Análise TP-Link TL-WR741ND (kit com pen)

G3-

Power Member
- TL-WR741ND
150Mbps Wireless Lite N Router



Especificações:
- Standards:
IEEE 802.11n*,IEEE 802.11g, IEEE 802.11b

- Sinal:
Até 150Mbps

- Frequência:
2.4-2.4835GHz

- Potência de Transmissão:
20dBm(MAX)(EIRP-total effective radiated power is 20 dBm(100mW), antenna gain will not influence wireless transmit power)

- Modulação:
DBPSK, DQPSK, CCK, OFDM, 16-QAM, 64-QAM

- Sensibilidade:
130M: -68dBm@10% PER
54M: -68dBm@10% PER
11M: -85dBm@8% PER
6M: -88dBm@10% PER
1M: -90dBm@8% PER

- Interface:
4x 10/100M LAN Ports
1x 10/100M WAN Port

- Antena:
3dBi Omni Directional Antenna

- Alimentação:
Ouput: 9VDC/0.85A Switching PSU

- Dimensões:
174 x 111 x 30 mm

*Norma N "Lite", apenas 150mbps


- TL-WN721N (Pen Wireless)


Especificações:
- Standards:
IEEE 802.11n,IEEE 802.11g, IEEE 802.11b

- Velocidade:
11n: Up to 150Mbps
11g: Up to 54Mbps
11b: Up to 11Mbps

- Frequência:
2.4-2.4835GHz

- Potência de Transmissão:
20dBm(MAX EIRP)

- Modulação:
OFDM/CCK/16-QAM/64-QAM

- Sensibilidade:
130M: -68dBm@10% PER
108M: -68dBm@10% PER
54M: -68dBm@10% PER
11M: -85dBm@8% PER
6M: -88dBm@10% PER
1M: -90dBm@8% PER

- Modos de funcionamento:
Ad-Hoc
Infrastructure

- Segurança:
64/128 bits WEP
WPA/WPA2, WPA-PSK/WPA2-PSK (TKIP/AES)

- Sistemas operativos suportados:
Windows 2000/XP/Vista

- Interface:
USB2.0 Hi-Speed connector

- Certificações:
CE, FCC

- Dimensões:
86.5 x 24 x 10 mm
 
Última edição:
- Vamos então ao que importa :D , fotos dos aparelhos:
Caixa:



Conteúdo da caixa:
1x Router TL-WR741N
1x Antena
1x Pen TL-WN721N
1x Cabo extensível USB
1x CD instalação Router
1x CD instalação Pen
1x Manual Router
1x Manual Pen
1x Cabo de Rede



Vista Frontal:


Vista traseira:



Notas iniciais:
- Este router é simples, não tem porta usb, tem apenas uma antena, é norma N “Lite” a velocidade wireless é de 150mbps (ao contrário da normal N que é de 300mbps). O preço deste kit é muito convidativo, por +- 45€ temos router e pen wireless.

Iniciei os testes com o firmware de origem e com os drivers da pen que vêm no cd, aparentemente parecia tudo bem com o router excepto quando fazia o comando ping via wireless que me devolvia valores entre os 6ms e 18ms no pc mais afastado (havendo mesmo picos de 100ms). Em relação à pen, vez sim vez não, não me arrancava a rede no arranque do computador e o sinal do computador mais afastado (características mais a baixo) variava muito entre low e good (dois e três traços).

Fiz o download tanto dos drivers da pen como do último firmware do router. A pen ficou muito melhor, já iniciava sempre a ligação com o arranque do computador mas continuava com o problema do ping ao router e com a variação da ligação entre low e good. Com a actualização do firmware ficou tudo resolvido, o ping melhorou bastante (ronda agora entre 1ms e 3ms) e a ligação do pc mais afastado tem se mantido sempre a good (três traços a 150mbps).

Configuração Inicial:
- A configuração deste router é mesmo muito simples via CD, em 2min ficou configurado para um ISP Cabo com WPA2. Comecei por fazer um reset ao modem, liguei-o ao router (porta Wan) e só depois liguei o router à corrente.
Na configuração inicial é necessário ligar o computador ao router por cabo de rede, e assim fiz, liguei o computador à porta 1 (Lan) e corri o CD no computador.
Escolhi o modelo do router e as características do meu ISP (Ip dinâmico). Deu-me logo a opção de configurar o wireless com WPA2 com uma chave escolhida por mim, e ficou logo tudo a funcionar :)

Testes:
- Local de teste: a minha casa (andar com 100m2)
- Como o testei: Portátil com Windows XP a 2m do router e no interior de toda a casa. Desktop também com Windows XP a 12m do router, sem linha de visão, o sinal atravessa 3 paredes de 30cm.
- Configuração do router: WPA2, Canal 11, DHCP

Mesmo com o router numa ponta da casa (casa com formato rectangular) tenho sinal (com drivers actualizadas da pen e último firmware no router está good, três traços) na outra ponta da casa, sem linha de visão e a passar 3 paredes.

