Avaria Toshiba A300 substituir nec tokin 907

Vender tantalos de 20 centimos em case SMA ou SMB a 2€ cada um parece-me uma óptima fonte de rendimento..

20 centimos não são Low ESR, já os comprei a 8 centimos e mediam 500uf e tinham 2.45 Ohm de ESR, 2€ nem é caro tendo em conta que a farnel os vende a 7€ cada... 2€ nem é muito mau, tenho visto alguns sites a venderem 4 por 15€ e 10€ isso já é chulisse... tendo em conta qua maioria dos sites não te passam fatura e é 100% lucro, agora se tirarem 23% a 2€ ficas com 1.62€ o restante devolves ao estado.

Continou a ver muita gente a queixar-se que não funciona com os condenssadores... claro compram condensadores "normais" de tantalo.
Tenho recebido alguns toshibas que os condensadores foram remarcados, ou seja parece que foram raspados e remarcados, é só trocar por low ESR e voltam á vida.

Só há duas marcas nos Tântalos que são fiaveis (das que eu testei) são os Panasonic e os Sanyo, os Kemet voltam a avariar passado uns tempos.

Depois de montados devemos ter uma tensão no VCORE de 1,15v sem oscilação.

Para ter a certeza que os condensadores são LOW ESR comprei uma maquineta no EBAY custou us 10 dollars com portes e verifico os caps antes de os montar, podem procurar por ESR Meter

Se tiverem dúvidas não hesitem em enviar PM, ajudarei no que necessitarem.
 
Mouser.com
Digikey.com
Pesquisa e vê o preço deles.

Os da ***** tenho aqui 30 condensadores que não funcionam nos A300 a 78 centimos cada da kemet e são de 2.12 Ohm... e não os aceitam de volta. http://*****.pt/catalog/product_info.php?products_id=62806

quanto a digikey pode ver... http://www.digikey.pt/product-search/en/capacitors/tantalum-polymer-capacitors/132403?k=330

Não são Low ESR, comeca nos 4.00 Ohms o pertendido é abaixo de 0,07 Ohm, além disso os portes começam nos 18€... não estou a ver onde vais poupar.. ou que contas estás a fazer!

Já agora ai tens condensadores LOW ESR... http://pt.rs-online.com/web/c/compo...33D4E4F4E45267573743D3333302074616E74616C6F26

Continou a achar que 1.62€ +iva não é mau.
 
Está lá o m antes do Ohm, de miliOhms..
Ou seja, começam no 0,004 Ohms..
http://pt.mouser.com/Passive-Compon...l=75hqvZ173vdZ1z0t6deZ1z0t6ezSGT&Ns=Pricing|0

Abaixo de 70miliOhms, voltagem entre 2.5 e 10v, ordena por preço, tens muito por onde escolher, o mais barato de 330uF com 25 miliOhms( 0,025 Ohms) custa 53 centimos cada, compras 100 ficam a 38 centimos cada um:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/...Z1n0r9vR22a0JuBUDvi6gWFQjLLXrcmwR7FIdCbWDCw==

Acima dos 50€ não pagas portes na Mouser, e pagues ou não portes alfandegas é com eles(eles é que tratam de tudo), encomendas hoje de manhã, amanhã á tarde está em casa.
Digikey compensa em encomendas grandes, obviamente que pagar 18€ de portes para 1€ de condensadores não vale a pena..
 
Está lá o m antes do Ohm, de miliOhms..
Ou seja, começam no 0,004 Ohms..
http://pt.mouser.com/Passive-Compon...l=75hqvZ173vdZ1z0t6deZ1z0t6ezSGT&Ns=Pricing|0

Abaixo de 70miliOhms, voltagem entre 2.5 e 10v, ordena por preço, tens muito por onde escolher, o mais barato de 330uF com 25 miliOhms( 0,025 Ohms) custa 53 centimos cada, compras 100 ficam a 38 centimos cada um:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Vishay-Polytech/T55B337M2R5C0025/?qs=sGAEpiMZZMtZ1n0r9vR22a0JuBUDvi6gWFQjLLXrcmwR7FIdCbWDCw==

Acima dos 50€ não pagas portes na Mouser, e pagues ou não portes alfandegas é com eles(eles é que tratam de tudo), encomendas hoje de manhã, amanhã á tarde está em casa.
Digikey compensa em encomendas grandes, obviamente que pagar 18€ de portes para 1€ de condensadores não vale a pena..


