• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Torre para gaming até 2500€

Não sei se é o melhor local para este tópico mas de momento é apenas para tirar algumas dúvidas relativamente à aquisição de uma torre nova para posteriormente fazer um tópico de acordo com as regras, periféricos também vão ser adquiridos mas este orçamento é só para a torre.

Quero um PC única e exclusivamente para jogar todo e qualquer jogo nas definições máximas nos próximos anos.

PC anterior não é para aproveitar nada, tem mais de 10 anos.

Questões:

1 - Vale a pena o orçamento de 2500€ ou com 2000€ fico igualmente bem servido? Pode a diferença ser tão insignificante que não justifique os 500€ a mais.

2 - Compro já ou devo esperar por algum momento em específico? Seja porque estão novas peças à beira de sair ou porque estamos a cerca de um mês da black friday.

3 - Em relação aos periféricos (não incluídos neste orçamento):

3.1 - Tenho um teclado que quando uso algumas combinações de teclas, algumas não respondem... Algum conselho para evitar isso num futuro teclado?

3.2 - Monitor em princípio será de 27 polegadas justifica-se outro tamanho?

3.2.1 - Devo ir para curvo ou plano?

3.3 - Colunas o que aconselham, 3.1, 5.1 ou 7.1? Muito inclinado para 3.1 pelo simples facto de ficarem todas em cima da secretária.

Nota: Nos periféricos o mais importante é claramente o monitor, não é preciso exagerar no teclado nem no rato.
 
vale a pena esperar pelo 3080 e pela zen3... se fosse para agora, diria para ires para intel pq so queres jogar. mas se as benchmarks forem verdade, os novos ryzen passarão a intel. por isso , eu esperaria ate pelo menos ao natal. claro que mesmo nessa altura , não é garantido a 3080 estar em stock :(
 
Não sei se é o melhor local para este tópico mas de momento é apenas para tirar algumas dúvidas relativamente à aquisição de uma torre nova para posteriormente fazer um tópico de acordo com as regras, periféricos também vão ser adquiridos mas este orçamento é só para a torre.

Quero um PC única e exclusivamente para jogar todo e qualquer jogo nas definições máximas nos próximos anos.

PC anterior não é para aproveitar nada, tem mais de 10 anos.

Questões:

1 - Vale a pena o orçamento de 2500€ ou com 2000€ fico igualmente bem servido? Pode a diferença ser tão insignificante que não justifique os 500€ a mais.

2 - Compro já ou devo esperar por algum momento em específico? Seja porque estão novas peças à beira de sair ou porque estamos a cerca de um mês da black friday.

3 - Em relação aos periféricos (não incluídos neste orçamento):

3.1 - Tenho um teclado que quando uso algumas combinações de teclas, algumas não respondem... Algum conselho para evitar isso num futuro teclado?

3.2 - Monitor em princípio será de 27 polegadas justifica-se outro tamanho?

3.2.1 - Devo ir para curvo ou plano?

3.3 - Colunas o que aconselham, 3.1, 5.1 ou 7.1? Muito inclinado para 3.1 pelo simples facto de ficarem todas em cima da secretária.

Nota: Nos periféricos o mais importante é claramente o monitor, não é preciso exagerar no teclado nem no rato.

1- Se os 2500 forem para o pack completo não acho que seja demasiado. Se for só para a torre, creio que os 2k serão suficientes.

2- Eu esperava pelo início do próximo ano. Tens os novos GPUs e CPUs, assim como possível stock destes.

3.1- Experimenta um teclado com função anti-ghosting.

3.2 - Só tu o poderás dizer. Tudo depende da distância que te encontras do monitor. Quanto à curvatura, pessoalmente aconselho, comprei recentemente um monitor curvo e não me vejo a voltar para um plano. No caso de um monitor tens diversas vantagens em ser curvo, especialmente se não for para trabalhar.

3.3- 3.1 parece-me o suficiente para qualquer setup gaming.

Mas por 2500 € se vais comprar periféricos, monitor e sistema de som, ainda que seja 3.1, não me parece que vás conseguir ter um PC "para jogar todo e qualquer jogo nas definições máximas nos próximos anos".
 
Como disse logo no primeiro parágrafo, os 2000 a 2500€ são apenas para a torre.
Para os periféricos depois usarei mais 500 a 1000€.
Início do próximo ano mas é logo em Janeiro? Não ando a par destas coisas.
 
Como disse logo no primeiro parágrafo, os 2000 a 2500€ são apenas para a torre.
Para os periféricos depois usarei mais 500 a 1000€.
Início do próximo ano mas é logo em Janeiro? Não ando a par destas coisas.
Certo, mas como começaste a falar de periféricos, monitor e colunas... Mas com esses valores vais garantidamente ter algo para os próximos anos.
E sim, princípio do próximo ano, Janeiro/Fevereiro. As novas gráficas Nvidia já saíram, embora não haja stock das mesmas, as AMD estão a sair, assim como os zen 3. Creio que para o início do próximo ano já esteja tudo aí com stock e em força, a bons preços.
 
