1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

torre para edição de video profissional

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por Mitch, 25 de Janeiro de 2008. (Respostas: 54; Visualizações: 3309)

1. Mitch

Mitch Banido

Boas,
    o objectivo da máquina é edição de vídeo profissional

aqui vai um rascunho:

- motherboard - a maior incógnita. convém ser de boa qualidade, não precisa de coisas tipo wireless integrado. portas firewire integradas penso que dão jeito, e um bom controlador raid também.

- cpu - qual o melhorzinho que anda por aí sem entrar em preços parvos? (nada de extreme editions ;)) acho que os q6600 já andam aí há muito tempo, devem estar a aparecer novos modelos mais interessantes?

- ram - estava a pensar em meter 2 kits de 2x2048 ddr2, mas não sei se acima de 4GB é exagero e que na prática não é aproveitado. e há a questão do software de edição (tipo premiere) não estar ainda adaptado para SO de 64bits. se calhar os 4GB com sistema 32bit será o mais indicado por enquanto.

- discos - a capacidade de armazenamento não é o mais importante, mas sim a performance. talvez 4 discos em raid1+0 ? (creio ser um modo que aumenta a performance e mantém alguma segurança em caso de falha de um dos discos)

- gráfica - julgo que não seja muito importante pois pouco deverá ser aproveitada para edição de video. sugestões? se for silenciosa ainda melhor.

- fonte - silenciosa e potente para ter o quad core e os 4 discos...

- placa de som - a placa onboard deve ser suficiente, não?

- caixa - a beleza não importa muito, desde que tenha bom airflow e permita instalar os 4 discos...

preço limite... epá julgo que no máximo €2000, e acho que se calhar já é gastar demasiado, creio que se pode gastar talvez não mais de €1500. acessórios tipo ratos teclados e drives dvd são "extras" não muito importantes neste momento.
    para escolher o hardware tenho de saber a filosofia mais adequada à utilização, se calhar o raid10 não é o ideal e isso muda logo o número de discos e eventualmente a caixa a comprar...
    por questões de facilidade de manutenção, todo o hardware principal será adquirido na mesma loja (ainda a determinar)

digam de vossa justiça, toda a ajuda é bem-vinda :)

Última edição: 25 de Janeiro de 2008
  2. Mitch

Mitch Banido

3. m00s

m00s Power Member

quanto a portas de IO deves ter sempre nem que seja numa "box" interna com um grande suporte (tipos de ligaçeos) para teres tudo à mão sempre que quiseres ligar algo.

quanto ao som, deves incluir uma placa de som...e boa pois podes ter de importar audio. a placa onboard introduz sempre ruido.

penso que deves ter algum tipo de entrada de vídeo, como por exemplo uma placa de captura ou no minimo uma boa placa de tv com entrada de video.

quanto à grafica nao me parece que seja assim tao irrelevante como pensas...se bem que nao sei quais os teus minimos.

em relaçao aos discos e memoria parece-me que ficarias bem servido com essa configuraçao.

em relaçao ao software/vista... bem nisso n te posso ajudar.

4. SPYSHGG

SPYSHGG Banido

Raid por hardware (placas que custam 300€ para cima) com 256mb de ram e discos SAS 15k em raid0 para edição de video, e dois sata 500gb ou mais em raid 1 (da board) apenas para guardar dados

5. Mitch

Mitch Banido

discos SAS de alta rotação não sei se estão como opção, dado que a experiencia anterior com discos ibm ultrawide scsi de 10k rpm não foi de todo extraordinária, fazem imenso barulho e a performance não me parecia nada de especial :/ acho que ter outra máquina extremamente ruidosa não faz parte dos planos. tenho de me informar mais sobre discos sas.

relativamente a processador, estou a olhar com bons olhos para um Q9450, 2.66GHz, 12MB cache, FSB 1333.

isto é para ser bem pensado, a compra só será feita quando se justificar, pois o utilizador da máquina (que não sou eu mas sim o meu cunhado) vai estar fora umas semanas, e quero ter uma proposta com pés e cabeça para lhe mostrar quando ele voltar :)

6. vascobailao

vascobailao To fold or to FOLD?

o Q6600 puxas a 3.0 GHZ, ou nao

7. Mitch

Mitch Banido

overclocking não está previsto ;)

8. vascobailao

não está? é que poupavas um trocos e punha-lo como o QX 9650..!

