trabalhar com rf

filip9

Membro
boas

é o seguinte eu gostaria de saber s alguem domina a area de radio frequencia, porque tenho em mente um projecto neste tipo de comunicação.


o que eu queria fazer era um comando(emissor rf) e um receptor rf que fizesse algo.

eu tive a ver na net e nao encontrei nada a nao ser com modulos rf que por sinal são caros

entao foi aos chineses e vi la uma canpainhas sem fios, comprei e abri-a mas, no comando acho k tem filtros nao tem ic's nenhum e no receptor tem filtros e um ic inversor.

o que eu queria era saber se alguem me poderia ajudar a fazer um esquema parecido com essas campainhas.
( mando um sinal via emissor rf e o receptor rf faz apenas uma coisa por exemplo fica a 1 logico durante x tempo)
desde já obrigado
 
Antes de te meteres, tens de decidir bem o que queres.
Podes ir para:
- Sistemas Digitais
- Sistemas analogicos simples, portadora, ou nivel de sinal, etc..
- Sistemas analogicos com tons

Existem mais, mas só me estou a lembrar destes.. a estas horas e com o xarope da tosse que já tenho em cima...

Enfim, continuando, o ideal seria um sistema digital, assim não terias interferencias, e essas podem ser terriveis, aqui ao pé do meu shack andam mais de 1000W no ar graças ás valvulas do meu CB.... mas é só as vezes. :)

Por isso conforme a necessidade assim será a solução.

Se puderes explicar melhor o projecto num todo, será bem mais facil apontar-te na direcção correcta, evitando andares ás curvas. :)

Portanto é preciso saber varias coisas:
- Distancia
- Local, se é no campo, se é debaixo de uma linha de alta tensão, ao pé de uma radio local, etc...
- Frequencia a utilizar, sejam os 27Mhz, 40, 433, 2.4Ghz, etc...
- Comsumo disponivel
- Tamanho, a antena pode ser grande ou pequena.. tipo uns mm ou uns metros.
- Potencia, se é para usar num espectro já muito ocupado.
- tipo de interface, para ligar a um PC, a uma pic, a uma relé?
- Imunidade a interferencias, é preciso? Que tipo de interferencias?

Ou seja, é preciso saber algumas coisas antes de te aconcelhar assim sem mais nem menos.

Cumprimentos
Judas
 
Última edição:
Back
Topo