Toshiba netbook NB200, sucessor do NB100

Estou imensamente tentado a comprar um netbook destes mal esteja disponível em Portugal.. Enquanto isso não acontece tenho lido o que se tem dito sobre o mesmo e até agora nenhuma review me desiludiu, antes pelo contrario, cada nova review que sai com mais certezas fico da escolha...

Já agora, deixo aqui algumas das coisas que fui lendo:


Aquilo em que o Toshiba se destaca da concorrencia:

toshiba_nb205_keyboard_sf.jpg


O combo teclado + touchpad é considerada provavelmente o melhor da classe de netbooks de 10". Solido, ao contrario do 1000HE que afunda imenso, com bom teclar e a maior touchpad da classe com bomm feeling e bom funcionamento.


toshiba_nb205_ports2a_sf.jpg


Porta USB com tecnologia Sleep-and-Charge, que permite re-carregar acessorios USB, como smartphones, etc, mesmo com o netbook desligado.



mini-nb205-n311-w-mininotebook.png


O design e os acabamentos são aparentemente soberbos. A unica coisa menos conseguida é a forma como a a bateria de 6 celulas sai para fora.



Quanto à performance, deixo aqui alguns dados comparativos:


Duração da bateria (web browsing + wifi ligado):

tosh-battery-life-new.png.jpeg


Só para terem uma ideia o MSI Wind U123 tem uma bateria massiva de 9 células. Sim, 9 células.



PC MArk 05:

pcmark05.png




File Transfer:

file%20transf.png




3D MArk 06:

3D06.png




Boot Time:

boot.png


Aqui a quantidade de software que a Toshiba "espeta" nos portateis não perdoa...


Wifi performance a 15 metros do router:

wifi.png





Enfim, resumindo... Aspecto bonito.. Duração imensa da bateria, performance bastante solida em todas as áreas, excepto no tempo de arranque, embora isso com uma formatação e instalação do XP "limpo" provavelmente fique resolvido e ao nivel dos outros, e nenhuma fraqueza aparente... Falta saber o preço dele nas prateleiras das lojas, mas provavelmente este será a melhor escolha para quem pensar comprar um netbook neste verão...
 
Esse com a tampa castanha fica bem porreiro.

No site da toshiba, na parte da pesquisa metes nb200 e aparecem logo os 2 modelos, se bem que no uk existem mais modelos.
 
Na ***** já está com preço marcado para €399. Este NB200 era a minha escolha não fosse a urgência em adquirir um netbook. Acabei por adquirir o 1000HE e estou satisfeito mas este Toshiba é sem dúvida muito interessante! ;)
 
Onde compraste?
E quais são os teus primeiros comentários?


Comprei na *****. Provavelmente daqui a um mes ou dois já se arranja mais barato, mas tinha alguma urgencia, aproveitei os 5% de desconto do cartão *****, mais uns vales de 5€ que tinha aqui perdidos e comprei-o.


Quanto ao pc, o primeiro comentario é que isto como é (mau) habito da toshiba vem cheio de lixo instalado. As primeiras horas de utilização foi praticamente só a desinstalar coisas.

De resto é muito, muito bonito o portatil, pecando apenas pela bateria que sai para fora, tem um teclado que é bastante bom para netbook, uma trackpad de tamanho em tudo igual às dos portateis full size e não uma dessas trackpads minusculas que alguns têm.

Com o Windows XP, é ligeirinho, mas para quem está habituado a um Core2Quad 9550, com 8 GB de RAM, arrasta-se um bocadinho.. :joker:

Já estive a experimentar com o Ubuntu Netbook Remix na versão live do futuro UNR 9.10 e funciona muito bem, é ligeirinho e faz um aproveitamento muito bom da pouca area de ecran que há e funciona quase tudo out of the box. Para quem no tem necessidade de nenhum programa especifico do Windows até penso que é um sistema bem superior para o fim a que se destinam os netbooks.


E para já não posso dizer muito mais porque ainda não tive tempo para o testar a sério...
 
Comprei na *****. Provavelmente daqui a um mes ou dois já se arranja mais barato, mas tinha alguma urgencia, aproveitei os 5% de desconto do cartão *****, mais uns vales de 5€ que tinha aqui perdidos e comprei-o.


Quanto ao pc, o primeiro comentario é que isto como é (mau) habito da toshiba vem cheio de lixo instalado. As primeiras horas de utilização foi praticamente só a desinstalar coisas.

De resto é muito, muito bonito o portatil, pecando apenas pela bateria que sai para fora, tem um teclado que é bastante bom para netbook, uma trackpad de tamanho em tudo igual às dos portateis full size e não uma dessas trackpads minusculas que alguns têm.

Com o Windows XP, é ligeirinho, mas para quem está habituado a um Core2Quad 9550, com 8 GB de RAM, arrasta-se um bocadinho.. :joker:

Já estive a experimentar com o Ubuntu Netbook Remix na versão live do futuro UNR 9.10 e funciona muito bem, é ligeirinho e faz um aproveitamento muito bom da pouca area de ecran que há e funciona quase tudo out of the box. Para quem no tem necessidade de nenhum programa especifico do Windows até penso que é um sistema bem superior para o fim a que se destinam os netbooks.


E para já não posso dizer muito mais porque ainda não tive tempo para o testar a sério...


Parabéns pela Compra!

Estou a pensar comprar um desses par aum familiar me.

podes colocar uma foto que de para ver o espaço que a bateria ocupa? O teu veio com 6 células? Sai muito para fora do PC?

Podes dizer a marca do disco rigido e/ou modelo? E a placa de wireless que marca e/ou modelo é?

Obrigado desde já.
 
