• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Torre Desempenho - Requisito especial: silêncio

Jack-O-Lantern

Moderador
Staff
Ora viva,

Como o meu PC dinossáurico está a entregar a alma ao criador e necessita de reforma, partindo para quem o quer apenas para jogar paciência e navegar na net, está na altura de proceder ao levantamento de configurações que respondam a necessidades mais contemporâneas

Assim, segue questionário para tentar encontrar uma luz ao fundo no meio de tanta terminologia e equipamentos diferenciados:

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Até 700 euros (máximo 800 euros)

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Torre completa (irei manter os periféricos e monitor)

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Gaming (1080p, algum mais recente, mas não é prioritário) (20%)
b) Autocad / Ligação Permanente em upload/download / edição) (40%)
c) Office / Navegação web / Filmes (40%)

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
O mais tarde possível.

5) Como é composto o teu computador actual?
Jurássico.

6) Vais fazer Overclock?
Não, queria o mais 'keep it simple' e Plug n Play possível, sem necessidade de andar com tweeks
.

7) Compra em loja física ou online?
Indiferente (não tenho qualquer problema com compras online)
.

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Sim.

9) Características Gerais:


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Tendo em conta o local, o critério fundamental é o silêncio. Este é um aspeto fulcral mesmo e será à volta deste critério base que quero iniciar a configuração. O PC vai estar numa sala, poderá ser ligado à TV principal à noite, ou servir de apoio para trabalho no mesmo espaço. É mesmo fundamental ser o mais silencioso possível

b. Processador (Intel ou AMD)
> sem preferência

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> sem preferência (boa para trabalhos gráficos, engenharia e autocad)

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
> HDD no mínimo de 1TB, e SSD dava jeito para pôr os programas com que trabalho a abrir rapidinho e a ter acesso rápido a eles.

f. Drives (DVD, BluRay, HD-DVD)
> DVD.

h. Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)
> não


10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (caso se aplique)?
a. Wireless
d. USB 3.0


11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
Sim (W10)

12) Contexto, comentários adicionais.
Já falei na importância do silêncio e da necessidade da ligação permanente? ;-)
 
Última edição:
Hmm, configuração interessante. Terei garantia de silêncio (factor mesmo importante)? Os valores finais limite podem ser sempre ajustados um pouco para cima.
 
Se queres silêncio compra um cooler passivo, até te posso recomendar um bom que era o que usava antes e dava para retirar a fan sem problema. Thermalright macho.

E se quiseres abrir um pouco os cordões à bolsa, compra uma fonte passiva. Havia uma seasonic fanless de uns 500w, mas são uns 150 euros. Vais desta forma obter o resultado pretendido.
 
Baralhando aqui um pouco as opções, a ver se chego a conclusões, em função do aproveitamento que faria dos HDD (mais tarde, fazendo upgrade para SSD) e acessórios que já tenho:

Está muito desequilibrada esta config (sou um bocado leigo na matéria dos PC´s)?:

Caixa: Fractal Design Define R5 Preta - 114,90€
Motherboard: Motherboard MSI H170M PRO-VDH - 69,90€
Placa Gráfica: MSI Radeon RX 570 ARMOR 4G OC - 205€
Processador Intel Core i5-7400 Quad-Core 3.0GHz c/ Turbo 3.5GHz 6MB Skt1151 - 189,90€
Memória: G.SKILL Aegis 8GB (2x4GB) DDR4-2400MHz CL15 Preta - 72,90€
Fonte: Fonte de Alimentação Seasonic Platinum 520W Fanless Full Modular - 168.90€
Cooler: Cooler CPU Artic Freezer Xtreme Rev. 2 - 34,90€

Isto, para atividade gráfica (autocad), ligação +/- permanente, vídeos/net e alguns jogos (não muito prioritário, mas que corra alguma coisa)
 
Convém levares uma motherboard b250 para tirares proveito das memórias de 2400mhz.

Podes poupar na caixa trocando por esta que também tem revestimento para abafar o som: Caixa Phanteks Eclipse P400s Preta.

Na fonte podes trocar por uma corsair rm650x que também te fica mais barata. Não vale a pena ires para uma fonte fanless, até porque a grande maioria das fontes hoje em dia não liga as ventoinhas até certo ponto de carga. Como esse sistema em carga nem aos 300watts vai chegar uma fonte de 650w não vai fazer baruho a maioria do tempo. E quando as ventoinhas girarem são silenciosas de qualquer modo.

Com estes ajustes já cabe aí um SSD de 120gb.
 
Convém levares uma motherboard b250 para tirares proveito das memórias de 2400mhz.

Podes poupar na caixa trocando por esta que também tem revestimento para abafar o som: Caixa Phanteks Eclipse P400s Preta.

Na fonte podes trocar por uma corsair rm650x que também te fica mais barata. Não vale a pena ires para uma fonte fanless, até porque a grande maioria das fontes hoje em dia não liga as ventoinhas até certo ponto de carga. Como esse sistema em carga nem aos 300watts vai chegar uma fonte de 650w não vai fazer baruho a maioria do tempo. E quando as ventoinhas girarem são silenciosas de qualquer modo.

Com estes ajustes já cabe aí um SSD de 120gb.

Ando a ver comparações de preços e disponibilidades, e estou a estabilizar a configuração assim:

CAIXA ATX FRACTAL DESIGN DEFINE S – 87,90 (irei para a Phanteks, se optar por outra loja online, em alternativa, mediante comparativo final de preços)

GRÁFICA MSI GEFORCE® GTX 1050 TI 4GT OC 4GB GD5 – 164,91€

MOTHERBOARD GIGABYTE B250M-D3H – 86,90€

G.SKILL 8GB DDR4 2400MHZ AEGIS – 64,89 €

FONTE CORSAIR MODULAR RM650X 80+ GOLD – 114,89€

PROCESSADOR INTEL CORE I5 7400 (3.0GHZ) SOCKET 1151 – 184,91€

COOLER CPU ARCTIC FREEZER 13 – 27,90€

Hmmm, muito desequilibrado?

nota: farei upgrades posteriores em termos de disco SSD e memória +8Gb
 
Também é boa opção mas a RX570 é significativamente melhor que a 1050ti e só custa mais 25%.
Pode ver no vídeo abaixo, parte da comparação: 6:30
 
Última edição:
silencio = fractal design define r5

edit, nvm, já vi que optaste pela define s (mas neste caso vais perder a drive dvd)

e hoje em dia, um SSD é obrigatório.
 
Ok, obrigado.

Por questões de disponibilidade imediata na loja, tenho que procurar outra gráfica:

Gráfica MSI GeForce® GTX 1060 ARMOR OCV1 3GB GD5 + NVIDIA Triple - 230€
Gráfica MSI GeForce® GTX 1060 AERO ITX OC 3GB GD5 + NVIDIA Triple - 224€
Gráfica Asus Radeon RX570 STRIX OC 4GB GD5 - 250€

Melhor opção desempenho\silencio?
 
Tens caixas da cooler master mesmo para o que queres... Silencio. E sao mais em conta. ;)

Entre a 1060 e. 570... Embora seja uma de 3gb.. nao sei se sera ligeiramente melhor que a 570... Mas os 3gb e que tenho algum receio ue seja curto...
 
Back
Topo