• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Torre "Hikikomori" + Monitor <2400€

Highlaw

Power Member
Boas. Sou um ilustrador e a minha prioridade é ter uma torre que corra dois monitores 4K mais um monitor 1080p (tablet cintiq) sem qualquer problema enquanto tenho 80 a 100 tabs de Chrome abertas e um ficheiro Photoshop com uma resolução absurda e dezenas de layers. Praticamente não jogo no PC (só Magic Arena ultimamente), deixo isso para consolas. Assumo que o mais importante será bastante RAM e um CPU decente (?)
Não percebo quase nada de componentes, esta build será montada numa loja.

mFlLOIV.jpg


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
PC até 1800€
Monitor até 600€ (pode exceder um pouco se valer mesmo a pena)

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Completo.

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
a) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (principalmente PS, mas também Adobe suite em geral e recording do ecrã. Nenhum trabalho 3D, edição de video básica)
b) Navegação web / Filmes
c) Gaming (se jogar alguma coisa pesada seria a 1080p/1440p, monitor(es) 4K são para outros usos)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
4-5 anos

5) Como é composto o teu computador actual?
MSI GS60 ghost pro c/ 860M, ecra 3K, circa ~4(?) anos atrás. Para referência.

6) Vais fazer Overclock?
Se aconselharem.

7) Características Gerais:
a. Caixa
> Pode ser grande se ajudar com cooling e prolongar a vida das peças. Quantos mais portes USB/etc num local fácil de aceder, melhor.

b. Processador (Intel ou AMD)
>Intel (Bias meu de más experiências com AMD, mas como já disse não percebo quase nada portanto estou a ser injusto. Isto é mais "peace-of-mind" do que propriamente ser racional)

c. Motherboard
>n/a

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>Single, Nvidia

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>SSD ~500gb, HDD 2TB

f. Drives (DVD, BluRay, Nenhuma)
>Nenhuma

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
>n/a

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Monitor 4K com cores boas, não preciso refresh acima de 60. TN panel está fora de questão.
Mais contexto: Vou arranjar um segundo monitor quando sair a Playstation5 em 2020, onde também vou querer prioritizar pouco delay e true HDR. Era melhor serem os dois iguais mas se neste momento não houver um com todas essas vantagens por menos de 600€ então o color balance + depth será a coisa que mais interessa.

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Wireless, Bluetooth

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Sim. Windows mais básico.

11) Contexto, comentários adicionais.
-O meu portátil actual tem 16gb RAM e mesmo assim encontro-me com o Scratch Disk error do Photoshop frequentemente. Sei que não devia ter 80+ tabs Chrome abertas ao mesmo tempo, mas para quê resolver problemas meus quando os posso superar com dinheiro? Estou a pensar 32gb RAM, digam se for excessivo.

-Se por acaso o GPU que aguente com 3 display out também corra jogos bem eu não fico triste, o que me interessa aqui é 4Kx2 + 1080p Cintiq (com possibilidade no futuro de ter uma tablet com maior resolução)

-Li nas regras que não se pode mencionar certas lojas, no entanto isto é um factor relevante para mim, visto que se eu partia Legos quando era pequeno certamente vou partir o PC ao montá-lo, ou confrontar-me com horas de troubleshooting depois do boot mesmo que faça 99% das coisas bem; algo que quero evitar. Se for possível mandarem PM sobre uma loja que monte por mim eu agradecia. Se este último ponto for contra as regras pff digam e eu removo.

Thanks in advance.
 
OK, antes de avançar com o que quer que seja, e por curiosidade, das tabs todas que tens, quantas usas no espaço de 1h? Pergunto porque há outras soluções de software que te permite as ter lá, sem estarem a consumir memória, ficam "inactivas". Depois, monitores HDR... yeah, se queres HDR-1000 e assim, ainda não tens sorte. E ainda por cima 4k com tudo isso... Estamos com o mercado longe de tal. Consegues coisas como o 27UD58 e assim por preços aceitáveis, mas está longe dessas features todas. E calibração de fábrica normalmente é com a Dell, que fica mais caro.

Outro ponto, para trabalhar com tanta coisa, o que queres é muitos cores, e não tanto single core. Aí, os Ryzen da AMD, e até os threadripper, são bem mais interessante que os intel. De momento, a intel só dá vantagens a jogar.
 
