1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Tozé Brito apela a terrorismo de estado!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Cylon, 10 de Dezembro de 2006. (Respostas: 35; Visualizações: 4740)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Cylon

Cylon Power Member

No suplemento "Êxito" do jornal Correio da Manhã do passado dia 9, ácerca das dificuldades pelas quais passa actualmente a indústria fonográfica devido à pirataria digital, e que são sobejamente conhecidas, concedeu-se uma entrevista a Tozé Brito, Presidente da Universal Portugal e vice-presidente da Associação Fonográfica Portuguesa. A dada altura da entrevista, e após se terem apontado várias soluções para se ultrapassar o problema, o Sr. Tozé Brito avança com esta solução de último recurso:

"– Bom! Está a ser estudada a nível internacional, uma medida que só será usada em último caso e que necessitará sempre de aval judicial que é colocar propositadamente na ‘net’ canções com vírus que rebentem com o disco rígido dos computadores."

Ora bem, respiremos fundo e analisemos detalhadamente esta afirmação.
    O que este senhor quer dizer publicamente é que as associações fonográficas de diversos países estão a planear tomar desesperadamente uma atitude que visa a destruição de bens alheios - notem a utilização da palavra "rebentem" - e querem fazer isso com a autorização das entidades judiciais desses países!
    Se a questão, só por si, a meu entender, tem matéria suficiente para que o Sr. Tozé Brito seja, no mínimo, notificado pelas autoridades judiciais portuguesas para que as informe detalhadamente de todas as acções nesse sentido, com vista a prevenir este crime informático, e para que esse senhor seja constituído arguido por cumplicidade no caso, vem ele ainda afirmar que pretende que tal crime seja efectuado com "aval judicial"?!

Jurisprudência: Lembram-se dos GAL - Grupo Anti-Terrorista de Libertação, formados a mando do governo espanhol para efectuar uma "luta suja" contra a ETA, o chamado terrorismo de estado? Por mais que as intenções deles fossem acabar com uma organização terrorista, acabaram ou não por serem julgados e condenados em Espanha devido aos métodos que utilizavam nessa luta?

O que o Tozé Brito vem propôr é exactamente isso - Terrorismo de Estado! E o que mais me assusta é que, caso isto avance, vai sempre haver um Sr. Dr. Juiz ou Sra. Dra. Juíza, aqui ou na China - não me admira que seja mesmo na China - que lhes vai dar autorização para tal, ou seja, como a internet não tem fronteiras, o problema há-de acabar por vir cá bater à nossa porta, e afectar tanto o maior "pirata musical" - e é mau na mesma - como aquela pessoa que até, mais inocentemente, até julga que baixar uma música ou outra esporádicamente não tem mal nenhum! Imaginem até que, futuramente, nada me garante que um ficheiro de música que eu encontre num site absolutamente legal, e por cuja descarga eu até pague aproximadamente um euro, não venha "armadilhado", até mesmo sem ser por culpa dos administradores desse mesmo site.

Meus senhores, isto é assim! Eu compreendo que que a indústria músical está a passar por momentos difíceis, com despedimentos e tudo, e compreendo que, apesar de eu próprio usar o "peer-to-peer", se eu for apanhado pelas autoridades, só tenho de admitir, como adulto que sou, que cometi uma actividade ilícita, independentemente da questão do preço dos CD's, DVD's e jogos, ou da partilha dos direitos de autor, e eu próprio, perante tamanha quantidade de conteúdos ilícitos gratuitamente à minha disposição, às vezes sinto que a situação já está a chegar a, como se diz na paródia, um "granda abuso..."
    Agora, não admito é ameaças de "terrorismo de estado", pois se assim for, só nos resta a todos nós fazermos qualquer coisa para que isto não se concretize, quanto mais não seja divulgar as intenções deles, para que toda a gente saiba o que eles pretendem, ou também alertar, das maneiras possíveis, as autoridades. Pode ser que, assim, eles se contenham. Eles que tomem medidas sensatas para lutar contra este flagelo, não criando outro ainda pior!

Deixo aqui o alerta, esperando que este assunto não morra por aqui, pois caso contrário permitir-se-á que, no futuro, toda a nossa experiência no mundo da informática seja um risco ainda maior do que já actualmente é!

Com os melhores cumprimentos,

Cylon

Última edição: 10 de Dezembro de 2006
  2. esquiso

esquiso Power Member

Um comentário:

LOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Ele tinha mais credibilidade se tivesse dado essa entrevista ao jornal O Crime... :D

3. rds

rds Power Member

onde é que andam essas canções que "rebentam" com o disco rigido? tou a precisar de um novo.......já agora, se houver uma que "rebente" com um monitor, também dava muito jeito....

4. MP3 com virus que rebenta com os discos rigidos?

Essa frase foi dita pelo senhor tozé brito?

Se me dissessem que tinha sido dita pelo buzzybee não me admirava...

Rebentar com os HDD?

Mas que lol :rofl:

5. Brayn

Brayn Power Member

1º de tudo:lol::lol::lol::-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D

Isto é mais uma forma de tentar assustar as pessoa, tal e qual as multas

6. blastarr

blastarr Power Member

7. JPTT

JPTT Power Member

musicas que rebentem o disco do PC já há á mt tempo.....exprimenta só tocar musica portuguesa no PC e vais ver k o acontece...... devido á péssima qualidade da musica portuguesa o HD não vai aguentar mt tempo......lol

:lol:

será que esses senhores ainda não perceberam que quase ninguem perde tempo e trafego a sacar musicas tugas.....

8. Figuinhas

Figuinhas Power Member

Estes gajos ainda não lêm aquilo que escrevem antes de o publicarem...