O que eu preciso de saber é se a placa do Wi-Fi, à semelhança das Intel slot mini-pci, também dá para troca por outra que eventualmente suporte draft N.
 
OK, obrigado!
Vou ver se o compro ainda hoje, para meu 2º portátil.
É que sou um Toshibamaníaco, odos os meus portáteis foram e são Toshiba (já devo ir no 8º ou 9º) e este Netbook pequenino tem uma autonomia que me agrada bastante.
Vou ver se os botões do "mouse" funcionam bem, porque esse foi um dos aspectos que me levaram a abandonar o Asus 1000HE.

Obrigado pela resposta!
 
o jkk deve estar quase a desmontar depois diz-te :D

parece-me uma grande evolução face ao nb100 que era horrível. no entanto acho que faz falta ecrãs com um pouco mais de resolução como a hp vai ter no 2140 com 1366 x 768, pelo menos a minha experiência com um netbook de 10" diz-me isso... mas esse 2140 também está a demorar a aparecer...

de resto boa máquina! é pena é que tal como os outros netbooks não possa ter upgrade para windows 7 gratuito...
 
Em todas as reviews que li falam que a coluna de som do portátil é qualquer coisa de péssimo.

Mundano confirmas isso? Ou o som é apnas um pouco mais baixo do que seria normal e expectável?

Também estou bem interessado em comprar um!
 
O meu familiar é quase fanboy ta toshiba :lol: os portateis que tem são sempre toshiba e uma vez que o NB100 não lhe interessa derivado ao teclado e dimensãoo do ecrã este interessaria, mas já me apercebi de certos menos qe não sei se justificam face a um 1005H para estar na mesma "gama de pesos":

- Não tem wi-fi "N"
- Câmara é apenas VGA
- A bateria que providencia mais autonomia afecta as dimensõe exteriores pois "sobressai" tal como o NB100
- Não é fornecida bolsa de transporte como nos Asus

Pelo que dizem ganha-se num teclado e touchpad e qualidade de construção... será isto suficiente para fazer face aos argumentos da Asus nomeadamente o 1005H?
 
Tentando responder a todas as questões...

A marca do disco é um Toshiba MK1655GSX, a placa WiFi é uma Atheros AR9285 (não faço ideia se dá para substituir, isso se calhar é melhor procurar na net).

A bateria que eu tenho é a de 6 Celulas. E sobressai um pouco para fora.

bat3.jpg


Grosso modo a bateria é constituida por 2 cilindros (3 celulas em cada um) um dos cilindros fica todo de fora.

bat1.jpg



bat2.jpg



Com a tampa aberta é indiferente, com ela fechada é que se torna um pouco mais inestético.





Quanto às colunas... Neste tipo de netbooks, com o som a vir de baixo a qualidade do audio nunca é grande espingarda. O meu Nokia N95 tem facilmente melhor som nas colunas externas do que qualquer um destes netbooks.

No caso do NB200 aquilo que eu posso dizer é que a qualidade do som é tão boa como a de qualquer Asus Eee PC, simplesmente o volume máximo do som não é tão alto. Para usar em ambientes calmos é mais do que suficiente, para usar por exemplo para uma apresentação, ou algo do genero, em abientes ruidosos definitivamente não será suficiente... Mas ai, duvido que algum netbook seja bom para o efeito, por isso mesmo é que eles têm saidas de VGA e audio..




Quanto ao lixo da Toshiba que eu refiro... Estou-me a referir à quantidade astronomica de software que vem instalado, desde a barra do google, o Toshiba Config Free que no fundo faz o mesmo que o Config Free da Microsoft só que é mais bonito e 1000 vezes mais pesado, um assistente para a WebCam que também é pesadão como tudo porque arranca sempre com o Windows e pouca utilidade pratica tem.. Etc.. Etc... Posso dizer que depois de limpar essas porcarias todas o NB200 arranca seguramente em metade do tempo..




Já agora... O Toshiba NB200 quando ligado à bateria é bastante fresco e raramente se ouve a ventoinha, mas com o carregador ligado, comuta automaticamente para o modo de performance máxima, e ai a ventoinha bufa com alguma facilidade e a carcaça fica ligeiramente morna.. Resumindo, no que ao arrefecimento diz respeito, não desilude, mas penso que podia ser melhor.



De resto, após um dia de uso, posso dizer que ainda não me desiludiu em nada, e os argumentos que me levaram a compra-lo mantêm-se intactos. O teclado é muito bom, e a trackpad é uma das melhores que usei em netbooks, grande, com bom tacto e os botões não têm aquele estilo, nem a sensação de serem material do mais barato que existe como acontece nos EeePC.



Por fim, em relação ao software que vem instalado, o Windows XP SP3. É uma pena que não exista da parte da Microsoft nada mais adaptado a netbooks. O sistema é relativamente pesado, e nada está configurado para este tipo de ecrãs, o IE por exemplo, como vem de origem ocupa metade do ecrã com barras de feramentas. Quem só quiser um netbook para web browsing recomendo vivamente experimentarem o Ubuntu netbook remix, é muito mais ligeirinho e tudo está adaptado a este tipo de ecrãs, fazendo um aproveitamento tão bom quanto possivel do espaço disponível. O Windows 7 Starter que deve ser a proxima oferta da Microsoft para este mercado ainda deverá ser pior porque tem uma barra enorme em baixo, o que não faz nenhum sentido em PC's com apenas 600px de altura de ecran..
 
Fantástico post!
Também já tenho o meu, e acho que vou seguir os teus conselhos relativamente à desistalação do lixo.
Quanto ao substituto do Explorer, confesso que não conheço. Isso funciona mesmo?

Mais uma vez, os meus agradecimentos!
 
Back
Topo