Não sei como fazes as contas contas... mas "m" não implica 000 zeros proprimamente... ou seja segundo o pdf http://www.mouser.com/ds/2/427/t55-537218.pdf

Os condensadores já são apresentados com 3 digitos, dai o meu erro a comprar na ***** e eles não os aceitarem de volta, essa foi a explicação que deram e no medidor da PEAK o mais baixo que encontrei dava 0.255, pelo que me foi explicado só os ULTRA LOW ESR é que tem valores abaixo de 0.005 Ohm os Low ESR começam nos 0.09 Ohm...

Se quiseres tirar as duvidas compra um ESR meter e vê por ti, que foi o que fiz depois de reclamar a ***** os condensadores e constatei que tinham razão..

Outra coisa, O pessoal que vem pedir ajuda aqui não se intressa de comprar 100 unidades para reparar o portatil lá em casa nem 30 unidades, ele querem mesmo são só 4 unidades ao minimo custo possivel... não tou a ver se comprarem 30 ou 100unidade ou mais de 50€ onde vao sair beneficiados.

já agora um peak a funcionar
 
Última edição:
Se fazes reparações, compensa-te comprar mais que 4 de cada vez..
No site da Digikey tem miliOhm e não Ohm, não tem 0.xxxx
digikey.png


Essa datasheet da Vishay é tudo miliOhms's, obviamente que tens os mais variados valores, dai ter deixado um link directo para o componente, pesquisa pelo part number do mesmo na datasheet..
Até ver 25 miliOhms são 0,025 Ohms, abaixo dos 0,07 que queres..
cap.png
 
Se fazes reparações, compensa-te comprar mais que 4 de cada vez..
No site da Digikey tem miliOhm e não Ohm, não tem 0.xxxx
digikey.png


Essa datasheet da Vishay é tudo miliOhms's, obviamente que tens os mais variados valores, dai ter deixado um link directo para o componente, pesquisa pelo part number do mesmo na datasheet..
Até ver 25 miliOhms são 0,025 Ohms, abaixo dos 0,07 que queres..
cap.png


No ESR meter... não dão esses valores, posso-te garantir, os da SANYO foram até agora os unicos que tem um valor mais correto de todos, tenho apanhado muitos condensadores remarcados vendidos como LOW ESR, tenho aqui bem mais de 500, posso-te por aqui uma foto para constares o facto, e alem disso nem tudo o que parece é realmente, compra um ESR meter e depois falamos, ou melhor convido-te a trazeres os teus condenssadores e vires medilos por ti no PEAK ATLAS.

PS se compras a 20 centimos compras caro :)
 
Se compras condensadores do eBay não te podes queixar que são re-marcados ou vendidos gato por lebre, é o pão nosso de cada dia..
Compra componentes em revendedores autorizados que não vais ter qualquer problema..
Onde estou tenho montes de componentes, agora do eBay é que não, porque a brincadeira sai-te cara mais depressa que o que julgas.

E estás por acaso a fazer a compensação das pontas de prova e da resistência que tens nos contactos?
Para medir ESR a sério é com uma conexão Kelvin de 4 pontos.
 
Se compras condensadores do eBay não te podes queixar que são re-marcados ou vendidos gato por lebre, é o pão nosso de cada dia..
Compra componentes em revendedores autorizados que não vais ter qualquer problema..
Onde estou tenho montes de componentes, agora do eBay é que não, porque a brincadeira sai-te cara mais depressa que o que julgas.

