1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Toshiba Announces the World's First 128 Megabit FeRAM

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por MrHydes, 13 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 22; Visualizações: 2890)

1. MrHydes

MrHydes Suspenso

World's First 128 Megabit FeRAM

2. petersaints

petersaints Power Member

Ou seja... 128 Megabit = 16 Megabytes! É um começo :P

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

finalmente estão a aparecer... O futuro no que toca ao armazenamento em "solid state memory"

4. Spiderman

Spiderman I folded Myself

Isto bem evoluido dava mesmo para sustituir quer os HDD, quer memorias Ram. Já é alguma coisa... :P

5. InsanityFX

InsanityFX Power Member

Vamos ver se percebi. Esta nova tecnologia visa a substituir os discos rígidos e as memorias RAM? Tudo no mesmo componente?

6. ^ricardo^

^ricardo^ Power Member

É uma possibilidade interessante.

7. Jv.Batista

Jv.Batista I fold therefore I AM

cool...

disco e memoria no mesmo componente parece-me interessante...

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Não, as memórias vão continuar a ser mas rapidas

9. blastarr

blastarr Power Member

Mais uma tecnologia de RAM futura cujo custo faz com que a RAMBUS XDR 2 pareça uma pechincha da loja dos chineses... :P
    É a chamada "Press-Release Technology", que cai sempre bem junto dos analistas e investidores em tempos de incerteza económica, mesmo que nunca se concretize na prática.

Já ouço falar da FeRAM e da MRAM como futuros formatos mainstream desde 1996, e até agora, nada.
    Isto porque a realidade (que os fabricantes não desejam publicitar) é que a relação performance real vs latência das várias tecnologias de DRAM dos PC's nos últimos 10 anos se tem alterado pouquíssimo.
    Tem-se efectuado uma série de "remendos" na estrutura básica da memória SDRAM, e não um corte limpo com o passado.

10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Também eu oiço a falar destas tecnologias a largos anos e "nada"...

mas isso parece que vem primariamente substituir NAND/NOR flash do que as SDRAM's de hoje em dia.

O certo que as SDRAM estão aí para mais outros 10 anos :P com DDR4 a caminho.

11. CrOhN

CrOhN Power Member

Bom... Ou talvez não...

Como diz no press release, o "Holly Grail da computação". Desligas o computador agora, ligas-lo amanhã, está como o deixaste. Não há boot time, não há espera para encerrar, etc, etc. Mas...

Acho que este tipo de situação já teve mais importância, já que o computador dificilmente fica sem estar a fazer alguma coisa. Portanto não se desliga. Actualmente acho que a eficiência energética é mais importante.

12. MikeFR

MikeFR Power Member

Se assim fosse, quando fosse preciso reiniciar o pc, teria que ser apagada a ram :rolleyes: penso que pode vir a substituir alguns componentes, agora a ram, não sei não

13. wodahSShadow

wodahSShadow Power Member

Mike, simplesmente seria apagada a parte dedicada a ser RAM, tudo o resto se mantinha.

14. trapko

trapko Power Member

Isso é verdade, mas acho que a notícia é mais pela construção do componente. Ou seja, é o componente mais avançado que existe nessa área do FeRam. Ou pelo menos é o que parece pela noticia.

15. MikeFR

MikeFR Power Member

Como assim? Ter duas rams? Uma volatil e uma nao volatil ?

16. wodahSShadow

Não.
    Uma parte faz de disco outra de RAM, podes simplesmente apagar a parte que faz de RAM. Para além que a lógica de gestão de memória seria totalmente diferente com esta tecnologia.

17. MikeFR

MikeFR Power Member

Continua sem fazer muito sentido, até porque não vejo qualquer tipo de vantagem (no que toca a ram)

18. wodahSShadow

Pois, como disse, a lógica seria alterada e o conceito de RAM iria desaparecer, era tudo acedido em tempo real sem passar para outra memória e reboot tornava-se desnecessário.

19. Asilva_PT

Asilva_PT Power Member

estou á espra desta tecnologia á muito tempo,
    carregas no OFF e desliga instantaneamente :)
    carregas no ON e está ligado :)
    espero que os fabricantes de cpus começem a olhar para esta tecnologia.

20. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

Seria o equivalente ao que tens hoje a correr no disco rigido com as partições para swap e para o sistema operativo.

Partilhar esta Página