Quanto às tabs eu já uso uma extensão chamada FreshStart que salva tabs/windows que tinha. Mas no dia-a-dia eu abro tópicos e videos de interesse que acabo por não ler/ver mas depois volto mais tarde, no mesmo dia ou não, já com uma mental note que eles tão em certas tabs/windows (algo que me esqueço se salvar uma sessão de 80+ tabs e as fechar). No espaço de 1h diria que visito frequentemente 10-20 tabs. Suponho que o chrome já automatize um "sleep mode" para as inactivas, mas se há algo que o faça com ainda mais eficiência era fixe ter.
Em relação ao monitor sei que há general thread específica, mas o questionário aqui também inclui portanto meti (desculpem se for off-topic). Podes-me dizer um modelo 4K com HDR bom independentemente do meu budget? Só para ter uma ideia. Eu estou completamente fora do loop, mas vi review do Benq 27′ PD2700U por outros profissionais e parecer ser bom para o preço. Há algo que me está a escapar que seja mau com este?

E pronto, esqueçam o meu blind hate quanto à AMD, se é a melhor opção, assim que o seja :-)
 
O chrome não tem nenhuma forma de sleep decente nativa. É por isso que é conhecido como um monstro de memória. Experimenta um add on por agora, o "The Great Suspender". Ele vai-te suspender tabs que não estão a uso. Quando vais lá e pedes para recuperar, ele recarrega o site. É possível configurar o comportamento padrão dele, quanto tempo demora até suspender uma tab, se há excepções, etc. Só estou a dizer isto porque quero saber se isso te ajuda com a gestão de memória que tens actualmente.
 
I see, então quando abro uma tab antiga esta faz reload pk simplesmente saiu do RAM há muito tempo, certo? Nada a haver com o Chrome em si. Instalei essa extenção, sem dúvida que vai ajudar neste aspecto.
De qualquer forma agradecia que me dessem uma build dentro dos 1700-1800€ para ter um ponto de partida, que eu depois vou a um site que faça por mim e é provável que não tenha todas as componentes, e voltarei cá para feedback no que vou substituir. Era preferível saber até ao fim da semana mas claro que não quero obrigar ninguém. A diferença de preço entre 2x8gb e 2x16gb sticks é assim tão íngreme?
 
Última edição:
Só para tentar ter as coisas percebidas, quais os softwares que vais usar, e em que cenários especificamente? Eu também estava inclinado para threadripper, mas nem todo o software é multithreaded que chegue para isso.
 
Thanks SirWolf.
Miguel, quanto ao meu usecase é 90% Photoshop com 300 PPI e rez altas. Por vezes muitos layers com efeitos, e é necessário estar tip-top porque eu desenho com tablet e qualquer lag prejudica muito o meu traço, a imagem a baixo mostra algumas medidas que tomo para evitar crashes ou minutos de loading (PS a calcular o projecto da brush). E também quero fazer record ao ecrã com OBS mais frequentemente (algo que não faço agora por slowdowns / falta de HDD space)

uL9VfUQ.jpg


Espero que isso ajude.
De volta à build, usei o que o SirWolf me deu como base e fui à procura do site com mais variedade. Algumas componentes ficam mais caras (mais o Windows + taxa de montagem, que não estavam no budget porque sou burro) portanto compensei em escolher outras mais baratas. Digam se há incompatibilidades, bottlenecks ou problemas:

AMD Ryzen Threadripper 1920X 3.5GHz (não havia 1900x)
Gigabyte X399 AORUS Pro (package deal, única escolha)
Corsair Vengeance LPX DDR4 2400 PC4-19200 32GB 2x16GB CL16 (poupei no RAM um pouco)
NZXT Kraken X52 (vi review, decidi passar de x62 para x52)
Crucial MX500 SSD 500GB SATA
Seagate BarraCuda 3.5" 2TB SATA 3
NZXT H500i USB 3.1 Vidro Temperado Preta (não havia o modelo que deste, mas este é bastante parecido)
EVGA N1 750W (super poupança aqui)
Gigabyte GeForce RTX 2060 OC 6GB GDDR6 (nada da Zotac)

A única outra alternativa de CPU/Motherboard combo é:
Intel Core i7-7800X 3.5Ghz BOX
MSI X299 Tomahawk AC
Que fica 126€ mais barato.

