Toshiba M30x-128 Com Problemas

Rafael Pais

Power Member
Olá a todos!!

Bem, ando meio lixado com o meu portátil, que irá fazer 3 anos neste Natal e só me apetece deitá-lo pela janela abaixo... :mad:

Um dos problemas é o seguinte: O meu disco rígido está a dar as últimas... O motor está a fazer imenso ruído que aquilo parece um tractor... Mas isso já está quase resolvido, pois já encomendei um Disco Rígido de 120Gb da Seagate...

Agora é que vem o pior... A pensar que o problema era só mencionado acima, está a quase a fazer uma semana que o portátil desliga-se num momento para o outro! No início pensei que fosse temperatura, mas esta está normal e nem sequer está muito quente por baixo... (Até fiz um teste ao processador, fazendo um "Teste de Estabilidade do Sistema" no Everest e não se desligava)
E desliga-se quando lhe apetece sem razão para isso. Testei o cabo da corrente para ser se estava cortado como também o conector que se encontra no portatil (se tinha alguma folga de soldagem) mas não desligava...

Já aconteceu há uns minutos atrás, fui ligar o portátil e fui até ao meu quarto e quando voltei, estava desligado! :mad:

Será que o problema está relacionado ao disco rigido que faz com que desligue o Portátil? É que já estou a ver que vou ficar arrependido de ter encomendado o Disco Rígido...

Um abraço a todos e um Feliz Natal! :x2:
 
Última edição:
É um problema típico desse modelo. Não tem a ver com o cabo de power, mas com a ficha onde o ligas. A ficha está presa à motherboard apenas através da soldadura dos pinos de ligação. Com o esforço de tirar e meter o jack, o pino central tem tendência para se dessoldar, deixas de ter energia e o PC desliga-se (se não tiver bateria, obviamente).
A solução não é dificil mas é um pouco chata de resolver. Passa por abrir o chassis todo, retirar a motherboard de forma a ter acesso à zona de soldadura dos pinos do jack de power.
Podes apenas voltar a solda-los, mas eu acoselho-te a desolda-los e pôr um pingo de cola na base e voltar a soldar os pinos à placa. A cola serve para dar mais resistência à tração para que não te volte a acontecer o mesmo passado pouco tempo. Eu usei Araldite. Certifica-te que a cola é isolante, i.e., não tenha nada na sua composição que possa conduzir energia, se não... PUF! :n1qshok:

Se precisares de dicas, PM
 
Portátil Toshiba M30x-128

Viva,

Também tinha um portátil Toshiba M30x-128, que faleceu recentemente com cancro na motherboard. No entanto tirando isso nunca me deu problemas. Vi noutro forum que tens uma para venda, quanto estás a pedir por ele? Talvez esteja interessado ;)

Na eventualidade de não ser um preço que goste, fica sempre também a dica que se precisares de peças (que não a motherboard :() podes me sempre contactar!

Um abraço
 
Back
Topo