Análise Toshiba P100-332

8| Uma descida algo acentuável... para quem viu esse portatil a 2299€ de preço inicial.

Um preço excelente a meu ver...

Podes crer... Eu até senti uma dorzita no peito quando vi o portátil com aquele preço, tendo em conta que há cerca de 1 mês o comprei por 1500 e tal euros!:lol:

A diferença era o que ia gastar provavelmente num disco de 7200rpms e mais memória agora! :D
 
Podes crer... Eu até senti uma dorzita no peito quando vi o portátil com aquele preço, tendo em conta que há cerca de 1 mês o comprei por 1500 e tal euros!:lol:

A diferença era o que ia gastar provavelmente num disco de 7200rpms e mais memória agora! :D

Pois a diferença dava-te para comprar um bom disco de 200GB/160GB 7200RPM, e sobrava para dois módulos 2GB cada(4GB) com mais uns pózinhos.

Bem, mas é a vida, as tecnologias são assim, hoje custa X amanha Y, sendo que a tendência é sempre a descer...


Abraço ;)

EDIT: Vai dizendo como vai indo a máquina, visto já ter passado a "rodagem"... problemas/aspectos negativos que tens tido...
 
Bem a máquina tem tido a sua rodagem...
Comprei o Bioshock esta semana, e corre hiper mega bem! Não na resolução original do monitor, mas a 1400*900 com as definições em High.

Notei há um tempo atrás que a coluna esquerda do portátil costuma fazer um ruído esquesito, e às vezes não funciona, tenho que por o volume no máximo para que trabalhe. Só acontece às vezes.
Mas nada como uma ida até Alfragide para tratarem disso.

Noto que fazer arranque por Usb, a opção não existe na bios, mas existe a emulação por usb de fdd, portanto com algum trabalho acho que consigo ter nem que seja uma pen a 1.44mb a arrancar.

Linux, com o Ubuntu, consigo ter TUDO a trabalhar super bem, menos o som. Faça o que fizer não consigo ter som a trabuquir no Ubuntu. De resto, trabalha wireless, lan, etc etc etc.

Por último, continuo a dizer que o único ponto fraco do portátil é o disco de 4200rpm. Mas reforço que a sua velocidade só se nota no loading de jogos, pois no arranque do windows e trabalho normal, não me causa problema nenhum. (Claro que noto diferença, pois estava com 2 WDs Sata2 a Raid0 :lol:).

O gravador é um matshita e não tenho tido razões de queixa do mesmo, tenho criado imagens, tenho gravado dvd's e na pas de problemas :P

O layout do teclado (na zona do enter), custa a habituar, mas com o tempo vai lá.

De resto é só dizer bem disto. Usando os drivers 163.15 do laptopvideo2go, powermizer a trabalhar muito bem no XP. Bateria a durar cerca de 2horas (não medi rigorosamente) a ver divx.
 
Viva!

Gostaria de acrescentar algo, visto que também comprei este portátil.

Em primeiro lugar, uma coisa importante, acho eu: Não comprei o portátil para jogar jogos mas sim para trabalhar!

Depois de muita escolha, escolhi este devido à relação velocidade/preço... E ainda estava a comparar segundo os preços oficiais (por isso quando o vi a 1600€ nem se quer tive um momento de hesitação a não ser para verificar que não era em segunda mão ou se estaria todo partido por dentro!!!).

Convém esclarecer que trabalho na área gráfica de animação 3D, por isso não queria um portátil apenas para trabalhar com o Word e Office e andar a procura de informação na Net. Por outras palavras, não sou gestor nem jornalista (se o fosse compraria um Apple ou o Sony Vayo, pois são muito mais finos e leves) e o que preciso é do computador mais potente que se possa comprar, sem estourar com o orçamento anual! Ah, e o objectivo era poder trabalhar com as aplicações gráficas tal como se estivesse em casa ou no estúdio.

