Toshiba Satellite P100-405 vs. Fujitsu Amilo X1546

Solaris

Power Member
Olá a todos.

Estou a considerar adquirir um portátil cuja vocação será essencialmente para jogos (Guild Wars, World of Warcraft, Neverwinter Nights 2, etc...). Ainda não estabeleci um orçamento, mas não gostaria de passar muito além dos 1500€. Os restantes requisitos são um écran de 17'' e um boa placa gráfica. Não tenho um sítio fixo para ter o desktop por isso tem mesmo que ser um portátil.

Até 1500€, os dois portáteis de que gostei mais são o Toshiba Satellite P100-405 e o Fujitsu Amilo X1546. Stats do Toshiba aqui. Stats do Fujitsu aqui (Data Sheet PDF).

Perguntas:

1. Para o objectivo que tenho, a diferença entre estes dois processadores e a cache (o Fujitsu tem o dobro) é importante?
2. A gráfica do Toshiba é uma NVIDIA® | NVIDIA® GeForce™ Go 7600 com 128 Mb dedicados. A gráfica do Fujitsu é uma ATI Mobility™ Radeon® X1800 com 256MB dedicados. É justo dizer que o Fujitsu tem a melhor placa gráfica?

Qualquer outra informação "escondida" (por exemplo a expansibilidade da memória) que tenham sobre estes portáteis é valiosa.

Finalmente, para além destes 2 portáteis comparei também outros 2 das mesmas marcas mas de orçamento mais elevado, o Toshiba P100-400 e o Fujitsu X1554. Ambos têm o mesmo processador, o Toshiba tem mais 40 Gb de disco. A nível da gráfica, o Toshiba tem uma 7900 com 512 Mb dedicados e resolução máxima 1,440 x 900. O Fujitsu tem uma resolução máxima de 1920 x 1200 e uma X1900 (da qual eu não sei nada para além de saber que é muito recente) com 256MB dedicados. Qual destas duas placas pode ser considerada a melhor para jogar? Face ao preço acrescido (cerca de 600€ a mais face aos outros 2 portáteis mas que estou disposto a pagar se valer a pena) e às especificações, que portátil recomendariam?
 
Última edição:
Pelo que tive a ver do Fujitsu diz que tem processadores até o T7200, que tem até 2GB de Ram, etc... ou seja está la a informação daquela série mas nao de um modelo em especifico. Quanto a gráfica tem uma muito boa grafica, uma ATI X1800 DDR3.
Quanto ao Toshiba P100-405 (mais justo seria falar no P100 já que no fujitsu falamos de uma seria e nao um modelo especifico...) a gráfica é de facto uma GeForce Go 7600 com 128 Mb (dedicados), vem com UM modulo de memoria de 1024Mb(na ***** está uma campanha em que oferecem outro módulo de 1024Mb)


just my two cents...
 
Estou a considerar adquirir um portátil cuja vocação será essencialmente para jogos (Guild Wars, World of Warcraft, Neverwinter Nights 2, etc...). Ainda não estabeleci um orçamento, mas não gostaria de passar muito além dos 1500€. Os restantes requisitos são um écran de 17'' e um boa placa gráfica. Não tenho um sítio fixo para ter o desktop por isso tem mesmo que ser um portátil.

Infelizmente, 1500€ é um valor muito baixo para se contruir um portátil de 17'' para jogar. Os portáteis de 17'' são, habitualmente, mais caros.

Até 1500€, os dois portáteis de que gostei mais são o Toshiba Satellite P100-405 e o Fujitsu Amilo X1546. Stats do Toshiba aqui. Stats do Fujitsu aqui (Data Sheet PDF).

Sim, o Amilo é bem melhor, principalmente a nível gráfico. O único problema é que o Amilo está esgotado há muito tempo... e não deve voltar a haver, pelo rumo que as coisas estão a tomar. Ambos têm apenas 1GB de RAM, o que é uma falha gravíssima nos dias que correm, principalmente se fores jogar muito com ele...

1. Para o objectivo que tenho, a diferença entre estes dois processadores e a cache (o Fujitsu tem o dobro) é importante?

Pode-se dizer que sim. O dobro da cache permite efectuar determinadas operações (principalmente as que fazem uso intensivo dela) muito mais rápido.

2. A gráfica do Toshiba é uma NVIDIA® | NVIDIA® GeForce™ Go 7600 com 128 Mb dedicados. A gráfica do Fujitsu é uma ATI Mobility™ Radeon® X1800 com 256MB dedicados. É justo dizer que o Fujitsu tem a melhor placa gráfica?


Claro que é justo!!!

