Toshiba Satellite L500-13W...Monitor avariado.

xalvega

Membro
Ora viva.
Venho colocar uma dúvida, a ver se me podem ajuadar.

Tenho um Toshiba Satellite L500-13W adquirido em 2009 cuja contrato com o programa e-escolas terminou em Outubro, e por coincidência ou azar, em fins de Novembro avariou o Monitor.
Pimeiro, no dia anterior o ecrã perdeu a imagem e apenas mostrava riscas verticais... reiniciei o pc e p problema desapareceu; no dia seguinte, o ecrã começou a piscar e de repente ficou escuro, mas notam-se umas riscas verticais.
Por sorte tinha um CRT em casa e fazendo Fn+F5, apresenta-me as 4 opções normais (LCD, LCD+CRT...);
do que li aqui a propósito do mesmo problema, acho que posso concluir que o inversor não está avariado, e nesse caso, tudo aponta para ser o LCD que seja necessário substituir...
desmontei a carcaça e anotei as características: monitor LP156WH1-TLC1 (...LP156WH1 is a Color Active Matrix Liquid Crystal Display with an integral Cold Cathode Fluorescent Lamp (CCFL) backlight system) - e no cabo que liga ao inversor vem a letras vermelhas 4TB(i?)...o inversor é o modelo CCFL Lcd Inverter Board E131735 YNV-C03.
Para consertar pedem-me 200euros.
Pesquiso na net e encontro preços muito variados, desde os 50euros aos 500euros (???!!!)
Por fim, o modelo que me parece o mais barato (da mesma marca LG , de um site do Reino Unido), tem uma fotografia do cabo para o inversor, e nele estão gravadas as letras 9TB.

A minha dúvida é precisamente neste pormenor...será que se substituir o monitor (que diz 4TB) por este, que diz 9TB, correrei o risco de queimar alguma coisa? Suponho que esses números teeem alguma coisa a ver com voltagem ou algo assim.

Se alguém me puder esclarecer esta dúvida, agradeço desde já.
Obrigado
 
Então conclui mal, se bem percebi a grafica está boa uma vez que a ligou a um monitor externo e consegue ir a bios, e que pelos vistos consegue se perceber imagem no LCD do portatil, então é de facto o INVERTER, ou o problema pode até ser de facil resolução se tiver como limpar o conector LVDS da bord, mas desconfio do inverter.

Abraço amigo
 
Obrigado pelo feedback, kikoakanando.
Se de facto o problema é do inverter, isso é uma óptima notícia, porque estou um pouco reticente em encomendar um monitor LCD pelo correio...não queria correr o risco de se estragar em trânsito, porque apesar de garantirem seguro de envio, na prática vejo que há utentes que não conseguem devolver encomendas.
Mas esperemos que de facto seja o inverter.
Como poderia testá-lo, sem ter outro monitor lcd de outro portátil para verificar?
Recordo-me que da última vez que tive problemas com hardware, usei o pccheck para verificar a integridade dos componentes... funcionava bem em detectar memórias e discos com problemas.
Mas isso foi há cerca de 4 anos. Entretanto terá aparecido algum programa que possa utilizar? Eu corri o PC Diagnostic tool da Toshiba, mas não detectou nada.(com F5 a seleccionar os 2 monitores durante o teste)
Vou pesquisar a compra de um inverter novo pelo correio, mas enquanto não chega no correio, haverá algo mais que eu possa tentar?

PS Esqueci-me de referir que de facto não vejo nenhuma imagem no LCD, mas quando faço F5 e escolho a opção de lcd extendido para crt, noto 2 coisas: no CRT apenas apareçe a imagem de fundo do meu ambiente de trabalho, sem os ícones que lá tenho, e para além disso, apenas aparece o cursor do rato, que se arrastar de volta para o LCD e move-lo da esqueda para a direita, noto que as várias linhas verticais do lcd reagem á passagem do cursor.... será isto relevante?
( NOTA: entretanto consigo trabalhar normalmente com o CRT).
Espero que este meu problema esclareça alguma dúvida para os demais, até porque noto que aquele modelo satellite L500 da eescolas teve muita saída, por issso, os problemas devem estar aíi a dobrar a esquina.
Obrigado
 
Última edição:
Boas
A imagem que está no CRT é o ambiente de trabalho expandido, tenta por para aparecer apenas no CRT e aí já podes trabalhar normalmente (já deves saber disso) mas em termos do problema do LCD é realmente estranho se ele reage a passagem do cursor, tenta alguém conhecido que tenha um igual e troca o inversor para experimentar caso tenhas é mesmo o melhor a fazer, ir experimentando para ver qual o componente danificado e aí resolves a tua vida.
 