E estás por acaso a fazer a compensação das pontas de prova e da resistência que tens nos contactos?
Para medir ESR a sério é com uma conexão Kelvin de 4 pontos.

o peak atlas faz a leitura automatica e vem com pontas não amoviveis... procura ai na net, é o melhor que existe até para medir mosfeet, transistors etc... é caro mas bom

tenho um baratucho também que comprei no ebay mas o Peak é de longe o melhor
 
Tanta chatice para arranjar tântalos. O mais fácil é sacá-los de boards avariadas, os fabricantes não falsificam tântalos. Sempre usei tântalos de boards avariadas, e até hoje não tive um único Toshiba a voltar para trás.
 
Recuperando o tópico.
O A300 voltou às minhas maos. Assim que o ligo,com bateria, chega ao arranque e desliga-se. Sem bateria,só com o carregador,nao liga sequer,e só com bateria, desliga-se igual,ao chegar ao arranque. Desconfio que alguma soldadura dos condensadores possa ter partido. O carregador está bom,já testei com multímetro. Também testei outro carregador e faz o mesmo. Aparentemente, a bateria nem carrega,porque esteve ligado umas horas a ver se carregava e depois ligo-o só com bateria e dá o mesmo problema. Na altura que substitui o Nec Tokin, esse foi um dos diagnosticos que fiz para concluir que seria essa a avaria. Um pormenor, parece-me que supostamente, o led de carregador conectado(aquele ao lado do led power, hd,etc)deveria ficar ligado,e nem acende.Nem o led de bateria,que deveria ficar verde ou vermelho em caso de bateria carregada ou descarregada.
 
Verifica os 2 mosfets que estão logo depois do dc-in, podem ter morrido pelas mais variadas razões, e é comum morrerem, usam mosfets com um Vgs de 20V qualquer picozito do carregador e deitam-se logo.
 
Olá @senso . AInda nao abri a maquina,mas... nos pinos que conectam à bateria, se esses mosfets morreram.deveria haver voltagem? É que tenho 2 pins com 3v e um pin com 5v.ou seja, chega voltagem à bateria.
 
Dois pinos com 3v é o bus SMbus(basicamente i2c), e os 5v será um Vsense qualquer.
Se tens ai tensão, é porque a board está a ser alimentada e os 5v e 3.3v Auxiliares estão a ser gerados.
Pode ser uma BIOS corrompida, ou pode ser os tantalos que usaste.
 
Bios nao me parece,porque ele chega ao logo do windows,só que faz shutdown ainda antes de completar o arranque. Tambem é possivel aceder à bios.
 
Boas.
Abri a maquina, tive a ver à lupa os tantalos e pareciam-me iguais,tal como os deixei. Liguei o carregador,pressiono o botao power e sinto um cheiro a queimado. Desligo logo à pressa,e pesquiso de onde terá vindo o fumo. Ligo novamente, e assim que toco num chip com o nome winbond wpce775la0dg , até queimei o dedo,e noto que o chip ao meio tem uma mancha que até custa-se a ver as letras. Só fiquei meio confuso, porque é que ele só decidiu queimar nas minhas maos,depois de tanta tentativa de ligar o portatil. Terá sido coincidencia ou foi alguma coisa que eu fiz? Alias,nao fiz nada a nao ser retirar Hd, rams e desligar tudo. Pelo que tive a pesquisar, esse chip é o PWM ou bios,nao sei bem.
 
Última edição:
Esse chip é o EC/SuperIO, é quem trata de falar com tudo na board, gerir tensões, gerir carga da bateria, mudança entre bateria e AC, perfil da ventoinha, gerar pwm para o backlight do lcd, iniciar os outros reguladores de tensão, e é ele que faz o interface do teclado entre o teclado em si e uma porta PS/2 ou USB para o chipset.
É comum nessas boards de ele morrer.
Dá para substituir..
 
Pois... mas eu não tenho meios de o substituir. Por acaso, o dono já há tempos falava que havia muitas teclas que não funcionavam,e eu achei estranho porque o teclado estava bom. Por enquanto,fica em standby. Talvez o leve a uma loja da minha confiança para a substituição do chip,se o dono quiser,claro. Ainda ponderei uma board de substituição,mas não encontrei nenhuma com o nº do modelo exatamente igual.
 
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