Dell ...
Boas malta,
Já tive ao longo dos anos uns bons 10 laptops.
Sony, IBM, Dell, (Compaq) HP, Fujitsu, etc ...
Já experimentei também Apple e marcas genéricas (chungas) ...
De longe em termos de qualidade de construção, especificações e robustez a melhor marca é de Longe ... de Longe ... IBM.
Sempre foi e a Muito Grande distância da concorrência, Apple incluída.
Recuso-me a chamar aos T61 Lenovo ... são IBM !
A IBM simplesmente é topo de gama e o resto é concorrẽncia.
Contra ::: => como não podia deixar de ser : preço ... (embora eu compre na Ebay e por isso com a baixa do dollar agora até sai barato.)
Outro contra: Parecem tanques de combate. ... não são máquina de facto com muito design. É a supremacia da funcinonalidade, qualidade e robustez sobre o design.
Nota importante: Dentro dos Lenovo só me refiro ás séries: T, R e X, os mais fracotes modelos da Lenovo já são muito comerciais .... não contam para o meu comentário acima.
Longe, a muitos km's de distância poderá vir a apple e a Dell.
Tenho dois Dell um D600 q parece um tanque e um Magnifico XPS M 1330 ...
Este último nos laptops de 13'' é de longe o Melhor 13' do mercado (excluindo os IBM, claro!) .
Surgiu recentemente um problema q não tem nada a ver com a Dell mas com a NVIDIA, parece que o 8400GS saiu com defeitos em alguns modelos, mas isso afecta todas as máquinas com esse chip gráfico.
No meu em particular não noto nenhum tipo de aquecimento, mas se calhar foi porque já comprei à vários meses (e tem instalado OpenSuSE 10.3).
Como máquina não há comparação com nenhum rival, e no meu caso nem mesmo em termos de preço pois mandei vir dos Ebay/EUA.
é como tudo... o mercado de portáteis têm crescido a um ritmo alucinante, e a única maneira de satisfazer a procura é relaxando algumas exigências de qualidade. para mim este estes novos toshiba são horríveis, até mesmo numa coisa tão simples como o teclado (não estou a falar esteticamente).
agora com este panorama de crise a nível mundial, é normal que haja alguma quebra, e as coisas melhorem um pouco.
lol?
@
http://www.cio.com/article/371313/Court_Finds_Dell_Guilty_of_Fraud
entre outros... até podia citar mais exemplos... ou até mesmo dados sobre a queda da dell no mercado mundial dos pc's, mas fica para outro dia, até pq já é mto off topic...
Se te referes a Serviço pós-venda ... nem vale a pena comparar com Qualquer marca na Europa ou nos EUA!
E sim, eles tinham pacotes,e têm, online onde se pode comprar suporte, mas as pessoas esquecem que esse dito "suporte" não inlcui nada relacionado com o Software que teimam em não aprender a utilizar, daí os complaints!
E o que me parece é que nos EUA as pessoas protestam com as garantias e abusam do tribunal por questões tão frivolas como um laptop sujo por culpa própria!!!
Logo os processos nem sempre são o que parecem ...
O erro da Dell não foi em termos de qualidade mas exactamente por aumento das expectativas de serviços que nem sequer podem ser prestados.
Quanto ao market share .. a única razão, entre outras, é exactamente o contrário do que insinuas ... a Dell não consegue competir tão bem com a HP porque a HP DESCEU a qualidade dos produtos logo o seu preço.
Além disso a HP está igualmente a entrar em mercados como o empresarial ... essa malta desde que ouça cifrões $$ bem poupados vende-se ao primeiro gajo que arreie a calça ...
Cumps,
Pedro
LINUX RULEZZZ!!!!!