PC os restantes componentes na way2buy? Ou terei alguma vantagem em comprar tudo no mesmo sítio? Tens algum feedback no que diz respeito a estas lojas, a assistência é boa?

Obrigado.

3. cmrosado

cmrosado Power Member

Eu errei nessa configuração porque te sugeri 4 dimms de ram e a board só suporta 2. Eu vi que a board só suportava 2, não reparei é que eram 2 kits de 2x1Gb.

Esta board Gigabyte GA-73PVM-S2H tem saída HDMI, Firewire, e-sata e é mais barata. Em termos de ligações é excelente, não conheço é o chip.
    Indo para uma board com apenas duas slots tens toda a vantagem em por já 4Gb (2x2GB):
    Corsair PC6400 4GB XMS2 CL5 (2x2GB) DDR2 - 42€
    CL: http://www.guiadohardware.net/comunidade/cas-latency/217337/
    3. Penso que sim mas para teres mais certeza pergunta na loja.
    4. Os discos mais pequenos têm 8Gb de caché. Não sei se isso é limitativo ou não. Se fores para a board Gigabyte sobra-te dinheiro para um com maior capacidade e mais caché.
    5. Não sei acerca da assistência das lojas. As lojas que referiste tambem têm alguns bons preços e podes ver se têm lá essas caixas ou preços melhores no restante material. Se montares em casa tanto faz comprar tudo numa loja como em várias.

4. MikeDays

MikeDays Power Member

Obrigado cmrosado.

Tendo em conta as tuas sugestões, neste momento estes são os componentes que considero praticamente já escolhidos:

Intel Core 2 Duo E7400 - 111€
    Corsair PC6400 4GB XMS2 CL5 (2x2GB) DDR2 - 42€
    Seagate 160Gb 7200 RPM S-ATA2 8Mb - 36€
    Gravador Samsung SH-S223F 22x Dual Layer Sata Preto bulk - 19€

Perfazendo um total de 208euros. Restam-me, assim, ~100 euros para caixa, fonte e motherboard.

1. caixa e fonte
    A caixa que me sugeriste, "Caixas Atx 2HiX Chromatin 450 W - 30€", já tem fonte incorporada, de 450W, certo? deverá ser esta a potência que devo utilizar para esta configuração, mesmo se um dia mais tarde comprar outro disco? Caixas com fonte incorporada é uma solução mais barata do que comprar caixa e fonte em separado?
    É que a maioria das caixas que encontro não têm fonte incorporada... E já agora, de que tamanho devo comprar a caixa, mid size? As boards são mini-ATX se não me engano, no entanto gostava de ter uma caixa que suportasse ATX caso um dia mais tarde a queira aproveitar para outra configuração.

2. motherboard
    Se mais ninguém propuser nada, estou então indeciso entre as duas que sugeriste:
    Asus P5QL-CM - 74€
    ou
    Gigabyte GA-73PVM-S2H - 60€

Posso comportar tanto uma como outra, os 14eur a mais no final não serão problemáticos.
    A Gigabyte, apesar de mais barata, realmente é muito mais apelativa, tendo em conta as ligações, até dava para ligar um disco IDE que aqui tenho. Questiono-me porque será a ASUS mais cara tendo tão poucas ligações quando comparada com a gigabyte. Terá a ver com o chip? Qual a fama da gigabyte, é uma boa marca?

Mais ninguém me consegue sugerir, para esta configuração, uma boa alternativa para uma motherboard com gráfica integrada entre os 50~80eur? Ou dar a sua opinião, devo comprar a asus ou gigabyte?

Obrigado.

5. RSC

RSC Power Member

O teu orçamento são 300€ e vais gastar 111€ só no processador? E depois vais meter uma fonte da "2HiX Chromatin"? :wow:

PS: Tens noção que à medida que o disco começar a ficar cheio o PC vai ficar cada vez mais lento, certo? E olha que um disco de 160GB não demora muito a ficar cheio.

Última edição: 27 de Abril de 2009
  6. MikeDays

MikeDays Power Member

Pois, como disse as minhas prioridades são capacidade de processamento e memória, mas tenho noção que com 300€ é preciso fazer grandes compromissos. Gráficos não interessam.

Pensas então que com core 2 duo a configuração fica muito desiquilibrada? Qual a tua sugestão? Optar por um core duo ou outro processador de gama inferior e escolher uma melhor fonte/board? Qual/quais?

Sim, sei que um disco cheio torna o PC mais lento e que 160GB não é muito. No entanto, só pretendo ter no disco os projectos nos quais estou a trabalhar e, assim que os terminar movo-os para uma unidade de armazenamento externa que já possuo. Mais capacidade seria melhor, eu sei, mas prefiro comprometer agora no disco e apostar no resto. Posso sempre comprar outro disco no futuro e utilizar os dois.

No entanto se achas que é crucial comprar um disco com mais capacidade terei isso em consideração. Criei a thread para poder ouvir as vossas opiniões, não sou propriamente um entendido neste assunto...mas claro, sei também que com 300€ não se fazem milagres..!

