Toshiba L40 (aquele das escolas...) + ubuntu

boas mais uma vez. segui o guia todo e ja consigo ligar a placa! :)

mas mantem-se um problema... depois de configurar tudo nao consigo aceder á rede, só com o cabo :(

existe algum soft proprio para aceder a redes wireless ou a propria configuração do Ubuntu serve?

abraço
 
Depois de ligares a placa ele começa logo `a procura de redes wireless. Se existirem elas vão aparecer no cant. sup. drt. do monitor basta clicares no símbolo de rede que te aparece a lista de redes disponíveis!

[[]]
 
ja vi pela net um icon com uma barras ke deve ser de força de rede ou assim, no meu nao aparece nada disso.
apenas tenho o simbolo de rede onde cliko e faço manual configuration e entao aparece-me as config's, tipo pra meter ip's, gateway's e o essid, o qual abro e aparecem varias redes, menos a minha pk tenho o essid desactivado. meto o nome da minha rede e nada.... nao dá nada! so mesmo por cabo :(

abraço

edit. tirei toda a segurança da rede e ja consegui net! tinha wap/wap2 activo. o ubuntu suporta isso?
 
Última edição:
Depois de ligares a placa ele começa logo `a procura de redes wireless. Se existirem elas vão aparecer no cant. sup. drt. do monitor basta clicares no símbolo de rede que te aparece a lista de redes disponíveis!

[[]]

Elllllahhh.... icone no canto superior direito? Se me explicares como o puzeste lá pago-te um copo!!!
 
Ipsis verbis, não. Mas facilmente adaptas para Fedora ;)

E já agora, e não querendo parecer mal educado, gostava que antes de se perguntar tudo o que nos vem à cabeça, se pesquisasse um bocadinho (nem precisa de ser muito :)) pelo Google ou pelo Fórum; podem até nem ter nenhum resultado, mas podem dizer que fizeram pesquisa!
 
E já agora, e não querendo parecer mal educado, gostava que antes de se perguntar tudo o que nos vem à cabeça, se pesquisasse um bocadinho (nem precisa de ser muito :)) pelo Google ou pelo Fórum; podem até nem ter nenhum resultado, mas podem dizer que fizeram pesquisa!

Já pesquisei e não encontrei. para o ubunto encontro montes de sites. parece que toda a gente usa o ubunto. Já me estou a começar a arrepender de ter instalado o fedora.

Será que devo mudar!!!!! mais um formatadela :'(
 
Não era dirigido para ti rui_e46.
E não, não deve mudar. Fedora é uma optima distro para quem se está a iniciar. A unica coisas que ali deves mudar é o modo de instalação dos headers, mas facilmente encontrar como o fazer pela internet/forum do fedora.
E já agora, Ubunto nunca irias usar. Quanto muito, Ubuntu.
 
E já agora, Ubunto nunca irias usar. Quanto muito, Ubuntu.

:lol:

Vou pesquisar o modo de instalação dos headers.

Estou a tentar montar para começar a usar o linux. preciso da wireless mas para já não é essencial, uso o cabo.

Preciso também do XP, tentei instalar o Vmware mas deu um erro no Kernel, pelo que vi na net já aconteceu a muitos, tenho que ver a solução com calma.

Nunca tinha usado o linux mas dá trabalho, no windows é tudo muito mais simples.
 
para instalar os headers, vais ao Synaptic ( system - administration - synaptic) e procura por headers e instala o linux-headers.

tudo o que precisas ( ou quase tudo mm ) está disponivel pelo gestor de pacote synaptic.
 
Última edição pelo moderador:
ora cá estou eu mais uma vez... lol

então a minha duvida é a seguinte, na configuração manual de rede so tem wep personal e wep2 personal, usando eu no AP wpa/wpa2 o que devo escolher?
já se nao meter nada nesses campos, e escolher ligar a outra rede, meto o nome da minha e pede pass... passphrase, acsii ou hex salvo erro... se for nesta opção o k devo escolher?

consigo ligar-me á rede mas só com a segurança toda desactivada... raios!

abraço
 
Última edição:
Não há meio do UBUNTU mostrar algum sinal de rede wireless.

Nao aparece nem ICON nem coisa nenhuma, mas eu fiz i wlan0up e não deu erro nem nada..

Só me falta isto para dizer adeus ao Windows, tal como um camarada disse uns posts atrás..

O modem zte bomba bem, só falta isto. Isto dá jeito em muitos sitios onde vou e mesmo em

casa, para nao ter de usar o fio... :(

Alguem diz o que preciso fazer após o wlan0up? Até ai cheguei, mas ele nao mostra redes nem

dá sinal de estar a procurar seja o que for. Obrigado malta
 
Não há meio do UBUNTU mostrar algum sinal de rede wireless.

Nao aparece nem ICON nem coisa nenhuma, mas eu fiz i wlan0up e não deu erro nem nada..

Só me falta isto para dizer adeus ao Windows, tal como um camarada disse uns posts atrás..

O modem zte bomba bem, só falta isto. Isto dá jeito em muitos sitios onde vou e mesmo em

casa, para nao ter de usar o fio... :(

Alguem diz o que preciso fazer após o wlan0up? Até ai cheguei, mas ele nao mostra redes nem

dá sinal de estar a procurar seja o que for. Obrigado malta

ora boas

no meu foi assim, faço o ./wlan0up e a luz em baixo liga, portanto a placa trabalha. nao consigo é aceder á minha rede se tiver WPA, WEP ou mac adress.
para que ele apanhe as redes, o que tenho de fazer é nao defenir IP automatico, deixar tar em DHCP. se tiver assim o meu apanha as redes, apesar de estar mesmo ao pé do meu AP, a força do sinal é sempre 30% :( nao percebo...

melhor sorte para ti

abraço
 
Sorry o desenterro mas alguém sabe de alguma incompatibilidade com o Hardy Heron?

