1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Trabalhar com TELNET

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Roberto_TGEI09, 15 de Abril de 2008. (Respostas: 12; Visualizações: 2621)

1. Roberto_TGEI09

Roberto_TGEI09 Power Member

Olá pessoal...

Eu gostava que me ensinassem a ligar, a outros pcs atravès da linha de comandos, da TELNET.

EU precisava que me dessem umas luzes, de como isto funciona.... Eu precisava mesmo de aprender a mexer nisto atravès do comando TELNET.

Agradecia a vossa resposta! :p

2. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Iniciar -> executar -> cmd:

telnet ip_da_maquina

exemplo:

telnet 192.168.0.2

3. Kain

Kain Power Member

Tb tens de ter o serviço de tenet ligado.

Iniciar -> executar -> services.msc

Selecionar o serviço Telnet -> botão direito -> Iniciar

Agora depende do que queres fazer pq o telnet vem desactivado por default e tens de activar maquina a maquina.

e já agora cuidado pq telnet envia tudo em cleartext pela rede

4. Roberto_TGEI09

O que é isso da cleartext, é que por acaso é mesmo para trabalhar na rede da minha escola...!!

cya friends! xD

5. amjpereira

amjpereira Folding Member

Última edição: 15 de Abril de 2008
  6. Roberto_TGEI09

não..
    LOL..

Ando numa escola profissional, em Santarém, a tirar um curso de informática.. no 2º ano
    Eu na disciplina de Comunicação de dados, a minha stora disse-me que isto era utilizado, para entrar nos outros pc's, também dava para mandar msg´s para outros pcs, isso seria uma mais valia para mim...saber como isso se faz....

7. xupetas

xupetas Banido

lol! o telnet é um emulador de terminal... tlz fosse mais interessante para ti aprenderes onde o telnet se liga... por exemplo.... unix, linux, bsd, etc....

e ja agora... o telnet foi ultrapassado a mto pelo SSH....
    ... na pratica é como um remote desktop para outros sistemas... so q por texto :)

8. Roberto_TGEI09

Então, conseguimos entrar no pc, de outra pessoa, através do telnet? ou melhor do SSH?
    Eu apenas perguntei o qe a minha stora me deu a entender...
    LOL..

Agradeço resposta...:p

Cya Friends:001:

9. amjpereira

amjpereira Folding Member

Pelas tuas respostas já dá para ter uma ideia onde este topico vai parar.

E se assim for isso é ilegal. é ilegal aceder remotamente a computadores a que nao temos permissão e como tal creio que já foi dito como usar e o que é o telnet.

Thread reported.

10. Roberto_TGEI09

Eu não quero ser hacker...

LOL..

Mas sendo assim...
    Fiquei esclarecido...
    Obrigado..!

xD

11. Pessoal, realmente estão a perceber as coisas mal. Digo isto porque eu mesmo sou da turma deste cromo... xD

Ele perguntou isto, porque a própria stora disse para explorar-mos o telnet, para descubrirmos como enviar mensagens através deste serviço e outros fazeres que o serviço consiga...

A parte do 'entrar no PC' de outra pessoa, seria uma experiência a fazer em aula com autorização da própria stora, nada demais... até porque não nos interessa entrar no PC de outrém para fazer o que quer que seja...

Vistos que a disciplina é de comunicação de dados, e neste momento andamos um pouco de roda da parte prática, foi a sugestão da stora. Daí ele ter feito esta pergunta.

PS: Sou novo em termos de registo, mas em termos de visita e consulta da Techzone, já tenho cá vindo várias vezes... :P

Cumps

12. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Devem ter percebido mal o que a professora vos deu a entender...

O protocolo de telnet caiu um bocado em desuso e noramalmente é usado é em processos de debugging de outros protocolos dentro de uma rede (SMTP, POP, FTP, HTTP, etc.) através de comandos simples (por exemplo fazer telnet a um servidor de e-mail na porta 27 para testar o envio de um e-mail a partir desse servidor), ou então para fazer administração remota de algumas máquinas cujo modo de controlo seja precisamente uma consola propria para telnet (há algumas centrais telefónicas internas que são configuradas desta forma).

O protocolo de telnet pode ser ainda encontrado em utilização em empresas que usem sistemas unix ou VMS (não gozem que há quem ainda use VMS) se bem que para evitar as confusões provocadas pela má aplicação deste protocolo normalmente esse acesso via telnet é feito via "consolas" pré-configuradas para se ligarem a uma determinada máquina num determinado port

Já agora corrigindo o post do aluminium23 a configuração e comandos disponiveis para o telnet dependem da plataforma sobre a qual o mesmo estiver a correr, se fizerem como o al disse mas escreverem só telnet em vez de telnet servidor:porto vão abrir uma "consola" de telnet e os comandos lá dentro variam por exemplo para se conectarem a outra máquina numa linha de comandos windows vão usar o comando open, em VMS usam o comando connect.

Em relação a entrarem em outras máquinas... essa concepção está certa e errada ao mesmo tempo, o que acontece dentro de uma sessão de telnet é que quando se ligam a uma determinada máquina por telnet vão estar a trabalhar "dentro" dessa máquina, por exemplo vocês estão no PC X e fazem um telnet para a máquina Y, se dentro dessa sessão vocês se ligarem à máquina Z a conecção que vai aparecer à máquina Z vai aparecer como estando a ser feita da máquina Y e não da máquina X ou seja trata-se de uma sessão remota.

Em relação a "falar" via telnet... isso é um bocado vago... das três uma ou a vossa professora está a falar de programas dentro das contas para as quais fizeram telnet como o phone no VMS ou o talk no unix em que estão interactivamente a falar entre duas contas dentro de uma máquina, poderá estar a falar dos primórdios da internet em que a malta se ligava via telefone ou telnet às BBS e podia trocar mensagens com outros utilizadores ou então está a referir-se aos vários programas de "chat" a que se acediam via telnet que estiveram muito em voga durante os anos 90 dos quais se destacavam os MUDS (os bisavôs dos actuais MMORPG's), MUSH (quase o mesmo que os MUD mas com uma vertente mais virada para o role play do que só para matar monstros), MOO's (que eram parecidos com os MUSH em termos de aspecto mas mais vocacionados para falar do que para fazer role play) e os talkers (estes apenas vocacionados para conversa mesmo tendo sito o famoso nuts a base de mesmo muitos destes talkers) Já agora e apesar de "arrasados" primeiro pelo IRC e depois pelos IM os telnet talkers continuam a ser uma forma de comunicar usada pelos ciberdinossauros, têm aqui uma lista mais ou menos actualizada dos que ainda se encontram em actividade :)

Partilhar esta Página