Boas para quem não sabe...

Problema mais comum da CCFL ou Inverter:
O ecran não tem luz de fundo (não liga), o brilho altera sozinho tipo pisca... Para testar se o LCD está bom apesar de de nada servir pois as CCFLS não foram feitas para serem removidas é apontar uma fonte de luz ao Lcd e verificar se o mesmo tem imagem... outra causa do mesmo efeito é o processador de video (não estou a falar da GPU)é um Integrado responsável por converter os sinais vindos da GPU e entrega-los ao LCD ou á saida VGA pois é do mesmo que vem o sinal de ajuste da luminosidade quando por exemplo ajustamos a luminosidade do ecran por meio de software...
Para testar a CCFL pode-se usar um inverter comum de uma lampada CCFL usdas para desktop modding, para testar o Inverter é fazer o inverso!;)

Problema no (cabo) LVDS são tambem muito comuns, ainda agora tive que mudar um lcd de um toshiba por causa da T-CONN, aquela placa que envia os sinais ao conjunto de cristal (placa), muitas das vezes ocorrem traços Horizontais ou Verticais onde se nota defeito na imagem que acabam por inutilizar o LCD...
Algumas vezes basta verificar se o cabo LVDS esta bem encaixado na socket da Board.

Abraço a todos
 
Última edição:
também tenho um problema exactamente no mesmo Pc portátil já há + de um ano. Mas no meu caso não é o inversor nem o ecrã visto que os substituí e ficou na mesma. Depois de um dia para o outro voltou a funcionar e passado o dia nunca mais deu sinais de vida. O ecrã do portátil no meu caso nem aparece na lista quando tento alternar só tenho as opções HDMI ou vga quando uso uma ou outra (e não o ecrã n funciona nem na bios). Penso q no meu caso deve ser do cabo que vem da board mas não consegui descobrir onde e também n quis mexer mt mais com medo de estragar + qq coisa. Quando lhe retirei o teclado para aceder a board desliguei lá qq coisa e até me assustei porque o pc deixou de arrrancar o que se resolveu, mas detesto desmontar portáteis.
 
Boa Noite.
ainda não resolvi o problema, mas agora descubro que surgiram ecrans compativeis, nos quais até se elimina o inversor atigo (imagino que venha incluido no novo LCD).
Alguém tem experiencia ou opinião sobre este novo tipo? Fazendo pesquisa na amazon:
NEW COMPATIBLE SCREEN FOR TOSHIBA LP156WH1 TL C1 15.6" WXGA HD LAPTOP CCFL LCD SCREEN FOR LAPTOP AND NOTEBOOK conseguem ver o que estou a falar.

Será que funciona?
Obrigado.
 
Dizem que sim (tenho um fornecedor que tem isso), mas alertou-me que 2/3% das vezes pode avariar a maquina.
Sinceramente nunca montei nenhum adaptado.
 
WXGA??? esse portatil usa esse tamanho?... o inveter vem incluido????Novo???
Outra coisa á cerca de faults no LCD ou CCFL... esqueci-me de referir os fusíveis smd que é costume usar em portáteis cuja Backlight é do tipo CCFL:
Quando tudo foi trocado (tela e LVDS) e ainda assim nada de imagem e luz... geralmente perto do conector do LVDS na board costumam ser colocados 2 ou 3 fusíveis smd que abrem devido a fail do Inverter (sobre-carga ou simples curto interno do mesmo) e ou na T-Conn (onde também costuma estar um que convém verificar) e para o fazer basta usar um multímetro na escala de teste a diodos e verificar se altera o valor de 1 para algo em torno de 0.0XX ou no teste de resistências tipo x10 se medir está ok...