Assim, a razão porque acho que o portátil é a melhor escolha baseia-se na relação performance/preço:

-Em primeiro lugar, tem um monitor de 17" Widescreen, que é essencial para aplicações gráficas.
-As aplicações gráficas 3D precisam de uma boa aceleração OpenGL e de bons drivers, o que exclui logo qualquer computador baseado em ATI. Assim a GeForce 7900go é ideal.
-Na data da compra (meados de Agosto) era o processador mais rápido no mercado. Na altura não vi mais nada com um T7600 a 2.33Ghz Isto é importantíssimo para se fazer render das imagens e obter feedback em tempo real. Todos os milisegundos contam, e um milisegundo a menos traduz-se em menos stress e menos cabelos brancos!
-O Preço tb foi importante, pois com características equivalente (com um T7400) o mais próximo que encontrei foi um Sony Vaio, que custava uns 600 ou 800€ a mais.

Claro que já fiz uns testes (nada de tentar correr o Quake a 5000FPS nem ver se o Oblivion funciona com tudo no máximo, mas sim fazer testes de velocidade e compatibilidade) e até agora corre muitíssimo bem aplicações 3D (Lightwave, Cinema 4D, XSI) e de Composição (After FX, Fusion). Em termos de velocidade é precisamente a mesma velocidade -às vezes até mais rápido uns segundos - que o meu computador pessoal (um E6600 overclocked a 20%).

Isto não é dizer pouco, porque o meu computador pessoal custou à volta de 2000€ há menos de 6 meses... e não tinha monitor! Por isso ter um portátil com o mesmo comportamento, mais barato e com monitor... em tão pouco espaço de tempo, é obra! Parabéns à Toshiba!

Para terminar, quero dizer que depois de ter usado o portátil já desde há algum tempo, acho que o pior que aquilo tem é vir de origem com o Vista! Infelizmente não tive tempo de meter o XP64bits e agora já tenho os programas todos instalados por isso já não me apetece estar a mexer-lhe!
 
Eu comprei-o para substituir o Desktop. Ou seja, é uma plataforma para TUDO. :)
A mim não me tem deixado mal de maneira nenhuma. E sim, o facto de vir com o Vista e ainda por cima em Português deixa muito a desejar.
Andei a trocar emails com a Toshiba no sentido de trocar a licença e não tive sorte nenhuma com isso.

Já estive para experimentar o XP 64bits, mas a falta de drivers no site da Toshiba, pos-me de pé atrás. Se por acaso experimentares o XP 64 bits, deixa por cá feedback dessa mesma experiência.
 
Eu uso o XP64 bits há quase um ano sem problemas, mas em Desktop. Há a falta de drivers para algumas coisas, especialmente para hardware antigo (como impressoras e scanners comuns) mas em termos de programas é muito melhor (mais rápido) especialmente as aplicações gráficas que estão preparadas para isso.

De resto, os jogos correm quase todos muitíssimo bem. Só tive problemas com uns quantos daqueles shareware e um antiquíssimo, o "Dungeon Keeper 2". Todos os outros que experimentei correram lindamente, desde o Oblivion até ao Diablo 2.

Atenção que toda esta experiência se refere a desktops. Em termos de portáteis não sei como se comporta.
 
Eu uso o XP64 bits há quase um ano sem problemas, mas em Desktop. Há a falta de drivers para algumas coisas, especialmente para hardware antigo (como impressoras e scanners comuns) mas em termos de programas é muito melhor (mais rápido) especialmente as aplicações gráficas que estão preparadas para isso.

De resto, os jogos correm quase todos muitíssimo bem. Só tive problemas com uns quantos daqueles shareware e um antiquíssimo, o "Dungeon Keeper 2". Todos os outros que experimentei correram lindamente, desde o Oblivion até ao Diablo 2.

Atenção que toda esta experiência se refere a desktops. Em termos de portáteis não sei como se comporta.

Em desktops eu também sei que tudo corre muito bem à excepção de algum software que detecta o xp64bits como o windows 2003 e aí a coisa dá barraca. Porque o software avisa logo que não é compatível com o SO.

Mas a minha pergunta prendia-se mais com este portátil em si, visto que no site da toshiba drivers para o mesmo a nível de 64bits é mentira, mesmo para o vista. Daí a minha pergunta. :)
 
Pois, eu realmente conitnuo sem compreender porque raio metem um SO de 32bits numa máquina que permite 64... é como alimentar um leão com comida para gato.

