1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Toshiba Portégé 3020 HDD Problem

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por DekkeR, 18 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 9; Visualizações: 1017)

1. DekkeR

DekkeR Power Member

Bem pessoal

Deram-me para as mãos um portátil Toshiba Portégé 3020CT para formatar.
    Sei que é um Pentium MMX com 128Mb RAM e tem um disco de 6GB.
    Tem uma drive de disquetes externa e um leitor de CD F-TO-TCD-24L por PCMCIA.

O disco tinha 2 partições, uma de 4GB em FAT32 e outra de 2GB em NTFS.
    Estava com o Windows 2000 a correr partir do D: e a minha intenção era mandar tudo abaixo e ficar só com uma partição de 6GB com o Windows 2000.

Como o portátil não faz boot de CD arranjei uma disquete de arranque do 98 da Toshiba que instala os drivers do leitor para conseguir aceder e posteriormente instalar o Windows 2000 Pro.

Até aqui tudo bem.. acedi ao CD do Win 2000, pasta i386, winnt.exe e puff ..

" Setup internal error. Could not find a place for a swap file "

Ora.. corri o fdisk e criei uma partição primária de 6GB, reboot e format c:
    Lá para os 10% parou e deu uma mensagem: " Trying to recover allocation unit " com o valor à frente.
    Passados 5 min continuou a formatação até chegar aos 24% onde ficou uma eternidade. Pensei: " Hmm.. algum problema no disco.. " e como a Toshiba não tem ferramentas de diagnóstico de disco corri uma ferramenta genérica chamada Active Killdisk para fazer um low level format. Quando chegou aos 24% encravou também...
    Arranjei a ferramenta de diagnóstico da IBM, fiz um Advanced Test e para não fugir à regra.. encravou por volta dos 24% também..

Decidi voltar ao fdisk, criar a partição primária. Chegou aos 24% e continua no " Trying to recover allocation unit ". Como continua a formatar deixei-o continuar.
    Por volta da meia-noite estava no sector 386.668 .. agora está nos 403.988.
    A minha intenção é deixá-lo assim para ver até onde é que vai.

Agora.. conselhos?
    Deixo continuar? Mando para o lixo? Uso mais alguma ferramenta?

Cumps :)

2. xtr3me

xtr3me Power Member

Parece-me que o disco do portátil deu as últimas.
    Deixa continuar a formatação só para ver o que dá, mas acho que isso vai demorar uma eternidade e vai acabar cheio de erros (aconteceu isso ao disco da gateway de um colega meu há mto pouco tempo).
    Vai dando novidades de como é que isso ficou quando a formatação acabar

3. DekkeR

DekkeR Power Member

Pelos vistos não..

Acabou a formatação sem qualquer incidente. Agora o problema é o leitor de CD que não consegue copiar os ficheiros do CD do Windows 2000. Vou tentar usar um gravador externo USB e esperar que consiga instalar a partir daí.

Portáteis antigos só dão trabalho :die:

4. Mega desenterranço mas tem que ser... tenho um Portege 3020CT e queria instalar o XP.
    Este portatil é do tempo da guerra,não tem leitor de CDs incorporado nem leitor de disquetes.Mas eu tenho ambos externos... Tenho tambem uma disquete de arranque do windows98 que instala os drivers necessarios para o leitor de CD externo,que liga ao portatil por PCcard.
    Ele instala os drivers,aparentemente tudo bem,mas chega a um ponto que fica com o cursor a indicar "A:/" e eu não sei o que faço apartir daqui.
    O CD que está no leitor é bootable,arranca sozinho,mas não está a acontecer...
    Que comando poderei utilizar para tentar arrancar a instalação do XP?

Obrigado desde já

Ps - se tiverem uma ideia melhor sou todo ouvidos,mas tenham em atenção que tenho conhecimentos algo limitados LOL

Última edição: 28 de Junho de 2011
  5. Larbac

Larbac [email protected] Member

Boas

Isso com XP deve ficar muito lento. Por que não um Linux?

6. RsK.

RsK. Banido

Ubuntu ai era capaz de correr mais ou menos até e como é mais user-friendly...

edit: P MMX 300 MHz - RAM 32 MB
    O.o só com Damn Small Linux e mesmo assim...

Última edição: 28 de Junho de 2011
  7. Correcção, ha varias versões, pelo menos duas, esta tem 96Mb de ram e vem com um disco de 6,4Gb,mas este tem um de 40Gb.
    Acho que a RAM é que não dá para levar mais, ou será que dá?
    Mas a questão aqui é como istalar novo SO e isso ainda não descobri... será que consigo faze-lo se criar uma disquete de arranque num computador com XP?

8. RsK.

RsK. Banido

http://www.damnsmalllinux.org/

Isto é a unica coisa que vai correr de forma fluida nesse portátil...
    E consegues instalar em várias disquetes penso eu.

9. Ele corre muito fluido o win98 e o 2000/ME razoavelmente,o XP não faço a minima... Esse DSL é muito interessante mas... depois instalar software nele ... um simples software para fazer trabalhar uma pen de banda larga deve ser complicado.

10. RsK.

RsK. Banido

Pois, eu só instalava o DSL para ir fazendo umas brincadeiras no pc.
    Mas se já precisas de software vai para o win98 que dá para instalar tudo o que quiseres.

Partilhar esta Página