Tens aqui os benchs, num mesmo sistema:

Nvidia Geforce Go 7600:
  • 3DMark01: 17000 points
  • 3DMark03: 7800 points
  • 3DMark05: 3400 points
  • 3DMark06: 1900 points
ATI Mobility Radeon X1800:
  • 3DMark01: 19000 points
  • 3DMark03: 10000 points
  • 3DMark05: 5600 points
  • 3DMark06: 3000 points
Finalmente, para além destes 2 portáteis comparei também outros 2 das mesmas marcas mas de orçamento mais elevado, o Toshiba P100-400 e o Fujitsu X1554. Ambos têm o mesmo processador, o Toshiba tem mais 40 Gb de disco. A nível da gráfica, o Toshiba tem uma 7900 com 512 Mb dedicados e resolução máxima 1,440 x 900. O Fujitsu tem uma resolução máxima de 1920 x 1200 e uma X1900 (da qual eu não sei nada para além de saber que é muito recente) com 256MB dedicados. Qual destas duas placas pode ser considerada a melhor para jogar? Face ao preço acrescido (cerca de 600€ a mais face aos outros 2 portáteis mas que estou disposto a pagar se valer a pena) e às especificações, que portátil recomendariam?

Não sei qual a melhor placa mas aposto na X1900, dado que a 7900 que vem com o Toshiba é uma Go com DDR2, o que faz dela uma placa excelente mas que tinha muito por onde se melhorar. Além disso a X1900 é mais recente...


Eu recomendaria o Toshiba P100-400 com um gigabyte extra de RAM (é a parte coxa desse sistema). De qualquer maneira, acho que não vale o dinheiro.. :p
 
Pois, percebo o que queres dizer. Desde que vim a este fórum postar este tópico, já andei a ler outros tópicos e confesso que tenho a cabeça à roda com tanta opção. O X1546, vi-o na noite do Cliente ***** em na ***** Cascais Shopping. Tentei contactar a Fujitsu acerca desse X1554 mas não obtive nenhuma resposta até agora... os sites dos representantes na área de Lisboa não me dão confiança e não tenho vontade de comprar um portátil para mais tarde descobrir que não tenho suporte.

Bom, depois de muito ler, parece-me que o portátil que se parece mais com o que procuro é o Clevo 57OU. A RAM mais comum neste momento é DDR2 RAM (533 MHz)? Se assim for, vou contactar a ***** e perguntar quanto custa este portátil com um T7200, 2 Gb DDR2 RAM (533 MHz) e 200 Gb disco. Alguém da àrea de Lisboa tem alguma informação acerca do suporte desta empresa?

Em relação à RAM para este portátil, vi configurações com uma coisa chamada Dual Channel. Por exemplo, 2* 512 Dual Channel. Qual é a vantagem disto? Uma configuração 2*1Gb DDR2 RAM (533 MHz) pode ter Dual Channel?
 
Última edição:
Pois, percebo o que queres dizer. Desde que vim a este fórum postar este tópico, já andei a ler outros tópicos e confesso que tenho a cabeça à roda com tanta opção. O X1546, vi-o na noite do Cliente ***** em na ***** Cascais Shopping. Tentei contactar a Fujitsu acerca desse X1554 mas não obtive nenhuma resposta até agora... os sites dos representantes na área de Lisboa não me dão confiança e não tenho vontade de comprar um portátil para mais tarde descobrir que não tenho suporte.

Bom, depois de muito ler, parece-me que o portátil que se parece mais com o que procuro é o Clevo 57OU. A RAM mais comum neste momento é DDR2 RAM (533 MHz)? Se assim for, vou contactar a ***** e perguntar quanto custa este portátil com um T7200, 2 Gb DDR2 RAM (533 MHz) e 200 Gb disco. Alguém da àrea de Lisboa tem alguma informação acerca do suporte desta empresa?

Em relação à RAM para este portátil, vi configurações com uma coisa chamada Dual Channel. Por exemplo, 2* 512 Dual Channel. Qual é a vantagem disto? Uma configuração 2*1Gb DDR2 RAM (533 MHz) pode ter Dual Channel?

Um Clevo M570U com o T7200, 2GB de RAM a 667 MHz e os 200GB de disco deve ficar à volta de 2300€.

A RAM deve ser a 667MHz, para poderes ter sincronização 1:1 com o FSB do CPU.

Quanto ao Dual Channel, claro que é possível. Basta ter uma motherboard que o suporte e ter dois módulos de memória iguais ;)
 
Se é só para jogar, o Fujitsu Xi1546 (Alienware m5750, caso queiras procurar reviews) é o que te oferece mais performance. No entanto, para teres um sistema mas equilibrado para outras tarefas e para o Vista, aconselho-te a optar por 2gb de ram. Neste caso, a melhor opção para 17'' seria o Arima W812 (também vendido com os nomes Lightspeed W812-LA e Tsunami Replacer 972T3), ou o Toshiba P100 caso o arranjes com 2gb por 1500€.

A RAM deve ser a 667MHz, para poderes ter sincronização 1:1 com o FSB do CPU.

Na verdade, fica 2:1. :P
 
cuidado

Cuidado com esses p100. Comprei um P100-209, que tem essas especificaçoes, apenas processador diferente e a 7600 vem com memorias de 64bit o que condiciona, e muito, o desempenho em jogos. De resto o portatil é fantastico, construçao excelente, fantasticas saidas de video e audio, optima qualidade de monitor.
Mesmo com a placa c estas memorias jogo F.E.A.R. a uma media de 30 e tal fps a 1024 e settings no high, HL2 com media de 78fps no benchmark deles a 1280*800 e max settings.
Se a bateria for importante tb é preciso cuidado, nao dura mais de 1.30h.
 
Back
Topo