Bom, hoje houve uma boa notícia (de uma forma geral): as pessoas estão tão descontentes com o Vista (especialmente as empresas.. imaginem o que é ter 1500 empregados a perder tempo a carregar no "autorizar" sempre que se quer correr um programa menos vulgar, como o WinRAR) que a Microsoft autorizou a possibilidade de Downgrade. Algumas marcas já o fizeram oficialmente... pode ser que a Toshiba siga o exemplo!

http://www.geek.com/microsoft-quietly-offering-vista-to-xp-downgrades/?rfp=dta

PS: Enfim, os Home Users continuam sem sorte, mas sempre é um passo à frente. Sim, que o Vista parece um downgrade em muitos aspectos!
 
Bem... aproveitando o desenrolar da conversa...
tenho um P100

Bem 3576 no 3DMark06 não tá mau, em ressolução de 1280x1024.... mas esperava um pouco mais.... uma 8600M GT GDDR3 faz = ou mais sem grandes problemas.

No entanto não tá mau, não senhor.

Abraço ;)

Bem a máquina tem tido a sua rodagem...
Comprei o Bioshock esta semana, e corre hiper mega bem! Não na resolução original do monitor, mas a 1400*900 com as definições em High.

Notei há um tempo atrás que a coluna esquerda do portátil costuma fazer um ruído esquesito, e às vezes não funciona, tenho que por o volume no máximo para que trabalhe. Só acontece às vezes.
Mas nada como uma ida até Alfragide para tratarem disso.

Noto que fazer arranque por Usb, a opção não existe na bios, mas existe a emulação por usb de fdd, portanto com algum trabalho acho que consigo ter nem que seja uma pen a 1.44mb a arrancar.

Linux, com o Ubuntu, consigo ter TUDO a trabalhar super bem, menos o som. Faça o que fizer não consigo ter som a trabuquir no Ubuntu. De resto, trabalha wireless, lan, etc etc etc.

Por último, continuo a dizer que o único ponto fraco do portátil é o disco de 4200rpm. Mas reforço que a sua velocidade só se nota no loading de jogos, pois no arranque do windows e trabalho normal, não me causa problema nenhum. (Claro que noto diferença, pois estava com 2 WDs Sata2 a Raid0 :lol:).

O gravador é um matshita e não tenho tido razões de queixa do mesmo, tenho criado imagens, tenho gravado dvd's e na pas de problemas :P

O layout do teclado (na zona do enter), custa a habituar, mas com o tempo vai lá.

De resto é só dizer bem disto. Usando os drivers 163.15 do laptopvideo2go, powermizer a trabalhar muito bem no XP. Bateria a durar cerca de 2horas (não medi rigorosamente) a ver divx.


tenho um p100-195 que ronda os 3800 no 3Dmark 2006 mas em jogos como o CS Source/Half-life2 ou o bioshock... apesar de os auto settings do jogo serem tudo no máximo...
o desenrolar dos graficos de jogo tem uma latencia descumonal como se o TFT fosse de 150 ms ... (em analogia com os timmings TFT vulgares de desktop)

é algo que nao percebo... todos os benchs sao excepcionais... as auto configs de video dos jogos, sao todos de settings ao maximo... mas as performances ao jogar dao um feeling de "melosas". :wvsore:


Eu mandei para Maia, mas também podes mandar para a Amadora.

Av. da Quinta Grande, 30J
Urb. Quinta Grande - Alfragide
2610-161 Amadora - Portugal
Tel. 21 472 17 30
O mais provável é ir a Alfragide com ele, visto que não é muito longe daqui de casa.:)

Obrigado pelo feedback.

tive ai ontem ... :wow:pena so estar a ler este topico hoje...:'(
"há coisas fantasticas não há?"
:rolleyes:
a tampa tambem ta rachada de abrir a de fexar .. PC ja tem 1 ano


Em desktops eu também sei que tudo corre muito bem à excepção de algum software que detecta o xp64bits como o windows 2003 e aí a coisa dá barraca. Porque o software avisa logo que não é compatível com o SO.

