Toshiba Satellite L500D-118 Não arranca

Maxw3ll

Power Member
Boas,

Tenho um portátil Toshiba Satellite L500D com processador AMD Turion X2 64 2.3Ghz, 4Gb RAM DDR2 e gráfica HD4500 há cerca de 4 anos e ontem deixou de arrancar. O portátil estava em modo suspenso, com a tampa fechada, como alias o deixo variadíssimas vezes, e quando regressei a casa algumas horas depois já não consegui mais liga-lo.

Retiro a bateria, ligo o carregador e ao premir o botão Pwr On, acende o led Pwr On e ouço a fan a começar a girar mas em vez de continuar a girar com mais rotação, deixa praticamente de se ouvir e nada mais funciona. O ecrã não chega a dar qqr imagem, somente a fan gira nos 1ºs 2~3 seg como se fosse arrancar normalmente mas logo de seguida parece que se desliga. Sei que continua a girar porque desmontei o portátil e conferi que a fan gira a muito baixa rotação, não é suficiente sequer para se ouvir ou sentir a deslocação de ar.

E fica assim, não passa disso. A fan a girar mto pouco, o LED de power On aceso, assim como o LED de indicação do carregador ligado e nada mais. Os leds de disco rígido e CPU nunca chegam a piscar pois a board não chega a fazer o post.

Alguém me pode dar uma indicação do potencial problema? Alguém já teve um problema idêntico e o tenha resolvido?

Estou convencido de que é board ou processador, mas não queria aventurar-me a comprar já material para substituir sem antes ter mais certezas...
 
Última edição:
Situaçoes deste genero sao sempre muito difíceis de despistar. Se ele arranca por 2 segundos e desliga-se, pode ser mesmo da propria fonte do portatil. Processador dificilmente o PC iria se desligar antes disso. Substituir componentes num portatil é uma aventura dispendiosa, demorada e arriscada, a sugestão que eu te deixava(ja tive numa situaçao semelhante mas era a grafica queimada) era levares o pc a uma loja de informatica que se façam um orçamento sem compromisso para tentares perceber o que esta avariado. Boa sorte.
 
Tenta um clear CMOS, removendo a pilha do portátil (ou o cabo da pilha do portátil) durante uns 30 segundos, mantendo o mesmo sem outras fontes de alimentação.
 
Ok, obrigado. Já me tinha lembrado de substituir a pilha, sim. Vou experimentar a ver o que dá.

Há possibilidade de ser do próprio carregador, já não estar a fornecer os ~19v necessários para normal funcionamento e portanto não chegar a arrancar devido á falta de potencia? É que pelo sintoma, ligar e 2 seg depois, parece que fica sem potencia para continuar e parece que a fan está a trabalhar apenas com 2 ou 3v... se parar a fan com o dedo, tenho que dar uma pequena ajuda empurrando-a no sentido certo porque não tem força suficiente para continuar a rodar sozinha, só nos 1ºs 2 segundos é que parece ter a potencia necessária.

É que ainda por cima a bateria já tá viciada e descarregada, tenho mesmo que usar o carregador.
 
Hummm.........como esse tem um cpu amd x2 62 (deve ver um Tl50 ou 60) e esses cpu queimam com
Alguma facilidade........estou mais inclinada para problemas no cpu.
 
Ainda criticas?! OMG! Pode ser esses problemas todos ou mais alguma coisa! Como disse, só testando e medindo! Achas que ando com uma bola de cristal?! Desculpa se nao te dou a resposta que querias.
Já apanhei muitos L500, mas ja tive todo o tipo de avarias neles... Nao têm uma avaria "comum", como por exempo os A300! Diz-me um problema nos A300 e digo-te o que é com 90% de hipoteses de acertar sem a ver!

Como te disse e volto a dizer, o nao dar imagem ou nao fazer POST, pode ser "n" problemas, os mais comuns? Bios, Memorias, CPU, Grafica, etc...

Cumps.
 
De todos os problemas, os que dão menos trabalho a resolver e representam menor risco são: memórias e bios
De todos os problemas, os que aponto como mais prováveis são: Gráfica/Chipset e Bios (relembro que foi depois de um hibernar, opção que usa funcionalidades ACPI da BIOS).

Por isso, volto a recomendar um Clear CMOS
 
Back
Topo