Cumps

7. cmrosado

cmrosado Power Member

A outra board tambem dá para IDE. Praticamente todas dão para até dois dispositivos IDE.
    Em relação à solução caixa e fonte é muito mais barata principalmente considerando que as fontes 'aceitáveis' começam nos 30 e muitos euros. O facto da caixa dizer 450W é quase o mesmo que nada, o que verdadeiramente determina a capacidade da fonte são os amperes na linha dos 12v, informação não disponibilizada nas fontes mais baratas. Há fontes de 450W com 33 Amperes e fontes de 420W com 18 Amperes. Como no teu caso não vais colocar placa gráfica eu julgo que essa deva ser suficiente e parece-me o mais apropriado tendo em conta o baixo orçamento. Podes procurar nas lojas por caixas Linkworld que tambem têm vários modelos de caixas com fontes. Cada disco adicional gasta à volta de 10W por isso julgo que tambem não deves ter problemas em adicionar mais um ou dois.
    Acho que por mais 5 ou 10€, caso possas, mais valia um disco de 320Gb.
    Como disse não conheço o chip da Gigabyte mas sei que a board da Asus é mais recente e quase de certeza ser melhor. A Gigabyte é uma boa marca, essa board é que não sei. O facto de ser micro atx não é problema. Encontras aqui várias opiniões:
    http://www.pcworld.idg.com.au/review/pc_components/gigabyte/ga-73pvm-s2h_rev_1_0/219001
    http://www.newegg.com/Product/ProductReview.aspx?Item=N82E16813128072
    http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16813131353

Última edição: 27 de Abril de 2009
  8. RSC

RSC Power Member

Se tu desconheces por completo as especificações da fonte como é que sabes que é apropriada e que aguenta 2 ou 3 discos?

PS: Linkworld? Agora até Linkworld tu sugeres? :wow:

9. cmrosado

cmrosado Power Member

Obviamente não sei.
    Mas tendo em conta que o PC deverá ter um consumo abaixo dos 200W...
    És livre de apresentar alternativas.

10. RSC

RSC Power Member

Já disse, acho que com um orçamento de 300€ não se pode gastar 111€ no processador. Quando a manta é curta não se pode esticar muito...

11. cmrosado

cmrosado Power Member

12. MikeDays

MikeDays Power Member

Então se bem percebo o grande problema desta configuração é a fonte (pelo menos do ponto de vista do RSC).
    Se quero uma solução segura e estável devo então escolher uma fonte melhor. Pelo que me explicaram concluo que o importante é olhar para a linha dos 12V e ver a amperagem máxima tendo em conta a potência (~18A para 420W e ~33A para 450W). Será isso? Sou um bocado leigo nestas matérias, espero não estar a dizer nenhuma asneira.

Pelas críticas que o cmrosado me mostrou cheguei também à conclusão que a motherboard da ASUS é superior. Apesar da GigaByte ter, por exemplo, saída HDMI, demonstra resultados pouco satisfatórios em grandes resoluções, dizem os utilizadores dos sites que me mostraste.

Assim, se conseguisse 'esticar' o orçamento em alguns euros, o que acham desta solução? Valerá a pena o esforço? Ou mesmo assim continua pouco equilibrada?

Caixa ASUS TAK51 (Preto+Silver) - 22,95€
    LC-Power LC6550 V2.2 550W 120mm (será boa???) - 39,90€
    Corsair PC6400 4GB XMS2 CL5 (2x2GB) DDR2 - 42,70€
    Processador Intel Core 2 Duo E7400 - 110,85€
    Asus P5QL-CM - 73,60€
    Seagate 250Gb 7200 RPM S-ATA2 16Mb - 40,80€
    Asus DVD-E818A3 18x/48x Sata Retail - 19,90€
    Total: 350,70€

Se mesmo assim acharem que a configuração não está boa (até porque ainda tenho de ver se é possível gastar os 50eur extra) e que mesmo gastando 350€ não dá para configurar uma torre com core2duo, seria muito pedir-vos que me sugerissem uma configuração com um processador mais fraquinho, à volta dos 300€? :)

13. Pedro18

Pedro18 What is folding?

Para essa config acho que chega. Se fizeres upgrades futuros é que tens de ter cuidado depois.

14. MikeDays

MikeDays Power Member

E a fonte será adequada? O meu único critério para a escolher foi o preço, será que pelo mesmo valor se arranjará algo melhor?

15. Pedro18

Pedro18 What is folding?

por um pouco mais tens a corsair CX-400W, é bastante boa. custa 45€ por aí.

16. Net_Holer

Net_Holer Power Member

A fonte nao e das melhores do mercado mas e muito melhor do que a que vem na caixa sugerida inicialmente. Para o preço faz bem o seu serviço e chega e sobra para esse PC.

Eu tenho uma velhinha fonte cooler master de 380w que aguenta tudo o que está no meu sistema sem problemas, que podes ver aqui: http://forum.zwame.pt/member.php?u=55610

Resumindo são:
    Motherboard e processador (obvio)
    Placa Grafica (nada de especial mas gasta mais que onboard)
    2 Gravadores de DVD
    3 Discos Rigidos
    3 portas USB a funcionar quase sempre
    1 Ventoinha da caixa
    4 "pentes" de RAM DDR2 800Mhz

Tudo isso sem problemas, se fosse a ti e se podesse gastar mais 50€ ia para esse sistema, nao mexas mais ;)

17. cmrosado

cmrosado Power Member

18. MikeDays

MikeDays Power Member

Obrigado a todos pelos comentários.
    Estou a pensar então comprar os seguintes componentes:

Caixa ASUS TA-891 - €24,45
    LC-Power 420W 6420 V2.0 120mm (29 Amperes) - 34.75€
    Corsair PC6400 4GB XMS2 CL5 (2x2GB) DDR2 - 42,70€
    Processador Intel Core 2 Duo E7400 - 110,85€
    Asus P5QL-CM - 73,60€
    Seagate 250Gb 7200 RPM S-ATA2 16Mb - 40,80€
    Asus DVD-E818A3 18x/48x Sata Retail - 19,90€

Total: €347,05

Os preços são da way2buy, vou ver se é possível arranjar mais barato e depois dou feedback :).

19. Lbboy

Lbboy Power Member

desde que n queiras meter grafica no futuro pa jogar jogos essa fonte chega bem..

Partilhar esta Página