Espero que estas dicas sirvam a alguem...
Seeya
 
Viva.
Finalmente arranjei o Toshiba.
Estive em Vila Real , corri várias lojas e finalmente na Recireal resolveram-me o problema.
Tinha de facto 3 alternativas: um lcd novo, um usado e um compatível. Pesei os prós e os contras e optei pelo usado, que me ficou por metade do preço dos outros 2.
O novo custava cerca de 200, o compatível à volta disso e sem certeza de funcionar. O usado estava ali na loja.
Espero que tenham a mesma sorte que eu.
Sorte porque em Vila Real houve uma trovoada que queimou vários portátéis e assim consegui um monitor usado com um ano.
Se avariar novamente, se calhar opto por um lcd de mesa de 22 polegadas.
Espero que este comentário seja útil.
Obrigado pelas sugestões.
 
Boas para quem não sabe...

Problema mais comum da CCFL ou Inverter:
O ecran não tem luz de fundo (não liga), o brilho altera sozinho tipo pisca... Para testar se o LCD está bom apesar de de nada servir pois as CCFLS não foram feitas para serem removidas é apontar uma fonte de luz ao Lcd e verificar se o mesmo tem imagem... outra causa do mesmo efeito é o processador de video (não estou a falar da GPU)é um Integrado responsável por converter os sinais vindos da GPU e entrega-los ao LCD ou á saida VGA pois é do mesmo que vem o sinal de ajuste da luminosidade quando por exemplo ajustamos a luminosidade do ecran por meio de software...
Para testar a CCFL pode-se usar um inverter comum de uma lampada CCFL usdas para desktop modding, para testar o Inverter é fazer o inverso!;)

Problema no (cabo) LVDS são tambem muito comuns, ainda agora tive que mudar um lcd de um toshiba por causa da T-CONN, aquela placa que envia os sinais ao conjunto de cristal (placa), muitas das vezes ocorrem traços Horizontais ou Verticais onde se nota defeito na imagem que acabam por inutilizar o LCD...
Algumas vezes basta verificar se o cabo LVDS esta bem encaixado na socket da Board.

Abraço a todos

Pessoal, o meu pc L500 tem este problema o qual indicam, o pc liga normalmente mas não da ecrã, liguei a um externo e funciona perfeitamente, e apontei uma luz ao ecrã e tem imagem mas escura...que será ?
Obrigado
 
Pessoal, o meu pc L500 tem este problema o qual indicam, o pc liga normalmente mas não da ecrã, liguei a um externo e funciona perfeitamente, e apontei uma luz ao ecrã e tem imagem mas escura...que será ?
Obrigado

nesse caso é o inverter, ou as próprias fluorescentes (supondo que não é sistema em led)

poderá ser também algum mau contacto na ficha que vai da board até ao lcd/inverter, pega num multímetro e testas.

ou então leva a quem sabe
 
nesse caso é o inverter, ou as próprias fluorescentes (supondo que não é sistema em led)

poderá ser também algum mau contacto na ficha que vai da board até ao lcd/inverter, pega num multímetro e testas.

ou então leva a quem sabe

Ptfuzi... fico-te agradecido, pois desmontei a parte do ecra pa ver o inverter e ficou a funcionar ;) talvez alguma ficha a fazer mau contato pois apenas desliguei e liguei. Obrigado, abraço
 
Boa tarde

O ecra do meu toshiba L500 é muito "baço" ... com muito pouca luz e esta-me a afetar, será possível trocar o ecrã por um mais recente ou com mais luz? O portátil vai servindo para o que eu quero e assim não teria de trocar de portátil.
 
O meu problema e que não tenho certeza se será o inversor e não queria arriscar comprar já um... o monitor funciona perfeitamente mas a luminosidade e muito baixa comparado com outros portáteis e ate se estiver ligado a um monitor exterior mas já esta assim há tanto tempo que nem sei se será normal deste portátil...
 
Back
Topo