• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Torre para gaming até 2500€

Não andaste na escola da Maia? Aconselho o workshop :) Fora de brincadeiras, caso o op precise, ele pode comprar mais um kit de 16, perfazendo os 32gb caso seja necessário.

Nada de errado com opiniões diferentes mas continuo a dizer que por 16GB de ram numa build de 2500€ não é uma ideia muito acertada, diria até que estás a trollar o op.:p

Vou-te dar um cenário, um cenário que me já aconteceu a mim e tive que fechar programas para os 16gb não explodirem:

-Black desert na tray
-Twitch aberto
-Umas tabs no forum
-Discord
-AfterBurner
-Warzone

Pura e simplesmente não posso, tenho que desligar o Black Desert.
Como vês não precisas de chegar ao futuro para 16gb não serem suficientes e estar a recomendar 16GB para uma build de 2500€ parece-me uma ideia muito má.

Mas afinal é 16GB ou 32GB? O user deve estar confuso com as vossas dissertações...

32GB, sem pensar duas vezes.
 
Em relação ao monitor, estou bastante inclinado para mudar para os curvos.
Independentemente de quanto vá gastar nos periféricos, pelo menos 2000€ estão destinados exclusivamente para a torre, com a possibilidade de ir a 2500€ se justificar o investimento.

Tenho pedido opiniões também "fora da internet" a algumas pessoas e em relação a esta configuração que o sevvvvv (obrigado pela ajuda) indicou anteriormente, foi-me dito que a motherboard poderá não ser a mais indicada (fraca) tendo em conta o resto das peças, que acham?

Ryzen 5900X / 5700X
RTX 3080
B550 MSI PRO
2x16GB Gskill Ripjaws V 3600 CL16
Crucial P1 1TB M2 2280
Seagate Barracuda 2.5" 2TB
Seasonic Focus Gold GX650W Full Modular
ATX Phanteks Eclipse P400

AOC CQ27G2U VA 27" 2K 144HZ 1ms
Corsair K68 MX Red PT / Asus TUF Gaming K3
Logitech 5.1 Z-506


Alguém me consegue esclarecer a dúvida em relação às board? Devo meter uma melhor?

Em relação às RAM, não é por meia dúzia de trocos que vou deixar de meter os 32 GB. Mas agradeço a todos o debate, para quem atualmente está tão desatualizado como eu, é sempre bom aprender umas coisas e ver os vários pontos de vista.
A qualquer momento, se achar necessário, aumento o orçamento em mais 500 ou 1000€, embora me parece totalmente descabido.
 
Alguém me consegue esclarecer a dúvida em relação às board? Devo meter uma melhor?

Em relação às RAM, não é por meia dúzia de trocos que vou deixar de meter os 32 GB. Mas agradeço a todos o debate, para quem atualmente está tão desatualizado como eu, é sempre bom aprender umas coisas e ver os vários pontos de vista.
A qualquer momento, se achar necessário, aumento o orçamento em mais 500 ou 1000€, embora me parece totalmente descabido.


Com uma B550 não vais perder nada.
Se queres ir para uma opção uns furos acima tens a Gigabyte B550 AORUS Elite ou então a MSI MPG B550 GAMING EDGE WIFI. Estas duas tem reviews excelentes, com excelentes vrms/power delivery, não vais ter problemas nenhuns, mesmo que pretendas fazer upgrades no futuro.
 
Do que andei a pesquisar, supostamente a MSI MPG B550 GAMING EDGE WIFI é superior à Gigabyte B550 AORUS Elite sendo que o preço é semelhante entre elas. Confirma-se?

Neste momento então seria algo como isto:

Ryzen 5900X
RTX 3080
MSI MPG B550 GAMING EDGE WIFI
2x16GB Gskill Ripjaws V 3600 CL16
Crucial P1 1TB M2 2280
Seagate Barracuda 2.5" 2TB
Seasonic Focus Gold GX650W Full Modular
ATX Phanteks Eclipse P400

Alguma coisa que aconselhem a trocar ou a acrescentar?

Volto a frisar que, se houver uma diferença significativa a nível de performance ao trocar alguma das peças, posso aumentar o orçamento a qualquer momento, sem exagerar claro. Tem de valer a pena.
Inclusivamente se, por exemplo, houver uma caixa que seja claramente superior mas que custe mais 30 ou 40€ isso não é problema. Esse tipo de valores são insignificantes.

Obrigado a todos que estão a ajudar.
 
Do que andei a pesquisar, supostamente a MSI MPG B550 GAMING EDGE WIFI é superior à Gigabyte B550 AORUS Elite sendo que o preço é semelhante entre elas. Confirma-se?

Neste momento então seria algo como isto:

Ryzen 5900X
RTX 3080
MSI MPG B550 GAMING EDGE WIFI
2x16GB Gskill Ripjaws V 3600 CL16
Crucial P1 1TB M2 2280
Seagate Barracuda 2.5" 2TB
Seasonic Focus Gold GX650W Full Modular
ATX Phanteks Eclipse P400

Alguma coisa que aconselhem a trocar ou a acrescentar?

