1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

toshiba l40-15g upgrade processador

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por Avoid, 5 de Outubro de 2010. (Respostas: 15; Visualizações: 6434)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Avoid

Avoid Power Member

Boas!

alguém já fez um upgrade ao processador do toshiba l4-15g, o da eescolas?
    tentei trocar por um t7200 (fsb 667) mas não deu penso que os com um fsb de 800 (t7250,t7300,t7500...) deêm que dizem?
    será que a bios não deixa?

Obrigado!

2. Boas,

Tenho um com um T7300 num socket P a funcionar.
    As memorias passarão a funcionar a 667 automaticamente visto a bios não deixar alterar estes e muitos aspectos, logo fará o escalonamento automaticamente.
    Ainda não testei com nenhum T8300 por ainda não ter encontrado a preço acessível, e o tempo para estas brincadeiras ser cada vez menos, mas seria mais interessante visto ser 45nm.
    Contudo o T7300 é fácil de retirar voltagem para poupar alguma bateria.

3. Anistruk

Anistruk I folded Myself

Boas

E nota-se assim muita diferença? Sendo o original a 1.46Ghz e o T7300 a 2.0Ghz....

Cumps

4. Avoid

Avoid Power Member

Que bios tens?
    é que com o t7200 nem sequer arrancava! será por ter fsb667?
    entretanto já comprei um T2410 (2 GHz, 1MB, 533 MHz)que como tem o mesmo fsb deve dar! espero eu....
    podes mostrar uma printscreen do cpuz?

Obrigado

5. desculpem la desenterrar este topico mas tenho alguma info a adicionar.

o chipset neste portatil (gl960) suporta quase tudo o que o gm965 suporta.

ja tive o T7300 com 3gb de ram e actualmente tenho instalado um T9500 (penryn 2.6ghz 800fsb) e 4gb ram, o cpu era de outro portatil que deu um mergulho e como tinha este parado experimentei.. o T7300 em stress testing chegava aos 80ºC e dai não passava, o T9500 chegava aos 87ºC e tive de reduzir voltagem tanto para arrefecer (77ºC) como para ter mais de 40mins de bateria (90min)

o chipset suporta fsb a 800mhz e a ram passa a 533 ou 667 consoante a memoria na primeira slot.
    a ram suporta dual channel mesmo que ambas tenham capaciades diferentes.

ram até 3gb pode ser usado em qualquer configuração que é aceite sem espinhas, 4gb no entanto ja requer (pelo menos no meu caso) uma dor de cabeça, experimentei umas largas dezenas de modulos até apanhar um par que funciona.

obviamente ja devem saber que em 32bit so vão aceder a 3,2gb, eu como tenho o 7 a 64bit vejo os 4gb.

a unica porcaria que resta e é praticamente impossivel de trocar é a grafica, como todos sabem a intel x3100 tem grave alergia a jogos e não possui hardware T&L activado em nenhuns drivers sem ser os do xp.

6. Anistruk

Anistruk I folded Myself

Interessante, mt interessante!

Mas tinha ideia de ter lido que a Bios estava limitada a 2Gb, como conseguiste que ele use 3.2Gb ou mesmo os 4.0Gb no 7?

Já agora onde se podem arranjar estes cpu's em conta? Dispensas o T7300? LOL

Cumps

7. Avoid

Avoid Power Member

Isso é mesmo muito interessante!
    Pergunto o mesmo do "Anistruk"!
    Qual é a bios que tens?

Obrigado!

Última edição: 11 de Janeiro de 2011
  8. o chipset gl960 é praticamente um gm965 mas com certas features bloqueadas. tecnicamente ha muita coisa bloqueada mas na pratica é quase nada.

tecnicamente as diferenças pela datasheet são estas:

GM965: 500MHz core clock/GMA X3100/DDR2-667MHz/533MHz and 800MHz FSB
    Support for DDR2 at 667MHz and 533MHz
    Max memory supported: 4GB
    Support for Intel Core2 Duo and Celeron processors
    10.7gb/s max memory bandwidth

GL960: 400MHz core clock/GMA X3100/DDR2-533MHz/533MHz FSB
    Support for DDR2 at 533MHz only
    Max memory supported: 2GB
    Support for Intel Celeron processor (logo aqui se contradiz quando o l40 tras um dualcore de origem)
    8.5gb/s max memory bandwidth

na pratica a historia é outra..
    -qualquer processador socket P até 800mhz fsb
    -ram vai ao maximo de 667mhz em ambos os chipsets
    -gm965 suporta 4gb de ram sem espinhas, o gl960 suporta 3gb sem espinhas e 4gb se escolher bem os modulos (no meu caso são samsung 2gb 800mhz mas ficam a 667mhz)
    -com o fsb a 667mhz/800mhz o core clock misteriosamente fica a 500mhz no gl960
    -10.7gb/s max memory bandwidth, o ganho de bandwith seria das ram a 533mhz contra os 667mhz do gm965