Testei o comportamento do router em múltiplas ligações com um programa de P2P a fazer download de várias distribuições Linux, ficou umas horas e aguentou perfeitamente com cerca de 25 ligações simultâneas. Manteve-se sempre estável.


Interface Web:
- Na minha opinião é bastante intuitiva, comparando com outros routers que já tive a oportunidade de instalar. Com a última actualização do firmware ficou ainda melhor.
- Todas as opções deste router têm a explicação no lado direito o que é muito bom para quem não está familiarizado com redes e routers.
- A nível de abertura de portas (port forwarding) neste router localiza-se na opção “Virtual Server” e é muito simples e rápido de configurar.

Login -- Página inicial -- Config. Lan
01.jpg 02.jpg 04.jpg
QSS -- Config. Wan -- Config. Wireless
03.jpg 05.jpg 06.jpg
Segurança Wireless -- DHCP -- DHCP2
07.jpg 08.jpg 09.jpg
Abrir Portas -- DMZ -- Firewall
10.jpg 11.jpg 12.jpg
Parental Control -- Access Control -- Access Control 2
13.jpg 14.jpg 15.jpg
Bandwidth -- Bandwidth 2 -- DDNS
16.jpg 17.jpg 18.jpg
Data/Hora -- Update Firmware
19.jpg 20.jpg

QSS (Quick Security Setup)
- Esta função é espectacular :), um click no botão QSS no router e um click no botão QSS da pen (um pequeno botão de lado) e em pouco mais de 10seg está a rede configurada no nosso computador sem a necessidade de se colocar a password WPA/WPA2.

Funcionalidades
Como se pode ver pelas imagens este router trás muitas funcionalidades para o preço que custa. Da lista destaco o Parental Control, para controlar o acesso de determinado computador a sites e também a nível de horário. Se quer que o seu filho estude das 19h às 20h (cortando o acesso à internet neste período) esta é a opção que tem de escolher, os computadores são identificados pelo MAC Address. Outra funcionalidade é o Bandwidth control, controla a largura de banda ocupada numa determinada porta ou portas. Esta última para ser perfeita apenas falta fazer a activação e desactivação do filtro numa determinada hora, de resto está muito boa.

Ainda falando do Bandwidth control, tem para mim uma pequena falha, esta opção controla o tráfego que passa por uma determinada porta mas não o numero de ligações, ou seja, se limitarmos a porta 1234 a 5kbps ele limita realmente a porta a essa velocidade mas para cada ligação. Se tivermos 5 ligações nessa porta na verdade temos 5x5=25kbps a passar.

Observações:
- Na minha casa apanho mais redes wireless, além da minha, felizmente a maioria está no canal 6 e duas delas no canal 3. Dai a minha escolha pelo canal 11.
Observei isto pelo programa inSSIDer (freeware).

Gostei bastante deste router, rápido de configurar e bastante estável. Inicialmente não tinha muita esperança em ter bom sinal no meu computador mais afastado devido ao router ser apenas de 150mbps e o sinal ter de atravessar 12m com 3 paredes pelo meio, mas este surpreendeu-me pela positiva não tenho o máximo de sinal mas tenho 3 traços de 5, o que para mim é bem bom.


Resumindo com os últimos drivers da pen e último Firmware do router, e tendo em conta que é um router 150mbps:

+ Bom
Fácil de configurar
Alcance é bom
Estável
Aguenta com P2P


- Menus Bom
Não tem porta USB
Aquece um bocado
Não faz actualização do firmware on-line


No geral é um óptimo router, para quem não precisa de porta USB e gigabit Lan.

Qualquer duvida pff digam.

Análise Terminada
 
Última edição:
Removido o agradecimento ZWAME.
A analise não é oficial de modo que não pode ter qualquer agradecimento nem ser utilizado o nome da ZWAME.

Como utilizadores individuais são livres de colocar as análises que pretenderem seguindo esta regra simples.

Às lojas ou marcas informa-se que ZWAME Recomendado só com análises por parte do staff da ZWAME ou alguém por eles indicado.
 
Boa análise. O router até tem tudo explicadinho :P

Por 45€, esse kit é 5 estrelas. Mas em separado arranjei mais barato... :confused:
 
G3-

antes de mais, obrigado pela análise :)

Por acaso não consegues dar detalhes da velocidade real que esta "norma N Lite" permite?
Sei que a norma 802.11g - 54Mbps corresponde a uma velocidade de dados de +- 19Mbps (sendo o resto cabeçalhos).
A norma 802.11n - 300 Mbps corresponde a +- 100Mpbs.
A "N Lite" não sei =\

Pergunto isto porque tenho 50Mbps contratados e consigo atingir essas velocidades por cabo (~47Mbps). Infelizmente o router fornecido é 802.11g, o que me deixa com menos de metade da velocidade contratada no meu PC (que está demasiado longe para ligar por cabo). Gostaria de saber se utilizando este router como Acess Point / Repeater consigo atingir os 50 Mbps contratados.


