1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Toshiba Satelite A200-2b7 desliga-se inesperadamente

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por joaozitoo, 10 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 11; Visualizações: 5577)

1. joaozitoo

joaozitoo Power Member

Boa tarde tenho um Toshiba Satellite A200-2b7 com cerca de 4 anos e 2 meses.
    À cerca de suas semanas para cá começou a desligar-se sem motivo aparente.
    Mesmo estando o computador com a bateria ligada, isto acontece.
    O computador desliga-se instantaneamente tal como se um corte de energia se tratasse. Logo de seguida consigo o ligar.
    Já monitorizei as temperaturas do processador e não passam dos 70/75 ºC mesmo quando estou a jogar. Não consigo encontrar nenhuma acção que desencadeie esta acção uma vez que tanto se desliga em idle como a jogar.
    Alguém pode adiantar alguma sugestão? Poderá ser grave?

2. supercar1

supercar1 What is folding?

A minha mãe tem um Toshiba A110-160 também com muitos anos (um pouco mais que o teu) e também se desliga.
    Aconselhava-te a ires a uma loja de informatica para te limparem o pó ou comprar um base refrigerativa para o pc

3. joaozitoo

joaozitoo Power Member

Isso já o fiz.
    Não uso base ... mas penso que não seja das temperaturas o problema.
    Antes de fazer uma limpeza ao cooler á cerca de 6 meses ele atingia temperaturas de 99ºC quando o processador apenas aguentava até aos 100ºC.
    Agora gostava de saber se o problema pode ser facilmente tratado, ou se o pc está no seu fim de vida :|

4. supercar1

Às tantas pode estar no seu fim de vida.

No pc da minha mae quando se liga normalmente nao fazemos tarefas importante. Só depois de reiniciar (o cooler começa a trabalhar)

5. Isso é normal acontecer em portáteis antigos. No entanto, o que te vou dizer, vai dar trabalho mas vai resolver o problema.
    A pasta térmica do processador ao passar uns meses/anos torna-se tipo borracha e invés de deixar o computador "respirar", bloqueia o calor, o que provoca random shutdowns.
    Caso percebas um pouco de hardware, abre o computador e troca a pasta térmica do processador. Muito provavelmente é por causa deste aspeto que ele está a ir abaixo.

6. joaozitoo

joaozitoo Power Member

Corri um software de stress (press 95) e o máximo que a temperatura teve foram os 83ºC penso que não seja daí o problema.

7. joaozitoo

joaozitoo Power Member

mais alguma sugestão?

8. nelsondac

nelsondac Power Member

(só li até aqui)
    tenho um toshiba a110-180 e isso também me acontece com certas ISOs do windows. aconcelho mesmo a instalar um windows oficial "Full OEM".

o que acontecia era o seguinte. imagina que ligo o pc agora, normalmente até via filmes. o raio do cooler nunca ligava. depois de notar que o pc estava a aquecer muito, lá o reiniciei. ainda a ligar, o cooler arranca na velocidade máxima (certamente que esse pc é muito parecido com o meu, ou seja, o cooler é super silencioso. mas quando está a 100% ouve-se bem). antes de chegar ao windows, ele lá arrefece e o cooler vai para velocidade média mas fica "preso" nessa velocidade. ou seja, o cpu estava parado a 45º com o cooler a velocidade média (isto num portatil...)

depois de instalar o windows a partir de outra ISO (a que usava era português, com algumas "manhas" na licença e tal), e por acaso instalei um em ingles. ficou ok o cooler só liga a partir dos 60º...

em nenhum dos windows instalei drivers nem nada disso. ah e isto no win7

9. supercar1

Tanta coincidencia.

O pc tem o XP que vinha de fabrica e o Windows 7 tem algumas manhas (a que tu instalaste era o windows 7 ultimate?)

A coincidencia é que o cooler parece estar desligado, mas quando vai-se abaixo o cooler liga no maximo e quando começa a fazer o boot do windows fica no médio.

Sabes alguma maneira de resolver sem trocar o Windows? É que a minha mae tem la montes de cenas e os meus pais estao fartos das minhas coisas de tar sempre a mudar as coisas nos pcs (acho que nasceu comigo, não consigo parar :p )

10. nelsondac

nelsondac Power Member

acho que sempre foi o windows ultimate. pois andei a volta com drivers e tal mas perdi a paciencia e formatei. também não tinha nada a perder...
    a diferença entre os "nossos" pcs é mesmo o CPU. o meu é o T2050 e esse é outro ligeiramente mais rápido. agora está com o windows 8. mas com o win7 que tinha dantes funcionava lindamente.

tenta fazer só reinstalação do windows. assim mantes tudo o que tens lá, só precisas de reinstalar as coisas.

11. O meu é um igual e também têm o mesmo problema, e já tentei de tudo, mesmo de tudo, o possível, até que descobri que era dos condesadores da motherboard. Mais informação neste link: http://www.badcaps.net/forum/showthread.php?t=8991
    Pode ser que o teu problema não seja exatamente este, mas verifica, porque parece que este é um problema muito comum neste tipo de portateis da toshiba.

12. supercar1

Acho que não vou fazer nada pois a minha mãe ja se habituou e alem disso os meus pais estão fartos das minhas "experiencias".

Eu queria era encontrar as drivers mas não encontro no site da toshiba :(

Se alguem souber pode dizer?

Partilhar esta Página