total home made waterchiller

Originally posted by NeoToPower
ora bem :D
eu estava pra ir para propano pk o gás até tenho aqui e é muito acessivel.
Btw.... argon ñ dá? :P até é um gás inerte e ñ inflamavel :D


NeoToPower, acho que deves ir com calma e não meter a carroça à frente dos bois!
 
same old r134a !

voçes e os gases... cada gas tem a sua afinação no chiller, ja vi colegas com -50º em compressores um pouco mais potentes mantendo o r134a..

waterchiller nao é direct-die, aqui afina-se para ter as temps mais baixas possiveis sendo a unica carga a Agua do deposito (cheio...)

Sim o R404a ia baixar um pedaço as temps, mas o R404a é muito mais precioso em Direct-die por ter a caracteristica de aumentar as pressões (compressor aquece mt mais...) e conseguir manter as temps mais baixas em Load, Load!...

portanto, r404a ajuda sempre.... mas se afinas um chiller para um determinado Gas, consegues sempre temps muito boas!
 
Última edição:
[off-topic]
uma sujestão...
n era má ideia fazer-se um "dicionario" (thread com sticky) para esses termos "direct-die", etc. ou para é ke serve cada gaz, tipo o r404 ou r134 ou sei lá mais o kê... entre outros termos usados e que alguns eu n percebo (eu e mto mais gente) :P

btw: já n houve um em tempos?
[/off-topic]:rolleyes:
 
P4rthen0n, o chiller foi bem montado, mas calibrado como tava so batia nos -25º com o deposito cheio :\

obvio que me armei em fino e fui marrar phase-change durante uns meses, ganhei 15º e não toco mais nisto...


mas pelo q falei com o ricky, tenho a ideia que ele com uma nova bomba de vacuo e tempo a calibrar a carga de gas e capilar, passa os -40º na boa..
Ele ja percebeu que calibrar waterchillers não é tão pera doce como calibrar direct-dies, é que aqui demora mt mais tempo a saber se as pequenas alterações fazem efeito ou não :rolleyes:
 
pois é oc, fazer friu não é complicado, mas fazer muito friu é um pau heheheeh

direct die é muito mais simples de calibrar/artilhar, é tudo mais rapido, perde-se mais tempo

anyway, tens ai um chiller com temps do diabo :P
 
bom depois de uns arranjos e de levar r404a ja saiem uns valores engraçados :)

-47º na serpentina medidos com uma sonda redonda(mau contacto por isso le mal)

ja ta tudo arranjado, so falta a base e pouco mais, está tudo a ocupar 45cm x 50cm x40cm(altura)

acabei de por metanol no reservatório e de por a bomba a funcionar, daki a um bocado ligo o pc e vamos ver que temps se atingem :)

o tubo de agua tem um furo, onde está a sonda, de forma a medir a temperatura da agua que xega ao bloco do cpu :)

ja meto resultados

:001:
 
Última edição:
xeguei a casa depois do café e o metanol k andava nos tubos de wc antes do bloco tava a -4º :S

meti mais uma bekinha de gaz e passado 15min ja tava a -9º
ja la vou ha garagem ver :) agora tem de se calibrar :D
 
Back
Topo