• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Torre para tudo

te-x

Power Member
Boas, vou comprar um PC novo e tinha chegado a esta configuração:
Apesar do ecrã ser 4K não tenho problemas em jogar os jogos a 1080 ou 1440, o 4K quero para ler, escrever e edição de imagem.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1800, mais coisa menos coisa, para comprar assim que for decidido.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
PC completo

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Jogar (CS:GO, Rust, e bastantes single player, idealmente 4k, mas de 1080p para cima esta bom)
Photoshop
Machine Learning
etc.

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
3 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Não existe

6) Vais fazer Overclock?
Provavelmente sim

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Online ou físico (Berlim)

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Não

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

ATX, silencioso, AMD, NVIDIA, HDD + SSD, Fonte modular

10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Nada

11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
Não
 
o 4K quero para ler, escrever e edição de imagem.
Desculpa mas isso não faz sentido nenhum, e o monitor também não. A 4k as letras são muito pequenas, especialmente num monitor desse tamanho, o que para ler é mau. Para além disso, um monitor 1440p de 27" já tem ppi mais do que suficiente para edição de imagem.
Vê a o Dell u2515h (25") ou u2715h (27")
 
Desculpa mas isso não faz sentido nenhum, e o monitor também não. A 4k as letras são muito pequenas, especialmente num monitor desse tamanho, o que para ler é mau. Para além disso, um monitor 1440p de 27" já tem ppi mais do que suficiente para edição de imagem.
Vê a o Dell u2515h (25") ou u2715h (27")

obrigado pelo comentário, mas sabes o que é scaling? E que muitos telemóveis têm e ecras 1080p, ou mais, em 5 ou 6”?
 
O scaling na teoria é bom... mas... muitas aplicações não o suportam. Dou 2 exemplos de apps bem "banais": Steam e MSI Afterburner. É certo que tem vindo a melhorar mas... se fosse a ti e dado o orçamento ia de caras para um ecrã 1440p 144hz. É uma opinião pessoal, ias usufruir melhor a meu ver.
 
mas sabes o que é scaling?
sim sei mas estar a comprar um monitor com maior resolução só para depois mexer com o scaling não me parece grande uso. Mais vale comprares um de 1440p porque repito, não vais notar pixelização com monitores 1440p 27". 4k só compensa para monitores acima de 30". Para além disso 4k mesmo para uma gtx1080 exige muitos sacrifícios e jogar numa resolução não nativa do monitor é sempre mau.
E que muitos telemóveis têm e ecras 1080p, ou mais, em 5 ou 6”?
E já viste a diferença minúscula de um ecrã 1080p vs 1440p em 5,5"?
Para além disso os teus olhos estão muito mais perto do telemóvel do que do monitor, por isso nem sequer devia ser termo de comparação.
 
Epah, eu percebo o que vocês dizem sobre o 4k, mas não é verdade, de todo.... Para quem dá privilégio a qualidade de imagem e nitidez 4K é outro mundo! Vocês têm mesmo que experimentar..... Não digam que não compensa e que não ganha nada que é uma tremenda mentira, só pode dizer isso quem não tem nem nunca usou um, a diferença para 2K é brutal! E quanto aos 27", eu uso 4K em 24", e é uma experiência fantástica, e sempre que usas uma 1080p 24" tudo parece desfocado e sem qualidade...

No entanto, para o teu caso, caso queiras jogar e isso seja algo importante para ti, vai para 1440p 144hz, é melhor opção, a experiência é melhor devido à fluidez extra.
Se depois no futuro tiveres disponibilidade, arranjas um 4K para usar como segundo monitor e ficas com o melhor de dois mundos :)
 
Epah, eu percebo o que vocês dizem sobre o 4k, mas não é verdade, de todo.... Para quem dá privilégio a qualidade de imagem e nitidez 4K é outro mundo! Vocês têm mesmo que experimentar..... Não digam que não compensa e que não ganha nada que é uma tremenda mentira, só pode dizer isso quem não tem nem nunca usou um, a diferença para 2K é brutal! E quanto aos 27", eu uso 4K em 24", e é uma experiência fantástica, e sempre que usas uma 1080p 24" tudo parece desfocado e sem qualidade...

No entanto, para o teu caso, caso queiras jogar e isso seja algo importante para ti, vai para 1440p 144hz, é melhor opção, a experiência é melhor devido à fluidez extra.
Se depois no futuro tiveres disponibilidade, arranjas um 4K para usar como segundo monitor e ficas com o melhor de dois mundos :)

Eu nem percebo bem qual é a confusão: mais PPI, melhor qualidade de imagem. O tamanho do texto, UI, etc, é independente disso. Claro que depende do suporte do OS e das aplicacões, mas idealmente o PPI nao afecta o tamanho dos elementos, apenas a sua nitidez. Daí ter dado o examplo dos smartphones, em que a resolucão já está completamente independente do tamanho dos elementos no ecrã.

No meu caso, obrigado pelos avisos, mas para jogar não tenho problemas em usar resolucães não nativas quando necessário. Quando ao resto, browsers, editores de texto, photoshop, etc, já tudo tem bom suporte para hidpi. Se o PC fosse exclusivamente, ou maioritariamente, para jogar iria para os 1440p, mas para o meu uso prefiro a maior resolucão possível. Infelizmente 5k ainda sao raros e caros.
 
Última edição:
Queres 4k, baixa no CPU para o r5 1600 e ficas com o mesmo CPU mas já vem com um cooler decente, board para uma b350 mais barata, o SSD para um SATA tipo Samsung 850 Evo, RAM muda para as de 3000Mhz/3200Mhz mais barata que encontrares, muda a fonte para uma Seasonic s12ii 520W. Se fosse preciso baixava na caixa também. Depois disto deves ter budget para uma 1080ti, e agora sim vais poder ter uma experiência decente a 4K.
 
Pudera, são 4x mais pixeis no mesmo espaço...
Exactamente... É tão "óbvio" que não percebi a razão de estarem a pôr em causa o que o op referia! 4K é muito superior a 2k e 1080p para tudo o que não seja jogar... E apenas pq não existe "fire power" nem refresh rates elevadas para essas resoluções... Só pode dizer o contrário quem não usa :)
 
Back
Topo