Volto a frisar que, se houver uma diferença significativa a nível de performance ao trocar alguma das peças, posso aumentar o orçamento a qualquer momento, sem exagerar claro. Tem de valer a pena.
Inclusivamente se, por exemplo, houver uma caixa que seja claramente superior mas que custe mais 30 ou 40€ isso não é problema. Esse tipo de valores são insignificantes.

Obrigado a todos que estão a ajudar.


Essa build era o que faria para mim com o mesmo orçamento. Ou melhor, secallhar mudava o ssd para um WD Black SN 750 1TB ou Samsung 970 EVO 1TB que são superiores a esse, atenção, foi porque perguntas-te, esse crucial é mais que o suficiente mas em teoria esses são bastante superiores. Tirando isso, tens ai uma bela build.
Em motherboards, qualquer B550 serve e com essa B550 ficas uma capacidade de oc muito boa, também tens o bónus de levar wi-fi.
 
Ando a ver a RTX 3080 que parece andar esgotada em todo o lado, fui a um site e têm isto (a titulo de exemplo):



Porque motivo a disparidade de preços? Qual a diferença entre elas?

Desde já agradecer também ao Websync que me indicou este cooler: ARCTIC Freezer 34 eSports DUO
WGLKd1x
 
Ando a ver a RTX 3080 que parece andar esgotada em todo o lado, fui a um site e têm isto (a titulo de exemplo):



Porque motivo a disparidade de preços? Qual a diferença entre elas?

Desde já agradecer também ao Websync que me indicou este cooler: ARCTIC Freezer 34 eSports DUO
WGLKd1x


Esse cooler é o melhor bang/buck que há no mercado se não te importas em ser air cooler.

A melhor performance/preço é a asus tuf. Agora isso de stocks, não te sei responder, não sei se alguém sabe!
 
E para um ecrã de 2K? Eu a ti esperava pelas 3070, que devem vir numa abundancia maior que as 3080 que tem yields baixos na samsung 8nm(eu sei "infundamentado").

Além disso, deve vir com o valor mais estável perto dos 500€. Isto pk de 500€ para quase 850€ de algumas 3080 ainda é muita massa.
 
Sim o monitor 2K no mínimo.
Não sei se vale a pena subir para 4K.

Se a 3080 valer esses 300€ de diferença então o valor a mais é irrelevante. É nesse sentido que também necessito de ajuda.
 
Eu aponto mais para 600€ as media gama das 3070 (asus tuf) e os valores medios para a equivalente 3080 sao +- 200€ extra (800€).
Por exwmplo tens as entrada de gama com boa qualidade das 3080 por 830/750 (zotac trinitu, com 5 anos garantia, e a msi ventus, boa performance/ruido)
 
Pesoalmente.. so pela estetica... Tens varios collers a ar igualmebte eficazes, mais baratos e sem manutencao ou problemas futuros de fugas ou bombas avariadas
 
Eu aponto mais para 600€ as media gama das 3070 (asus tuf) e os valores medios para a equivalente 3080 sao +- 200€ extra (800€).
Por exwmplo tens as entrada de gama com boa qualidade das 3080 por 830/750 (zotac trinitu, com 5 anos garantia, e a msi ventus, boa performance/ruido)

Para me ajudar a perceber, da imagem que meti, qual a diferença entre comprar a de 752€ ou a de 894€? São a mesma coisa ou a mais cara tem melhor performance?
 
Do que andei a pesquisar, supostamente a MSI MPG B550 GAMING EDGE WIFI é superior à Gigabyte B550 AORUS Elite sendo que o preço é semelhante entre elas. Confirma-se?

Neste momento então seria algo como isto:

Ryzen 5900X
RTX 3080
MSI MPG B550 GAMING EDGE WIFI
2x16GB Gskill Ripjaws V 3600 CL16
Crucial P1 1TB M2 2280
Seagate Barracuda 2.5" 2TB
Seasonic Focus Gold GX650W Full Modular
ATX Phanteks Eclipse P400

Alguma coisa que aconselhem a trocar ou a acrescentar?

Volto a frisar que, se houver uma diferença significativa a nível de performance ao trocar alguma das peças, posso aumentar o orçamento a qualquer momento, sem exagerar claro. Tem de valer a pena.
Inclusivamente se, por exemplo, houver uma caixa que seja claramente superior mas que custe mais 30 ou 40€ isso não é problema. Esse tipo de valores são insignificantes.

Obrigado a todos que estão a ajudar.


Estou a pensar em obter esta build também.
Mas estou confuso, a build está completa? não faltam aí ventoinhas e cooler?
 
Com uma pesquisa rápida no google:
  • Frontal: Suporta 3 x ventoinhas 120mm ou 2 x 140mm (1 x 120mm incluída)
  • Superior: Suporta 2 x ventoinhas 120mm / 140mm (opcionais / não incluídas)
  • Traseira: Suporta 1 x ventoinha 120mm (incluída)
Ou seja, trás duas ventoinhas incluídas, uma frontal e uma traseira.

Compra Artic e não ficas mal.
 
Eu queria umas silenciosas. Estive a ver estas Noctua NF-F12 e acho que vou comprar duas.
As que estão incluidas deverei substitui-las ou não vale apena?
 
Back
Topo