Em relação ao monitor, estou bastante inclinado para mudar para os curvos.
Independentemente de quanto vá gastar nos periféricos, pelo menos 2000€ estão destinados exclusivamente para a torre, com a possibilidade de ir a 2500€ se justificar o investimento.

Tenho pedido opiniões também "fora da internet" a algumas pessoas e em relação a esta configuração que o sevvvvv (obrigado pela ajuda) indicou anteriormente, foi-me dito que a motherboard poderá não ser a mais indicada (fraca) tendo em conta o resto das peças, que acham?

Ryzen 5900X / 5700X
RTX 3080
B550 MSI PRO
2x16GB Gskill Ripjaws V 3600 CL16
Crucial P1 1TB M2 2280
Seagate Barracuda 2.5" 2TB
Seasonic Focus Gold GX650W Full Modular
ATX Phanteks Eclipse P400

AOC CQ27G2U VA 27" 2K 144HZ 1ms
Corsair K68 MX Red PT / Asus TUF Gaming K3
Logitech 5.1 Z-506
 
Se for só para gaming 16GB de RAM são suficientes.
E com o dinheiro que poupas aí metes um monitor melhor, o LG 27GL850

Estar a por 16gb ram num PC com um budget de 2500€ não me parece uma decisão muito acertada.


2:22 timestamp

Repara nos 1% e 0.1% lows, com 32gb ram está nos 35fps e com 16gb sao 10 fps. Para o futuro 32gb é a escolha certa e já não é preciso esperar por jogos para aproveitar, eles já estão aqui.
 
Dá-me mais exemplos, o Microsoft Flight Simulator é um caso especial...o jogo carrega poucos núcleos do cpu...
Ainda há pouco o Linus testou 16gb vs 32gb de ram e a diferença era inexistente.
 
Dá-me mais exemplos, o Microsoft Flight Simulator é um caso especial...o jogo carrega poucos núcleos do cpu...
Ainda há pouco o Linus testou 16gb vs 32gb de ram e a diferença era inexistente.

O microsoft simulator é dos melhores exemplos que posso dar mas acho que já é uma boa indicação para o que virá no futuro, não foi assim á muito tempo que 8gb era a norma.
Claro que para budgets mais moderados 16gb ram é mais que o necessário, eu mesmo nunca senti necessidade de fazer upgrade á ram, mas será que por 32gb me iam dar melhores 1% e o.1% e que isso se ia traduzir em frametimes mais consistentes? Muito provavelmente. Havia upgrades que fazia antes disso? Absolutamente.
É mais pelo orçamento também, se dá para encaixar facilmente acho que é uma boa jogada por os 32, ainda para mais com os launchers todos hoje em dia. :-D
 
Num orçamento de 2000/2500 não acredito que 60€ vá fazer diferença. Mais vale ir logo para os 32gb

Quanto à torre em si é focar no desempenho e não estética (não significa que não possa ficar bonito) portanto uma caixa de 100€ e um air cooler de 50€ chegam bem
 
O microsoft simulator é dos melhores exemplos que posso dar mas acho que já é uma boa indicação para o que virá no futuro, não foi assim á muito tempo que 8gb era a norma.
Claro que para budgets mais moderados 16gb ram é mais que o necessário, eu mesmo nunca senti necessidade de fazer upgrade á ram, mas será que por 32gb me iam dar melhores 1% e o.1% e que isso se ia traduzir em frametimes mais consistentes? Muito provavelmente. Havia upgrades que fazia antes disso? Absolutamente.
É mais pelo orçamento também, se dá para encaixar facilmente acho que é uma boa jogada por os 32, ainda para mais com os launchers todos hoje em dia. :-D
Joguei com 8 até há 2 meses e nunca tive problemas por causa da ram e joguei vários AAA. 16 é mais que suficiente.
 
Não estou a recomendar, ele que compre 16, daqui a 3 anos troca de sistema para ddr5. Fica sempre mais barato comprar algo com bom custo benefício e depois ir trocando.

Porque não por 60€ de parte numa build de 2500€, ter logo os 32gb e não se ter que preocupar com nada durante esses 3 anos? Não consigo entender a logica.
 
Porque não por 60€ de parte numa build de 2500€, ter logo os 32gb e não se ter que preocupar com nada durante esses 3 anos? Não consigo entender a logica.
Nestes 3 anos garanto-te que os 16gb não o vão prejudicar em nada. É meter por meter e isso é desperdiçar dinheiro. Não é por ter 2500€ que tem, obrigatoriamente, que os gastar.
 
Back
Topo