TP-Link Deco M4 configurar GigaRouter NOS

PSDML

Membro
Boa tarde maltinha, devido às dificuldades em ter internet no resto da casa e após comprar 2 sistemas powerline (sem sucesso), resolvi adquirir após pesquisa aqui no forum um sistema Mesh TP-Link Deco M4 (3 unidades).

Já instalei os 3 aparelhos com sucesso, li que deveria desligar a rede wireless do router NOS (já o fiz), mas que também deveria colocar o router em modo bridge na porta 4 (se estiver errado digam-me). A minhas dúvidas são as seguintes:
- Porque que temos de ativar o modo bridge?
- Se ativar o modo bridge fico com as restantes portas do router inops?

Peço desde já desculpa pelas perguntas, porque de sistema de rede sou um nooby.
Obrigado desde já pela ajuda.
 
Boa tarde maltinha, devido às dificuldades em ter internet no resto da casa e após comprar 2 sistemas powerline (sem sucesso), resolvi adquirir após pesquisa aqui no forum um sistema Mesh TP-Link Deco M4 (3 unidades).

Já instalei os 3 aparelhos com sucesso, li que deveria desligar a rede wireless do router NOS (já o fiz), mas que também deveria colocar o router em modo bridge na porta 4 (se estiver errado digam-me). A minhas dúvidas são as seguintes:
- Porque que temos de ativar o modo bridge?
- Se ativar o modo bridge fico com as restantes portas do router inops?

Peço desde já desculpa pelas perguntas, porque de sistema de rede sou um nooby.
Obrigado desde já pela ajuda.
Para além do wireless tens mais alguma queixa do router do operador? Se não tens não precisas do bridge.

Com o uso do bridge todas as portas ficam operacionais mas as portas 1-3 e 4 passam a estar em redes diferentes e sem comunicação entre elas.
 
Reduzir interferência/ruído que pode prejudicar a rede criada pelos M4.
Uma duvida tecnica, tenho um M4 q chega para a minha casa e tenho as duas redes 5ghz e 2,4 ghz ligadas, o q acontece é q qd me ligo com um equipamento perto ele liga com a rede mais forte a 5ghz mas qd me afasto o sinal continua na 5ghz mas muito praca perdendo ligação.

Nao é possivel estabelecer a ligacao por equipamento?

Vejo q posso activar as duas redes nos settings do deco mas nao queria desligar a rede 5g nos equipamentos mais perto.

Obg
 
@o santo acho que depende da versão dos Deco. No meu caso nem Diagnóstico tenho disponível.

Em relação às redes, o problema é o equipamento não trocar para a rede 2,4 GHz?

Edit: Mais cedo falasse. Instalei um novo firmware nos M4 e agora já tenho disponível a otimização de rede 😅
 
Última edição:
@o santo acho que depende da versão dos Deco. No meu caso nem Diagnóstico tenho disponível.

Em relação às redes, o problema é o equipamento não trocar para a rede 2,4 GHz?

Edit: Mais cedo falasse. Instalei um novo firmware nos M4 e agora já tenho disponível a otimização de rede [emoji28]
Obg, foi o que eu fiz e ja apareceu. O meu é o V2 e tenho o diagnostico, mas por exemplo no caso das redes nao da para escolher o canal caso esteja sobrelotado o canal em uso, muito sinceramente pensei q os M4 tivessem bem mais opções, nao faz muito sentido, outra é a possibilidade de desligar o Wi-Fi a um aparelho, nao faz sentido ter q andar a coloca-lo na lista negra.
 
Boa tarde, desculpem desenterrar este tópico. É possível utilizar apenas o router M4(configurar como router e não access point)? Ou precisamos sempre de usar o router da MEO para ligar ao router M4?
Obrigado
 
@Jocker_Boy se tiveres o Fibergateway não o consegues dispensar, só colocar em bridge.
Se tiveres ONT mais router, aí podes ligar diretamente o M4 ao ONT. Perdes o telefone e talvez tenhas problemas com a Meobox, caso não seja Android ou Apple.
 
@Jocker_Boy se tiveres o Fibergateway não o consegues dispensar, só colocar em bridge.
Se tiveres ONT mais router, aí podes ligar diretamente o M4 ao ONT. Perdes o telefone e talvez tenhas problemas com a Meobox, caso não seja Android ou Apple.
Tenho ONT mais router e não uso telefone e uso Apple TV 😊. Obrigado pela info. Vou ter alguma vantagem nesta config ou é indiferente usar o router da MEO em bridge e o M4 em access point?
 
@Jocker_Boy o Deco M4 em router tem mais opções de configuração do que em modo AP. Uma deles é a alteração dos DNS, que é impossível de fazer em qualquer router MEO. Só por aí já é uma vantagem enorme.

A minha sugestão era arrumares completamente o router MEO e ficares só com os Deco. Depois conta como correu 🙂
 
Vou fazer isso e depois partilho. Uma pergunta de quem não percebe muito, qual é a vantagem de mudar o DNS? Só sei o clássico de mudar o DNS para poder entrar em sites bloqueados.
 
Há essa enorme vantagem.
Depois os DNS como Cloudflare e Google costumam ser mais rápidos e mais fiáveis. Além disso, como podes definir um principal e secundário de fornecedores diferentes, ganhas ainda mais fiabilidade.
 
Back
Topo