Tortos direitos de autor

Mohikan

Membro
Como tenho net no sitio onde trabalho é-me complicado postar sempre q kero, então posto sempre q posso.
Desculpem se este assunto está mais q batido, mas a polémica q levanta, penso q faz valer a pena o seu seguimento.
Tendo em consideração que eu, tu ou qq outra pessoa é um autor pq qd estudamos gravamos em CD para levar prá escola trabalhos q vamos imprimir, mostrar a professores, etc...
És um bacano q gosta de musica tens uma banda de Grindcore com os teus amigos, fazes uma gravação ranhosa numa garagem. Ou mais própriamente o meu caso em q filmo espectaculos, casamentos, baptizados.
Como sabemos q vamos reaver o dinheiro de direitos de autor visto q podem fazer cópias dos nossos CD's e DVD's?
Ao fim ao cabo somos todos Autores!
A melhor solução é o pessoal todo q se considera autor de algo se manifestar tudo ao mesmo tempo a nossa indignação.
Penso eu q também temos direito a uma "fatia desse bolo".
Onde a devemos ir levantar?
Será q o carteiro irá-nos pôr um chekezinho a casa no fim de cada mês?
Não me parece....
Acho q estamos TODOS a ser roubados e pior q tudo é q é mm em frente aos nossos olhos e nada fazemos para q isso se altere.
Estou farto e desiludido com a sociedade em q vivemos.
Onde para não se ser fora da Lei, inventasse mais uma.
 
Posso estar enganado mas se tu es um autor tens uma associação que defende os teus interesses: a Sociedade Portuguesa de Autores :)

http://www.spautores.pt/

Registas-te como autor e diriges para la estas duvidas

Ja agora em relação ao paamento dos direitos de autor:

Como se processa o pagamento dos direitos de autor?
Os direitos são pagos aos autores directamente nas nossas instalações ou enviados, a seu pedido, sob a forma de cheque ou, ainda, depositados numa conta bancária que nos for indicada. A autores residentes no estrangeiro, caso assim o pretendam, poderão ser efectuadas transferências bancárias dos seus direitos.
O pagamento de direitos está sempre sujeito à contra-entrega do recibo oficial das Finanças, usualmente denominado recibo verde, salvo concessionários que deverão apresentar o respectivo recibo da empresa, e herdeiros cujo recibo é emitido pela SPA no acto do pagamento dos direitos.
Os autores residentes no estrangeiro que não efectuem declarações dos seus rendimentos em Portugal estão isentos da entrega de recibos oficiais, bem como do IRS, sendo-lhes, consequentemente, descontada uma taxa liberatória, fixada em 15% até à data, sobre os direitos que estiverem creditados na sua conta corrente.

fonte:http://www.spautores.pt/page.aspx?idCat=32&idMasterCat=32

Abraço
 
Última edição:
Triston disse:
Posso estar enganado mas se tu es um autor tens uma associação que defende os teus interesses: a Sociedade Portuguesa de Autores :)

http://www.spautores.pt/

Registas-te como autor e diriges para la estas duvidas

Ja agora em relação ao paamento dos direitos de autor:
Como se processa o pagamento dos direitos de autor?
Os direitos são pagos aos autores directamente nas nossas instalações ou enviados, a seu pedido, sob a forma de cheque ou, ainda, depositados numa conta bancária que nos for indicada. A autores residentes no estrangeiro, caso assim o pretendam, poderão ser efectuadas transferências bancárias dos seus direitos.
O pagamento de direitos está sempre sujeito à contra-entrega do recibo oficial das Finanças, usualmente denominado recibo verde, salvo concessionários que deverão apresentar o respectivo recibo da empresa, e herdeiros cujo recibo é emitido pela SPA no acto do pagamento dos direitos.
Os autores residentes no estrangeiro que não efectuem declarações dos seus rendimentos em Portugal estão isentos da entrega de recibos oficiais, bem como do IRS, sendo-lhes, consequentemente, descontada uma taxa liberatória, fixada em 15% até à data, sobre os direitos que estiverem creditados na sua conta corrente.

fonte:http://www.spautores.pt/page.aspx?id...idMasterCat=32


Abraço

Na teoria devia ser assim, mas na prática é para o tecto...
http://anticopyright.no.sapo.pt/para benificiar os autores.htm
O dinheiro que pagas nos CD's, DVD's e afins, que supostamente devia ir para os autores, vai mas é para encher os bolsos desses gajos...

Quem não se lembra da SPA estar a ser investigada por desvio de fundos? Ah pois... É tudo muito lindo...
 
Vais ter de me desculpar mas sinceramente de credivel o conteudo desse site so tem o quote da lei e talvez a tabela de preços, o resto acho q so mesmo um membro registado da SPA é que saberá dizer e pela forma que o site esta apresentado tenho as minhas serias reservas acerca da veracidade e seriedade das afirmações do autor do mesmo.

Pessoalmente parece-me ser apenas mais um site a desculpabilizar a pirataria.

Esperemos que não seja esse o caminho que esta thread vai tomar...
 
Então se até o director da IFP disse que o dinheiro das indemnizações dos processos contra os 28 IP's ia para o estado... Então se eles estão a defender os interesses dos autores, o dinheiro não devia ir para eles? Por isso dúvido muito que a taxa que o pessoal paga pelos CD's e DVD's chegue aos autores...
 
sLiNk disse:
Então se até o director da IFP disse que o dinheiro das indemnizações dos processos contra os 28 IP's ia para o estado... Então se eles estão a defender os interesses dos autores, o dinheiro não devia ir para eles? Por isso dúvido muito que a taxa que o pessoal paga pelos CD's e DVD's chegue aos autores...

Uma coisa são multas e/ou penas de prisão e essas só podem ser decretadas pelo estado o que faz todo o sentido visto que nesse caso vai ser a PJ a fazer a investigação e o ministerio publico a levar os donos dos 28 IP's à barra do tribunal, os dividendos que a AFP espera tirar disso é uma baixa na pirataria e um aumento de vendas.

Outra coisa são direitos de autor que em principio até devem ser pagos à cabeça a quando da produção ou distribuição para revenda e que depois são incluidos pelos revendedores no preço final dos produtos, se assim não fosse quando compras qqer material para gravação terias de ver esse valor discriminado na factura (como acontece com as taxas que involutariamente pagas à edp com cada factura da luz) coisa que nao acontece. Alias não faria grande sentido que a SPA estivesse á espera todos os meses de saber qtos meios virgens é que foram vendidos para cobrar os dividendos visto o controlo ser bem mais simples se for feito antes do produto chegar ao consumidor final.

Digo em principio pq realmente não sou membro da SPA nem percebo o funcionamento da mesma, sei que se paga um x para se tornar membro e nem sei se se paga algum tipo de anuidade para se manter o estatuto de "autor".
 
Back
Topo