9. Queiros

Queiros Power Member

não comparem o Q6600 e o Q9450!! :confused:

btw, tambem tens o QX9650, se for para atingir os 2000€

10. Mitch

Mitch Banido

eu estou a falar do Q9450, não quero versões extreme (desperdício de dinheiro)

11. Queiros

Queiros Power Member

entao mete esse, além de mais FSB, tem mais cache.. o preço para o Q9550 acho que nao vale a diferença.. Q9450, boa escolha

12. vascobailao

Off topic: a caixa é lindissima.

13. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Boas

Eu optaria por uma configuração deste genero:

Ainda não inclui todos os componentes, mas a base deve ser esta rápida e fiavel.

14. MisterEd

MisterEd Power Member

Para te dar uma ajuda mais precisa sabes a que tipo de edição de vídeo se destina? Que tipo de software vai ser utilizado? Que formatos vão ser utilizados? SD, HD, HDV, DVCPRO-HD? Tamanho de produção curto, longo?

15. technon

technon Power Member

Porque não optas por um MAC??... o mac para edição de video profissional e para um orçamento não muita grande é o melhor que se arranja.

cumps

16. Mitch

Mitch Banido

qual mac? um mac pro? um mac pro com uma configuração minima, sem nada de especial, custa mais de €3000. com algum hardware já mais interessante, vai para os €5000. queres repensar o que disseste de "orçamento não muito grande?" :p

a máquina destina-se à edição e montagem de filmes/documentários, essencialmente filmados em digital. já tenho uma placa dv que é herdada do computador anterior, que faz a maioria das ligações aos equipamentos A/V.
    julgo que o software primário será o premiere, tenho de falar com o "artista" para saber que programas está a pensar manter ou se vai comprar licensas de outro software.

17. technon

technon Power Member

Sim, sai um bocado mais caro que Pc mas por 2700$ já se arranja um iMac Pro com a configuração base que exlcuindo gráfica e memoria até está boa e mesmo com esta config o Final Cut Pro é muito fluido.

Eu edito video hdv com o sistema que tenho no my system e não tenho problemas de maior.. até se desenrasca bem.

Ali na config do Psycop não cometas o erro de juntar P5k Premium e discos WD. Não sei se tens visto os imensos problemas desta mb com discos wd e samsung.

btw que placa de captura usas?

cumps

Última edição: 26 de Janeiro de 2008
  18. Chopstick

Chopstick I fold therefore I AM

Se não queres jogar com o pc, mete-lhe uma 2600XT(não abaixo) ou uma HD 3850, que já fazem decode de alta definição. Com o que poupares na grafica compra mais ram e/ou melhor processador, não esquecendo os discos rígidos.

Pelo que me aprecebo, programas de edição de vídeo consomem toda a ram que encontram e gostam de ter rápido acesso aos dados.

19. MisterEd

MisterEd Power Member

Isto vai ser um longo post :p, mas vamos por partes:
    A torre será apenas parte do investimento para edição de vídeo, por isso não vale apena gastar todo o orçamento aí, assim:

Caixa - A Antec 182, que te sugeriram é boa e das caixas mais silenciosas (http://www.silentpcreview.com/article75-page4.html) e o silêncio é ouro, mas optaria por uma full tower em vez de uma middle com espaço para mais HDD e para o ar circular, importante um acesso fácil a firewire

MotherBoard
    Se o orçamento é curto a P5K-E WiFi, como já propuseram é porreira, para além do wifi integrado tens um controlador eSata para discos externos eSATA que funciona mais ou menos ao dobro da velocidade de usb2.0, que dá jeito para passar vídeos longos para um suporte externo.

Ram
    Uma das mais requisitadas especificações para a próxima edição do premiere CS4 é ser a x64, por isso comprar 2 GB ram parece ser uma aposta de curta duração e enches metade dos slots da board. Em vez disso colocava 4GB(2x2GB) que estão bastante acessíveis Team Elite(75euros) ou GSkill mais rápidas CL4 (112 euros) e posteriormente passava a 8GB. Para o premiere a ram é relativa mas para o After Effects quanto mais melhor, porque o render é realizado directamente para a ram.

