1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Touch novo, Nokia ou iPhone?

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por Fito, 27 de Abril de 2009. (Respostas: 142; Visualizações: 7315)

1. Fito

Fito Power Member

Boas,

Presentemente estou equipado com um Nokia E51. É um telemóvel fantástico, nunca me deu um único problema e cumpre sempre que é para cumprir.
    No entanto quero entrar no mundo do touch e após uma "longa" pesquisa fiquei com dois telemóveis nas minhas escolhas possíveis, o Nokia 5800 e o iPhone.

Para mim o iPhone seria há uma semana atrás a escolha certa. Mas depois descobri o 5800 da Nokia... (sim, ando muito distraído :D).

O principal problema do iPhone para mim é a bateria (muito fraquinha quando se joga ou corre algumas aplicações durante o dia) e a falta dos MMS (como é possível Apple! :eek:). No entanto, temos aquele look fantástico que a Apple já nos habituou e uma panóplia gigantesca de aplicações disponíveis.

Quanto ao Nokia 5800, gostei bastante do facto de ter uma boa câmara fotográfica (com flash e 3.2 MP [mais que suficiente para o uso que eu lhe dou]), gostei também dos menus (achei bastante apelativos), da possibilidade de escrever em 4 teclados diferentes e de continuar no mundo Nokia ao qual já estou bastante habituado. Contudo, ao ler o tópico do telemóvel aqui no fórum deparo-me com vários problemas reportados. Desde à falta de equipamento que a Vodafone disponibiliza (se comprar é pela empresa do meu pai com pontos) e vários bug's.

No fim de tudo, vejo que tanto um como o outro têm os seus defeitos mas são dois telemoveis fantásticos... Gostaria que opinassem sobre cada um para ver se decido qual compro!

Obrigado

2. Fito

Fito Power Member

3. blastarr

blastarr Power Member

Esquece o "iPhoney" e arranja um Nokia 5800 XpressMusic.
    Não te vais arrepender ;)
    O Nokia 5800 é superior ao iPhone 3G em tudo.

4. Fito

Fito Power Member

De facto fiz a comparação no site da vodafone e fiquei mesmo surpreendido com o 5800.

Mas não estará a sair um modelo novo aí à porta, tipo um 5900 lol? Já vi que vem aí o N97 mas não me cativa muito...

5. 3dhouse

3dhouse Power Member

O iPhone tem MMS e vai ter suporte nativo para elas no 3.0! Informa-te melhor, contudo em Junho vai sair um novo iPhone por isso esta altura é má para comprar um!

6. jo_Ny

jo_Ny Power Member

Também ia para o 5800. Penso que não está previsto sair nenhum "5900". O 5800 está no mercado a relativamente pouco tempo.

E o look do 5800 te agrada então força nisso;)

7. saboga

saboga Power Member

Podes dar exemplos do que afirmas?
    Factos?

8. hipno

hipno Banido

5800 all the way :d

9. mELIANTE

mELIANTE Power Member

Realmente não é em tudo. Em relação ao interface e poderio gráfico aproveitado o iPhone ganha a todos os "oponentes", mas no resto o 5800 fica à frente.

10. 3dhouse

3dhouse Power Member

E a experiência de utilização do iPhone está muito à frente do 5800, além da quantidade de aplicações existentes na App Store!

11. PJ:

PJ: Power Member

São telemóveis de gamas e preços distintos.

O iPhone terá vantagem em termos de software (interface, aplicações) e qualidade de construção; o 5800 em termos de hardware (câmara foto/vídeo, GPS, autonomia).

Julgo que a maior vantagem que o 5800 tem em termos de software por comparação com o iPhone é o método de escrita onde há 4 versões (teclado QWERTY, mini-QWERTY, alfanumérico e reconhecimento de escrita). Pessoalmente, o teclado QWERTY e o alfanumérico são para mim os mais importantes, principalmente para quem escreve muitas sms/emails/etc. No iPhone nunca consegui escrever tão facil e rapidamente como no 5800.

De notar que já no próximo mês será aberta a OVI Store que irá disponibilizar aplicações, jogos, wallpaper, mp3, etc para as plataformas S40, S60v3 e S60v5.

O modelo ideal para ti, se o orçamento não for determinante, só depende do que pretendas do aparelho.