------------------------

tirando o facto de ser dificil fazer o gl960 usar 4gb de ram é a meu ver a unica entrave que temos, ele detecta quase sempre os 4gb no bios mas o SO não arranca.
    ha tambem uma diferença onde o gm965 suporta uma slot qualquer para video dedicado que nunca vem nos gl960

a bios que estou a usar actualmente é o 2.0 para o vista, o de origem tambem dava mas não gramava o disco de 500gb(de vez em quando não reconhecia)

o T7300 pelo que tenho visto no miau e leilões.net ronda os 25euros mais portes, o meu está noutro l40 que tem a bateria "morta"

tirando as benchmarks não noto diferença entre o T7300 e T9500 (mas nota-se bem contra o 1.46 de origem), o que limita o portatil é a grafica não ter drivers decentes. o gl960 tem a grafica integrada x3100 que suporta hardware T&L entre outras coisas que ficam desactivadas por os drivers serem mal feitos.

"GMA X3100
    The GMA X3100 is the mobile version of the GMA X3000 used in the Intel GL960/GM965 chipsets and also in the GS965 chipset. The X3100 supports hardware transform and lighting, up to 128 programmable shader units, and up to 384 MB memory. Its display cores can run up to 333 MHz on GM965 and 320 MHz on GL960. Its render cores can run up to 500 MHz on GM965 and 400 MHz on GL960. The X3100 display unit includes a 300 MHz RAMDAC, two 25–112 MHz LVDS transmitters, 2 DVO encoders, and a TV encoder. In addition, the hardware supports DirectX 10.0,[3] Shader Model 4.0 and OpenGL 1.5.[12]
    "
    Source wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/Intel_GMA

se fizerem um benchmark vão reparar que os dados reportados vão ser HTL no, directx 9.0c, shaders 8..

ora uma validação do cpuid com o T7300
    http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1590904
    o multiplier maximo é 10 (2ghz)mas em turbo fica a 11 (2.2ghz) (o modo turbo so activa em modo high performance mas dispara a temp para 80ºC e a ventoinha parece um 747 a levantar com carga maxima)

este portatil que tem o T7300 tem 3gb de memoria em dual channel

Última edição: 12 de Janeiro de 2011
  9. Anistruk

Anistruk I folded Myself

Grande partilha de informação! O meu muito obrigado!

Vou pesquisar a ver se arranjo um cpu desses! Memória estou com 2Gb e vai ter de chegar por agora... lol

Cumps

10. Avoid

Avoid Power Member

Muito bom!

Mas eu já experimente um t7300 no meu e nem sequer arrancava não fazia o post nem nada...
    e como tal comprei um t2410 2Ghz que também não acrescentou muito mais celeridade ao conjunto.

Tens ideia do que poderá ser para não aceitar o t7300?

Obrigado!

11. o cpu foi confirmado a trabalhar?

ou algo ficou mal montado ou o cpu estava avariado/não era socket P..

ha sempre a possibilidade de alguns gl960 serem limões e não um gm965 disfarçado como a maioria.. tal como overclock num cpu, ha sempre um limão algures que estanca mais cedo..

eu apostava em algo mal montado mas se for mesmo do teu chipset não suportar fsb a 800mhz tens sempre o T5850 2133mhz 2048 L2 667mhz fsb

12. Avoid

Avoid Power Member

Realmente quando o comprei mas nunca o tinha visto a trabalhar, vou assumir que seja do processador!
    Vou arranjar um processador para experimentar!

13. FastBoy

FastBoy Power Member

Não duvido que dê com alguns módulos, mas olhem que experimentei meter 4GB com várias tipos de módulos e nunca funcionou. A bios (repito, a BIOS e não o SO) detectava 3.qualquer coisa GB e crashava antes de chegar ao windows.

Usei módulos 2*2GB hynix 800, 2*2GB kingstom 800 e 2*2GB kingston 667. O resultado foi sempre idêntico.

Com 3GB funciona impecável.

14. as vezes pode não ser do processador, no caso do T7300 é socket P.. da serie T7x00 se não me engano os com fsb a 800mhz são socket P e com fsb a 667mhz são socket M..

15. Avoid

Avoid Power Member

Só para desenterrar este tópico...

@edd - como tinhas falado que gostavas de experimentar um t8300
    Tenho um processador t9400, será que vale a pena experimentar no l40?
    era interessante!

16. tmgp

tmgp Moderador
    Staff Member

bem desenterrado porque este tinha passado despercebido :D

@ regras

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.