Toshiba P750 sobreaquecimento

Arpeggio

Power Member
Olá,

O meu Toshiba P750 lembrou-se de aquecer o CPU (i7 2630QM) aos 98ºC e a gráfica (GT540M) aos 99ºC enquanto jogo. Estou a estranhar bastante, o PC tem pouco mais de um ano.

Noto entretanto que a ventoinha acelera a cerca de 60ºC, mas que a partir dos 65ºC baixa bastante, ficando assim até aos 98ºC (máximo que registei). Alguém com este PC está a ter a mesma experiência? Há alguma maneira de pôr a ventoinha a trabalhar mais depressa?

Agradecido.
 
Já viste se não existe outro firmware da bios?
E que acontecia algo semelhante no meu qosmio, mas depois saiu uma actualização e alterou isso da ventoinha.
 
Já? :005: Bem, ele trabalha todos dos dias... A garantia costuma cobrir esse tipo de operações?

De qualquer das formas, a presença de pó não explica a preguiça da ventoinha a partir dos 65 graus. Tinha que aumentar mais e não diminuir para como se o PC estivesse em idle!
 
Última edição:
a massa térmica até pode ainda estar boa, mas a ventilação/fan/ranhuras deve estar coberta de lixo e cotão...
os portáteis ganham mto lixo, sobretudo alguns modelos...
a garantia penso que cobre isso sim!
se tiveres uma lata de ar comprimido, podes tentar dar uns sopros na ranhura da ventilação e fan, a ver se solta alguma da sujidade.
 
Bem, já consegui uma lata de ar e já soprei. Não tinha pó praticamente nenhum. Creio que o problema é a ventoinha diminuir a velocidade à medida que o computador aquece, quando devia ser o contrário. Mais sugestões? Há algum programa que me permita colocar a ventoinha à velocidade que eu quero? Já experimentei o Speedfan, mas não percebo nada daquilo e não quero estragar nada... A BIOS também parece não ter qualquer opção relacionada com ventoinhas.
 
Entao manda para a garantia, pode a ventoinha estar com algum defeito ja me aconteceu numa grafica a ventoinha nao rodar quase, pois estava meia gripada..

Infelizmente para os portateis nao da para uma pessoa utilizar um programa para aumentar ou dimunuir a velocidade porque devera apenas a bios ter mao nisso..
 
Última edição pelo moderador:
Infelizmente o PC já não está na garantia, mas um amigo meu mais entendido na matéria deu uma olhada e diz que as temperaturas estão apenas um pouco acima das normais. Ele diz que a solução passa por comprar uma base refrigeradora e usar quando jogo, mas não sei se acredito muito nessas bases. Vale a pena investir, ou é dinheiro mal gasto?
 
os toshibas costumam ser tramados para ficarem cheios de sujidade por dentro.. ainda hoje limpei um que chegava aos 80ºC em ... idle.. com a limpeza ficou nos 40ºc (pensa bem na diferença)

se calhar o melhor era abrires e limpares, ainda para mais que ja nao tem garantia.. aproveitas para mudar pastas termicas.

quanto a ventoinha tenta fazer um update ou reinstalar a bios actual se for a mais actualizada =) e fazer Load Default configs na bios :)
 
O meu tambem andava nessa casa de temps mas depois de abrir e limpar todos os cantinhos maravilha cerca de 40/50 a puxar.

Quanto a ventoinha ja tentaste contactar a toshiba a perguntar ou algum user com o mesmo portatil?
 
Última edição pelo moderador:
Infelizmente o PC já não está na garantia, mas um amigo meu mais entendido na matéria deu uma olhada e diz que as temperaturas estão apenas um pouco acima das normais. Ele diz que a solução passa por comprar uma base refrigeradora e usar quando jogo, mas não sei se acredito muito nessas bases. Vale a pena investir, ou é dinheiro mal gasto?
só vale a pena investir numa base se tiveres as temperaturas do portátil estabilizadas e normais.
uma base ajuda mas não faz milagres.
 
Obrigado pelas respostas! Para dizer a verdade, tenho um medo enorme de abrir o computador; se ao menos tivesse um guia na internet, mas não encontro! Tenho receio de fazer asneira.
Por acaso tenho que perguntar ao pessoal com o mesmo PC que eu a ver se sou o único com este problema.

O trauma da ventoinha continua na mesma, mesmo com a BIOS actualizada e com as definições por defeito. O próximo passo será certamente limpar o sistema de refrigeração quando ganhar coragem e verificar o estado da ventoinha.
 
Ao abrir tens de ir tendo cuidado em relação a alguns encaixes e também aos parafusos escondidos, e claro muita calma, não te metas a abrir a pressa que depois da barraca, e vai fazendo molhinhos dos parafusos conforme o sitio que tiras, para não te enganares.
 
Última edição pelo moderador:
MAGNÍFICO! Já abri (encontrei um guia ilustrado) e limpei o pouco pó que havia. Era pouco mas fez muita diferença: 83ºC máximos no CPU e 85ºC na gráfica!

Miraculosamente, a ventoinha começou a rodar convenientemente, devia estar bloqueada por alguma razão.

Estou-vos muito grato! Obrigado a todos os que perderam tempo comigo! :D
 
Back
Topo