Tenho as seguintes questões:
1) Alguma alternativa boa para CPU cooler abaixo de 80€? Pelo que vi NZXT é overpriced devido aos LEDs/design mas posso estar errado.
2) Suponho que esse RAM chegue e sobre, right?
3) O power supply é estável? Ou poupei demasiado nele e devia gastar mais um pouco?
 
Última edição pelo moderador:
O threadripper é um processador muito quente. É melhor jogar pelo seguro
Muda esse disco para o que eu pus. Seagate é conhecida pelos seus discos falharem muito passado 2 anos.
Preferia dar o extra pelos 3000mhz cl15. Ou se quiseres 4x8 para aproveitar de quad channel
Porque não zotac?
Eu preferia ficar c a fonte que pus. É 80+ gold e parece-me ter melhorew componentes.
 
Última edição:
Eu queria reduzir o preço um pouco devido aos custos adicionais do windows/montagem/instalação que não contei. O ideal seria um total shave-off de 150€. Vou apresentar o custo actual das partes que falaste e as alternativas a meu dispor (sendo que a vermelho estão items que gostava de evitar).

Cooler (currently 150€): Compreendo que o CPU fique quente, mas certamente o bling de NZXT (infinity ring, LEDs, design) tem custos adicionais não relacionados à performance do cooler (agora que vejo alternativas, têm todas bling...huh ). De qualquer forma vou postar os que estão dentro do mesmo range, nenhum dos outros arrefece o suficiente?
NZXT Kraken X62 - 162,63€
NZXT Kraken X52 - 150,44€
Thermaltake Water 3.0 Riing LED RGB 240 - 120,97€
Aerocool Project 7 P7-L240 - 112,83€

Corsair Hydro H100x Kit de Watercooler - 96,56€
Enermax Liqmax II 240 - 76,23€


HDD: Engano meu, já meti o teu modelo.

RAM (currently 204€): Para manter as coisas mais perto do budget acho que não posso ir com essa opção. Está aqui a tabela de preços dentro de CL15:
G.Skill Ripjaws V Red DDR4 3000 PC4-24000 32GB 2x16GB CL15 - 379,17€
G.Skill Ripjaws V Red DDR4 3000 PC4-24000 32GB 4x8GB CL15 - 299,88€
G.Skill Ripjaws V Red DDR4 2400 PC4-19200 32GB 2x16GB CL15 - 297,76€

Corsair Vengeance LPX DDR4 3000 PC4-24000 32GB 2x16GB C15 - 260,23€
G.Skill FlareX DDR4 2400 PC4-19200 32GB 2x16GB CL15 - 202,29€

O melhor price-performance está no Corsair Vengeance LPX, ou o G.Skill FlareX. A diferença entre eles vale mesmo os 60€ extra?

GPU (currently 406€): Não tenho nada contra Zotac, simplesmente não existe RTX2060 deles neste site :p E como é montagem não tenho o privilégio de comprar peças de sítios diferentes. Aqui estão as opções:
Gigabyte GeForce RTX 2060 GAMING OC 6G GDDR6 - 432,94€
Gigabyte GeForce RTX 2060 Windforce OC 6GB GDDR6 - 416,67€
Gigabyte GeForce RTX 2060 Mini Itx OC 6GB GDDR6 - 406,51€

1070's (equivalentes?)
Gigabyte GeForce GTX 1070 G1 Gaming 8GB GDDR5 - 406,52€
MSI GTX 1070 GAMING X 8GB GDDR5 - 401,42€
Zotac GeForce GTX 1070 AMP Extreme Core 8GB GDDR5 - 396,34€
EVGA GeForce GTX 1070 SC ACX 3.0 Black Edition - 396,34€

MSI GeForce GTX 1070 Armor OC 8GB GDDR5 - 386,18€

Zotac GeForce GTX 1070 Mini 8GB GDDR5 - 376,01€

PSU (currently 131€): Tive a estudar um pouco e parece-me que 600W chega para esta build? Em termos de poupar guito aqui é o melhor sítio visto que é o vai afectar menos o sistema, assumindo que é competente. (dêem-me um tabefo se estiver a dizer mentiras)
600w choices:
Enermax RevoBron 600W 80 Plus Bronze Semi Modular - 76,23€
Enermax MaxPro 600W 80 Plus - 56,92€
EVGA W1 600W 80 Plus - 55,90€
Tacens Radix VII AG 600W 80 Plus Silver - 53,89€
AeroCool KCAS 600W 80 Plus Bronze - 48,79€