Obrigado!
 
boa análise. Por acaso comprei esta semana o irmão "maior" (com 3 antenas e 300 mbps), mas como era para viajar não pude fazer nada alem de configurações básicas. Depois como sou utilizador MEO, a adição de um router quando já tem outro trás problemas (a MEObox começou a falhar enquanto o gajo esteve ligado).

É uma pena, porque por 50 € que aquele custava, despachava o TG784 em 2 tempos (ok teria que ser o irmão com adsl2+)
 
router tg784 <-> switch gigabit <> router tplink.

dava para aceder à pagina de configuração, que foi o que me interessou.
 
Boa tarde pessoal...

Venho por este meio solicitar-vos ajuda!Ora então passa-se o seguinte:

Adquiri um TP-LINK (TL-WR741ND) o qual inicialmente até me parecia bastante simples de instalação (e se calhar até é :P), o que é facto é que ao proceder à mesma, deparei-me com um erro inicial que foi o seguinte "wan ip address and lan ip address cannot be in a same subnet. please input another ip address". Bom inicialmente andei um pouco às aranhas com isto mas entretanto consegui completar a instalação com sucesso (aparentemente...). O que sucede agora é que ele diz-me que a ligação existe, que está tudo OK, mas o que é facto é que eu tento abrir a NET e da-me erro.
Será que me conseguem ajudar?? É de salientar que a minha net é por cabo (cabovisao).
Eu não consigo perceber se são os dados que introduzi na STATIC IP que estão a provocar esta falha, se é alguma opção que está errada... :/
Por favor ajudem.

Obrigada :)
 
Boas,

Se tinhas o modem da cabovisao ligado ao pc, antes de o ligares ao router da TP-link (ou qualaquer outro router) tens de fazer RESET ao modem, e só depois de ele arrancar com todas as luzes OK é que podes ligar ao TP-link.
Pode também ser da tua configuração, coloca aqui o config que fizeste.

E já agora numa janela de MSDos faz o comando "ipconfig /all" e cola aqui o resultado.

Abraço,

raul_nds,

Excelente duvida que colocaste, de momento não tenho um segundo pc para poder testar isso, mesmo a minha ligação é só de 10Mb o que é pouco para testar o que pretendes.
Assim que conseguir posto aqui o resultado.

Abraço
 
Última edição pelo moderador:
Boas amigos. Comprei recentemente este router, para usar com a minha net pacote nitro 60MB cabovisao.

Tenho uma questão, de vez em quando, a net cai.. E queria descobrir se o problema era do router ou se era da própria internet. Isto já me acontecia antes com o router antigo, mas como já estou farto de ligar para a cabovisão queria fazer algum teste antes de voltar a ligar outra vez. Uma das coisas que fiz quando ela caiu agora a ultima vez foi desligar o router e voltar a ligar sem mexer no modem e a internet começou a funcionar. Mas o meu problema é que como acontecia antes com o outro router, acho estranho acontecer com este também.

Alguma solução? Desculpem se está tudo um pouco confuso..
 
Boas,

Experimenta ligar o modem directamente ao teu pc durante uns dias e vê se faz o mesmo.
Outra solução é fazer reset ao modem da cabovisao sem nenhum cabo ethernet ligado, e esperas que ele acenda as luzes que indicam que tem net. Depois disto fazes reset também ao router e só depois é que ligas o modem ao router e depois o pc ao router.

Abraço,
 
Agora deparei-me com outro problema. Tenho o router a funcionar agora sme quebras a algum tempo. O alcance wireless é bom, estou na parte de baixo da casa e apanho os traços quase todos com o meu iPhone e com o portatil. O problema é, consigo ligar-me com o iPhone a vontade e uso a net. Mas o portatil diz que nao consegue ligar!! Mas se eu for para a parte de cima da casa, já se liga sem problemas nenhuns.. Qual é o problema? É que não se compreende.. O iPhone funciona e apanha bom sinal.. O portatil apanha bom sinal e nao da :S
 
Bom, tenho uma lan house, gostaria de adquirir este Router para distribuição de rede de ponte com o modem adsl, e mais um Hub pra distribuição meia wirelles e meia cabeada, só que o que preciso mesmo é um controle de banda, (Bandwidth control) mais como voce disse ele é bloqueavel por porta, não entendo muito disto, como seria esta porta, bloqeuaria a conexão toda do computador ? se eu limitar a tal kb/s se a pessoa fizer um download no navegador não iira ultrapassar daquilo ?
Desde já Muito obrigado.
 
alguem sabe se este router funciona como acess point ou repeater (de forma a poder coloca-lo num mastro a repetir o sinal wireless para o interior de casa)
 
Back
Topo