Mas a minha pergunta prendia-se mais com este portátil em si, visto que no site da toshiba drivers para o mesmo a nível de 64bits é mentira, mesmo para o vista. Daí a minha pergunta. :)

Os maiores interesses agora será ver o software da autodesk a nao empancar
parece que o autocad tem melhor desenpenho usando o CPU do que
selecionado opengl ou dx na config de 3d.

3D studio ... corre melhor em versões antigas.

Aconselhavas/am o XP 64 bits para este software... ?

Thx

cumps


:arrow:
 
Boas.

Em relação a esse teu problema de performance, estás a usar que SO ? O vista? Se sim, há um problema com as bios deste portátil e outros mais com 7900GS Go, procura no google por 7900GS Go vista stuttering.
Nos fóruns da nvidia postaram uma bios de versão 4.10 que está para sair que efectivamente resolve esse problema, mas essa release ainda não é a final e ainda causa alguns problemas como a ventoinha da gráfica deixar de funcionar, como me aconteceu a mim. Bastou apenas voltar à bios anterior que a ventoinha voltou a trabalhar normalmente.
Este mesmo problema do "stuttering" acontece também no vista enquanto estás a ver um dvd por exemplo.

Em relação a aconselhar o Xp64 para esse tipo de programas, depende. Se o portátil aguentar 4Gb de ram (o que dúvido, pois há relatos do chipset não conseguir mapear os 4gb na totalidade), e estiveres a ponderar usar essa quantidade de ram para o efeito, sim aconselho, o xp64 ou o vista64 se forem encontrados drivers para os mesmos. (Ainda não experimentei nenhuma versão 64bits neste portátil.).
Caso contrário, não estou a ver onde arranjarás ganhos alternado para um so de 64bits.
 
Viva!

Tenho um P100-400 e a minha tampa tb tá rachadíssima e tb tenho o problema da coluna esquerda! =) Parece ser genético!

De resto tudo tá óptimo no Vista X64... tive que ir um pouco à guerra pa ter os drivers tds direitinhos mas a coisa resolveu-se.
Se alguém tiver dúvidas sobre onde ir buscar alguns drivers mais dificeis de encontrar, "apite"! ;)
 
Viva!

Tenho um P100-400 e a minha tampa tb tá rachadíssima e tb tenho o problema da coluna esquerda! =) Parece ser genético!

De resto tudo tá óptimo no Vista X64... tive que ir um pouco à guerra pa ter os drivers tds direitinhos mas a coisa resolveu-se.
Se alguém tiver dúvidas sobre onde ir buscar alguns drivers mais dificeis de encontrar, "apite"! ;)

Agora fiquei curioso. Se puderes manda pm com os locais onde arranjaste os drivers para x64, pois essa era uma dúvida que tinha, se haveria drivers 64bits para este portátil.
Onde é que a tua tampa rachou? Eu já li muito acerca disso, mas não consigo perceber ainda onde é que a tampa racha.. :S
 
Agora fiquei curioso. Se puderes manda pm com os locais onde arranjaste os drivers para x64, pois essa era uma dúvida que tinha, se haveria drivers 64bits para este portátil.
Onde é que a tua tampa rachou? Eu já li muito acerca disso, mas não consigo perceber ainda onde é que a tampa racha.. :S

São duas rachas que surgiram logo acima dos dois apoios da tampa! Começaram por parecer dois risquinhos que evoluíram pa rachas significativas!

Quanto aos drivers foram em locais diferentes!
Quanto à 7900GS saquei uns do site http://www.laptopvideo2go.com/ com o *.inf modificado po portátil aceitar os drivers.
Para o som foi o diabo... Foram 2 dias de procura intensiva e apenas encontrei uns que funcionavam no site australiano da Toshiba! No entanto à pouco tempo saquei do site tuga e o installer funcionou! :)

Estes são os dois unicos que me recordo!
Muitos drivers que tão no site tuga funcionam tb! Há que tentar!

O portátil tá neste momento em Alfragide na assistencia pa m substituírem o tampo!

A propósito... Alguém consegue fazer update à BIOS através do X64?! O maldito WinPhlash ñ funca a 64 bits...
 
Última edição:
Hoje recebi o meu disco de 7200rpms!

