1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Toshiba P750 sobreaquecimento

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Arpeggio, 5 de Agosto de 2012. (Respostas: 16; Visualizações: 939)

1. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Olá,

O meu Toshiba P750 lembrou-se de aquecer o CPU (i7 2630QM) aos 98ºC e a gráfica (GT540M) aos 99ºC enquanto jogo. Estou a estranhar bastante, o PC tem pouco mais de um ano.

Noto entretanto que a ventoinha acelera a cerca de 60ºC, mas que a partir dos 65ºC baixa bastante, ficando assim até aos 98ºC (máximo que registei). Alguém com este PC está a ter a mesma experiência? Há alguma maneira de pôr a ventoinha a trabalhar mais depressa?

Agradecido.

2. Hertz

Hertz Power Member

Já viste se não existe outro firmware da bios?
    E que acontecia algo semelhante no meu qosmio, mas depois saiu uma actualização e alterou isso da ventoinha.

3. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Bem, fiz a actualização da BIOS, mas continua tudo na mesma. :( Obrigado. :)

4. SaaG

SaaG Power Member

provavelmente deve estar a precisar de uma limpeza interior e nova massa térmica...

5. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Já? :005: Bem, ele trabalha todos dos dias... A garantia costuma cobrir esse tipo de operações?

De qualquer das formas, a presença de pó não explica a preguiça da ventoinha a partir dos 65 graus. Tinha que aumentar mais e não diminuir para como se o PC estivesse em idle!

Última edição: 5 de Agosto de 2012
  6. SaaG

SaaG Power Member

a massa térmica até pode ainda estar boa, mas a ventilação/fan/ranhuras deve estar coberta de lixo e cotão...
    os portáteis ganham mto lixo, sobretudo alguns modelos...
    a garantia penso que cobre isso sim!
    se tiveres uma lata de ar comprimido, podes tentar dar uns sopros na ranhura da ventilação e fan, a ver se solta alguma da sujidade.

7. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Não tenho ar comprimido, mas experimentei com o aspirador e ficou na mesma... :( Tenho que ver se encontro isso à venda.

8. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Bem, já consegui uma lata de ar e já soprei. Não tinha pó praticamente nenhum. Creio que o problema é a ventoinha diminuir a velocidade à medida que o computador aquece, quando devia ser o contrário. Mais sugestões? Há algum programa que me permita colocar a ventoinha à velocidade que eu quero? Já experimentei o Speedfan, mas não percebo nada daquilo e não quero estragar nada... A BIOS também parece não ter qualquer opção relacionada com ventoinhas.

9. Hertz

Hertz Power Member

Entao manda para a garantia, pode a ventoinha estar com algum defeito ja me aconteceu numa grafica a ventoinha nao rodar quase, pois estava meia gripada..

Infelizmente para os portateis nao da para uma pessoa utilizar um programa para aumentar ou dimunuir a velocidade porque devera apenas a bios ter mao nisso..

Última edição pelo moderador: 10 de Agosto de 2012
  10. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Infelizmente o PC já não está na garantia, mas um amigo meu mais entendido na matéria deu uma olhada e diz que as temperaturas estão apenas um pouco acima das normais. Ele diz que a solução passa por comprar uma base refrigeradora e usar quando jogo, mas não sei se acredito muito nessas bases. Vale a pena investir, ou é dinheiro mal gasto?

11. Romani48

Romani48 Power Member

os toshibas costumam ser tramados para ficarem cheios de sujidade por dentro.. ainda hoje limpei um que chegava aos 80ºC em ... idle.. com a limpeza ficou nos 40ºc (pensa bem na diferença)

se calhar o melhor era abrires e limpares, ainda para mais que ja nao tem garantia.. aproveitas para mudar pastas termicas.

quanto a ventoinha tenta fazer um update ou reinstalar a bios actual se for a mais actualizada =) e fazer Load Default configs na bios :)

12. Hertz

Hertz Power Member

O meu tambem andava nessa casa de temps mas depois de abrir e limpar todos os cantinhos maravilha cerca de 40/50 a puxar.

Quanto a ventoinha ja tentaste contactar a toshiba a perguntar ou algum user com o mesmo portatil?

13. SaaG

SaaG Power Member

só vale a pena investir numa base se tiveres as temperaturas do portátil estabilizadas e normais.
    uma base ajuda mas não faz milagres.

14. Arpeggio

Arpeggio Power Member

Obrigado pelas respostas! Para dizer a verdade, tenho um medo enorme de abrir o computador; se ao menos tivesse um guia na internet, mas não encontro! Tenho receio de fazer asneira.
    Por acaso tenho que perguntar ao pessoal com o mesmo PC que eu a ver se sou o único com este problema.

O trauma da ventoinha continua na mesma, mesmo com a BIOS actualizada e com as definições por defeito. O próximo passo será certamente limpar o sistema de refrigeração quando ganhar coragem e verificar o estado da ventoinha.

15. Hertz

Hertz Power Member

Ao abrir tens de ir tendo cuidado em relação a alguns encaixes e também aos parafusos escondidos, e claro muita calma, não te metas a abrir a pressa que depois da barraca, e vai fazendo molhinhos dos parafusos conforme o sitio que tiras, para não te enganares.

16. Arpeggio

Arpeggio Power Member

MAGNÍFICO! Já abri (encontrei um guia ilustrado) e limpei o pouco pó que havia. Era pouco mas fez muita diferença: 83ºC máximos no CPU e 85ºC na gráfica!

Miraculosamente, a ventoinha começou a rodar convenientemente, devia estar bloqueada por alguma razão.

Estou-vos muito grato! Obrigado a todos os que perderam tempo comigo! :D

17. rmm20scp

rmm20scp Power Member

eu levei-o à toshiba e repararam o sistema de refrigeração,até agora tudo bem

Partilhar esta Página