Toshiba A200 (e.escola) formatar

pittboss

Power Member
Boas,

Sinto necessidade de formatar o meu Toshiba a200 que recebi á pocuo tempo. Criou-me alguns problemas para desinstalar certos ficheiros e por isso pretendo formatar, não só por isso, mas também para acabar com rudo akilo do e.escola. O problema é que nunca formatei nenhum pc e não sei bem como faze-lo, sei que tenho que meter um cd de recuperação que vinha com o pc.

Para além de não saber os passos a seguir, tenho também algumas dúvidas:
O pc é constituído por duas partições (C:) e (E:), tendo respectivamente 149Gb e 147Gb cada uma. No meu pc fixo tenho um disco divído em duas partições (C:) e (D:) tendo o primeiro o tamanho suficiente para um bom funcionamento do sistem, mas nesse pc tenho o windows xp, a minha dúvida é que tamanho precisa o windows vista para funcionar razoávelmente bem? Como poderei definir o tamanho das partições? é quando fizer a instalação do windows?

Na partição (E:) está uma pasta que diz office 2007 e o call of duty 5 que tinha instalado, mas também já o acabei, por isso deverei gravar o conteúdo da pasta do ofice para um cd? Não à nenhuma maneira de não tocar no conteúdo desta partição?

Espero que me possam ajudar e desde já obrigado pelo tempo dispensado...

Cumprimentos
 
Última edição:
Para Formatar o PC, introduzir o cd do Win XP na drive, reiniciar o PC…
quando o pc está a ligar-se, irá aparecer a mensagem: “Prima qualquer tecla para arrancar a partir do CD.Prima uma tecla qualquer e depois é só seguir as instruções

SABES FAZER BOOT ??
 
O cd não é do xp, mas sim do vista, mas penso que o procedimeno eve ser o mesmo que disseste para o xp.

Não, não sei fazer boot e nem sequer sei o que é isso...

Obrigado
Cumps
 
Obrigado, fiquei bastante esclarecido, mas ainda tenho algumas dúvidas:
Que tamanho precisa de ter a partição do sistema para o Vista funcionar bem?
Há alguma maneira de não tocar numa das partições quando se formata?
Deverei copiar o office para um cd para posterior instalação?

Cumprimentos
 
Exacto, fazes uma copia do office para um cd para mais tarde voltares a instalar.
Eu apagava todas as partições existentes e criava só uma partição já que no meu caso prefiro ter discos externos.
Para o Vista funcionar bem precisa de uma partição de 40GB.
 
Um técnico de imformática uma vez aconselhoume que para o meu caso e para que o sistema funcionasse bem era melhor fazer duas partições, uma para o sistema e outra para por músicas, videos, jogos, programas etc, visto que eu sou bastante desorganizado e encho facimente os discos e se tiver só uma partição sei que a encherei rapidamente, o que para o sistema funcionar correctamente não é bom.
No meu pc fixo tenho um disco de 500 Gb com 80 Gb para o sistema (XP) e o resto para o "entulho"...
Para o Vista os 40 Gb são suficientes?

Cumps
 
primeiro devias ler o manual do pc, tem lá como usar a recuperação e os passos a seguir.
agora duas advertencias, primeira; se tiveres alguma coisa que não queiras perder faz um backup, uma vez que quando fazes recuperação do sistema o dvd de recuperação apaga tudo e cria as duas partições de novo, segunda; grava a pasta de instalaçao do office que tens na partição E para um cd, vais precisar dela para instalar o office de novo
 
ok obrigado a todos pela ajuda, não tenho dados importantes no pc, apenas tinha o office e já o gravei para um cd. Tenho tudo o que necessito e vou começar agora a formatar, depois venho dizer como correu.
 
De facto foi muito simples, inseri o cd de recuperação e aquilo fez tudo sozinho, eu só defini os tamanhos das partições.

O probema é que depois liguei o meu cabo ethernet ao portatil, o da net do pc e este dá sinal de ligado, mas não me deixa ir para a internet, só da a net da tmn. Já tentei fazer de tudo e não consigo por isto a dar
 
Depois de fazer várias recuperações e restauros de sistema vim a encontrar o problema, que digasse de passagem era muito fácil de resolver. Estava a ligação de wireless e da net do cabo ligados ao mesmo tempo, foi so desactivar a wireless e ficou a dar, de qualquer das maneiras obrigado pela ajuda
 
Back
Topo