Comprei um Seagate Momentus de 200Gb.

Tinha formatado isto na Sexta Feira passada, mas digo-vos já que valeu apena voltar a instalar o Windows neste computador.
Com o disco novo, isto ganhou nova vida. Parece outro completamente...

Resultados comparativos, preliminares...

Quando puder mostro os resultados com o hdtach...

http://sousamiguel.googlepages.com/VistaRate.jpg - Com o disco Fujitsu de 4200rpms.

http://sousamiguel.googlepages.com/VistaRateNovo.jpg - Com o novo disco Seagate.
 
Boas!
Tenho um bixo igual a esse...e o meu problema...como o de muitos é mesmo o Vista.
Ja mandei mail à Toshiba mas sem resposta...acerca de fazer o downgrade para XP SP2.

Podes-me dizer como fizeste a instalaçao do XP!?

Eu sei que a pergunta é parva...mas prende-se com outras duvidas!

Ora como sabem o protatil vem acompanhado por um DVD de recuperação, mas tem tb uma partiçao oculta no disco, com cerca de 1.5GB, na qual pelo que percebi, constam os arquivos de recuperação\ formatação do sistema.

Nao sei se, assim que meter o CD do XP na drive e der permiçoes para ele instalar, nao me ira apagar esta partição e assim deixarei de poder usar o DVD de recuperação para um dia mais tarde, quando o vista amadurecer, poder simplesmente inserir o DVD e ter o portatil como saio da caixa!

Outra pergunta sao mesmo os drivers...arranja-se tudo o que é preciso para que fique tudo online como em vista...na toshiba? ou é preciso andar a pesca na net?

Obrigado pessoal:001:
Abraço a todos
 
O problema do Vista acabou com a última versão da Bios! =)

Em relação ao XP, é só instalares sem qualquer problema... Os drivers estão todos no site da Toshiba, basta instalares tudo pela ordem indicada no ficheiro que está no site para download.

A partição, coitada, já lá vai o tempo em que existia, inclusivé, já troquei o disco do portátil por um de 200gb a 7200rpms. =)
 
O problema do Vista acabou com a última versão da Bios! =)

Em relação ao XP, é só instalares sem qualquer problema... Os drivers estão todos no site da Toshiba, basta instalares tudo pela ordem indicada no ficheiro que está no site para download.

A partição, coitada, já lá vai o tempo em que existia, inclusivé, já troquei o disco do portátil por um de 200gb a 7200rpms. =)


Obrigado!

Ja vi no site da toshiba a lista de drivers a que te referes!
Ainda assim vou testar a ultima versao da BIOS que tb encontrei la! Se nao gostar leva mesmo com o xp!

Quanto a partiçao...da vez em que ainda tinha o disco original e instalaste o XP ela ficou la? Dava ainda para recuperar o sistema para a comfiguraçao de fabrica usando o DVD de recuperaçao?

8|
 
Obrigado!

Ja vi no site da toshiba a lista de drivers a que te referes!
Ainda assim vou testar a ultima versao da BIOS que tb encontrei la! Se nao gostar leva mesmo com o xp!

Quanto a partiçao...da vez em que ainda tinha o disco original e instalaste o XP ela ficou la? Dava ainda para recuperar o sistema para a comfiguraçao de fabrica usando o DVD de recuperaçao?

8|

Sim!!! =)

Perfeitamente, quando usares o DVD de recuperação, é-te proposto voltares a criar a tal partição.
Fica descansado, que eu não tive qualquer problema. Se bem que não uso o Vista que veio com o portátil, por causa do "lixo" que vem a acompanhar.
 
Sim!!! =)

Perfeitamente, quando usares o DVD de recuperação, é-te proposto voltares a criar a tal partição.
Fica descansado, que eu não tive qualquer problema. Se bem que não uso o Vista que veio com o portátil, por causa do "lixo" que vem a acompanhar.

THANKS

Mete à coisa de meia hora a BIOS....WOW:003: que diferença...
Ja tenho tado a experimetar uns joguitos...agora sim :P LOLOL

Mais uma vez obrigado pela ajuda! assim ja sei que o vista vai saltar mais dia menos dia...:002:
 
Back
Topo