750w choices:
Aerocool KCAS-750GM 750W 80 Plus Gold Modular - 86,40€
Cooler Master G750M 750W 80 Plus Bronze Modular - 86,39€

Cooler Master MasterWatt 750 750W 80 Plus Bronze Semi Modular - 81,31€
Tacens Mars Gaming Zeus 750W 80 Plus Silver Modular - 68,61€
Tacens Mars Gaming Vulcano 750W 80 Plus Silver Modular Vermelho - 67,09€
Aerocool VX PLUS 750W - 50,82€


Case (Currently 110€): Aqui também posso poupar visto que a H500i não é barata, mas gosto dela e preferia mantê-la. Caso seja mesmo necessário estão aqui duas alternativas (gostava de saber se há problemas de espaço):
Aerocool RIFT RGB USB 3.0 com Janela - 40,65€
Corsair Carbide Series SPEC-05 USB 3.0 Vidro Temperado - 58,95€


Desculpem o post longo, mas visto que não percebo quase nada o melhor que tenho a fazer é spammar as opções que me pareciam boas e deixar vocês opinar :-)
 
Já estiveste atento a ver se os coolers são compativeis com threadripper? Eles não têm o formato normal. E precisam de um cooler muito beefy.
Se quiseres mesmo jogar a 4k vai pela 2060.
A nivel de fontes esquece quase todas as que disseste. Maioria são fontes que não fornecem o que prometem e não vais querer poupar aí.
Podes ir pela Seasonic 620W S12II 80 Plus Bronze.
RAM tens as G.SKILL Ripjaws V 32GB (2x16GB) DDR4-3000MHz CL15 Vermelha a 260€
EDIT: Se fosse a ti apagava o email visto que te podem spammar.
 
Ok essa fonte tem bom preço, quase metade. Thanks.
Eu não tenho interesse em jogar no PC ponto (claro ainda jogo, mas nada pesado) e mesmo que jogue algo que puxe iria meter a game rez a 1080p ou 1440p no máximo. O monitor 4K é só para o meu trabalho e procrastinar sem ver pixeis.
Pois quanto aos coolers não sei, isto de AIO watercooling é novo para mim (lol) a última vez que tive PC torre foi quando 8800GT era popular. Eu já faço uma pesquisa.
Infelizmente esse RAM neste site está a um preço absurdo. Contacta-me por email caso queiras saber qual é a loja (e se sabes de uma alternativa melhor que monte por mim e envie). Estou limitado a 1 PM por dia neste forum e já o gastei.
 
Pois, lojas há muitas, mas no google abri todas que montam PCs até chegar àquelas feitas em Flash com cara que não levaram update há 2 décadas e parei a pesquisa por aí. A espanhola é a que tem mais variedade de escolha, nas outras estava-me a desviar tanto da tua build que já nem era o mesmo PC e os preços não eram muito mais razoáveis. Se alguém conhece uma alternativa melhor agradecia o PM (embora não possa responder hoje)
 
Ok acho que vou avançar com este, excepto se houver alguma incompatibilidade ou algo bastante estúpido no geral, pff avisem :-)
O TL;DR é que fiz downgrade do CPU e GPU para que não haja problema com as outras peças (como poupar no CPU cooler ou PSU), desta forma posso ter 3TB HDD (+1TB que antes), o Kraken X62 em vez do X52, RAM melhorzinho, etc. Também vi alguns testes e a maioria das tools de Photoshop usam single thread ou light multi thread, logo não ganho muito em ter o Ryzen.

Intel Core i7-7800X 3.5Ghz
MSI X299 Tomahawk AC
Corsair Vengeance LPX DDR4 3000 PC4-24000 32GB 2x16GB CL15
NZXT Kraken X62
Crucial MX500 SSD 500GB SATA
WD Blue 3TB 3.5" SATA 3
NZXT H500i
Aerocool KCAS-750GM 750W 80 Plus Gold Modular
Zotac GeForce GTX 1070 Mini 8GB GDDR5


Looks good?
 
Aerocool não é marca de confiança? Pareceu boa escolha com 750W e gold rating, mas sure eu substituio com Seasonic S12II 620W 80 Plus Bronze.
Quanto ao CPU, 7800x é mesmo a única escolha fora do Ryzen TR. O resto é i5's a baixo. Por questões de tempo e conveniência (este site também tem o monitor exacto que quero) I'm stuck with this.

De resto está tudo ok?
 
Back
Topo