Tentei compilar mas ao fazer ./makedrv dava erro dizendo que tinha de substituir nos make files o CFLAGS por EXTRA_CFLAGS. Fiz isso mas mais erros prosseguiram.

Será que há incompatibilidade?
 
Boas!

Quando vou a instalar a placa wireless, logo ao fim do primeiro passo (./makedrv) aparecem algumas linhas e a última é "Error 2" (não tenho aqui o portátil ao pé).

Se logo de seguida fizer ./wlan0up diz que faltam alguns ficheiros e nada feito.

Alguém sabe alguma maneira de resolver isto?

Cumpz jpsfs
 
Wireless e COmpiz a funcionar! Outra Forma de instalar

Olás!
Eu tenho tanto a Wireless como o Compiz a funcionar no meu Toshiba L40!
Como actualizei o sistema para o Hardy, e como fui eu que escrevi o teco teco do Guia Ubuntu PT para o WIreless e para o modem, e como também descobri que infelizmente está muito complicado instalar a Wireless no Hardy nativamente, passo aqui outra forma de isntalar a wireless, em vez de utilizar aquela driver que dá muitas dores de cabeça, vamos instalar com o ndiswrapper! =)

WIRELESS
-----------

Bem, primeiro vamos fazer o download do ndiswrapper: abram o Synaptic e procurem por ndiswrapper, instalem os commons e o programa. Procurem também por ndisgtk e instalem-no (este serve-nos para ter um frontend do ndiswrapper para o gnome - vamos precisar dele)

Segundo, vão aqui e sigam o que está escrito até ao fim, mesmo o último passo de forçar a aplicação a controlar a placa é necessário.
OBS: usem a inf do Win98 como ele descreve;

Façam reboot de novo, o sistema pode trancar no boot à primeira, nada que um ctrl+alt+del não resolva!

Terceiro, abram, no menu do ubuntu, a apalicação 'Windows Wireless Drivers' (o tal ndisgtk) e vejam se o hardware está a funcionar.

Se disser 'Sim' está ok e o gnome deve já detectar no seu icon as redes disponíveis!

OBS: a placa activa-se sozinha no boot mas não tem suporte à luzinha nem ao botão! (a luzinha não acende). Mas como não preciso disso para nada não me dei ao trabalho de verificar se com as drivers do WInXP isso funcionava!

COMPIZ
--------
Bem, o que fiz foi simples: instalei o Xgl, que, infelizmente é um servidor X um pouco às três pancadas (pelo que dizem) mas felizmente nunca me travou, e depois instalem o COmpiz para o Xgl.

Se precisarem de mais informação acerca disto do compiz+Xgl, googlando encontram resmas de informação: foi assim que eu fiz!

OBS: Obviamente, não se desistala o Xorg, porque o Xgl precisa de algumas rotinas dele!

Bem, abraços
 
Outra coisa: Tentem experimentar com vocês este processo!
Se funcionar com a maioria eu faço um update aos passos no Guia do Ubuntu PT... este processo é bem mais simples!
Não se esqueçam, eu já tenho o novo Ubuntu 8, Hardy Heron
Abraços
 
nao sobre este portatil mas sim sobre outro e-escolas
Tenho o Ubuntu 8.04 no Dell Inspiron 1525 a funcionar perfeitamente ..reconheceu td menos o wireless..e esse foi lá com o ndis...
 
Bem eu tenho o Toshiba L40 e instalei o Hardy Heron. Mas tenho um problema, funciona tudo muito bem á excepção do wireless. Os problemas são os seguintes, ai seguir o tutorial do guiaubuntupt.org, não consigo fazer o ./makedrv dá um erro ( de momento não estou em ubuntu não posso dizer qual o erro especificamente), e ao seguir ao tutorial postado pelo utilizador em cima, ao fazer sudo modprobe ndiswrapper ele diz ndiswrapper driver not found.

Ora bem, visto que quero utilizar o wireless com encriptação WPA2K penso que para isso é o driver instalado pelo ndiswrapper ou o outro já tem suporte para WPA2K?

Gostaria de resolver o problema para poder ter wireless compativel com WPA2K.
 
Bem eu tenho o Toshiba L40 e instalei o Hardy Heron. Mas tenho um problema, funciona tudo muito bem á excepção do wireless. Os problemas são os seguintes, ai seguir o tutorial do guiaubuntupt.org, não consigo fazer o ./makedrv dá um erro ( de momento não estou em ubuntu não posso dizer qual o erro especificamente), e ao seguir ao tutorial postado pelo utilizador em cima, ao fazer sudo modprobe ndiswrapper ele diz ndiswrapper driver not found.

Ora bem, visto que quero utilizar o wireless com encriptação WPA2K penso que para isso é o driver instalado pelo ndiswrapper ou o outro já tem suporte para WPA2K?

Gostaria de resolver o problema para poder ter wireless compativel com WPA2K.

Boas!

Tenho exactamente o mm problema.
Consegui instalar os drivers alterados com o patch e consigo-me ligar à rede se a rede não estiver encriptada ou com WEP. WPA é que nada.

Cumpz jpsfs
 
Back
Topo