1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Toshiba M30x-144 - Gráfica avariada?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por manji, 4 de Janeiro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 914)

1. manji

manji Power Member

Boas,

Normalmente uso Ubuntu com os drivers proprietários, mas recentemente notei uns traços azuis pricipalmente em imagens/zonas brancas. Tanto em Linux como em Windows.

Depois de alguma investigação e através de um teste com o Burn-In Test, cheguei à conclusão que tenho Video memory corruption em 2D.

Instalei o ATITool e o que me aparece em Core é 111,80 e em Memory 57,83. Penso que sejam os valores standart...

Tive de os baixar para 100,30 e 46,33, respectivamente. Consigo valores mais altos, mas a certa altura começam a aparecer os ditos risquinhos (artefactos)

A minha pergunta é:

- Quais são os valores stock para esta placa?
    - Acham que vale apena limpar o portátil por dentro? Tem À volta de 2 anos e nunca foi limpo!

Ah, e mal ligo o portátil, se for à BIOS noto os ditos riscos e quadrados, etc ... :|

Obrigado!

2. sustohouse

sustohouse Power Member

Tenho um Asus M6ne aqui em casa que tambem apresentava algo do genero que dizes. Abri o bixo, limpeio-o todo, os cabos do ecran que ligam a board tirei, coloquei-os de novo e até agora nunca mais apresentou esses problemas, ja lá vai 1 mês.

3. manji

manji Power Member

Obrigado pelo comentãrio!
    Vou abri-lo e limpar o gajo todo!

Tinhas mto pó?

Abraço!

4. sustohouse

sustohouse Power Member

TInha algum, nada de mais.

Lembrei-me, liga o portatil a um ecran/projector pela saida VGA, logo vez se o problema é da gráfica, foi isso que eu fiz.

5. manji

manji Power Member

Hum, mas o que vou saber com esse teste?

O facto é que se fizer um UNDERclock à gráfica estes problemas deixam de acontecer.

Gostava era que me dissessem se isto tb pode ser provocado por excesso de pó, etc lá dentro ou se o unico problema poderá ser da gráfica estar a morrer.

Abraço

6. Boas

O problema que relatas é muito comun nos m30 ou m30x e que é memoria grafica chip dessoldado

Abc

Partilhar esta Página