1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Toshiba Satellite L500D-118 Não arranca

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Maxw3ll, 6 de Abril de 2013. (Respostas: 8; Visualizações: 3594)

1. Maxw3ll

Maxw3ll Power Member

Boas,

Tenho um portátil Toshiba Satellite L500D com processador AMD Turion X2 64 2.3Ghz, 4Gb RAM DDR2 e gráfica HD4500 há cerca de 4 anos e ontem deixou de arrancar. O portátil estava em modo suspenso, com a tampa fechada, como alias o deixo variadíssimas vezes, e quando regressei a casa algumas horas depois já não consegui mais liga-lo.

Retiro a bateria, ligo o carregador e ao premir o botão Pwr On, acende o led Pwr On e ouço a fan a começar a girar mas em vez de continuar a girar com mais rotação, deixa praticamente de se ouvir e nada mais funciona. O ecrã não chega a dar qqr imagem, somente a fan gira nos 1ºs 2~3 seg como se fosse arrancar normalmente mas logo de seguida parece que se desliga. Sei que continua a girar porque desmontei o portátil e conferi que a fan gira a muito baixa rotação, não é suficiente sequer para se ouvir ou sentir a deslocação de ar.

E fica assim, não passa disso. A fan a girar mto pouco, o LED de power On aceso, assim como o LED de indicação do carregador ligado e nada mais. Os leds de disco rígido e CPU nunca chegam a piscar pois a board não chega a fazer o post.

Alguém me pode dar uma indicação do potencial problema? Alguém já teve um problema idêntico e o tenha resolvido?

Estou convencido de que é board ou processador, mas não queria aventurar-me a comprar já material para substituir sem antes ter mais certezas...

Última edição: 6 de Abril de 2013
  2. PS2viciado

PS2viciado Power Member

Situaçoes deste genero sao sempre muito difíceis de despistar. Se ele arranca por 2 segundos e desliga-se, pode ser mesmo da propria fonte do portatil. Processador dificilmente o PC iria se desligar antes disso. Substituir componentes num portatil é uma aventura dispendiosa, demorada e arriscada, a sugestão que eu te deixava(ja tive numa situaçao semelhante mas era a grafica queimada) era levares o pc a uma loja de informatica que se façam um orçamento sem compromisso para tentares perceber o que esta avariado. Boa sorte.

3. FastBoy

FastBoy Power Member

Tenta um clear CMOS, removendo a pilha do portátil (ou o cabo da pilha do portátil) durante uns 30 segundos, mantendo o mesmo sem outras fontes de alimentação.

4. Maxw3ll

Maxw3ll Power Member

Ok, obrigado. Já me tinha lembrado de substituir a pilha, sim. Vou experimentar a ver o que dá.

Há possibilidade de ser do próprio carregador, já não estar a fornecer os ~19v necessários para normal funcionamento e portanto não chegar a arrancar devido á falta de potencia? É que pelo sintoma, ligar e 2 seg depois, parece que fica sem potencia para continuar e parece que a fan está a trabalhar apenas com 2 ou 3v... se parar a fan com o dedo, tenho que dar uma pequena ajuda empurrando-a no sentido certo porque não tem força suficiente para continuar a rodar sozinha, só nos 1ºs 2 segundos é que parece ter a potencia necessária.

É que ainda por cima a bateria já tá viciada e descarregada, tenho mesmo que usar o carregador.

5. luis santana

luis santana Power Member

Hummm.........como esse tem um cpu amd x2 62 (deve ver um Tl50 ou 60) e esses cpu queimam com
    Alguma facilidade........estou mais inclinada para problemas no cpu.

6. Doell_60

Doell_60 Power Member

Assim por alto... Bios, Memorias, CPU, Grafica... E a lista continua...

Cumps.

7. Maxw3ll

Maxw3ll Power Member

Obrigado... foi realmente uma grande ajuda.

Se disseres a "lista" completa, és capaz de acertar no problema...

8. Doell_60

Doell_60 Power Member

Ainda criticas?! OMG! Pode ser esses problemas todos ou mais alguma coisa! Como disse, só testando e medindo! Achas que ando com uma bola de cristal?! Desculpa se nao te dou a resposta que querias.
    Já apanhei muitos L500, mas ja tive todo o tipo de avarias neles... Nao têm uma avaria "comum", como por exempo os A300! Diz-me um problema nos A300 e digo-te o que é com 90% de hipoteses de acertar sem a ver!

Como te disse e volto a dizer, o nao dar imagem ou nao fazer POST, pode ser "n" problemas, os mais comuns? Bios, Memorias, CPU, Grafica, etc...

Cumps.

9. FastBoy

FastBoy Power Member

De todos os problemas, os que dão menos trabalho a resolver e representam menor risco são: memórias e bios
    De todos os problemas, os que aponto como mais prováveis são: Gráfica/Chipset e Bios (relembro que foi depois de um hibernar, opção que usa funcionalidades ACPI da BIOS).

Por isso, volto a recomendar um Clear CMOS

Partilhar esta Página