Gráfica
    O principal é a saída para 2 monitores (mínimo)! Se for para After effects e muitos efeitos 3D, o ideal seria uma nvidia quadro (embora já tivesse visto reviews em que as 8800GT saíam vencedoras face às suas congéneres profissionais) Para o premiere uma placa mais modesta dá perfeitamente tal como a que também te foi sugerida, uma Sapphire 2600XT 512 MB(100euros) já faz descodificação HD (leitura).

Placa de Vídeo
    O DV é um formato que será substituído a curto prazo, por isso com o que poupas na placa gráfica, o melhor investimento que podes fazer no futuro é adquirir uma Placa de Vídeo como a http://www.blackmagic-design.com/products/hd/ , que entre várias coisas permite monitorizar a cor decentemente 4:2:2 se tiveres um broadcast monitor (3ºMonitor) e fazeres diversas conversões de formatos em tempo real, gerir entrada e saída de audio (excluis a placa dedicada de som), utilizares qualidade televisiva SDI de 10 bits. O facto de trabalhar com vídeo descomprimido torna os renders muito mais rápidos, uma vez que o processador se limita a gerar os efeitos, no final exportas para o formato comprimido que for preciso. É espectacular, algo que há dois anos atrás precisarias de 10 000 euros para fazer agora consegues por 1000 euros. Infelizmente isso é metade do teu orçamento, mas coloca na lista como uma aquisição para o futuro

Discos
    A configuração aconselhada para premiere é algo parecido com isto:
    Disco 1 - Sistema Operativo
    Disco 2- Scratch Disk (previews, etc) (vai a preferences>scratch disks)
    Disco 3- Projectos vídeos capturados, Logos, Titles, Som (vai a preferences>scratch disks)

Assim a minha sugestão seria adequares 4x discos seagate 250 GB SP (65€ cada) para este efeito (por isso falei numa caixa maior a antec 182 tem apenas 6 baías 3,5, mas tem outros aspectos que a torna uma boa caixa para o efeito), porque se um dia for preciso trabalhar com HD uncompressed e será o mais certo, apenas uma configuração raid 0 de 4 discos dá conta do recado satisfatóriamente e aí podes utilizar estes 4 discos em raid e um outro para backups. Podes ver aqui a exigência da tranferência dos diferentes formatos http://www.dvxuser.com/articles/hdedit/ . Mas para agora para trabalhar em DV e uma vez que o raid 0 tem o inconveninte de poderes perder todos os dados com a avaria de uma drive, tendo em conta a configuração acima colocava:

1x Disco 250GB -Sistema Operativo
    2x Disco 500GB (Raid 0) - Previews (Poderá ser colocado também nesta drive os ficheiros capturados, se houver algum problema re-captura-se) Este disco será recorrentemente acedido para leitura e escrita de dados, logo deverá ser o mais rápido.
    1x Disco -Projectos, vídeos capturados, Logos, Titles, Som

Os discos seagate 250 GB Single Plate (como o nome indica só têm um prato), são bastante rápidos, perdem para os raptor apenas ao nível de performance no "seek time", mas são mais silenciosos, consomem menos energia e extremamente mais baratos.

Processador
    Aqui e nesta altura parece não haver grandes dúvidas ou o Q6600 (a revisão Go) ou o Q9450, o ganho será mais ou menos proporcional à diferença de custo.

Fonte
    Uma corsair 620w modular parece uma boa escolha a nível de eficiência, temperatura e ruído. A globaldata recebeu uma da zalman de 600w que tambem é modelar, é preta combina com a caixa da antec se for a tua escolha.
    Para se ter uma ideia aproximada (não é real!) da potência necessária consulta http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

Mac Pro é muito bom mas para se tornar uma configuração equilibrada é bastante dispendioso, imac fujo disso como o diabo da cruz :002:

Mais a sério para design gráfico até pode ser uma opção, para edição de vídeo não me parece...

Espero ter ajudado,
    Cumps

Última edição: 26 de Janeiro de 2008
  20. Mitch

Mitch Banido

muito obrigado pela ajuda e opiniões até ao momento, o próximo passo depende de eu falar com o utilizador da máquina (mais uma vez, não serei eu ;)) para saber mais informações sobre as necessidades dele e do seu trabalho.

Partilhar esta Página