1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Trabalhar com colunas unbound numa datagridview

Discussão em 'Programação' iniciada por cook, 13 de Maio de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 1382)

1. cook

cook Power Member

Boas pessoal, tou aqui com um grande problema, gostava que me ajudassem.

tenho uma datagridevie com 4 colunas,
    1ª - quantidade (unbound column)
    2ª - designação (coluna vinda da base de dados)
    3ª - preço unitario (unbound column)
    4ª - total (unbound column)

o objectivo é ter uma datagridview em que com a base de dados preenche o campo designação, em várias linhas e dps eu poder editar a quantidade que quero de cada produto, o preço unitario e o total ser calculado automáticamente.

criei as colunas unbound e na propriedade DefaultCellStyle pus que o campo era numerico na quantidade e currency no preço unitario mas quando corro o programa e insiro valores mesmo que insira letras não dá erro, como posso proteger isso??? já estou farto de dar voltas e nao consigo

e depois como posso ir actualizadno o campo total com a multiplicação dos outros dois???

agradecia que me podessem ajudar.

obrigado.

cumprimentos
    cook

2. cook

cook Power Member

ninguem tem ideia como fazer?

3. PNDmartins

PNDmartins Power Member

Dá uma vista de olhos aos seguintes eventos de uma datagridview:

_CellEndEdit
    _CellLeave

Estes eventos, quando activados trazem o index da coluna e da linha que foi modificada e através deles podes fazer a verificação de se um valor é numérico ou não, fazer calculos, etc..

4. cook

cook Power Member

sim, assim dessa forma já consegui..

a minha questão era se através das propriedade de uma coluna DefaultCellStyle como permite escolher o tipo de dados porque é que ele não da erro quando não é numérico... essa era a minha duvida se não porque é que nós defenimos o tipo de dados se depois temos que os proteger à mão também

5. PNDmartins

PNDmartins Power Member

A essa dúvida não te sei responder visto que sempre fiz tudo manualmente. Sei que quando estás a usar dados de uma base de dados, se indicares a datagridview que os dados são do mesmo tipo que os tipos indicados no sql, ele ai já se queixa mas sem ser assim nunca tive necessidade de utilizar.

6. cook

cook Power Member

ok, thanks :)

vou fazer alá unha :)

Partilhar esta Página