Que macacada, que triste figura faz este senhor com estas afirmações.

Devem ter uma ligação lenta e ainda não viram aquilo que o Blastarr (e muito bem) colocou nesta thread.

9. Malamene

Malamene Power Member

Esse senhor é uma besta. Um terrorista.

E ainda por cima, anda doido... :D

10. Cylon

Cylon Power Member

Ácerca do meu post "paranoico".

Figuinhas, julgo que te referes a mim e ao post que eu publiquei. Informo-te - mas tu concerteza já sabes - que já é possível meter código malicioso em ficheiros *.jpg para ser lido por um executável (http://www.sophos.com/pressoffice/news/articles/2002/06/va_perrun.html) e que é possível explorar falhas em leitores tipo WinAmp e utilizar as tags do ficheiro *.mp3 para fazer com que o leitor abra no browser associado páginas infectadas (http://www.mp3newswire.net/stories/2002/MP3virus.html). Além disso, e apesar de sabermos da natureza não executável deste tipo de ficheiros, quem nos garante que, de hoje para amanhã, não aparece realmente uma maneira de executar código malicioso directamente de um *.mp3. Não se pode prever o futuro, e como diz este editorialista da ABC em http://www.abc15.com/tech/datadr/index2004.asp?did=6623, "(...)While there are currently no known exploits of actual MP3 files, rest assured, some moronic loser in the world is working on it and the first instance of this type of exploit will appear on file swapping networks."
    Eu sei que para muita gente como tu, que sabe, o meu post pode parecer paranoico, mas eu julgo que também tenho o direito de me indignar e partilhar essa indignação com pessoal que conhece as coisas, quando vejo uma pessoa que tem certas responsabilidades na sociedade, como o Tozé Brito, dizer que uma solução para um problema que afecta a área dele é danificar propriedade alheia, num orgão de comunicação social de difusão nacional, mesmo que isso pareça, aos olhas da maioria, impossível, pelo menos actualmente, ou por menor que seja a credibilidade das palavras dele perante nós todos.

Última edição: 12 de Dezembro de 2006
  11. spiegelman

spiegelman Power Member

Realmente foi uma triste afirmação.

Primeiro porque revela desespero, incompetência para lidar com o problema de uma maneira construtiva e autismo relativamente à evolução da situação internacionalmente.
    Abra os olhos por obséquio.

Segundo porque a escolha da expressão "rebentar" não é a mais feliz relativamente à seriedade do assunto, que mexe com muita coisa que vai para além do vocabulário de "carocho" do Cais do Sodré que se o apanha na rua "rebenta-lhe" a fuça toda. O sr. Tozé Brito devia ter a consciência que não está a falar com putos de 15 anos e ele não vai "rebentar" com nada a ninguém sem estar á espera de uma resposta à altura.
    Tenha juízo se faz favor.

Finalmente tem que medir as consequências de tal acto. Permitir que a indústria fonográfica tenha o poder absoluto sobre os conteúdos privados dos discos rígidos é arrogar-se de ter mais direitos que qualquer outra instituição nacional. Se o governo, a banca e os tribunais não têm direitos sobre os conteúdos privados dos cidadãos o que o faz pensar que, unicamente para defender os direitos corporativos de uma indústria, que nem sequer é a mais importante do mundo no que diz respeito às condições básicas da humanidade, as indústria fonográfica tem o poder para ter esse tipo de decisão? Quer ter mais poder que os lobbys do petróleo, agora?
    Ponha-se no seu lugar.

12. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

A música da Floribela não arrebenta com os discos rígidos? Pelo menos com os tímpanos arrebenta...

13. metabolic

metabolic Power Member

Não tem qualquer sentido a teoria do sr Tozé nem tão pouco é assim tão "simples" como parece, logo pa começar o virus teria de afectar também Mac/Unix users e não poderia ser detectado por anti-virus nem poderiam ser lançadas actualizações para evitar a acção deste suposto virus.
    Isso foi a frustração do homem a falar e nada mais.. As melhoras para o Sr..

14. crossroads

crossroads Power Member

Acho que a decalração foi lamentável mas vcs tb exajeram!
    Acho claro que ele utilizou (mal) a expressão "arrebentar" e vcs em vez de pensarem um bocado vão todos avante. É claro que é do mais estúpido, incompreensível e impossível eles irem "arrebentar" com nada! Muito provavelmente o que queria dizer era que o tal virus iria fazer um "search and destroy" a todos os mp3 ou outros formatos de música existente no disco rígido!
    Não estou a ver ninguém a autorizar legalmente o uso de um vírus que fosse destruir um disco rígido, com todas as informações pessoais e demais software(SO, etc.).

15. xupetas

xupetas Banido

Nhanahanahana eu tenho os meus mepetrezes todos numa pene usb... o virus nao ataca penes... so discos :P

16. KrimaX

KrimaX Power Member

Se alguem autoriza-se uma coisa destas tava sujeito a chegar a casa e o filho tar a sacar musicas no pc do velho e ficar sem disco..

- o pai olha tou a sacar um mp3.....ehehe
    - para filho vais-me arrebentar o disc....boomm.:lol:

17. zegato70

zegato70 Suspenso

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/214445.html

:-D

18. anonymopt

anonymopt Power Member

:lol: :lol: :lol: :lol: discos explosivos é a nossa ameaça! Enfim isso é mesmo notícia à Correio da Manhã...

19. Miguel89

Miguel89 Power Member

Que barrete! Cheira-me que seja impossivel explodir um disco dessa maneira, mas se conseguir melhor quem vai perder dinheiro sao os seguros!

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página