12. Plantaman

Plantaman Power Member

...e felizmente não trouxeram os Windows Mobile ao barulho... :) Senão aí é que era guerra aberta :)

13. hipno

hipno Banido

Yap, e so 5800 e iphone que ele esta indeciso, o resto cai fora :p

14. Fito

Fito Power Member

Quanto a música não é um factor determinante pois já tenho um Ipod de 80gb que uso quase a toda a sua capacidade.

Muito importante para este telefone é o acesso à internet por Wi-Fi (rede universitária), abrir PDF's e folhas excel. Depois queria um telemóvel para brincar basicamente. O que me cativa bastante no iPhone são as milhares de aplicações que temos disponíveis e acho isso importante porque "renova" o telemóvel, ajuda a pessoa a não se fartar rapidamente. Não sei como é com a Nokia mas penso que não tem tantas aplicações (talvez com a OVI Store como o PJ: disse isso melhore).

Quanto ao orçamento, não é uma prioridade (felizmente), neste momento só quero um produto que me satisfaça. Mas se puder evitar gastar umas boas coroas e ficar com a mesma qualidade....

edit: Windows Mobile não... O meu pai tem um HTC com Windows e apesar de ser bem bom acho pouco user-friendly. Talvez um telemóvel demasiado sério para o que pretendo neste momento.

Última edição: 29 de Abril de 2009
  15. hipno

hipno Banido

Nesse caso para sites penso que como o iphone e maior, seja mais facil veres os sites e navegares, sobre o pdf e assim não sei, nem sei se le, alguem que ajude :p

16. Fito

Fito Power Member

A navegação vai ser para ler jornais desportivos, anúncios nas páginas das cadeiras e talvez ler e-mails... Nada mais que isso. Os pdf's e excel são de lançamentos de avaliações...

17. 3dhouse

3dhouse Power Member

Se o orçamento não é importante acho que ficas melhor servido com o iPhone que é verdadeiramente um telefone multimédia.

18. blastarr

blastarr Power Member

Melhor sensor fotográfico, mais resolução e melhores lentes com Auto-Focus, um Flash de LED duplo, gravação de vídeo VGA a 30 frames por segundo (praticamente qualidade de DVD), ecrã com mais resolução e padrão 16:9, chip GPS mais avançado e sensível, com muito software de navegação (Nokia Maps, Google Maps, Garmin XT, Route 66, etc), melhor browser (baseado no mesmo motor do Safari do iPhone, mas com suporte adicional para Flash e Java) e browser alternativo (Opera Mini), melhor WiFi (com Universal Plug-n-Play), melhor bateria (que é removível pelo utilizador) e autonomia, possibilidade de ter muitas aplicações abertas ao mesmo tempo, pelo menos duas grandes suites de Office (QuickOffice e OfficeSuite) e suporte PDF, MMS, acelerómetro e sensor de luz ambiente/proximidade, suporte nativo para vídeo H.264 e MPEG-4, e áudio em montes de formatos diferentes, mais leve, mais compacto e parecido com um telemóvel normal na mão, feedback háptico que permite até escrever no teclado alfanumérico sem olhar para o ecrã e ter uma mão livre para outra coisa qualquer, muito melhor qualidade de som, suporte para A2DP (headsets Bluetooth estéreo) câmara secundária para video-chamadas, slot para cartões MicroSDHC removíveis, com um cartão de 8GB (cerca de 25 a 30 euros de valor só aí), cabos completos e padronizados (carregador, Micro-USB, TV-Out para ligar o telemóvel directamente a uma TV), imenso ecossistema de software nativo e Java, retro-compatibilidade elevada com muitas aplicações Java e até Symbian S60 3rd Edition, etc, e, sobretudo, o preço, que é muito mais baixo do que o do iPhone 3G (tanto que as versões subsidiadas, já existentes em 4 operadores nacionais -Vodafone, Optimus, TMN e ZON- custam metade das do iPhone bloqueado).

19. hipno

hipno Banido

Nao te falta dizer mais nada? eh eh, boa resposta e bastante completa, nice one xd

20. 3dhouse

3dhouse Power Member

Pena é o S.O e o software para symbian que ficam atrás do iPhone

Partilhar esta Página